Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de Mônaco – 2022

1100
(Foto: Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam do GP mais famoso do mundo.

A Fórmula 1 está de volta nesse fim de semana (27, 28 e 29) para realizar o clássico Grande Prêmio de Mônaco, a sétima prova da temporada 2022, no circuito urbano localizado em Monte Carlo, capital do Principado monegasco. Este ano, será a primeira vez que essa etapa terá três dias de atividades ao invés de quatro, antes comum devido a indisponibilidade das ruas às sextas-feiras.

A pista provisória de Mônaco é a mais famosa e tradicional do itinerário da F1, e uma das poucas da programação atual que faz parte do calendário desde a primeira corrida da categoria, em 1950, o campeonato de estreia da Fórmula 1.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP no Principado, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Oracle Red Bull Racing (195 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: “Mônaco é sempre um fim de semana agitado, mas especial. A qualificação é crítica, a pista é muito antiga, estreita e gera frequências cardíacas sempre altas. Sem dúvidas é insano.”

Sergio Perez #11: “Temos um impulso incrível como equipe agora e continuamos avançando. Estou animado para ver como o carro se comporta na pista de Mônaco, vou dar o meu melhor.”

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (169 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:O objetivo e a abordagem são sempre os mesmos, independentemente de liderarmos ou não o campeonato. Cada ponto é valioso. Nossos competidores são muito fortes e todos sabemos que o menor erro pode fazer uma grande diferença.

É a primeira vez que veremos um formato padrão de fim de semana de corrida em Mônaco, com treinos na sexta, classificação no sábado e corrida no domingo. Acho que isso nos coloca no ritmo de todas as outras provas que podem ser boas, então estou ansioso para experimentar isso aqui em casa.”

Carlos Sainz #55:Foi uma pena ver Charles abandonar a corrida na Espanha, quando liderava, mas vamos trabalhar em equipe para voltarmos mais fortes em Mônaco.”

Mattia Binotto (chefe da equipe): Vimos que podemos lutar pelas vitórias nos próximos Grandes Prêmios, começando com Mônaco, a corrida em casa para Charles. Felizmente, só nos resta esperar o próximo domingo para voltarmos à luta.”

Mercedes-AMG Petronas (120 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44:Mônaco é um traçado que é o mais exigente em concentração e foco mental, devido a natureza do circuito de rua, o fato de ser bastante curto e não haver retas muito longas. Não é um local de corrida massivamente físico, porque não fazemos altas velocidades nas curvas sentindo bem as forças G, o que ocorre em um lugar como Barcelona. Mas sua mente precisa trabalhar muito mais rápido.”

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):Nada se compara com o brilho de Mônaco, e é uma verdadeira alegria ver os pilotos levando seus carros ao limite, abrindo caminho pelas ruas estreitas de Monte Carlo.

É uma pista única e incrivelmente exigente, com um nível intenso de foco necessário para completar cada volta. Mônaco nem sempre foi nossa etapa mais feliz, e curvas de baixa velocidade não foram nossa força nesta temporada, como vimos em Barcelona. Porém, vimos até agora que tudo pode acontecer e procuraremos maximizar cada oportunidade.”

McLaren (50 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “Estou sempre ansioso pelo fim de semana em Mônaco. Vai ser bom correr tão perto de casa, especialmente porque posso acordar na minha própria cama. No ano passado foi uma corrida fantástica para mim e, enquanto não voltamos a esse nível ainda, espero que possamos ganhar alguns bons pontos aqui. A qualificação no sábado será fundamental, mas será interessante ver como a disputa se desenrola no domingo com esses novos carros.”

Daniel Ricciardo #3:Estou me recuperando de uma corrida difícil e ansioso para estar imerso no final de semana de Mônaco. Tenho muita história com esse GP, então espero deixar uma marca no MCL36 este ano e marcar alguns pontos para a atmosfera ao redor de Monte Carlo, que é sempre emocionante, então será ótimo absorver tudo.”

