Início Destaque FÓRMULA 1 – Verstappen vence Leclerc em jogo de xadrez na Arábia...

FÓRMULA 1 – Verstappen vence Leclerc em jogo de xadrez na Arábia Saudita e mostra que rivalidade determinará o campeonato de 2022

Holandês recuperou pontos importantes perdidos no Bahrein, diminuindo a distância para Leclerc no campeonato

353
Após uma boa estratégia, Verstappen levou a melhor para cima de Leclerc. | Foto: Pirelli F1 Press Area
Após uma boa estratégia, Verstappen levou a melhor para cima de Leclerc. | Foto: Pirelli F1 Press Area

A segunda de 23 rodadas do campeonato mundial de Fórmula 1 de 2022 aconteceu no último domingo, 27, em Jeddah, na Arábia Saudita, e teve como vencedor o piloto Max Verstappen, da Red Bull. Em um estratégico jogo de xadrez entre o atual campeão e Charles Leclerc, da Ferrari, Verstappen levou a melhor e viu a vantagem de Leclerc diminuir em 6 pontos no campeonato de pilotos. Apesar de Charles ter aumentado sua vantagem na tabela para o 2º colocado, seu companheiro Carlos Sainz, é questão de tempo, devido ao seu desempenho, que Max assuma a vice-liderança, fazendo com que a disputa entre os dois antigos rivais fique cada vez mais dura.

 

Após ter problemas no aquecimento dos pneus na classificação e conseguir apenas o 4º lugar, Verstappen viu seu companheiro de equipe Sergio Perez conquistar sua primeira pole position em uma volta fantástica. Com as duas Ferraris entre as Red Bulls, a corrida prometia ser emocionante. Em uma boa largada, Verstappen ultrapassou Sainz, ficando em 3º. Entretanto, as voltas que se seguiram não entregaram disputas, com os quatro primeiros mantendo suas posições. Até que, na volta 16, Nicholas Latifi estampou o muro com sua Williams, fazendo o Safety Car entrar na pista e acabar com as chances de vitória do então líder Perez, que tinha sido o único dos ponteiros a parar nos boxes, caindo para a 4ª colocação.

A DISPUTA

Durante o resto da prova, as primeiras posições não se alteraram. Enquanto isso, Lewis Hamilton tentava remar no meio do pelotão com sua instável Mercedes W13. A disputa ficou para as 10 voltas finais da prova, quando se deu o término do Virtual Safety Car, devido à quebra dos carros de Fernando Alonso e Daniel Ricciardo. Verstappen se aproveitou melhor da relargada, e protagonizou com Leclerc 10 últimas voltas frenéticas, explorando as retas e áreas de DRS em um frio jogo de xadrez para ver quem sairia ganhando. Quem chegasse à frente na última curva, perderia a chance de abrir a asa móvel na reta principal. O ápice da disputa se deu na volta 43, quando ambos os pilotos, lado a lado, travaram os pneus antes da detecção de DRS, a fim de deixar seu adversário na frente na última curva, e consequentemente, sem poder abrir a asa na reta dos boxes.

Max Verstappen venceu na pista, sabendo usar a vantagem da Red Bull nas retas e com a sorte de uma bandeira amarela na última volta, a qual não permitiu que Leclerc tentasse uma manobra final. Com a batalha de dois cérebros na pista, quem saiu ganhando foi o público, que pode ver a 2ª disputa de Verstappen e Leclerc na temporada, que promete se repetir diversas vezes ao longo do ano.

2022 PROMETE

Se em 2021, Verstappen competiu com Hamilton todas as 22 corridas do ano, em 2022 Max terá agora Leclerc como principal rival até Abu Dhabi, última corrida do ano. Um, em busca de um bicampeonato, outro em busca de seu primeiro título na categoria. Que vença o melhor.

A próxima corrida acontece daqui duas semanas, dia 10 de abril, na Austrália. Calendário completo aqui!

👉👉👉 E AÍ? Que tal receber as notificações no seu celular para cada sessão das etapas da F1? Baixe AGORA o nosso aplicativo para ANDROID!

MINHAS REDES
SIGA A GENTE