
Confira as principais informações da disputa que prepara pilotos e equipes para as 24 Horas de Le Mans, em uma pista extensa e lendária.
O World Endurance Championship (WEC) está de volta neste final de semana (8, 9 e 10) para realizar as 6 Horas de Spa-Francorchamps, a terceira etapa do calendário 2025 que acontecerá na Bélgica, no circuito localizado na província de Liége.
Spa-Francorchamps integra o itinerário do Mundial de Endurance da FIA desde a temporada de estreia (2012), e segue com mesma duração nominal. Depois da Itália, as 6 Horas de Spa-Francorchamps será a segunda passagem consecutiva da categoria pela Europa, e antecederá as 24 Horas de Le Mans, programada para os dias 14 e 15 de junho.
Segundo a Lista de Inscritos, a etapa belga será a corrida em casa para os pilotos Stoffel Vandoorne (Peugeot TotalEnergies #94/Hypercar), Laurens Vanthoor (Porsche Penske Motorsport #6/Hypercar), Tom Van Rompuy (TF Sport #81/LMGT3), Maxime Martin (Iron Lynx #61/LMGT3) e para as equipes The Bend WRT e WRT de LMGT3.
Abaixo, confira as principais informações sobre a terceira etapa da 13ª campanha do Mundial de Endurance, como as informações sobre o traçado, as expectativas dos pilotos brasileiros na categoria, o Balanço de Performance (BoP) aplicado na Hypercar, as novidades e o que esperar da competição na Bélgica.
Características do circuito
O Circuito de Spa-Francorchamps possui 7,004 km de extensão, 20 curvas (11-D e 9-E), sentido horário e setores predominantes de alta velocidade. As principais características do circuito são a presença de aclives e declives acentuados ao longo da volta e bordas de asfalto com gramado, mas com caixas de brita em certas áreas de escape.
A pista de Spa conta com várias retas, mas a principal e mais longa delas é a Kemmel, a oposta localizada após a icônica sequência Eau Rouge (curvas 3, 4 e 5) no setor inicial. Esse é o principal ponto de ultrapassagem do traçado e a seção que extrai o RPM máximo dos motores e, por isso, os carros passam facilmente dos 300 km/h. Abaixo, confira como é uma volta no traçado belga, através do game/simulador Gran Turismo 7.
Apesar dos desníveis evidentes no circuito, o único ponto cego para os pilotos é na subida íngreme da Eau Rouge, o trecho mais técnico e o mais perigoso de Spa-Francorchamps.
Uma curiosidade importante do traçado é que 58% da volta é feita com o pedal do acelerador no máximo. Isso demonstra como Spa exige bastante dos componentes do motor e, também da transmissão, já que os competidores trocam de marcha, em média, 44 vezes por volta.
Expectativas dos pilotos brasileiros

Augusto Farfus (The Bend WRT LMGT3 #31): Não comentou até o momento.

Eduardo Barrichello (Racing Spirit of Léman #10): “Spa é uma pista especial, para mim, a mais especial do calendário deste ano. Estou muito empolgado por estar aqui, pois é outro circuito em que nunca corri antes, e é super conhecida, principalmente pela sequência Eau Rouge.
“Não tivemos um bom fim de semana em Ímola, mas tivemos um bom potencial e vamos tentar maximizar nosso desempenho para finalizar nos pontos e claro, desfrutar dessa passagem por Spa.”
BOP para a prova (Hypercar)

Alpine (LMDh)
Peso: 1043 kg (+1);
Potência: 520 kW (+1);
Duração de energia: 902 MJ (Megajoules) (-5);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Aston Martin (LMH)
Peso: 1035 kg (-16);
Potência: 520 kW (+15);
Duração de energia: 908 MJ (Megajoules) (+8);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
BMW (LMDh)
Peso: 1049 kg (+7);
Potência: 503 kW (-10);
Duração de energia: 907 MJ (Megajoules) (Nenhuma alteração);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Cadillac (LMDh)
Peso: 1042 kg (+1);
Potência: 501 kW (-9);
Duração de energia: 906 MJ (Megajoules) (-1);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Ferrari (LMH)
Peso: 1057 kg (+12);
Potência: 489 kW (-19);
Duração de energia: 897 MJ (Megajoules) (-3);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.
Peugeot (LMH)
Peso: 1030 kg (Nenhuma alteração);
Potência: 520 kW (Nenhuma alteração);
Duração de energia: 902 MJ (Megajoules) (-1);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.
Porsche (LMDh)
Peso: 1055 kg (+2);
Potência: 494 kW (-9);
Duração de energia: 905 MJ (Megajoules) (+1);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Toyota (LMH)
Peso: 1069 kg (+4);
Potência: 480 kW (-20);
Duração de energia: 905 MJ (Megajoules) (-2);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.
Vencedores da etapa em 2024

