Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final (Venceu: Hamilton) – GP de Portugal (Portimão)...

FÓRMULA 1 – Resultado Final (Venceu: Hamilton) – GP de Portugal (Portimão) – 2020

2888
Foto: site mercedesamgf1.com

E tivemos neste domingo (25/10/2020) o GP de Portugal de Fórmula 1, em sua estreia no circuito de Portimão/Algarve.

UAU! UAU! Que largada e que primeira volta, com leve chuva! Hamilton consegue segurar a ponta! Max partiu para cima de Bottas para assumir a 2ª colocação, mas Bottas recupera em seguida! Perez resolve atacar Verstappen e acabam se tocando. Perez roda e perde todas as posições! Mais à frente, Hamilton, sem desempenho em virtude de aquecimento de pneus, perde posição para Bottas e Sainz. Max perde ainda posição para Norris. Kimi assumia a 6ª posição. E mais, na segunda volta, Sainz ataca Bottas e ASSUME a liderança da prova! UAU! Final da 2ª volta tínhamos: Sainz, Bottas, Hamilton, Norris, Max, Kimi, Ricciardo, Leclerc, Gasly e Stroll.

Chegamos na volta 5, pneus aquecidos e tudo começa a voltar ao normal! Bottas parte para cima de Sainz e reassumia a liderança da corrida. Hamilton também parte para cima da McLaren para assumir a 2ª colocação. Mesmo faz Verstappen ao ultrapassar Norris e em seguida Sainz. Final da 7ª volta: Bottas, Lewis, Max, Sainz, Norris, Leclerc, Kimi, Ricciardo, Gasly e Stroll no TOP10.

Em seguida, Leclerc com pneus também em melhores condições, ultrapassa também Norris para assumir a 5ª posição. Momento em que Ricciardo ganha a posição de Kimi. Destaque para a 12ª colocação de Russel e também de Gasly que começava a escalar pelotão, assumindo a 6ª colocação após ultrapassar Norris.

Volta 13, Leclerc consegue ultrapassar Sainz para assumir a 4ª colocação. Volta 15, alguns pilotos realizaram seus pitstops (Kimi e Ricciardo), Hamilton começa sua caçada para cima de Bottas efetivamente – diferença era de 1.5s naquele momento. Diferença que literalmente EVAPOROU em 2 ou 3 voltas! Hamilton encostou e sem muita dificuldade, assumiu a liderança da prova na volta 20.

Gasly, em uma corrida sensacional, partiu para cima de Sainz para conquistar a 5ª colocação. Momento em que Stroll e Norris acabaram se enroscando – Stroll punido com 5 segundos! Perez assumia a 11ª posição, Vettel em 8º e Russel em um belíssimo 9º lugar com sua Williams.

Entre os ponteiros, Max Verstappen foi o primeiro a realizar troca de pneus, retornando em 6º. Volta 29, Gasly e Vettel também trocam seus pneus. Hamilton, Bottas e Leclerc seguiam no TOP3.

Prova seguiu, estratégias bem diferentes entre os pilotos e equipes quanto aos momentos de paradas de box. Volta 35, Leclerc trocou seus compostos e Max reassumiu a 3ª colocação. naquele momento apenas as Mercedes, Ocon e Russel ainda não haviam realizados seus pitstops.

Volta 40, finalmente Hamilton entra nos boxes para troca de pneus. Bottas faz o mesmo na volta seguinte! Assim, faltando apenas Ocon realizar sua parada, o TOP10 era: Hamilton, Bottas, Max, Leclerc, Ocon, Perez, Gasly, Sainz, Ricciardo e Kimi. Prova de recuperação sensacional de Perez!

Faltando 10 voltas para o final, FINALMENTE Ocon realizou sua troca de pneus, retornando em 8º e com compostos macios. Com isso, situação real em pista era: Hamilton, Bottas, Max, Leclerc e de forma SENSACIONAL, Perez fechando o TOP5.

Nas voltas finais, aproximação de Gasly para cima de Perez, na disputa pela 5ª posição. O piloto da AlphaTauri conseguiu a ultrapassagem e garantiu um SENSACIONAL 5º lugar na prova. Em seguida, Sainz (que liderou a prova), também consegue ultrapassar Perez e completou em 6º! Mas não podemos deixar de destacar a estratégia e corrida de recuperação fantástica de Perez para terminar em 7º.

Tirando a confusão (animação) da largada / primeiras voltas e algumas disputas intermediárias, prova no geral morna! Mas valeu, Hamilton venceu e conquista sua 92ª vitória, batendo o recorde de Schumacher! Bottas e Max completaram o pódio! Destaque para Leclerc conseguindo contornar os problemas da Ferrari com um honesto 4º lugar. Ainda, uma boa 8ª posição de Ocon, com estratégia diferenciada de parada de box.

RESULTADO FINAL
PRÓXIMA ETAPA

Partimos então para a 13ª ETAPA – 31 de outubro a 02 de novembro – na Itália (Imola). Calendário completo aqui!

SIGA A GENTE