Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – Vitória cai no colo de Hamilton...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – Vitória cai no colo de Hamilton – GP do Azerbaijão/Baku – 2018

925
Foto: Steven Tee / Fotos Públicas

E… e… e o que era para ser uma bela vitória de Vettel em Baku, virou um vexame! O que era para ser uma disputa fantástica entre Ricciardo e Max Verstappen, outro vexame! Bottas, aparentemente o único em condições de tirar a vitória de Vettel, com um azar daqueles! E Grosjean, sendo o grande nome da prova, outro vexame! Em resumo, batida entre Red Bulls, Safety Car, erro grosseiro de Grosjean ao bater no muro ainda sob intervenção do Safety Car, “erro” de Vettel ao tentar recuperar a ponta e pneu estourado de Bottas enquanto liderava… RESULTADO? HAMILTON vence e é o novo líder. Kimi em prova complicada após toque com Ocon no início da corrida, termina em 2º e a grande surpresa, Perez fecha o pódio!

Assim podemos resumir a 4ª etapa do mundial de Fórmula 1 2018 no Azerbaijão. Uma corrida interessante do início ao fim e ainda com um final dramático, dramááááático!

Até a metade da prova, tudo indicava uma vitória tranquila de Vettel, que liderava, seguido de Bottas e Hamilton. As Red Bulls, sem chance de disputar até mesmo o pódio, brigavam entre si na luta pelo 4º lugar. Com as paradas de Hamilton e Vettel, Bottas assumiu a ponta e retardou muito sua parada, com o objetivo de mudar para os compostos ultramacios e finalizar e assim, disputar a vitória.

Mas, tudo começou a mudar quando em uma disputa entre Max e Ricciardo, Daniel acabou enchendo a traseira de Verstappen, colocando os 2 para fora da prova e obrigando uma intervenção do Safety Car.

Foto: Reprodução

Quem não havia parado para troca de pneus aproveitou, entre eles, Bottas. A tendência era a breve saída do carro de segurança e assim aproximadamente 8 voltas em disputa forte entre BOTTAS, VETTEL, HAMILTON e KIMI. Mas, Grosjean, o grande nome da prova por ter largado em último e naquele momento em 6º lugar, resolve ERRAR de forma grosseira e bater no muro de proteção SOZINHO. Com isso, a expectativa passa para apenas 3 ou 4 voltas de corrida após uma possível retomada.

Foto: Reprodução

Ferrari e Vettel decidem que em uma relargada a poucas voltas do final seria arriscado com compostos macios (mais duros do final de semana) e resolvem trocar de pneus.

Fila indiana formada atrás do carro de segurança: Bottas, Vettel, Hamilton, Kimi, Perez. RELARGADA e Vettel tenta ultrapassar Bottas por dentro na Curva 1 e erra, caindo para 4º lugar. Com pneus danificados, não demora muito para perder a posição para Perez da Force India.

Foto: Reprodução

Lá na frente, parecia então, garantida a dobradinha da Mercedes, finalmente! Mas… mas… o AZAR de Bottas é mais forte e estoura o pneu traseiro direito do finlandês. Fim de prova!

Foto: Reprodução

Hamilton assume a liderança, VENCE e agora é o novo líder da temporada! Kimi termina em 2º e Perez fecha o pódio! Vettel ainda termina em 4º, mas com o sentimento de último colocado!

Carlos Sainz acabou em 5º, uma excelente posição para a Renault e Leclerc, da Alfa Romeo Sauber, conseguiu marcar seus primeiros pontos. Um 6º lugar, claro ajudado pelos abandonos e erros dos outros, mas consistente pela pilotagem limpa e correta desde as voltas iniciais, onde deixou a Williams assistindo de camarote. Tanto, que foi escolhido o PILOTO do DIA!

Foto: Twitter Oficial Mercedes AMG F1
RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO GERAL – PILOTOS

Hamilton assume a liderança, Vettel com 4 pontos a menos é o 2º e Kimi fecha o TOP3 com 48 pontos. Veja o TOP12:

CLASSIFICAÇÃO GERAL – EQUIPES

PRÓXIMA ETAPA

E a próxima etapa será em Barcelona, dia 13 de maio de 2018, para o GP da Espanha! Veja o calendário completo aqui!