Em 2024, a Hertz Team JOTA levou o troféu da vitória na Hypercar, a primeira de uma escuderia privada na classe, com o Porsche 963 #12 de Callum Illot e Will Stevens, após uma estratégia bem sucedida diante de uma bandeira vermelha. O 963 #5 de Matt Campbell, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki, que herdou a P1 após a desclassificação do 499P #50, acabou fora da corrida, por conta de uma forte batida com Michael no volante.
Logo atrás do #12 da JOTA, o 963 #6 da Porsche Penske Motosport, guiado pelo trio Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, recebeu a bandeira quadriculada em segundo, enquanto o 499P #50 da Ferrari AF Corse, com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen a bordo, concluiu na P3.
Na divisão de turismo, LMGT3, a Manthey triunfou em Spa-Francorchamps, em uma dobradinha 1-2 no pódio, com o Porsche 911 #91 administrado por Richard Lietz, Yasser Shahin e Morris Schuring e o 911 da Manthey Purexcing, o #92 de Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler. O Lamborghini Huracán #60 da Iron Lynx, através dos pilotos Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Franck Perera, fechou o top 3 final.
A equipe feminina Iron Dames, que largou na pole com o Huracán #85 das competidoras Sarah Bovy, Rahel Frey e Michelle Gatting, cruzou a linha de chegada na P4 mas sofreu uma penalidade de +5s por um contato com o Manthey #92 e desceu para o quinto lugar.
Novidades
Estreia de Wehrlein

O atual campeão de Fórmula E, Pascal Wehrlein, fará a sua estreia no Campeonato Mundial de Endurance da FIA neste final de semana, pela Porsche Penske Motorsport. A estreia do alemão na classe master de corridas de resistência foi antecipada, já que a escuderia havia anunciado recentemente que o alemão correria pela equipe de fábrica apenas nas 24 Horas de Le Mans, ao lado de Nick Tandy e Felipe Nasr.
Por conta de um conflito de calendário do WEC com o IMSA, Mathieu Jaminet e Matt Campbell ficaram indisponíveis, o que levou a fabricante com sede em Stuttgart a não só tomar a decisão de incluir Pascal no Entry List da terceira etapa do FIA WEC, como trazer de volta o suíço Nico Müller, ex-Peugeot. Assim, Wehrlein se unirá a Kévin Estre e Laurens Vanthoor no 963 #6, enquanto Müller dividirá o 963 #5 com Julien Andlauer e Michael Christensen.
BMW com duplas em vez de trios

Devido a ausência de Sheldon Van der Linde e Dries Vanthoor, que competirão na principal categoria americana de corridas de resistência, IMSA, a BMW M WRT de Hypercar correrá com dois pilotos em cada carro neste fim de semana em Spa.
No V8 Hybrid #15, estarão Kevin Magnussen e Raffaele Marciello, enquanto Robin Frijns e René Rast dividirão o V8 #20. Vale mencionar que a Aston Martin THOR também corre com duplas, e o faz desde a etapa de abertura da temporada, no Catar.
Exposição de hipercarros conceito movidos a hidrogênio

Com o intuito de promover o hidrogênio como combustível futuro nas 24 Horas de Le Mans e na temporada 2028 do FIA WEC, através da iniciativa Mission H24, a área pública dos fãs contará com uma série de eventos voltados a carros conceitos movidos a H2.
Um espaço dedicado ao tema será instalado na Fan Zone, além de um posto móvel de hidrogênio da TotalEnergies para reabastecer o Alpine Alpenglow e o Toyota Gazoo Racing Yaris H2 Concept, conceitos apresentados há alguns meses atrás pelas duas montadoras participantes do Mundial de Endurance.
Os dois hipercarros realizarão demonstrações de zero emissão de CO2, na sexta-feira e no sábado (9 e 10), antes de serem colocados em exposição para público.
Estreia de Nakayama na Akkodis ASP de LMGT3
Ainda em recuperação do acidente de mountain bike que sofreu em março, Ben Barnicoat estará ausente das atividades de pista mais uma vez, e será substituído por Yuichi Nakayama. O estreante japonês guiará o Lexus RC F #78 da equipe Akkodis ASP ao lado do francês Arnold Robin e do alemão Finn Gehrsitz.
O automobilista natural do Japão compete atualmente na Super GT, na Super Taikyu (divisão de resistência japonesa) e no GT World Challenge Europe, e participou de testes preparatórios no RC F #78 da escuderia francesa há algumas semanas atrás.
O que esperar

