Início SÉRIE: PELAS PISTAS DO BRASIL PELAS PISTAS DO BRASIL – Circuito dos Cristais – CURVELO/MG

PELAS PISTAS DO BRASIL – Circuito dos Cristais – CURVELO/MG

883

chamada006

E ela voltou!! E voltou em grande estilo!! A serie PELAS PISTAS DO BRASIL, leva vocês até o Circuito dos Cristais em Curvelo Minas Gerais.

A equipe do Tomada de Tempo conversou com a Tec Racing Parques Ltda, a empresa criada pelos três idealizadores do grande projeto e traz a vocês essa grande matéria.

logo

O TDT, ganha a liberdade e honra de fazer parte dos primeiros portais automobilísticos do Brasil a escrever sobre esse que, tem tudo para ser um dos maiores e se não for o melhor e atual autódromo do Brasil, e quem sabe da América do Sul, o incrível Circuito dos Cristais.

Começamos falando sobre Curvelo, Curvelo é uma cidade relativamente pequena (90mil habitantes) com grande parte de sua economia baseada no Turismo e que já tem tradição em grandes festas! Os Curvelanos já estão acostumados a receber grandes públicos (o famoso Forró, Romaria de São Geraldo e tem também um grande encontro de motociclistas MotoShow).

aérea arco iris

É grande a expectativa de desenvolvimento e crescimento da economia na cidade e já estão se movimentando: Construção de hotéis (ainda assim insuficientes) e serviços para receber turistas. O Poder público municipal e estadual tem na medida do possível apoiado o empreendimento.  Fomos muito bem recebidos por todos na cidade e os Curvelanos sentem orgulho de hospedar o 1º autódromo internacional de Minas Gerais, completam os idealizadores.

Ideologia e concepção do projeto:

Os principais autores da ideia e do projeto são três empresários:

  • Alfredo Rodrigues dos Santos, Engenheiro, empresário no segmento de Construção Civil, apaixonado por esporte a motor (principalmente automobilismo). É o projetista de cada m2 do autódromo e principalmente da área de pista.
  • Rafael de Faria Siqueira, Engenheiro, empresário e sócio de Alfredo no segmento de Construção Civil, também apaixonado por esporte a motor (automobilismo) especialista em projetos e custos.
  • Marco Túlio Ferreira dos Santos, Administrador de Empresas e empresário no segmento de Tecnologia da Informação, entusiasta do esporte a motor “Duas Rodas“ e também praticante do esporte amador OFF ROAD

A TecRacing Parques Ltda é uma empresa criada pelos 3 idealistas acima, para hospedar os empreendimentos (Autódromo, Clube, Hotel, Loteamentos e Racing Business) do complexo do Circuito dos Cristais.

O projeto teve a participação ativa do entusiasta Flávio Bergmann que participou na parte de concepção do projeto. Flávio é Jornalista especializado em esporte a motor, Diretor da YSports, agência de marketing com foco e ampla experiência no segmento duas rodas. Atualmente é o Promotor do Campeonato GP Gerais (novo campeonato mineiro de motovelocidade e automobilismo que terá sua 1º etapa em 03/set no Circuito dos Cristais.

A - Set15 aérea geral

Os idealistas discutiam caminhos e ideias para a realização do empreendimento desde 2010, ou seja, não houve um grande evento catalisador da ideia. O projeto foi sendo trabalhado e lapidado durante longos 3 anos, através de várias pesquisas de empreendimentos semelhantes no mundo, estudo de alternativas de áreas. Até que em 2013, após exaustivas visitas às várias cidades (em MG e dentro de um raio de 150km da Capital) para avaliação, identificamos na cidade de Curvelo um local com resultado positivo na matriz de viabilidade técnica e econômica desenvolvida.

Linha do tempo de evolução do projeto:

2010 – 2012: “Sonho, ideia, Vontade de fazer”:

Como todos os mineiros, também reclamávamos: É um “absurdo” MG não ter um autódromo! Mas como fazer para construir? Governo não se interessa! Não vai ajudar! Nós não temos 100 milhões para investir!

