Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Bélgica – 2023

435
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida no circuito mais longo do calendário.

A Fórmula 1 retorna às pistas nesse fim de semana (28 a 30) para realizar o Grande Prêmio da Bélgica, a décima segunda etapa do calendário deste ano que acontecerá no complexo e icônico Circuito de Spa-Francorchamps, localizado na província de Liége, região leste do país europeu.

De forma inédita, a etapa belga não ocorrerá depois das férias de verão, mas será a última prova antes da pausa do campeonato e encerrará a primeira metade da campanha 2023. Além disso, será a primeira vez que Spa receberá um final de semana com Sprint desde a estreia do formato em 2021.

Todos os envolvidos na Fórmula 1 terão, a partir da próxima segunda-feira (31), três semanas para descansar e passar esse período com familiares e amigos, antes da retomada da temporada com o GP da Holanda, no Circuito de Zandvoort.

Max Verstappen (Foto: Francois Nel/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Essa será uma de duas corridas em casa consecutivas para o piloto belga-holandês, Max Verstappen. Além de correr diante de sua torcida conterrânea na Bélgica, o atual bicampeão também fará o mesmo em Zandvoort, na retomada da temporada.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP belga, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades para a etapa, as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias de competição.

Oracle Red Bull Racing (452 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: Não comentou.

Sergio Perez #11: Não comentou.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (223 pts)
(Foto: Jiri Krenek/Mercedes-Benz Grand Prix)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Spa-Francorchamps é um local clássico e um verdadeiro desafio tanto para os carros quanto para os pilotos, especialmente no formato Sprint com tempo de treino tão limitado em uma volta longa e desafiadora.

“Traremos atualizações neste fim de semana como parte do nosso programa de desenvolvimento. Esperamos que este seja outro pequeno passo para melhorar o W14 . Como vimos em muitas corridas este ano, é difícil prever onde estaremos em relação aos nossos concorrentes.

Onde quer que o verdadeiro ritmo do nosso carro esteja aqui na Bélgica, queremos maximizar o resultado nesta corrida final antes das férias de verão.”

Aston Martin Aramco Cognizant (184 pts)
(Foto: Steven Tee/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18:Spa-Francorchamps é um circuito muito diferente de Hungaroring, com várias retas longas e curvas de alta velocidade. Essas características não são particularmente adequadas para o AMR23, então acho que vamos administrar nossas expectativas neste fim de semana. Dito isso, o objetivo continua o mesmo: entregar o melhor resultado possível para a equipe.”

Fernando Alonso #14:Não tivemos um fim de semana fácil em Budapeste e a P9 foi o máximo que conseguimos, com três pontos no total conquistados pela equipe. A Bélgica é o próximo destino e tivemos alguns dias para analisar tudo da Hungria. É um desafio muito diferente aqui com a natureza de alta velocidade deste circuito e sempre gostei de correr em Spa.

Este é um desafio que estamos ansiosos para enfrentar e esperamos poder nos recuperar da Hungria com um forte resultado. É mais um fim de semana de Sprint aqui, então só temos uma sessão de treinos antes da qualificação para otimizar tudo, o que é um teste para todas as equipes. Estou ansioso para voltar ao cockpit do AMR23 logo após Budapeste.”

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (167 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: “Fiquei muito feliz com meu ritmo no primeiro stint do GP da Hungria, já que estávamos administrando as coisas muito bem e acompanhando os carros à frente. Depois perdemos tempo no primeiro pit stop, o que nos deixou com o pé atrás e tive que lutar para recuperar algumas posições.

“A penalidade que recebemos após a segunda parada foi outra coisa que tornou as coisas mais difíceis, então, no geral, não foi um grande dia. Apesar do que houve na semana passada, estou ansioso pela etapa em Spa e espero que possamos terminar a primeira metade da temporada em alta aqui.”

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): Nas duas últimas corridas, não conseguimos aproveitar ao máximo o potencial do SF-23 porque adotamos uma abordagem muito cautelosa, além de cometer alguns erros. Portanto, nosso objetivo para o Grande Prêmio da Bélgica, em um dos grandes circuitos da Fórmula 1, é voltar ao caminho que iniciamos no Canadá.

“Charles e Carlos são dois dos melhores pilotos do grid, mas temos que dar a eles as ferramentas certas para expressar seu talento. Atrás da Red Bull, tudo é extremamente próximo, com cinco equipes lutando até os milésimos mais próximos em todas as corridas.

“Sabemos quais são as nossas fraquezas técnicas e os nossos rivais também não estão perdendo tempo. Por isso, na Bélgica e no restante da temporada, devemos aplicar a concentração máxima e estar dispostos a correr riscos.”