As corridas em Spa-Francorchamps costumam ser cheias de ação, com várias ultrapassagens, brigas por posição e trocas de liderança frequentes, devido à natureza de alta velocidade do clássico circuito belga. As interrupções da prova por conta de incidentes é outro fator que costuma marcar presença em Spa, seja por bandeiras amarelas, Safety Car ou bandeira vermelha, que integraram as mais recentes edições da disputa.
Até agora, a Ferrari AF Corse segue invicta na Hypercar, ao vencer a abertura da temporada no Catar e a sua corrida em casa, no circuito de Ímola, onde nem o BoP segurou o segundo triunfo consecutivo da equipe de fábrica italiana. Neste domingo, a Ferrari tem a chance de conquistar sua terceira vitória seguida na categoria principal nesta temporada, um feito que só a Toyota realizou nos últimos anos, mas o Balanço de Performance está mais rígido para a equipe de Maranello.
Isso significa que não será fácil para a Ferrari AF Corse subir no ponto mais alto do pódio na Bélgica, principalmente com a evolução da BMW M WRT e a experiência da Toyota Gazoo Racing. No momento, a Ferrari lidera o Campeonato de Fabricantes com uma vantagem de 29 pontos sobre a BMW, ocupante da P2 na tabela, com a Toyota 39 pontos atrás, classificada em terceiro lugar.
LMGT3
Líder na classificação geral de equipes da LMGT3, a TF Sport segue com um melhor aproveitamento da rodada 2025, com uma vitória e uma finalização dupla na zona de pontuação. A escuderia que utiliza Corvettes Z06.R está 11 pontos à frente em relação a ocupante do segundo lugar no campeonato, Akkodis ASP, enquanto a McLaren #59 da United Autosports se encontra na P3.
Ano passado, a United Autosports se saiu melhor em Spa, ao terminar na P4 com o 720S #59, enquanto a TF Sport concluiu a competição pré-24 Horas de Le Mans fora do top 10 e a Akkodis pontuou com apenas um carro, na P10. Entre as escuderias mencionadas, a equipe sob as cores laranja e preto é uma das favoritas à P1 neste fim de semana.
A vencedora mais recente na divisão LMGT3 neste ano, Manthey 1st Phorm, buscará se aproximar ainda mais do grupo de dianteira, já que está classificada em quarto lugar no Campeonato de Equips da LMGT3. O otimismo da Manthey está em dia, ao vencer em Ímola e garantir uma dobradinha master na prova de 6 Horas da campanha 2024. Por isso, a escuderia alemã é a principal favorita à vitória em território europeu, ao lado da TF Sport, que pode se redimir, e da United Autosports.
Para as donas da casa WRT e The Bend WRT, o objetivo principal para as 6 Horas de Spa-Francorchamps será ver os dois BMWs M4 Evo cruzarem a linha de chegada, o que não aconteceu em 2024, por se envolverem em incidentes que forçaram o abandono da escuderia belga diante de sua torcida local.
Top 3 do Campeonato de Pilotos da Hypercar:
1 – Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi, James Calado (Ferrari AF Corse #51) – 50 pts
2 – Philip Hanson, Robert Kubica e Yifei Ye (AF Corse #83) – 39 pts
3 – Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse #50) – 38 pts
Top 3 do Campeonato de Fabricantes da Hypercar:
1 – Ferrari – 92 pts
2 – BMW – 63 pts
3 – Toyota – 53 pts
Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar:
1 – AF Corse #83 – 63 pts
2 – Proton Competition #99 – 45 pts
Top 3 do Campeonato de Pilotos da LMGT3:
1 – Daniel Juncadella, Ben Keating e Jonny Edgar (TF Sport #33) – 44 pts
2 – Arnold Robin e Finn Gehrsitz (Akkodis ASP #78) – 33 pts
3 – Grégoire Saucy, James Cottingham e Sébastien Baud (United Autosports #59) – 27 pts
Top 3 do Campeonato de Equipes da LMGT3:
1 – TF Sport #33 – 44 pts
2 – Akkodis ASP #78 – 33 pts
3 – United Autosports #59 – 27 pts
Transmissão
As 6 Horas de Spa-Francorchamps acontecerá no domingo, às 9h (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo pelo BandSports, Bandplay, no canal do YouTube Esporte na Band (além do site band.com.br) e no canal do YouTube do Grande Prêmio.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo