Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP de Abu Dhabi – 2021

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP de Abu Dhabi – 2021

6719
Foto: Twitter F1 Oficial
Foto: Twitter F1 Oficial

E alagados (de tantas lágrimas), desesperados aqui na redação, acompanhamos a GRANDE e ESPECIAL FINAL da FÓRMULA 1 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, neste domingo (12/12/2021). Etapa marcada pela história que agora lhe compete: Max Verstappen e Lewis Hamilton partindo para a decisão do título com mesma quantidade de pontos! Na pole, ele… Verstappen. E completando a primeira fila, ele… Hamilton. Norris, Perez, Sainz e Bottas completando as 3 primeiras filas.

 

Largada sem incidentes e com uma LARGADA incrível, Hamilton assumiu a liderança, com Max Verstappen atrás e pressionando! Nas primeiras curvas, enrosco entre os dois! Max tentou a ultrapassagem por dentro, quase se tocaram, Max seguiu em pista e Hamilton acabou cortando caminho para evitar o choque. A direção de pista acabou decidindo que o baile deveria seguir e sem qualquer tipo de investigação. Ainda sobre a largada, Perez largou bem e tomou a posição de Norris, que perdeu também posição para Sainz. Bottas despencou para a 8ª colocação.

Ao final das primeiras voltas, tínhamos a seguinte situação:

Chegamos na volta 10, Hamilton seguia abrindo vantagem após devolver “tempo de vantagem” após o incidente da largada. Max seguia na tentativa de acompanhar Lewis com quase 5 segundos de desvantagem. Perez (quase 4 segundos atrás de Max), Sainz (mais de 20 segundos para Hamilton) e Norris seguiam no TOP5. Bottas seguia na 8ª posição apenas.

Volta 14, entra nos boxes Max Verstappen, retornando com compostos duros na 5ª colocação. Mas ainda na volta de retorno, retomou a 4ª colocação. Volta seguinte e Hamilton também realiza sua parada, também com compostos duros e na segunda colocação. Perez assumia a liderança temporária da prova. Volta 19 e Max ultrapassava Sainz para reassumir a 3ª colocação e 8.5 segundos atrás de Hamilton.

Volta 20, Red Bull em estratégia com Perez para tentar segurar o máximo Hamilton, e consegue! UAU! Que disputa, roda a roda entre Perez e Hamilton na volta 20 inteira! Sensacional! E ao final da volta 21 Hamilton consegui a ultrapassagem definitivamente! Com isso Max encostou, reduziu para 1.3s a desvantagem, também ultrapassou Perez. Que trabalho de Perez pela equipe!

Situação na volta 22: Hamilton, Max (+1.5s), Tsunoda (sem parada), Bottas (sem parada) e Perez.

Chegamos na metade da prova, infelizmente Kimi Raikkonen (em despedida) acabou abandonando após rodar e tocar mureta de proteção. Momento em que Russell também abandonava a prova em sua última participação pela Williams. Situação completa em pista, entre os que pararam e não pararam nos boxes, era:

Volta 30 e Hamilton seguia voando em pista, abrindo mais de 4 segundos para Max Verstappen. Mais algumas voltas e mais um piloto em despedida, acabou abandonando: Giovinazzi. Momento em que o Safety-car virtual foi ativado. Max Verstappen e Perez entram nos boxes e trocam por pneus novos (duros). A relargada aconteceu na volta 37 e Hamilton tinha naquele momento mais de 17 segundos de vantagem para Max.

Volta 43, faltando 15 para o final, Max Verstappen seguia reduzindo a diferença para Hamilton – era de 14 segundos. Perez seguia em terceiro, com Sainz (em ótima prova) e Norris no TOP5. Bottas figurava em 6º, com as AlphaTauris de Tsunoda e Gasly na sequência. Alonso e Ocon, ambos de Apline, fechavam o TOP10. Leclerc, talvez em estratégia ruim de paradas de box, aparecia apenas em 12º, logo atrás de Ricciardo.

Faltando 10 voltas, Max já não conseguia mais reduzir a diferença no ritmo necessário e naquele momento a diferença era de mais de 11 segundos. Momento em que Norris, que vinha em 5º, necessitou de mais uma troca de pneus e assim, despencou para 10º.

E… e… e… quando você achava que tudo estava DECIDIDO, tudo vai ao espaço! Que F1 é essa em 2021? Latifi bateu faltando 5 voltas para o final e tivemos safety-car em pista, Max Verstappen correu aos boxes e colocaram pneus macios.

Relargada na volta 58 de 58! Hamilton em primeiro, com Max Verstappen em seguida. UAU! Que volta final! Hamilton tenta segurar a liderança, curva a curva. Mas, após 2 curvas, Max – com compostos macios e novos – ultrapassou Hamilton e partiu para o TÍTULO, inédito! UAU! Com apenas UMA volta na liderança, Max leva a corrida e o campeonato mundial! IMPRESSIONANTE essa temporada! Mas parabéns ao Lewis pela disputa, parabéns aos dois pelas disputas ao longo do ano! Que temporada!

Para a Mercedes, restou o mundial de construtores – 8º título consecutivo! Mas Red Bull foi guerreira, MUITO!

Perez acabou abandonando e assim, Sainz completou o pódio. A classificação FINAL DA TEMPORADA você encontra aqui!

RESULTADO FINAL

TUDO SOBRE A TEMPORADA 2021
Calendário F1 2021 - Tomada de Tempo
Calendário F1 2021 – Tomada de Tempo
SIGA A GENTE