Início SÉRIE: PELAS PISTAS DO BRASIL PELAS PISTAS DO BRASIL – Autódromo Internacional Ayrton Senna – Goiânia/GO

PELAS PISTAS DO BRASIL – Autódromo Internacional Ayrton Senna – Goiânia/GO

4028

chamada004

E hoje é o dia de falarmos um pouco do Autódromo Internacional de Goiânia! O palco da velocidade da capital do estado de Goiás foi inaugurado em 28 de julho de 1974. Por lá já passaram eventos importantes, tanto nacionais como internacionais!

Foto: Flickr Oficial do Autódromo de Goiânia
Foto: Flickr Oficial do Autódromo de Goiânia

HISTÓRIA

Infelizmente, apesar de grande esforço de nossa parte, não conseguimos muita informação sobre a sua história! O Autódromo é estatal e pertence ao Estado de Goiás, sob responsabilidade do Conselho Estadual de Esportes (CEDEL). O governante da época de sua inauguração era Leonino di Ramos Caiado.

Já em 1979, apenas cinco anos após sua inauguração, já se inseriu na história do automobilismo brasileiro! Fez parte do 1º calendário da Stock Car Brasil e na etapa goiana o vencedor foi grande Raul Boesel! Apesar de ter ficado 13 anos fora do circuito da categoria, é o 3º circuito que mais corridas da Stock Car recebeu em sua história: 42 – Empatado com Jacarepaguá, que infelizmente não existe mais.

Um grande momento do autódromo foi a disputa entre os motociclistas Eddie Lawson e Kevin Schwantz durante prova do mundial de motovelocidade (250cc e 500cc) em 1988. Mas tivemos provas desta categoria no ano anterior e posterior.

Absurdamente em 2011 alguém teve a “brilhante” ideia de vender o autódromo e construir um outro em Senador Canedo (região metropolitana de Goiânia). Mas, graças algumas situações a ideia não foi para frente. Um dos motivos, felizmente, foi o posicionamento JUSTO e CORRETO da família do doador do lote onde está o circuito, onde ameaçaram reaver o terreno na justiça, uma vez que o contrato de cessão da época previa a OBRIGATORIEDADE de uso do local para Fins Públicos! Idoneidade difícil de encontrar hoje em dia! Outro motivo que impediu a venda foi a própria população alegando que o único motivo da venda seria especulação imobiliária na região. Tais complicadores afastaram os possíveis compradores e toda a genial ideia virou pó!

Assim, em 2012, o governador da época – Marconi Perillo em conjunto com Felipe Massa iniciaram um processo de revitalização! Ainda, no mesmo ano, foi iniciada a construção de um parque anexo ao Autódromo (Parque Marcos Veiga Jardim). As obras foram realizadas pela Agência Goiana de Transportes e Obras (AGETOP) e tinham como finalidade principal transformar o antigo autódromo em um novo e amplo complexo multiesportivo. A primeira etapa foi finalizada e inaugurada em junho de 2014, passando a dispor de modernas estruturas físicas climatizadas e mobiliadas, ambulatório, sistema de iluminação, cronometragem, sinalização de pista com placas de led, sistema de monitoramento gerando maior segurança para a população, novo asfalto para a pista, áreas de escape, guard rails com três lâminas.

Na época foi o vídeo divulgado com o projeto do novo autódromo:

CIRCUITO / PISTA

O circuito de Goiânia é um dos mais velozes do País. Mesclando curvas de alta e baixas velocidades, em algumas modalidades os carros chegam a 240 km/h. Sua pista com extensão de 3.820 metros possui um traçado elogiado por vários pilotos de diversas categorias, em razão dos vários pontos de ultrapassagens, curvas de alta e baixa, o tradicional “S”, além de possuir uma das maiores retas dentre os autódromos do país com extensão de 1.000 metros. São 6 curvas à direita, 4 à esquerda.

Foto: Flickr Oficial do Autódromo de Goiânia
Foto: Flickr Oficial do Autódromo de Goiânia

Com sentido horário e largura de 12 metros, possui 3 traçados possíveis: Misto (3835m de extensão), Anel Externo (2670m) e Curto (1909m).

Traçado: PRINCIPAL - MISTO
Traçado: PRINCIPAL – MISTO
Traçado: ANEL EXTERNO
Traçado: ANEL EXTERNO
Traçado: CURTO
Traçado: CURTO

Assista uma volta VIRTUAL com o piloto Michael Teichmann no simulador e guiando um Stock V8:

ESTRUTURA

Tem capacidade total é para 100 mil pessoas, já inclusas 270 cadeiras na Tribuna Especial, 994 nas arquibancadas cobertas e mais 54 cadeiras no auditório.