Andreas Seidl (chefe da equipe):Mônaco é uma corrida histórica e uma que os pilotos e a equipe amam, então está se tornando um bom fim de semana. Nossas atualizações funcionaram como esperado na Espanha. As equipes de pista e de fábrica continuam trabalhando muito duro para otimizar nosso desempenho. Será interessante ver como os novos carros regulados correm nas ruas apertadas.

O circuito realmente coloca os pilotos à prova com pouca margem para erros, então a probabilidade de carros de segurança entrarem em ação é muito mais alto, o que significa que há muitas opções de estratégia diferentes que podemos analisar para a classificação e para a corrida. Vamos lá dar tudo o que temos.”

Alfa Romeo Racing ORLEN (39 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:O GP em Mônaco é sempre um fim de semana interessante e é um em casa para muitos pilotos que moram aqui. Estou curioso para ver como serão as corridas com a nova geração de carros. Este tem sido tradicionalmente um lugar difícil para corridas apertadas e, se for diferente este ano, podemos ter algo espetacular.

“Me sinto confiante: estamos prestes a lutar com os melhores há duas corridas seguidas e não vejo qualquer razão para não repetir isso desta vez. É claro que a maior parte do fim de semana depende de uma sexta-feira limpa e um bom sábado: se estivermos no topo do grid, podemos trazer para casa um resultado especial.”

Guanyu Zhou #24:Será um desafio incrível pilotar um carro de Fórmula 1 em Mônaco. Este é um lugar onde você precisa estar no limite absoluto o tempo todo para ser competitivo, mesmo na série júnior, e será ainda mais na F1. É um circuito onde você precisa respeitar o traçado, e encontrar a sensação certa nos treinos será muito importante. Sei que posso contar com a equipe para aproveitar ao máximo o fim de semana.

Estamos todos trabalhando muito para garantir que os problemas de confiabilidade não atrapalhem mais nosso trabalho e estou confiante de que podemos mostrar novamente o quão competitivos podemos ser. Tenho boas lembranças de Mônaco, onde venci no ano passado, e estou ansioso para fazer mais agora que estou na F1.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe):Sem dúvidas, Mônaco é uma corrida única, uma ocasião especial em que todas as equipes e todos os pilotos querem se sair bem. O mesmo se aplica a nós, é claro, embora abordemos o fim de semana da mesma maneira que qualquer outro evento. Conhecemos nosso potencial para liderar o pelotão do meio e estar na mistura com os da frente.

Temos trabalhado duro para garantir que nossa confiabilidade corresponda ao nosso desempenho e podemos estar em posição de ter dois carros nos pontos. Estaremos em Monte Carlo para garantir que o mundo perceba o quão bem estamos nesta temporada.”

BWT Alpine (34 pts)
(Foto: XPB/James Moy Photography Ltd)

Fernando Alonso #14:Sempre gostei de correr em Mônaco. É um dos maiores espetáculos do calendário da Fórmula 1. Acho que com os carros deste ano, será ainda mais desafiador do que o normal, com todas as curvas de baixa velocidade. Um pequeno erro nas ruas do Principado e você acaba nas barreiras. A qualificação também é muito difícil devido ao tráfego que você encontra em uma volta. Enfim, estou ansioso pelo desafio.”

Esteban Ocon #31:Mônaco é especial em muitos aspectos: a velocidade média mais baixa do ano e as curvas são tão apertadas que a potência não é tão importante quanto em outras pistas. Você precisa de uma boa estabilidade na frenagem e um motor sólido que responda bem nas curvas.

Como todos sabemos, a posição no grid em Mônaco é crucial, então um desempenho melhor do que em Barcelona na qualificação será importante. Eu garanti uma P9 lá no ano passado, apenas dentro dos pontos, mas é claro que queremos melhorar esse resultado e garantir que tenhamos um fim de semana mais agradável do início ao fim.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): Estamos ansiosos para Mônaco. É um lugar incrivelmente especial, uma pista muito histórica e importante para a Fórmula 1, onde todos gostamos de correr. Claramente, com a natureza das paredes fechadas e curvas apertadas, é um lugar complicado para ultrapassar no dia da corrida.

