Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Rússia (Sochi) – 2021

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Rússia (Sochi) – 2021

9259
Hamilton vence GP da Rússia com final dramático. Foto: Mercedes AMG F1 Twitter
Hamilton vence GP da Rússia com final dramático. Foto: Mercedes AMG F1 Twitter

E tivemos, deste domingo (26/09/2021), o GP da Rússia 2021 da FÓRMULA 1! Graças a um Q3 FORA DO PADRÃO, graças ao clima, ausência de Max na disputa e estratégias das equipes, tivemos na pole position LANDO NORRIS, seguido de SAINZ e sim, sim, sim… RUSSEL no TOP3. Hamilton largou em 4º. Ricciardo e Alonso completando a 3ª fila. Sobre o que aconteceu no treino classificatório, acesse aqui!

Max Verstappen recebeu punição de 3 posições em virtude do acidente com Hamilton na etapa anterior, além claro, da punição de largar no final do grid pelas trocas de partes do motor – largou em último. O mesmo acontece com Leclerc (19º) e Latifi (18º), também em virtude das trocas de motores. Após o treino classificatório, a Mercedes decidiu também trocar o motor de Bottas, que perdeu 15 posições. E para finalizar, Giovinazzi (17º) também perdeu 5 posições pela troca de câmbio! Veja como foi o GRID DE LARGADA completo:

CORRIDA

Largada sem incidentes, Norris largou muito bem, mas em seguida Sainz assumiu a ponta! Péssima largada de Hamilton, fechando a primeira volta em 7º após perder posições para Stroll, Ric e Alonso (mesmo escapando). Leclerc, escalou de 19º para 12º e Max Verstappen saiu de 20º para 17º.

Após as primeiras voltas tínhamos: Sainz com mais de 1 segundo de vantagem, Norris, Russell, Stroll, Ricciardo, Hamilton, Perez, Alonso, Ocon e Kimi (UAU!) no TOP10. Lá atrás, Bottas em 14º e com Max Verstappen logo atrás. E duas voltas depois, SEM DIFICULDADE alguma, Max Verstappen ultrapassou Bottas, assumindo a 14ª colocação.

Volta 10, Sainz ainda liderava mas já com menos de 1 segundo de vantagem para Norris, que definitivamente iniciava a pressão pela 1ª colocação. Em terceiro, mas seis segundos atrás, aparecia ainda Russell! Leclerc ainda na 12ª posição, com Max Verstappen em 13º – após ultrapassar Gasly. E UAU, na volta 11, Leclerc tentou a ultrapassagem para cima de Vettel, mas acabou perdendo a 12ª posição para Max. No mesmo momento, Norris atacava Sainz, mas sem sucesso ainda! Hamiltonm ainda em 6º, mais de 8 segundos atrás desta disputa.

Volta 13 e o primeiro a entrar nos boxes foi Stroll, retornando em 15º. E… e… momento em que NORRIS ultrapassava Sainz! Rapidamente abriu boa distância para o piloto da Ferrari – ao final da volta já com 2 segundos de vantagem.

Na volta seguinte, Max aproximou e ultrapassou Vettel, assumindo a 9ª posição. Volta 15 e vários pilotos realizam suas trocas de pneus, entre eles, Sainz. Com isso, naquele momento, Norris e Ricciardo liderando o GP da Rússia!

Próximos da volta 20 e certamente bem perto da sua parada de box, Max Verstappen começa a VOAR em pista, com volta rápida atrás de volta rápida. Norris seguia na liderança e com quase 10 segundos para Ric, na segunda colocação. Hamilton, apesar de próximo de Ricciardo, não conseguia nem pressionar.

Considerando que Sainz, Russell e Stroll já haviam efetuado suas trocas de pneus, tínhamos na volta 21: Norris, Ricciardo, Hamilton, Perez, Alonso, Max, Leclerc, Gasly e Bottas no TOP10 – todos sem pit-stops ainda. Destaque para a aproximação de Perez para cima de Hamilton, que (a princípio) seguia na estratégia de ultrapassar Ric apenas nas paradas de box.

Volta 23 e foi a vez de Ricciardo entrar nos boxes e com problemas na sua parada, retornando em 14º após perder muito tempo. Quatro voltas depois tivemos as paradas de Hamilton e Max, juntos nos boxes! Retornaram, respectivamente, em 9º e 12º. Max atrás de Ricciardo e Russell.