Foto: Flickr Oficial do Autódromo de Goiânia
Foto: Flickr Oficial do Autódromo de Goiânia

Conheça a estrutura do autódromo:

  • 38 boxes, sendo 18 com alojamento na parte superior, onde existe um terraço coberto.
  • Paddock com 4,720m² com cobertura asfáltica.
  • Posto de cronometragem com área total de 317,17m² contendo: sala de imprensa, tomada de tempo, posto médico, sala de curativo, sanitário masculino e feminino, sala de som e depósito.
  • Arquibancada coberta com 1,100 cadeiras. Na parte inferior: 08 salas para a administração, oficina, sanitário masculino e feminino, bar e depósito.
  • Bares: há 13 estruturas destinadas para este fim ao redor da pista principal com sanitários masculinos e femininos.
  • Restaurante com terraço coberto, sanitário masculino e feminino, bar, varanda e salas.
  • 4 portões de acesso e bilheteria para entrada de carros, caminhões, motos, ônibus e pedestres.
  • Oficina.
  • Poço artesiano com reservatório subterra com capacidade para armazenamento de 30.000 litros de água.
  • Sistema de iluminação das áreas circundantes à pista principal.

OPINIÃO DE QUEM CONHECE DO ASSUNTO

“Tinha andado aqui há muito tempo atrás, na Fórmula Ford, e agora estou muito feliz de ter visto todas as reformas que foram feitas, mas mantendo o mesmo layout, que foi aquele que sempre deu as características para a pista de Goiânia. Apesar de ter corrido só uma vez aqui no Autódromo de Goiânia, fui campeão Brasileiro de kart em Anápolis. Gosto não apenas do traçado, mas também da cidade. Adoro estar aqui, adoro vir a Goiânia”. – Rubens Barrichello, campeão da Stock Car 2014 e ex-piloto de Fórmula 1.

“A pista está muito boa, fácil de guiar e segura. Eu diria que já é o segundo melhor autódromo do Brasil.” – Ricardo Maurício, campeão da categoria Stock Car de 2008 e 2013.

“O autódromo está muito bom, dou os parabéns a todos, ao governo, especialmente, que colocou o dinheiro para isto acontecer. É a segunda corrida este ano, outras categorias também vão correr aqui, talvez até internacionais cheguem, ficou muito bom, realmente. Espero que seja seguido por outros estados, nós estamos precisando de uma grande reforma nas nossas pistas”. – Sérgio Jimenez

“Foi um dia de muito trabalho, onde todas as equipes começaram do zero, mas gostei bastante das melhorias feitas no circuito, que foi totalmente recapeado. Os boxes são modernos e a pista prazerosa de guiar” – Ricardo Zonta, ex piloto de Fórmula 1, corre na Stock Car, comenta sobre sua primeira corrida em Goiânia.

“Achei o autódromo muito bem cuidado, é melhor e mais seguro do que muitos circuitos em que corri nas categorias de base. Tem um piso muito bom, apesar de uma parte de concreto que muda a aderência dramaticamente em uma das curvas. As áreas de escape dão margem para errar e continuar na corrida, mesmo perdendo posições e aquela primeira curva depois da reta dos boxes é sensacional.” – Nicolas Prost – Piloto francês do Mundial de Endurance e F-E.

“O asfalto está espetacular. Corri aqui praticamente a vida inteira, mas teve um período que já nem conseguia porque a pista não tinha condição. Para quem olha, correr aqui parece muito fácil, mas é uma pista muito manhosa, tem que guiar do jeito que o carro pede, e não do jeito que você quer. Além do mais, ela exige muito do freio, são cinco freadas fortes, o piloto precisa de muita calma para fechar o circuito.” – Ingo Hoffman, ex-piloto de Fórmula 1 e o maior campeão da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car, com doze títulos.

E QUEM CUIDA DE TUDO ISSO?

Atualmente (2016) estes são os responsáveis pela manutenção do Autódromo:

JAYME EDUARDO RINCON – PRESIDÊNCIA – AGETOP (Agência de Transportes e Obras)
ITAMIR CAMPOS ARANTES JÚNIOR – DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA ESPORTIVA E TURÍSTICA
DARTANIAN ADRIANO AGUIAR FLAUSINO – GERÊNCIA DO AUTÓDROMO DE GOIÂNIA
EQUIPE:

Roberto Boettcher, Ivo Honorato, Luiz Carlos Vieira, Dartanian Adriano Aguiar Flausino, Valter Carmo de Almeida, Weverton José Cardoso, José Francisco Braz Muniz, José Oliveira Arantes, Samuel Peregrino, Andrey Polegatti Nogueira de Almeida, Jayme Pinto da Silveira Junior, Cleydon Araújo e Rafael Rosa

Foto: Site Oficial
Foto: Site Oficial

ALGUMAS FOTOS DO AUTÓDROMO

[envira-gallery id=”6230″]

OUTRAS INFORMAÇÕES