Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Japão – 2022

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Japão – 2022

2483
FÓRMULA 1 – GP do Japão / Suzuka | Foto: Cortesia da Pirelli (F1 Press Area)
FÓRMULA 1 – GP do Japão / Suzuka | Foto: Cortesia da Pirelli (F1 Press Area)

E com largada em regime de pista molhada, tivemos o GP do Japão de FÓRMULA 1 nesta madrugada de domingo (09/10/2022), com todos os pilotos utilizando compostos intermediários. Max Verstappen, largando na pole, conseguiu segurar o ímpeto de Leclerc e conseguiu se manter na liderança após a curva 1. Leclerc, Perez, Ocon e Hamilton completaram o TOP5 ao final da primeira volta! Mas com batida de Sainz, abandono de Albon e incidente com Gasly, o safety-car foi acionado. E, duas voltas depois, em virtude da chuva e spray absurdo, a direção de prova resolveu paralisar a prova (bandeira vermelha).

 

Após mais de 2 horas de espera e a prova sendo computada por tempo (40 minutos) e não por voltas, tivemos a relargada (com todos de pneus de chuva forte) com seguinte composição do grid: Max, Leclerc, Perez, Ocon, Hamilton, Alonso, Russell, Ricciardo, Tsunoda, Schumacher, Stroll, Magnussen, Norris, Bottas, Latifi, Vettel, Zhou e Gasly.

Ao final do tempo disponível de prova, venceu (sem dificuldades) Max Vestappen, porem sem a volta mais rápida (que foi de Zhou) e com a segunda colocação de Leclerc o título estaria adiado para o GP dos EUA. Mas, mas, mas… na disputa da última curva, na tentativa de se proteger do avanço de Perez, Leclerc acabou passando reto na chicane e a situação ficou em avaliação após o término da prova. Perez fechara o pódio!

Em virtude da demora no anúncio de uma punição ou não, para Leclerc, as entrevistas se iniciaram e tudo indicava Max vencedor da eta, mas não campeão! Porem, após a entrevista de Max e durante as entrevistas de Perez/Leclerc, foi anunciada a punição de 5 segundos para o piloto da Ferrari e o que mudaria tudo! Max foi chamado novamente para a entrevista e sim, anunciado como CAMPEÃO faltando ainda as etapas de Austin/EUA, México, Brasil (Interlagos) e Abu Dhabi.

Perez herdou a segunda colocação e Leclerc fechou o pódio. Ocon terminou em uma maravilhosa 4ª posição, com Hamilton fechando o TOP5. Vettel (piloto do dia) e Latifi, que foram os primeiros a trocar de compostos de chuva forte para intermediários, conseguiram boa recuperação e terminaram, respectivamente em 6º e 9º. Alonso ficou com a 7ª colocação, Russell com a 8ª e Norris fechou o TOP10. Na classificação de pilotos temos Max com 366, seguido de Perez com 253 e Leclerc com 252. Classificação completa aqui!

Um GP caótico pela chuva, pela primeira volta com batida de Sainz, abandono de Albon com problemas no carro, rodadas de Vettel, Zhou e ainda, Gasly carregando uma placa que surgiu do além em seu bico. Um GP marcado pela presença de tratores em pista (sim, do mesmo que foi responsável pela morte de Jules Bianchi em 2014) e a revolta de Gasly por tal. O Pai de Jules chegou a publicar nota em suas redes sociais, pontuando a falta de respeito pela vida dos pilotos e descaso pela morte do filho!

Mas vamos lá! Partimos para os EUA em seguida, com título decidido e a disputa muito aberta pelo vice-campeonato!

Para quem perdeu, EM TESE, teremos REPRISE no BANDSPORTS às 18:30 deste domingo (09/10)!

CAMPEÃO!

Max tem números sensacionais na carreira! São agora 2 títulos, 2 etapas de “grad slams” (Pole, liderança de ponta a ponta, vitória e volta mais rápida), 32 vitórias, 74 pódios, 18 poles e 21 voltas mais rápidas! UAU!

RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

A categoria agora parte para o GP dos EUA, em Austin, entre os dias 21 e 23/10/2022. Calendário completo aqui!

👉 SIGA A GENTE