Início Destaque FÓRMULA 1 – Vitória de Verstappen e outros destaques do GP do...

FÓRMULA 1 – Vitória de Verstappen e outros destaques do GP do Japão – 2024

477
(Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Quarta etapa da temporada resultou em dobradinha da Red Bull, uma excelente corrida de Alonso e em pesadelo para Ricciardo e Albon.

A Fórmula 1 realizou hoje (07) o Grande Prêmio do Japão, a quarta etapa da temporada, no Circuito Internacional de Suzuka. O vencedor foi o pole sitter, Max Verstappen, seguido do parceiro de equipe, Sergio Perez, e de Carlos Sainz. O ponto extra da volta mais rápida ficou com Verstappen, e o Piloto do Dia, eleito na votação oficial da F1, foi Charles Leclerc.

Leclerc fez uma boa corrida em território japonês, ao largar em oitavo, chegar a liderar a disputa e finalizar na quarta posição, logo atrás do companheiro na Ferrari, Sainz. Para a Ferrari, o GP em Suzuka foi positivo, mas bem diferente da etapa anterior, quando os dois pilotos da Ferrari subiram aos lugares mais altos do pódio.

A salvação da McLaren desta vez foi Lando Norris: o britânico garantiu a P5 para a escuderia conterrânea, após sair da P3 e se manter entre os cinco primeiros colocados. No outro carro, Oscar Piastri também marcou pontos, ao concluir a prova em oitavo. Com o resultado, a McLaren foi a terceira melhor equipe no Japão.

Na Aston Martin, foi um GP parcialmente satisfatório, com a finalização de Fernando Alonso como o ponto alto. O espanhol viu as luzes se apagarem da P5, manteve o ritmo, cruzou a linha de chegada na P6, e conquistou pontos preciosos para a equipe. No outro carro, Lance Stroll ficou bem atrás do parceiro, ao terminar a competição na P12, sem pontuar. Graças a Alonso, a Aston Martin está apenas um ponto atrás da Mercedes na tabela de construtores.

A Mercedes apresentou um bom ritmo na corrida, mas com um dos pilotos. Como o mais rápido da dupla, George Russell passou pela bandeira quadriculada em sétimo lugar, após largar em nono. Enquanto isso, Lewis Hamilton, que saiu da P7, não teve uma boa performance em Suzuka; apenas caiu de posição e concluiu na P9. No geral, o final de semana para a equipe alemã foi decente, com os dois carros no top 10.

Na Visa Cash App RB, o grande destaque foi o dono da casa, Yuki Tsunoda. O piloto de 23 anos quebrou uma série de etapas em seu país de origem sem marcar pontos, ao terminar a disputa em décimo. Vale lembrar que Tsunoda se tornou o primeiro japonês a pontuar na etapa asiática desde Kamui Kobayashi em 2012. Sem dúvidas, essa foi uma ótima corrida para Yuki.

Por outro lado, o GP do Japão foi mais um pesadelo para Daniel Ricciardo: o australiano, que viu o apagar das luzes da P11, abandonou a prova alguns metros após a largada, ao receber um toque durante a curva 3 que estourou o pneu traseiro direito de seu carro, girar e bater no muro. Em um contraste doloroso em relação a Tsunoda, Ricciardo encerra o quarto fim de semana consecutivo da temporada sem pontuar.

Desta vez, a Haas, Stake Kick Sauber, Williams Racing e Alpine fizeram uma prova ruim em Suzuka, com as quatro escuderias fora do top 10 final. Entre elas, a Sauber e a Williams terminaram a prova com apenas um carro: Guanyu Zhou sofreu problemas na transmissão de seu C44 e abandonou, enquanto Alex Albon se envolveu no incidente com Ricciardo, que o fez seguir direto para o muro e bater forte o FW46.

O abandono de Albon foi um mais pesadelo para a Williams, que sofre com o acerto do carro desde a etapa anterior, na Austrália, com a confiança dos pilotos abalada diante de várias batidas em apenas dois finais de semana.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 77 pts

2 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 64 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari) – 59 pts

4 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari) – 55 pts

5 – Lando Norris #4 (McLaren) – 37 pts

6 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 32 pts

7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 24 pts

8 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 24 pts

9 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 10 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 9 pts

Top 10 do campeonato de construtores:

1 – Red Bull Racing – 141 pts

2 – Scuderia Ferrari – 120 pts

3 – McLaren – 69 pts

4 – Mercedes-AMG F1 – 34 pts

5 – Aston Martin Aramco – 33 pts

6 – Visa Cash App RB – 7 pts

7 – Haas F1 Team – 4 pts

8 – Williams Racing – 0 pts

9 – Stake Kick Sauber – 0 pts

10 – Alpine F1 Team – 0 pts

A próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da China, no dia 21 de abril.