“Precisamos garantir que nosso ritmo de volta seja bom, o que, em geral, tem sido, além da anomalia na Espanha, onde não fomos tão rápidos no sábado quanto na sexta-feira.”

Scuderia AlphaTauri (17 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:Mônaco é um ícone histórico da Fórmula 1. O mundo inteiro conhece esse Grande Prêmio e as fotos antigas mostram o quão pouco este circuito mudou ao longo dos anos. É famosa por sua localização e pelas dificuldades que os pilotos enfrentam. Pode não ser a corrida mais emocionante da temporada, mas em termos de dificuldade, é uma das mais difíceis, senão a mais difícil.

“Pilotar até o limite nesta pista requer concentração máxima e é um desafio que eu realmente aprecio. Gosto da pista bem complicada que evolui muito a cada sessão. Você está sempre no limite, a poucos milímetros das barreiras e é algo que lhe dá uma verdadeira adrenalina. Este ano, com esses carros muito largos, pode ser quase impossível ultrapassar. Mas do ponto de vista de condução continua a ser um dos meus circuitos favoritos.”

Yuki Tsunoda #22:A pista monegasca é muito especial, você não pode se dar ao luxo de errar, porque aqui cada erro pode custar muito caro. Mas não vou mudar muito a minha abordagem em comparação com as outras corridas. De fato, acredito que o novo formato deste ano, que nos coloca na pista de sexta a domingo, deve facilitar a manutenção do ritmo e da concentração.

“É preciso focar muito no desempenho da volta única, porque a qualificação e a largada no grid serão cruciais nesta corrida. Mônaco é um grande clássico no calendário e não pode ser comparado a nenhuma outra pista. Nunca é chato, embora às vezes as corridas possam ser muito diferentes das realizadas em circuitos modernos. Ultrapassar é difícil, mas no geral é um evento realmente emocionante.”

Haas (15 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:A pista de Mônaco ainda é um local onde você não pode ultrapassar e esses carros são mais pesados. Eles são feitos principalmente para alta velocidade com o efeito solo que temos, então será interessante ver o que vai acontecer. Definitivamente, haverá novas maneiras de abordar este fim de semana, mas é o mesmo para todos, então vamos tentar entregar o nosso melhor, e esperamos ter uma boa classificação.”

Kevin Magnussen #20:Creio que esses novos carros são muito melhores em termos de acompanhar de perto os outros pilotos, mas ainda acho que Mônaco é um lugar complicado o suficiente para que talvez não vejamos uma diferença tão grande lá. Acho que Mônaco é o único lugar onde ainda é uma corrida incrível, embora talvez as ultrapassagens não sejam a principal atração.”

Guenther Steiner (chefe da equipe):O GP de Mônaco é obviamente um clássico e está lá desde sempre. É um lugar onde gostamos de ir também, mas há muitos eventos que estão indo em direções diferentes. Eu sempre digo, abordagens diferentes são melhores porque os fãs podem esperar por resultados diferentes. Mônaco é uma dessas especialidades do calendário.”

Aston Martin Aramco Cognizant (6 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:Essa é a corrida pela qual esperamos todos os anos. É um desafio único e o circuito de rua mais puro de todos. Esses carros são muito mais difíceis nas curvas mais complicadas e apertadas, então a qualificação será um teste ainda maior de piloto e máquina. Considerando o quão difícil é ultrapassar em Mônaco, também é um desafio que definirá o fim de semana.”

Sebastian Vettel #5:Todo piloto tem memórias especiais de Mônaco e quer criar mais, e todos sabemos que alguns dos momentos mais famosos da história da Fórmula 1 aconteceram aqui, então haverá umcerto elemento de resistência nesse final de semana.”