McLaren (87 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “Estou ansioso para correr em Spa, pois é uma das minhas pistas favoritas e deve ser um bom circuito para nós. Claro, pode ser desafiador dependendo das condições, mas faremos o nosso melhor para terminar a primeira metade da temporada em uma posição forte.”

Oscar Piastri #81:É sempre bom correr em Spa-Francorchamps: é uma pista muito boa e também gosto dos fins de semana com Sprint Race. O carro tem sido bom para nós nas duas últimas corridas, o que é positivo, mas há muito o que aprender neste fim de semana.

Eu estava de volta ao simulador no MTC [McLaren Technology Centre] esta semana para garantir que extraíssemos todos os dados necessários para o GP. Espero que tenhamos outro bom fim de semana antes das férias de verão.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Outro fim de semana forte de ambos os pilotos na Hungria e mais um ponto de dados para nos ajudar a analisar os pontos fortes e fracos do carro. Embora possamos estar mais otimistas com o restante da temporada, sabemos que as outras equipes não ficarão paradas.

Nossos planos e ambições permanecem os mesmos, continuamos avançando com o desenvolvimento do MCL60 este ano e, finalmente, pretendemos estar em posição de alcançar vitórias em um futuro próximo.

Enquanto isso, antes da paralisação de verão, vamos para a Bélgica. Spa é outro circuito popular entre os pilotos. Tem uma boa mistura de longas retas e curvas em todas as velocidades e pode ser ainda mais desafiador se afetado pelo clima.

Esse também um fim de semana de Sprint, o que aumenta o desafio e as oportunidades. Como sempre, nossa equipe, juntamente com nossos pilotos, continuam focados na tarefa em mãos e estão prontos para dar tudo de si.”

BWT Alpine (47 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31: “Foi muito frustrante para toda a equipe ter um abandono duplo no domingo, especialmente tão cedo na corrida. Não havia muito que Pierre ou eu pudéssemos fazer e não temos escolha a não ser seguir em frente e nos concentrar neste fim de semana, onde esperamos nos recuperar rapidamente.

Apesar do impacto significativo do último domingo, me sinto fisicamente bem e muito motivado para correr na Bélgica. Dado o formato Sprint deste fim de semana, temos a chance de somar pontos no sábado e no domingo, então faremos tudo o que pudermos para maximizar nossas oportunidades.”

Pierre Gasly #10:Como equipe, é importante ficarmos juntos, manter a cabeça baixa e continuar trabalhando duro para trazer melhores resultados. Temos uma atualização neste fim de semana e esperamos que tudo corra conforme o planejado e traga algum desempenho adicional para o carro, algo que precisamos agora.

Estaremos em outro fim de semana Sprint, que traz mais oportunidades para marcar pontos. Vamos buscar uma sessão de treinos sólida antes de irmos para a qualificação ainda na sexta-feira. Estou com foco total em ter um bom resultado no fim de semana antes das férias de verão.”

Otmar Szafnauer (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (11 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Chegando a Spa, é um ótimo circuito e um dos meus favoritos para visitar. Obviamente, é uma pista que deve ser um pouco mais adequada para nós do que a da Hungria, mas todos estamos trazendo atualizações neste fim de semana.

“Estamos em um período em que é difícil saber onde você está em termos de ritmo em relação aos concorrentes. Ano passado, marcamos um ponto aqui, então acho que teremos uma boa chance de ir bem, embora estejamos atentos ao clima.”

Logan Sargeant #2: “Considerando que o Hungaroring era uma pista que não esperávamos ser adequada para nós, fiquei muito feliz com o ritmo que tivemos. Isso deve nos motivar para correr em Spa-Francorchamps.

Temos um carro que deve estar em uma posição melhor em uma pista que é mais adequada para nós. Estou animado e a equipe também, por isso devemos ter um bom fim de semana. Espero que possamos sair com um resultado forte antes das férias de verão.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (11 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Spa é uma daquelas pistas que parece ter sido feita para a Fórmula 1; é uma das favoritas do calendário e um traçado histórico que é muito rápido, agradável e tem algumas curvas lendárias. Em termos de preparação, não é diferente de nenhuma outra pista, apenas uma que você espera um pouco mais.

O fim de semana Sprint é um pouco diferente porque só tem um treino e logo depois a qualificação, então não dá para mudar o acerto. Isso significa que há muito menos foco na configuração pois são condições de parque fechado basicamente durante todo o fim de semana. Acho que é um formato mais divertido, com mais ação e você está sob uma pressão maior.”

Estou ansioso pelas férias de verão para passar mais tempo com a família e recarregar as baterias para a segunda metade da temporada.”

Nico Hulkenberg #27:Spa é uma das grandes e icônicas pistas com um ótimo traçado integrado à natureza, com todas as grandes mudanças de elevação. Tem um bom fluxo, como uma sensação de montanha-russa, e pessoalmente gosto muito de lá. Este ano, pela primeira vez, é antes das férias de verão e não depois, então veremos como isso muda as coisas em termos de condições climáticas.