2013: “Fé”:

Surge uma chance: Curvelo, mas também um risco: Necessita aquisição antecipada de terras suficientes para comportar o empreendimento, sem garantia de aprovação de licenças ambientais, sem garantia da prevista pavimentação da rodovia LMG 754 (logística de acesso) e sem a certeza da capacidade financeira para concluir o empreendimento! Adquirimos a 1ª. área (compramos a 1ª fazenda com 3 milhões de metros quadrados).

A - Mar16 aérea geral

2013/2014: “Perseverança”:

Licitação para pavimentação da LMG 754 é votada e aprovada. Foi obtido a licença ambiental (SUPRAN) para execução do empreendimento. Muito trabalho de projeto: Estudo e detalhamento de centenas de projetos (discussão sobre cada elemento do empreendimento)

DCIM100MEDIADJI_0030.JPG

Planejamento financeiro: Dimensionamento do investimento inicial (“arrancada inicial”) e desenvolvimento de produtos e negócios no entorno do autódromo para capitalizar o empreendimento

2014/2015: “Mãos à Obra” – Coragem para fazer acontecer:

Autódromo CIRCUITO DOS CRISTAIS: Preparação do terreno, construção da portaria, vias de acesso. Estudos de solo, projeto executivo de terraplanagem, construção das galerias de drenagem, preparação da base da pista, pesquisa e desenvolvimento do composto de asfalto para pista, pavimentação, construção das fundações dos boxes.

logo2

Clube CASA DE PISTA: Elaboração do projeto do clube na forma de associação vinculada ao autódromo, aprovação da licença ambiental, preparação do terreno, acessos e vias internas, Lançamento e início de vendas de quotas do clube em Fev15. (base da ideia: autódromo tem que ter “vida”: movimento constante e deve ser um lugar para a família. Não apenas para pilotos e público assistir corridas).

Loteamento RESERVA DOS CRISTAIS:  Regulamentação e aprovação de área urbana ao lado do autódromo de forma a possibilitar a implantação de um bairro residencial e vários tipos de serviços essenciais que serão requeridos pelo usuários do autódromo (posto de gasolina, lojas de peças, acessórios e oficinas, comércio de bairro, restaurantes e hotéis).

2016: “Controlar a pressão” – Desafio:  

Operar o autódromo, mantendo de forma constante a execução das obras e melhorias. Tendo como prioridade máxima a segurança dos participantes nos eventos, temos desafio permitir atividades na pista (usualmente nos finais de semana) e de forma simultânea continuar obras no autódromo e clube!

[envira-gallery id=”8212″]

Track Days para Associados do clube: 1º foi em 26 de março de 2016 (eventos fechados) – Cursos/Treinos de pilotagem, testes de veículos e eventos corporativos (eventos sem público) – Etapas de campeonatos de Automobilismo, Motovelocidade e Off Road a partir de Set/16. (Abertos ao público) – 20/nov/16: Será a inauguração oficial do Autódromo com 11º e penúltima etapa do maior campeonato de automobilismo brasileiro: STOCK CAR.

teste de Equipes Stock Car e Motovelocidade

2016: Pensar alto e “rápido”:

Homologar o autódromo pelas Confederações de Motociclismo (CBM) e Automobilismo (CBA) brasileiros e também junto aos órgãos internacionais para também receber etapas de campeonatos mundiais.

Tenho a impressão que muitos Brasileiros sentem um grande “vazio” nas manhãs de domingo, quando se lembram dos emocionantes momentos vividos o assistindo os espetáculos de pilotagem proporcionados pelo nosso saudoso e eterno Ayrton Senna! Fazemos parte desse grupo de Brasileiros apaixonados pelo esporte a motor. Mineiros que somos, (pessoas simples e comuns) decidimos parar de reclamar que MG não tem autódromo e fazer algo para tentar preencher esse vazio, criando melhores condições para o desenvolvimento do esporte a motor no estado!

