Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Programação, horários e transmissão – GP de Mônaco –...

FÓRMULA 1 – Programação, horários e transmissão – GP de Mônaco – 2017

411

VEJA JÁ: RESULTADO FINAL – GP de Mônaco – 2017

Foto: Andrew Hone / Pirelli
Foto: Andrew Hone / Pirelli

FÓRMULA 1 – GP de Mônaco – E neste final de semana teremos a 6ª Etapa do mundial de Fórmula 1 da temporada 2017. O palco será o circuito de Mônaco, sendo este o mais curto e lento da temporada. Ainda, um dos mais técnicos/exigentes. São 78 voltas de 3.337 metros cada uma que desafiam qualquer equipamento no quesito confiabilidade! Além de uma atenção completa dos pilotos devido a uma grande quantidade de curvas e a estreita largura das ruas, o que em 2017 será agravado pelos novos tamanhos de pneus e carros.

Fonte: Wikipedia
Fonte: Wikipedia

O Grande Prêmio de Mônaco é o único da Fórmula 1 que não exceda a distância total de 305 km do Grand Prix, devido a uma cláusula especial que a FIA aprovou para Mônaco. Apenas 78 voltas são disputadas, totalizando uma distância de 260 km, desde se é jogado com um mínimo de 305 km, um total de 92 voltas deve ser concluído, com uma velocidade média de 155 km/h nunca daria tempo para concluí-las devido a extrema lentidão do circuito. Hoje é um dos mais famosos e prestigiados do Fórmula 1. Mais famosa desse cenário é, sem dúvida, a curva antes chamado Loews, que é em frente ao hotel Fairmont, que é o mais lento de todo o circuito, mais para a frente para chegar ao túnel que passa sob o hotel Loews. O maior vencedor da história do evento é o brasileiro Ayrton Senna[2] que venceu seis vezes (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993). O feito de Ayrton Senna da Silva, piloto brasileiro que faleceu em 1994, o levou a receber o apelido de Rei de Mônaco por ser o maior vencedor do circuito – FONTE: Wikipedia

Os últimos vencedores do circuito foram, obviamente, da Mercedes: Hamilton em 2016 e Rosberg em 2015, 2014 e 2013.

A grande “novidade” para Mônaco está na instalação de NOVAS ZEBRAS na parte da piscina. Praticamente MUROS, a ideia é que tais zebras impeçam que os pilotos cortem a curva. Além disso, quase a pista toda foi repavimentada, principalmente nos trechos: Entre a última curva e a saída da S. Devote, entre a Praça do Cassino e a entrada da Portier, da saída do túnel até a chicane e antes da Tabac até a piscina.

Em relação as Zebras GIGANTESCAS, os pilotos reclamaram muito! Pelo tamanho, o risco em ultrapassar os limites da curva é alto e levaria certamente a danos nos carros.

“É como uma rampa e se acontecer, você vai voar direto para o muro. Antes havia uma grande zebra lá já e passar por cima o fazia perder tempo de qualquer maneira. Estou um pouco surpreso ao ver uma nova e deste tamanho” – Romain Grosjean

Já Sérgio Perez não poupou na ironia:

“Uau!!!! Não eram grandes o suficiente antes? Mas… carros maiores, zebras maiores. É muito grande e não acho que seja necessário, pois já tínhamos uma grande o suficiente. Se acertasse a anterior, você já iria para o muro, então acho que esta provavelmente irá enviá-lo para a arquibancada”

Lews Hamilton também não ficou muito contente:

“Nós chegamos lá com muita velocidade. Então se olharmos para Max Verstappen no ano passado, ele subiu na zebra e foi para fora, então não estou bem certo por que fizeram esta maior”

PNEUS – ESCOLHA DOS COMPOSTOS

E conforme combinado, após 5 etapas, os pilotos poderiam retomar as escolhas dos compostos individualmente. E assim foi feito para Mônaco. A Pirelli disponibilizou os compostos ultra macios, super macios e macios para o final de semana. Pela regra, dos 13 pneus que cada piloto pode escolher, três equipes selecionaram 11 conjuntos ULTRA MACIOS – Williams, Red Bull e Renault. Já quem escolheu a menor quantidade de compostos ULTRA foram os pilotos da Mercedes e Toro Rosso, com 9 conjuntos.