Volta 29 e o líder – Norris – realizou seu pit-stop, retornando atrás de Perez, Alonso e Leclerc – qua ainda não haviam parado. Hamilton superou Stroll e Ricciardo como esperado. Volta seguinte, sem dificuldade alguma, Hamilton ultrapassou Sainz e curvas depois, ganhava a posição de Gasly também.

Com 32 voltas concluídas, Norris em 4º (mas líder teoricamente) com um pouco mais de 7 segundos à frente de Hamilton. Mais algumas voltas e Norris ultrapassa Leclerc (que ainda não havia parado), assumindo a terceira colocação. Hamilton reduzia para 4.5 segundos a sua desvantagem em relação a Norris.

Volta 37 e finalmente Perez, Alonso, Leclerc e Gio realizaram suas trocas de pneus. E assim, após as paradas de TODOS, tínhamos a seguinte classificação geral:

Norris na liderança, mas Hamilton em segundo e com apenas 1.9 segundos atrás. Sainz assumia a 3ª colocação, com Ricciardo e Perez no TOP5. Max figurava em 7º após perder posição para Alonso em pista!

Faltando 10 voltas, Norris seguia na liderança e conseguindo manter-se a 1.7 segundos à frente de Hamilton. Mais algumas voltas depois e.. e… como previsto, CHUVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Volta 47/53 e Norris escapou, possivelmente em parte já molhada da pista. Mas conseguiu manter-se à frente de Hamilton! Enquanto isso, em uma corrida IMPRESSIONANTE, Perez ultrapassou Sainz, assumindo a 3ª colocação. Momento em que Norris escapou novamente e a chuva apertou! DRAMA, faltando 5 voltas. Mesmo assim, Norris abria mais de 1.7 segundos para Hamilton. Muitos pilotos entrando nos boxes para trocas de pneus (intermediários).

QUE FINAL DE CORRIDA! São Pedro, nós te amamos! UAU! Mas Norris e Hamilton seguiam com pneus slicks, Norris com 2.4 segundos à frente de Hamilton.

Faltando 3 voltas, Hamilton entra nos boxes! Mas o “maluco” de Norris seguiu na pista, desobedecendo a equipe, com 25 segundos à frente de Hamilton. Um show de rodadas de Gasly e Stroll.

Faltando 2 voltas, Norris ainda arriscando em pista com pneus slicks. Que dramático! E… e… a chuva DESABA de vez! Norris escapa, quase bate e LEWIS HAMILTON assumia a liderança da corrida. Norris literalmente deslizando em pista, com Max Verstappen em terceiro.

Última volta e Norris foi obrigado a entrar nos boxes, perdendo posições para Sainz, Ricciardo e Bottas. Que pena, que pena!

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! UAU! UAU! UAU! Deu ele, Lewis Hamilton, alcançando 100 VITÓRIAS e assumindo a liderança do campeonato! Brilharam, mais uma vez, as estrelas de Hamilton e Toto.

Norris até tentou, mas com decisões e decisões nas voltas finais com a chuva, acabou em 7º e com a volta mais rápida. Que pena! Max Verstappen, em um segundo lugar MAIS QUE INCRÍVEL após largar em ÚLTIMO! UAU! E Sainz completando o pódio! Ricciardo e Bottas, que vinha em uma corrida discreta, ainda completou o TOP5. Linda e maravilhosa 6ª colocação de Alonso e claro, um sensacional 7º lugar de Kimi. Perez, que vinha em corrida forte, na chuva despencou para 9º. Russell pontuando mais uma vez com a Williams.

Mas em resumo, QUE CORRIDA, QUE FINAL! Valeu cada segundo! UAU! UAU! Mercedes segue IMPECÁVEL em Sochi, 100% de aproveitamento!

No campeonato agora temos Lewis com 246,5 pontos, seguido de Max com 244,5. Bottas é o terceiro com 151. Classificação COMPLETA aqui!

RESULTADO FINAL
PRÓXIMA ETAPA

E o próximo encontro será entre os dias 08 e 10/10/2021 – GP de Turquia (Istanbul Park). Calendário completo aqui:

Calendário F1 2021 - Tomada de Tempo
Calendário F1 2021 – Tomada de Tempo
SIGA A GENTE