Início Destaque NASCAR – Harvick vence em Indianápolis e Jimmie Johnson está fora dos...

NASCAR – Harvick vence em Indianápolis e Jimmie Johnson está fora dos playoffs – 2019

274
Kevin Harvick com sua família e equipe no tradicional beijo da vitória nos tijolos de Indianápolis Créditos : Brian Lawdermilk | Getty Images (nascar.com)

Salve salve fãs da NASCAR! No último domingo tivemos a 26ª e última etapa da temporada regular que antecede os playoffs da Monster Cup da NASCAR. A grande “Brickyard 400” de Indianapólis foi vencida pelo seu pole position, “The Closer”, Kevin Harvick #4.
O veterano Harvick esteve forte por todo o fim de semana e cravou sua 3ª vitória na temporada. Como de costume, não faltaram disputas em altíssima velocidade, batidas e emoções fortes.

A primeira questão a ser resolvida nesta prova era a seguinte. Havia duas vagas restantes para os playoffs e quatro pilotos com condições de lutar por elas : Os experientes Clint Bowyer #14 e Ryan Newman#6, o jovem mexicano Daniel Suarez #41 e o heptacampeão Jimmie Johnson #48. Lembrando ainda que, se algum outro piloto regular do campeonato, que não estivesse entre os 16 primeiros, porventura vencesse a prova, ele levaria uma das duas vagas. E na verdade, isso esteve próximo, e com o mito, a lenda, Bubba Wallace #43. Teria sido épico. Esse regulamento realmente funciona.

O primeiro segmento foi marcado pelo acidente com Erik Jones#20, que perdeu o controle e levou com ele Brad Keselowski #2. O Ford de Keselowski bateu muito forte na parte interna da pista, mas por sorte numa barreira de pneus, porém quase capotando. Ambos escaparam ilesos e estão garantidos nos playoffs. O segmento inicial terminou com a liderança de Joey Logano #22, seguido por Kyle Larson #42 e Kevin Harvick #4 fechando o Top3.

Lembram-se daquela questão dos quatro candidatos para duas vagas? Pois bem, no segundo segmento da corrida, um deles disse adeus às chances. Jimmie Johnson #48, se estranhou com William Byron #24 numa das curvas e encontrou o muro de Indianápolis. Fim da esperança para o heptacampeão. Pela primeira vez, desde que foi adotado o sistema de playoffs na NASCAR, Jimmie Johnson ficou de fora. Fim de uma era ou fato circunstancial? Veremos em 2020. Harvick já mostrava o que vinha por aí e venceu o segundo segmento.

Após dois bons segmentos, mais algumas emoções ainda estavam guardadas para o final. Bubba Wallace #43, piloto batalhador da equipe do lendário Richard Petty, faltando poucas voltas, estava na P3, seguindo bem de perto Harvick e Logano, e ressalto mais uma vez, pelos critérios do regulamento, se ele vencesse, levaria uma improvável vaga dos playoffs. Mais atrás, Daniel Suarez, tentava a todo custo chegar e superar Ryan Newman. E nós telespectadores ficávamos com “um olho no peixe e outro no gato”, acompanhando as definições da corrida e dos playoffs.

Mas, apesar da torcida geral, Bubba ficou mesmo com uma ótima P3. Espero que seja a retomada para esse bom sujeito e bom piloto. 2019 não tem sido fácil para o rockeiro do carro 43. Já, na outra ponta, Suarez não superou Newman e ficou de fora da fase seguinte do campeonato. Harvick conteve Joey Logano e concluiu seu ótimo trabalho levando mais uma vitória.

Enfim, a temporada regular terminou e tem seu campeão, que é o controverso, mas de inegável talento, Kyle Busch #18, o piloto do “carro das guloseimas”. Além de levar o caneco e premiação, o piloto do Toyota 18 coloca no bolso importantes pontos para a fase seguinte do campeonato. Ele é o cara a ser batido agora.

Kyle Busch e seu troféu de campeão da temporada regular. Créditos : Chris Graythen | Getty Images (nascar.com)

Destaques finais : Na Xfinity, após acidente entre os líderes Tyler Reddick e Christopher Bell, a vitória ficou com Kyle Busch, que continua correndo nas outras divisões, mesmo após quebrar o recorde de vitórias na NASCAR. Esse tem mesmo sede de vitórias. No que se refere aos bastidores da MONSTER CUP, após o anúncio da aposentadoria de David Ragan, dessa vez foi Paul Menard que anunciou sua retirada. E o piloto escolhido para pilotar o bom carro 21 da equipe Wood Brothers é ele, o ascendente Matt DiBenedetto. Em 2020 sairá a esperada vitória do Matt “Balboa”??

Então que venham os aguardados playoffs, que se iniciam neste fim de semana em Las Vegas. Abaixo estão os 16 que seguem na briga pelo título da temporada 2019. Já que estaremos em Vegas, apostem suas fichas. A aposta do Kojak ? Após as três primeiras provas dos playoffs, os quatro que serão eliminados: Aric Almirola #10, Clint Bowyer#14, Ryan Newman#6 e Alex Bowman#88.

Em pé: Denny Hamlin, Alex Bowman, Kurt Busch, Kyle Busch, Joey Logano, Brad Keselowski, Kevin Harvick e Aric Almirola. Sentados : Ryan Newman, Kyle Larson, Erik Jones, William Byron, Martin Truex Jr., Clint Bowyer, Ryan Blaney e Chase Elliott. Créditos : Brian Lawdermilk | Getty Images (nascar.com)

E como diria Kal-El: “Para o alto e avante!!”

SIGA A GENTE