Ricciardo acha que a deveriam existir compostos ESPECIAIS para Mônaco. O piloto da Red Bull acredita que poderiam, com os atuais compostos, correr toda a prova com um único set de pneus e assim, cas existisse um composto “MÔNACO”, seria mais divertido:

“Falamos sobre ter compostos ainda mais macios, talvez ter um ‘pneu Mônaco’. Isso seria divertido. Claro que precisa de testes e tudo mais. Se é mais fácil dizer do que fazer, eu não sei, mas um pneu específico de Mônaco seria legal. Como um ‘super-super-super-macio’ e você inevitavelmente teria que fazer mais de uma parada nos boxes”

Veja abaixo as escolhas dos pilotos:

Fonte: Pirelli
PREVISÃO DO TEMPO – MÔNACO

Quinta-feira: Mínima de 17ºC e Máxima de 20ºC – Ensolarado e com pouca possibilidade de chuva.
Sábado: Mínima de 16ºC e Máxima de 21ºC – Ensolarado e com pouca possibilidade de chuva.
Domingo: Mínima de 16ºC e máxima de 21ºC – Ensolarado e praticamente sem possibilidade de chuva.

CORRIDA

Devido a participação de Fernando Alonso nas 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS, Jenson Button retorna ao cockpit da McLaren! O piloto se diz feliz pelo retorno, mesmo que por apenas uma etapa:

“É ótimo estar de volta. É bom ver alguns rostos conhecidos. Minha preparação para este fim de semana foi muito boa. É interessante voltar para uma corrida apenas. Mas é Mônaco e é especial. Me sinto em casa aqui pois vivi 17 anos nesse lugar. E antes de qualquer coisa, digo que não existe qualquer pressão. A minha posição de embaixador na McLaren não mudou e me sinto uma pessoa de muita sorte por isso”

O brasileiro Felipe Massa acha que será um grande desafio correr em Mônaco com estes novos carros MONSTROS:

“Já é um grande desafio correr aqui em Mônaco. Em 2016, após sair daqui, eu fiquei pensando que ia sentir falta. É uma pista que exige muito da pilotagem, as curvas são muito diferentes e é traiçoeiro. Esse ano vai ser mais difícil ainda com pneus e carros maiores. Nelson Piquet já disse que correr em Mônaco é como andar de bicicleta na cozinha e agora vai ser assim mesmo”

Massa, após um GP da Espanha muito ruim, precisa e muito retomar a zona de pontuação e tentar direcionar uma equipe que na CORRIDA DAS EVOLUÇÕES, parece estar cada etapa ainda mais para trás.

No campeonato, a disputa mesmo continuará entre Hamilton e Vettel. Vamos pagar para ver o desempenho das duas equipes em um circuito extremamente travado e que cada detalhe definitivamente muda tudo e qualquer estratégia. E claro, torcer para que a disputa seja na pista e não em jogos de equipes… blá blá blá! Na classificação, Vettel lidera bem com 104 pontos, seguido de Luizinho com 98 e bem atrás Bottas com apenas 63 pontos.

PROGRAMAÇÃO, HORÁRIOS E TRANSMISSÃO

Quinta-feira – 25 de maio de 2017

FÓRMULA 1 – GP de Mônaco – Treino Livre 1 – 05:00 – SporTV2 – RESULTADO
FÓRMULA 1 – GP de Mônaco – Treino Livre 2 – 09:00 – SporTV2 – RESULTADO

Sábado – 27 de maio de 2017

FÓRMULA 1 – GP de Mônaco – Treino Livre 3 – 06:00 – SporTV2 – RESULTADO
FÓRMULA 1 – GP de Mônaco – Classificação – 09:00 – SporTV2 – GRID DE LARGADA

Domingo – 28 de maio de 2017

FÓRMULA 1 – GP de Mônaco – CORRIDA – 09:00 – REDE GLOBO – RESULTADO FINAL

REPRISES da F1 e outras categorias, acesse nossa PROGRAMAÇÃO DA TV! Clique AQUI!