Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado final – GP da Arábia Saudita – 2022

FÓRMULA 1 – Resultado final – GP da Arábia Saudita – 2022

2618
F1 - 2ª ETAPA – GP da Arábia Saudita - Resultado Corrida | Foto: Instagram Max Verstappen
F1 – 2ª ETAPA – GP da Arábia Saudita – Resultado Corrida | Foto: Instagram Max Verstappen

Tivemos, neste domingo (27/03/2022), o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, pela 2ª etapa da temporada 2022. Pole position histórica de Perez (Checo) com a sua primeira na carreira e também a primeira pole de um piloto mexicano na história. Leclerc, Sainz e Max completaram as 2 primeiras filas. Hamilton largou na 16ª colocação e Tsunoda acabou não largando por problemas no carro durante o trajeto de formação de grid. Praticamente todos os pilotos largando com compostos médios, exceto Magnussen, Hamilton e Hulkenberg com duros.

 

Largada sem incidentes, Perez em ótimo desempenho conseguiu assegurar a ponta após as primeiras curvas! Leclerc e Max, que ganhou a posição de Sainz, completavam o TOP 3 ao final da primeira volta. Sainz, Ocon, Russell, Alonso, Bottas, Magnussen e Gasly no TOP10. Hamilton conquistou 2 posições e assumia, após 2 voltas, a 14ª posição.

Após 5 voltas, tínhamos Perez com mais de 2 segundos de vantagem para Leclerc, que abria 1.1 segundos para Max Verstappen. Russell ultrapassou Ocon, assumindo assim, a 5ª colocação – mas quase 6 segundos atrás de Sainz. Voltas depois, bela disputa interna – entre Alonso e Ocon – pela 6ª colocação, com Alonso levando a melhor! Volta seguinte e Ocon tentou dar o troco, mas acabou cortando a curva. Ocon devolveu a posição, mas permitiram a aproximação de Bottas. Volta 10 e Hamilton conseguiu ultrapassar Ricciardo e Stroll para assumir a 12ª colocação.

Prova seguiu e após 15 voltas, Perez seguia com 2.4 segundos de vantagem para Leclerc, que tinha mais de 2.7 segundos à frente de Max. Hamilton já aparecia em 10º, momento em que Bottas assumia a 7ª colocação para cima de Ocon. Volta 16 e Perez partiu para sua primeira parada de box, retornando com compostos duros e atrás de Russell na 5ª colocação. Momento em que Latifi arrebentou seu carro na mureta de proteção e casou a entrada do Safety Car.

E nesta história, Perez acabou prejudicado, já que todos à sua frente aproveitaram a bandeira amarela para suas trocas de pneus, com Leclerc e Max retornando à sua frente. Assim, situação após as paradas de box de todos (exceto quem largou de compostos duros) era:

Relargada na volta 21, Leclerc conseguiu manter-se à frente, seguido de Max, Sainz e Perez (que devolveu posição para Sainz). Volta 30, Leclerc com diferença de 1.5 segundos para Max Verstappen, acompanhados de Sainz, Perez e Russell. Hamilton, ainda sem pit-stop, aparecia em 6º, com Magnussen (também sem pit-stop), Alonso, Bottas e Ocon no TOP10. As McLarens disputando de forma razoável no pelotão intermediário, figurando naquele momento em 11º com Ricciardo e 12º com Norris.

Com 38 voltas, um show de abandonos! Bottas, Alonso e Ricciardo (que juntamente com Alonso não conseguiu levar o carro aos boxes e causou bandeira amarela / virtual safety-car). Magnussen e Hulkenberg conseguiram aproveitar o momento para realizarem suas trocas de pneu. Hamilton, com alguma falha, não conseguiu o mesmo antes do fechamento dos pitlane. Relargada na volta 41 e tínhamos: Leclerc, Max, Sainz, Perez, Russell, Hamilton, Ocon, Norris, Gasly e Stroll no TOP10. Hamilton cumpriu seu pit-stop na volta seguinte e retornou em 12º.

Volta 42, Max ataca e ultrapassa Leclerc, que deu o troco na volta seguinte! Mais uma volta e mais uma tentativa de Max, que foi bloqueado de forma sensacional por Leclerc. Que disputa incrível, dois pilotos sensacionais! Que ano será esse! Que temporada até aqui!

Faltando 5 voltas para o final e mais uma vez Max se aproximava do piloto da Ferrari, reduzindo para 0.400s a diferença. Volta 47 e Verstappen ultrapassava Leclerc para assumir a ponta! Leclerc seguiu acompanhando Verstappen, mas não conseguiu investida efetiva para recuperar a liderança!

E FIM DE PROVA! E QUE FIM DE PROVA! VITÓRIA sensacional de MAX Verstappen, pressionando Leclerc nas voltas finais pela estratégia com a equipe e garantindo a primeira vitória do ano. Leclerc e Sainz completaram o pódio. Perez, que segurava bem a liderança, acabou prejudicado pelo safety-car logo após sua parada de box e não conseguiu recuperar-se depois, terminando em 4º. Destaque para Russell, que conseguiu assegurar uma 5ª e mágica posição – claro, quase 30 segundos atrás de Max. Ocon, Norris (tirando leite de pedra), Gasly, Magnussen e Hamilton completaram o TOP10.

No campeonato seguimos com Leclerc na liderança com 45 pontos, seguido do companheiro (Sainz) com 33 e agora Max Verstappen que somou 25 pontos com a vitória. Russell e Hamilton completam o TOP5, respectivamente com 22 e 16 pontos. Classificação COMPLETA aqui!

👉 IMPERDÍVEL: Veja aqui a RESENHA de Gustavo Fongaro sobre a prova na Arábia Saudita!

RESULTADO FINAL
PRÓXIMA ETAPA

E o próximo encontro da F1 será entre os dias 08 e 10/04/2022 com o GP da Austrália (Melbourne). Calendário completo aqui:

Calendário F1 2022 - Tomada de Tempo
Calendário F1 2022 – Tomada de Tempo
👉 SIGA A GENTE