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Williams Racing (3 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Nicholas Latifi #6: “É sempre emocionante voltar a Mônaco. É uma pista com tanta história e tem um sentimento tão especial, mais do que qualquer outro circuito de rua em que corremos. Será meu segundo ano correndo lá em um carro de Fórmula 1, e espero que seja mais um desafio nesses novos carros. Estou ansioso por esse desafio, então espero que tenhamos um bom fim de semana.”

Alex Albon #23: “Mônaco é uma das maiores corridas do ano. É um circuito muito legal e eu moro a cerca de três minutos a pé do paddock, então é uma manhã fácil para mim. O traçado urbano em si é adequado, com uma ótima atmosfera, o que significa que é sempre especial. Vamos dar o nosso máximo e esperar terminar bem esse final de rodada rodada dupla.”

Leclerc em busca de redenção
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Esse é a prova em casa para o piloto da Ferrari, Charles Leclerc. Apesar da empolgação para o seu final de semana, Charles precisa de uma virada em Mônaco: o piloto de 24 anos não completou nenhuma corrida no Principado desde sua estreia na Fórmula 1.

Em 2018, quando corria pela Sauber, Charles bateu em Brendon Hartley e abandonou. No ano seguinte, quando estreava na Ferrari, ao tentar ultrapassar Nico Hulkenberg, tocou no muro, furou o pneu traseiro direito e seu carro foi recolhido para a garagem. Já ano passado, o monegasco, que estava na pole position, sofreu um problema na caixa de câmbio do SF21 e deixou o GP durante a volta de apresentação.

Assim, Leclerc fará de tudo para dar um bom show aos fãs, aproveitar o foguete que tem nas mãos este ano (o F1-75), para conseguir redenção e, enfim, cruzar a linha de chegada na sua corrida caseira.

Detalhes do circuito
Circuito de Mônaco (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito de Mônaco possui 3.337 km de extensão, recebe GPs da Fórmula 1 desde 1950 e a corrida terá um total de 78 voltas. O recorde de volta mais rápida nesse traçado pertence a Lewis Hamilton, que marcou 1:12.909 na temporada 2021.

As principais características desse circuito são os setores estreitos, os cantos técnicos e a predominância de zonas de baixa a média velocidade. Confira abaixo como é uma volta em Mônaco, através do simulador/game F1 2019.

O grande desafio para os pilotos é acertar, de forma cirúrgica, o ponto de entrada certo de cada curva. Qualquer erro mínimo de cálculo pode levá-los a bater no muro e abandonar.

As chances de ultrapassagem em Mônaco são pequenas e quase nulas, o que torna o classificatório a parte mais importante do final de semana.

O último vencedor na pista em Monte Carlo foi o atual campeão, Max Verstappen, seguido de Carlos Sainz (Ferrari) e de Lando Norris (McLaren).

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Apenas um fim de semana depois que os pneus mais duros da Pirelli na Fórmula 1 foram selecionados para o GP da Espanha, os compostos mais macios fazem uma aparição na pista mais glamourosa de todas: Mônaco. O C3 é o P Zero Branco duro, o C4 é o P Zero Amarelo médio e o C5 é o P Zero Vermelho macio.

O asfalto escorregadio da rua e as baixas velocidades significam que a energia que passa pelos pneus é baixa, com desgaste e degradação mínimos, mas muita evolução da pista a cada dia.

Uma parada é a norma em Mônaco, mas há uma janela de pit stop bastante ampla e o tempo pode ser influenciado por carros de segurança, que são muito prováveis ​​no apertado circuito urbano em Monte Carlo.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 19°C e Máxima de 26°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima 17°C e Máxima 27°C. Tempo aberto, ensolarado.

Domingo:

Mínima de 14°C e Máxima de 22°C. Céu nublado com chuva leve a qualquer hora.

Fonte: www.bbc.com/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.