E claro o pessoal competente da Tec Racing não pensou apenas no torcedor que vai até o autodromo ou até mesmos os pilotos e colaboradores das categorias presentes e criou algo novo, o conceito “morar num autódromo”.

A base do conceito é proporcionar à pessoa gosta do esporte a motor, a tranquilidade para vivenciar emoção da velocidade com segurança. Essas pessoas também são:

  • Entusiastas que não tem lugar para usufruírem da potência de seus veículos;
  • Pilotos amadores que querem melhorar sua performance;
  • Novas “promessas” de pilotos para treinarem e se desenvolverem;

Nos explica os idealizadores do mais novo autódromo do Brasil.

Mas… foi quando chegou a dúvida na cabeça de todos, e a família dessas pessoas? Daí surgiu então o conceito CASA DE PISTA!

O CASA DE PISTA, referência que acreditamos ser tendência em outros lugares do pais e claro algo super legal também para nós torcedores.

O Casa de Pista é um clube organizado na forma de condomínio para toda a família passar o final de semana ou até mesmo morar. Um local seguro com toda a infraestrutura de um condomínio residencial e com clube campestre (piscinas, quadras de esportes), vinculado à um complexo esportivo. Ou seja com vários benefícios associados e condições que permita o pai ou mãe pilotar carro ou moto na pista asfaltada ou circuitos off-road, enquanto os filhos também se divertem na piscina do clube ou nas trilhas da mata (traking ou mountain bike) e mais… Durante as corridas, toda a família terá um local exclusivo para assistir corridas ou participar dos track days promovidos pelos associados do clube.

Segurança e infraestrutura:

Segurança é nossa prioridade máxima em todos os sentidos. Nas instalações de boxes, público e principalmente pista. Durante a fase de projetos e obras seguimos todos os critérios e regulamentos definidos pelo Corpo de Bombeiros e pelos órgãos reguladores do esporte a motor, estaduais, nacionais e até internacionais, pois pretendemos hospedar etapas de campeonatos internacionais também.

DCIM100MEDIADJI_0033.JPG

Obviamente durante a realização de eventos serão exigidos alvarás e licenças por parte também dos promotores como todo o aparato de segurança (Ambulâncias, comissários homologados, Fiscais de Pista, Diretor de prova,etc)    Porque Curvelo?

A escolha foi técnica e baseada em uma matriz de viabilidade, considerando o POTENCIAL DA CIDADE/REGIÃO, CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E LOGÍSTICA DE ACESSO.

Porque o Estado Minas Gerais?

Considerado o “berço” do esporte motor OFF ROAD no Brasil é um estado formador de pilotos nas diversas modalidades esporte-motor ON ROAD e OFF ROAD, apesar de não ter autódromo. Está classificado em 2º lugar no ranking nacional usuários de motocicletas, sendo o Brasil o 4º no ranking de produtores mundiais (Frota brasileira de motocicletas é de 13,7 milhões).

Porque o Município de Curvelo?

Cidade localizada a 156 km da capital Belo Horizonte, se caracteriza como um polo de serviços para 70 municípios vizinhos. Com 90 mil habitantes se posiciona no centro geodésico do estado. Eixo rodoviário de 5 rodovias, tem localização privilegiada numa região servida por importantes sistemas rodoviários, onde se destaca a rodovia BR040 que faz a ligação entre Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a BR-135 (trajeto Rio/Bahia) e a BR-259 que dá acesso à cidade histórica Diamantina. Possui reservas minerais de Ardósia, Calcário, Zinco, Cristais e Quartzo. Tem sua economia baseada na agroindústria e serviços. Como parte do Circuito Guimarães Rosa e do Circuito das Grutas tem grande atratividade turística (Romaria de São Geraldo e o maior evento de Forró do estado). Com uma excelente rede viária, é uma cidade com avenidas largas e arborizadas, provida de faculdades, grande rede bancária, batalhão de polícia militar, hospitais bem aparelhados e completa rede de serviços públicos, municipais e estaduais. Com clima tropical de altitude, tem altitude média de 633 metros acima do nível do mar. Temperaturas elevadas e pouca chuva, (precipitação anual é de 1308,3 mm) o que favorece a implantação de um autódromo na região.