Apenas um Treino Livre em vez de três é muito pouco e isso só torna as coisas mais complicadas e difíceis para ser honesto, pois você tem menos coisas para tentar e testar. É importante ter uma boa configuração inicial, mas fora isso a abordagem é praticamente a mesma.

Precisamos maximizar nosso tempo, fazer algumas corridas de qualidade e, como piloto, ficar confiante com o carro e entrar em um lugar feliz o máximo que puder em uma hora. Estou ansioso para ter um pouco de folga, equilibrado entre as férias, relaxando e se preparando para a segunda parte da temporada.”

Guenther Steiner (chefe de equipe):Tivemos um bom começo de temporada novamente, mas caímos um pouco porque não tiramos tanto proveito do nosso carro em comparação com outras equipes. O lado positivo é que agora temos Nico na equipe, o que tem sido uma grande ajuda para obter todo o desempenho e ele está trabalhando muito para manter a equipe motivada.

Há muitas outras coisas que são positivas, como nossos pit stops. Estamos bastante sólidos neste momento, dedos cruzados para que continue assim, mas não podemos realmente mostrar o que podemos fazer porque, não diria a falta de ritmo de corrida, mas com a degradação dos pneus na corrida, a coisa mais importante que não levamos para casa são os pontos.

Pessoalmente irei passar alguns dias das férias de verão na praia com minha família e o resto do tempo passarei apenas com minha família, pois é a melhor maneira de descansar e recarregar as energias.”

Alfa Romeo Stake (9 pts)
(Foto: XPB/James Moy Photography Ltd/Sauber Group Media Hub)

Valtteri Bottas #77:Correr em Spa sempre foi divertido para mim e já subi ao pódio três vezes aqui. É um ótimo lugar para encerrar a primeira parte da temporada e, com sorte, virar a página do último domingo. Definitivamente, esperávamos mais de Budapeste, especialmente levando em consideração o sólido desempenho que tivemos na classificação.

Como positivo, recebemos a confirmação de que o ajuste que foi feito desde que trouxemos o novo pacote aerodinâmico está funcionando, e estou ansioso para voltar à pista para liberar mais potencial do nosso carro.

De fato, queríamos mais dessas onze primeiras corridas, mas estamos apenas na metade do campeonato e tudo ainda pode virar a nosso favor. Vimos no passado como as corridas na Bélgica podem ser imprevisíveis e, além disso, este será um fim de semana de Sprint.”

Guanyu Zhou #24: “A Hungria não correu como esperávamos, pois um problema infeliz com a estratégia do sistema de travagem durante a largada comprometeu a minha corrida, me jogando para o fundo do pelotão, e ao Valtteri também. Ainda assim, isso ficou para trás e usamos os poucos dias entre as duas corridas para analisar adequadamente o que aconteceu.

Spa-Francorchamps costuma marcar o início da segunda metade da temporada, mas desta vez será a última corrida antes do verão. Foi uma primeira parte difícil para nossa equipe, na qual certamente tínhamos expectativas mais altas. Ainda assim, há muitas oportunidades para nos colocarmos de volta onde pertencemos, começando nesta corrida na Bélgica.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Vamos para a Bélgica, no histórico Circuito de Spa-Francorchamps, para a última etapa antes que a Fórmula 1 entre nas férias de verão. Não há como negar que esperávamos mais da campanha de 2023, mas ainda faltam várias corridas antes da bandeira quadriculada em Abu Dhabi, e estamos determinados a dar tudo de nós para virar a maré, a partir deste fim de semana.

A corrida de domingo em Budapeste foi desafiadora, pois não conseguimos converter nossas fortes posições iniciais em pontos duplos; no entanto, a equipe tem trabalhado para analisar o que deu errado, a fim de evitar repetições no futuro.

Nosso objetivo em Spa é manter o sólido desempenho mostrado na última qualificação, para voltar entre os dez primeiros e terminar a primeira metade da temporada em alta. Por ser um evento Sprint, precisaremos, a partir de sexta-feira, aproveitar ao máximo qualquer oportunidade que possamos ter.”

Scuderia AlphaTauri (2 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:Gosto muito de Spa e, com o carro que temos agora, o principal desafio será encontrar um acerto que nos dê o máximo de velocidade em reta possível e o máximo de downforce para as curvas rápidas.

Temos um fim de semana de Sprint pela frente, mas estou ansioso porque adoro a classificação em uma pista fantástica como essa. Cada local de provas parece diferente na qualificação e Spa é como andar em uma montanha-russa a toda velocidade.

Depois do Grande Prêmio da Bélgica, chegam as férias de verão, que são importantes para todos da equipe que trabalham bastante. Também será uma oportunidade para descansarmos e voltarmos mais fortes para as últimas dez corridas do ano.”

