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FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix da Cidade do Cabo – 2023

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(Foto: Sam Bloxham/LAT Images)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito e o que esperar da quinta disputa do campeonato.

A Fórmula E retorna nesse fim de semana (24 e 25) para realizar o E-Prix da Cidade do Cabo, a etapa de número 5 da temporada 2022/2023, que acontecerá, de forma inédita, nas ruas da capital da África do Sul.

Essa será a primeira visita da F-E em território sul-africano mas, desde a rodada 2016/2017, a África recebe disputas da principal categoria elétrica da FIA, ao promover o E-Prix de Marraquexe, que se tornou uma etapa tradicional no calendário.

Esse final de semana marcará a segunda de três provas inaugurais da programação deste ano: o E-Prix de Hyderabad, realizado há duas semanas e, em março, será a vez do E-Prix de São Paulo, a tão esperada etapa no Brasil.

Layout do circuito indiano
Circuito Urbano da Cidade do Cabo (Imagem: Fórmula E/Divulgação))

O Circuito da Cidade do Cabo possui 2.927 km de comprimento, setores predominantes de alta velocidade e um layout com apenas duas seções de baixa (curvas 4-6 e 10). Essas características tornam o traçado sul-africano um dos mais rápidos da temporada.

Além disso, o fluxo da pista ocorre em sentido anti-horário, oferece um total de12 curvas (3-D e 9-E) e apenas uma reta extensa, localizada entre a seção das curvas 7-9.

O Modo Ataque ficará disponível para os pilotos logo na curva 1, e o E-Prix inaugural na África do Sul terá 30 voltas, uma distância de corrida de 87.810 km.

Uma curiosidade em relação a esse local de prova, é que a pista fica na paradisíaca Ilha Robben, é cercada pelas rochosas da Table Mountain e passa pelos arredores do DHL Stadium.

O clima na Cidade do Cabo costuma ser agradável, com estações bem definidas e índices mínimos de chuva, uma preocupação a menos para os pilotos e equipes.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi (Foto: Sam Bloxham/LAT Images)

Lucas Di Grassi #11 (Mahindra Racing): “Fiquei muito feliz pela equipe, que marcou pontos em sua corrida em casa, em Hyderabad. Tive a infelicidade de não chegar na zona de pontuação quando estávamos correndo bem nos estágios iniciais da corrida.

“Agora olhamos para a Cidade do Cabo. É outra pista inédita, então todos estarão em pé de igualdade novamente, como ocorreu na Índia. No simulador, a pista parece fantástica, então mal posso esperar para entrar nela de verdade.”

Sergio Sette Camara (Foto: Simon Galloway)

Sergio Sette Camara #3 (NIO 333 Racing): “Vamos para a quinta etapa da temporada, e estou animado. Acabo de voltar da prova na Índia, onde conquistei os meus primeiros pontos do campeonato, finalizando em quinto lugar, um ótimo resultado para mim e para a equipe.

“Espero que Hyderabad tenha sido uma virada de chave para nós em termos de competitividade, e vou em busca de mais resultados como o que conquistei na corrida anterior, começando pela Cidade do Cabo nesse fim de semana.”

Novidades

Van Der Linde no lugar de Frijns mais uma vez

Kelvin van der Linde (Foto: Sam Bloxham)

Sem ainda cruzar a linha de chegada este ano, Robin Frijns também não correrá nesse final de semana, pois permanece em recuperação do acidente que sofreu na abertura da temporada, na Cidade do México. Frijns será substituído pelo piloto de simulador e reserva da ABT CUPRA, Kelvin van der Linde, como ocorre desde a rodada dupla do E-Prix de Diriyah.

Kelvin substituirá Robin pelo terceiro final de semana de corrida consecutivo mas, dessa vez, o sul-africano de 26 anos terá a chance de participar da estreia de sua corrida em casa.

Van der Linde comentou sobre a oportunidade de correr diante de sua torcida. “Meu sonho está se tornando realidade e estarei participando de uma corrida de um campeonato mundial na África do Sul. Todos nós esperávamos que Robin estivesse em forma a tempo, mas é claro que agora darei tudo para representá-lo da melhor forma na Cidade do Cabo”, disse Kelvin.

O que esperar do E-Prix na África do Sul
(Foto: Sam Bloxham)

Um novo local de prova sempre gera um desafio a mais para os competidores. Os 22 pilotos das 11 equipes chegam à Cidade do Cabo sem dados de telemetria da pista, e possuem pouco tempo para coletar as informações necessárias e transformá-las em estratégia de corrida.

Após quatro etapas, três pilotos alcançaram a vitória: Jake Dennis (México), Pascal Wehrlein (Diriyah x2) e Jean-Éric Vergne (Hyderabad). Quem garantiu a P1 mais vezes foi o ocupante do carro #94 da TAG Heuer Porsche, Pascal Wehrlein, ao vencer as duas provas na Arábia Saudita. O alemão de 28 anos também lidera o campeonato com 80 pontos.

Pascal Wehrlein à frente de Jake Dennis durante o E-Prix de Diriyah (Foto: Sam Bloxham/LAT Images)

Em segundo lugar na tabela, Jake Dennis continua na disputa pelo título com Wehrlein e está a 18 pontos de distância do líder. Logo atrás, Jean-Éric Vergne ocupa a terceira posição no campeonato de pilotos, com 31 pontos mas, por enquanto, não ameaça a batalha pelo caneco entre Wehrlein e Dennis.

Na classificação de equipes, a TAG Heuer Porsche também está à frente, com 101 pontos, uma vantagem de 23 sobre a segunda colocada, Avalanche Andretti. A P3 pertence a Envision Racing, que conquistou 59 pontos no campeonato e precisa de mais para alcançar as duas escuderias acima.

Uma curiosidade da temporada 2022/2023 da F-E é que o Safety Car apareceu em todas as corridas até agora. Assim, o carro de segurança é uma das coisas previstas para o E-Prix sul-africano, além de uma disputa acirrada entre os favoritos ao título: Pascal Wehrlein e Jake Dennis.

Transmissão no Brasil

O canal BandSports transmitirá o E-Prix da Cidade do Cabo de Fórmula E ao vivo, a partir de 11h, de acordo com o horário de Brasília. PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI!

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