Porque o Local do Complexo Esporte Motor?

Estrategicamente localizado na região SUL de Curvelo, às margens da rodovia LMG 754, “nova entrada da cidade”, terá sua distância até a capital mineira facilitada e reduzida em 17km, quando da finalização das obras de pavimentação. O novo trajeto passará pela conhecida Gruta de Maquiné na cidade de Cordisburgo.  O acesso entre o complexo e o centro da cidade de Curvelo também será alterado e reduzido para apenas 3km, através da nova Avenida Brasil, via em construção com 37 metros de largura e infraestrutura urbanística completa. Com área total de 4 milhões de m2, o complexo tem relevo adequado para implantação do complexo esportivo e do empreendimento imobiliário com áreas residenciais e também comerciais nos 1640m que margeiam a rodovia LMG 754.

Aspectos ambientais e parâmetros de viabilidade observados em projetos semelhantes realizados desde o ano 2010, associados a oportunidades de áreas localizadas na região central do estado, determinaram a localização para implantação dos empreendimentos do complexo do CIRCUITO DOS CRISTAIS. A seguir listamos mais alguns elementos que determinaram o desenvolvimento do projeto na região e especificamente no município de Curvelo/MG.

Dimensão, demografia e desenvolvimento social do município: Com área de 3.296,200 km² e 90mil habitantes, Curvelo tem uma população predominantemente jovem e um índice de desenvolvimento humano municipal adequado aos limites parâmetros estabelecidos; Economia regional e cenário político: Com vocação para serviços (65% do PIB municipal), observou-se um potencial para diversificação e crescimento da economia local e facilitadores para implantação do empreendimento. Com 42mil eleitores registrou resultado positivo na avaliação do cenário político dos últimos 12 anos; Custo de aquisição, oportunidade imobiliária e logística de acesso:  Oportunidades para aquisição de áreas com dimensões, relevo e vegetação (bioma Cerrado) adequadas, mostraram-se favoráveis à aquisição através de simulações de valorização em função da implantação do complexo;

Projeto das pistas

A pista foi projetada e construída baseada em extensos estudos realizados pelo Diretor Técnico Alfredo Rodrigues e sua equipe.  Analisando detalhadamente as pistas mais famosas do mundo e ouvindo opiniões de pilotos e demais pessoas ligadas ao esporte a motor, considerando o relevo (pista plana é sem graça) e o menor impacto ambiental possível (Rios e Vegetação), Alfredo desenvolveu a geometria e dimensão das curvas e retas pensado sempre na esportividade, segurança e principalmente em proporcionar ao piloto, o prazer e a emoção da velocidade com segurança!

Público-alvo

No contexto ON ROAD (Pista asfaltada)

Pessoas comuns – amantes da velocidade, durante a realização de eventos (espectadores de corridas) Pilotos profissionais, amadores ou apenas proprietários de veículos esportivos (usuários de pista) Promotores: De campeonatos nacionais e internacionais e de eventos vinculados ao esporte a motor Escolas de Pilotagem e/ou Centros de Treinamentos especializados Corporações: Eventos Promocionais (lançamentos de veículos e equipamentos e testes diversos) Corporações: Eventos institucionais (empresariais e associações)

Respostas se repetem no contexto OFF ROAD (nas pistas, circuitos e trilhas de terra) e acrescenta-se o contexto de BICICLETAS ( mountain bike e de velocidade ).

Área

O complexo todo ocupam uma área de 4 milhões de m2 – entre estrutura/empreendimento.

GALERIA DE FOTOS

[envira-gallery id=”8190″]