Daniel Ricciardo #3:Estou feliz por voltar a correr imediatamente em Spa. Acho que o GP da Hungria foi um bom começo e estou ansioso para voltar ao carro depois de alguns dias. Isso deve acelerar meu processo de aprendizado e aperfeiçoamento. Este é o plano.

Acho que Spa-Francorchamps é sempre um grande desafio: o circuito é um dos mais bonitos e o tempo é sempre uma incógnita, mas vou enfrentar o fim de semana com confiança, visto como as coisas correram na Hungria. Quero ser otimista, mas também tenho que manter os pés no chão, porque ainda há muito o que melhorar.

Teremos o formato Sprint, então tudo será bastante exigente: teremos apenas uma sessão de treinos livres e depois iremos direto para a qualificação para domingo. Pretendo fazer muitas voltas, me divertir e tentar chegar aos pontos na corrida principal.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP

Final de semana com Sprint

(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

O GP da Bélgica será o terceiro evento Sprint da temporada, depois das etapas no Azerbaijão e na Áustria. Dessa forma, na sexta-feira acontecerá o Treno Livre e, mais tarde, a qualificação tradicional (Q3, Q2 e Q1), esta que definirá o grid de domingo.

No sábado, ocorrerá a Sprint Shootout, a qualificação que decidirá a ordem do grid de largada para a corrida curta de 100.000 km, esta que acontecerá pouco menos de quatro horas depois do segundo classificatório do final de semana.

Vale lembrar que o piloto que conquista a Pole Position para a Sprint Race, recebe 3 pontos, e os ocupantes das oito primeiras posições ao final da corrida curta de sábado, pontuam (8 pontos para o vencedor e 1 para o 8° lugar.

Alfa Romeo com pintura especial

(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

A equipe Alfa Romeo apresentou um layout de pintura que utilizará nos carros de Valtteri Bottas e de Guanyu Zhou durante o final de semana do GP da Bélgica. O design alternativo foi feito em homenagem à uma das novas patrocinadoras da escuderia, Kick Streaming.

Além do vermelho e preto tradicionais da equipe, os C43 da dupla de pilotos titulares terão detalhes em verde neon nas calotas das rodas e o nome da apoiadora espalhado em vários lugares do chassi, como nos endplates da asa frontal e na asa traseira.

Detalhes do circuito
Circuito de Spa-Francorchamps (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Spa-Francorchamps é o mais longo do calendário. Possui 7.004 km de extensão, 19 curvas (9-D e 10-E), recebe GPs de Fórmula 1 desde 1950 e a corrida terá um total de 44 voltas. O recorde de volta mais rápida nesse traçado pertence a Valtteri Bottas, que cravou 1:46.286 na temporada 2018, pela Mercedes.

A pista é caracterizada por possuir mudanças acentuadas de elevação e trechos predominantes de alta velocidade, que são seguidas de curvas de média e baixa velocidade, que geram frenagens fortes durante a volta. Confira abaixo como é uma volta no traçado belga, através do simulador/game F1 22.

Um trecho desafiador para os pilotos quanto ao gerenciamento de pneus é a curva 8, que é precedida por uma reta e se apresenta em declive, por isso, encontrar o acerto correto de balanceamento dos freios dianteiros é crucial, para evitar travamento das rodas nessa parte.

O principal ponto de ultrapassagem em Spa é a longa reta oposta, logo depois da seção Eau Rouge-Raidillon, onde é localizada uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado.

Para este ano, a FIA adiantou a segunda zona de detecção do DRS em Spa-Francorchamps para antes da curva 18, possivelmente para aumentar as ultrapassagens durante as duas corridas do final de semana.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Assim como no GP da Bélgica de 2022, as equipes terão o C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo médio e C4 como P Zero Vermelho macio.

Ao lado de Silverstone e Suzuka, Spa-Francorchamps é um circuito onde os pneus são submetidos a forças consideráveis. A parte mais desafiadora para os compostos é o trecho Eau Rouge, seguida pela subida até a Raidillon; uma curva à esquerda de alta velocidade seguida por outra curva de mesma natureza.

No ano passado, quase todas as equipes optaram por uma estratégia de duas paradas, usando os três compostos. Max Verstappen, da Red Bull, alinhou em 14º no grid após uma penalidade, mas venceu a corrida depois de largar com pneus macios e completar dois stints de médio.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Dan Mullan/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 15°C e Máxima de 20°C. Tempo fechado, com 68% de chances de chuva.

Sábado:

Mínima 11°C e Máxima 20°C. Tempo nublado, com chuva forte a qualquer hora (56% de possibilidade).

Domingo:

Mínima de 11°C e Máxima de 18°C. Céu fechado com chuva fraca a qualquer hora (54% de chance).

Fonte: www.bbc.com/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!