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FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Londres – 2023

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(Foto: Sam Bloxham)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito, as novidades para a etapa, e o que esperar da grande decisão da temporada 9.

A Fórmula E retorna nesse fim de semana (29 e 30) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Londres, as etapas 15 e 16 que decidirão os campeões da campanha 2022/2023 da série elétrica. A final da nona temporada da F-E acontecerá no ExCel London, circuito montado na zona portuária ao leste da capital da Inglaterra.

O E-Prix britânico sempre contou com duas disputas, uma no sábado e outra no domingo, e estreou na rodada inaugural da categoria, em 2014/2015. Em seguida, ocorreu nas temporadas 2015/2016 (segundo e último período nos arredores do Parque BatterSea), 2020/2021 e no ano passado (2021/2022).

Essa será a corrida em casa para as equipes Envision Racing, Jaguar TCS Racing, NEOM McLaren e para os pilotos Jake Dennis, Sam Bird, Jake Hughes, Dan Ticktum e Oliver Rowland. Importante mencionar que esse final de semana será a primeira vez que Londres receberá uma final da Fórmula E.

Dentre as escuderias e automobilistas mencionados, a Envision e Dennis lideram os respectivos campeonatos e possuem a grande chance de se tornarem campeões em casa.

Layout do circuito inglês
Circuito ExCel (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O Circuito ExCeL fica em Newham, distrito de Londres, e circula o Centro de Exposições da cidade. O layout da pista sofreu uma pequena modificação do ano passado pra cá: as antigas curvas 17 e 19 foram excluídas e o trecho sinuoso deu lugar a duas pequenas retas, o que tornou o local de provas mas rápido.

Com as alterações, o traçado agora conta com apenas 2.086 km de extensão e 20 curvas (8-D e 12-E). Além disso, a corrida terá 36 voltas no sábado e 34 no domingo, o equivalente a uma distância de 75.096 e 70.924 km, de modo respectivo.

O circuito britânico tem como características principais leves mudanças de elevação, oferecer diferentes tipos de pavimento durante a volta (asfalto macio no início e abrasivo no final) e predominância de setores de média a alta velocidade. Uma curiosidade interessante sobre o ExCel London é o fato de ser a única pista indoor e outdoor do automobilismo mundial.

O Modo Ataque estará, como de costume, na parte de fora da curva 16, e o lugar mais vantajoso para ativar os 35 kW de potência extra é nas duas principais retas do circuito: a dos boxes e a oposta.

As mudanças no ExCel para este ano afetarão o gerenciamento de energia por parte das equipes, que precisam desenvolver estratégias ainda mais eficientes com foco em economia.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi (Foto: Lou Johnson/Spacesuit Media)

Lucas Di Grassi #11 (Mahindra Racing): Londres é um circuito muito particular, mas um lugar onde sempre fui bem. Por isso vamos tentar fechar essa temporada ano da melhor maneira possível, tentando novos pontos para a equipe.

Ter sido o último a vencer em Londres aumenta a minha confiança, mas neste ano temos uma tarefa diferente. Precisamos tirar o melhor do nosso pacote e torcer para uma dinâmica de prova que nos favoreça.

O objetivo são os pontos, como nas últimas etapas, para injetar ânimo no time depois de uma temporada de aprendizado bastante complicada, como foi essa.”

Situação no campeonato: P16 – 24 Pontos

Sergio Sette Camara (Foto: Andrew Ferraro)

Sergio Sette Camara #3 (NIO 333 Racing):Londres é uma pista onde sempre tive bons resultados. Estive aqui duas vezes e pontuei nas duas ocasiões, cruzando a linha de chegada no top 5. Espero repetir esses bons momentos neste fim de semana e terminar a temporada com mais pontos.

Em Roma eu queria muito concluir na zona de pontos e consegui, e pretendo me posicionar bem principalmente nos dois classificatórios, para ter chances nas corridas. Minha equipe está em uma briga muito acirrada com outras no grid, por posições no campeonato, e temos como objetivo chegar na frente.”

Há uma disputa bem próxima por colocações na tabela de equipes e uma remuneração considerável em jogo, mas também um valor emocional de ver o progresso da NIO. Demos um salto muito grande este ano em relação ao ano passado, e iremos em busca de mais resultados positivos em Londres.”

Situação no campeonato: P19 – 14 Pontos

Novidades para o E-Prix

Alterações no sistema de energia

Segundo o portal The Race, a Fórmula E diminuiu o limite de energia utilizável dos carros para a final da temporada 2022/2023 em Londres, com o objetivo principal de gerar um encerramento de campeonato mais emocionante e estratégico por parte das equipes.

Diferente dos 37 kWh disponíveis anteriormente em Roma, os competidores terão apenas 27 kWh de energia em mãos para gerenciarem da melhor maneira possível do apagar das luzes até a linha de chegada, em cada uma das duas corridas. Essa é a menor quantidade energética estabelecida para uma etapa da história da F-E.

Dentre as 11 equipes do grid, as que mostraram ter um sistema de energia mais eficaz e econômico este ano são a Jaguar TCS Racing e a Envision Racing, esta última que utiliza trens-de-força da montadora britânica.

Vale lembrar que o limite de energia utilizável nos carros varia durante a temporada, devido às diferentes características de fluidez dos circuitos. Quanto mais rápidos por exemplo, maior será o teto especificado, por possuírem menos zonas de frenagem (recarga das baterias/frenagem regenerativa).

O que esperar da grande final na Inglaterra
(Foto: Sam Bloxham)

Ano passado, as duas corridas em Londres foram conturbadas e repletas de ação. A etapa de sábado foi dominada por Jake Dennis, que largou na pole e ainda garantiu o ponto extra da volta mais rápida da prova, seguido do atual campeão, Stoffel Vandoorne, e de Nick Cassidy.

Na disputa do dia seguinte, o pole sitter também foi o britânico da Andretti, mas o vencedor foi o brasileiro Lucas Di Grassi, que superou Dennis e Nyck De Vries em uma batalha intensa até a bandeira quadriculada. A etapa de domingo sofreu mais interrupções em relação a anterior, mas foi a única do fim de semana a receber um Safety Car.

Dessa vez, é possível que o E-Prix na Inglaterra seja mais fluido e com menos contatos entre os competidores, devido a redução do limite de energia. Essa mudança técnica levará os pilotos a utilizarem o acelerador apenas quando e onde é necessário.

Situação dos campeonatos

O ocupante da P1 na classificação de pilotos é Jake Dennis, que lidera com confortáveis 195 pontos, graças a sua vitória na corrida 2 da etapa anterior, em Roma. Atrás do piloto #27 da Avalanche Andretti, estão Nick Cassidy e Mitch Evans, que somam 171 e 151 pontos na tabela, respectivamente.

No campeonato de equipes, a atual líder é uma das donas da casa, Envision Racing, que totaliza 253 pontos, 14 de vantagem sobre a principal rival, TAG Heuer Porsche, e 25 de distância da conterrânea e terceira colocada, Jaguar TCS Racing. A batalha entre essas escuderias está acirrada e, por isso, qualquer uma delas pode ser campeã nesse fim de semana.

Favoritos ao título
(Foto: Sam Bloxham)

A rodada 2022/2023 da Fórmula E viu Pascal Wehrlein, Jake Dennis e Nick Cassidy como líderes do campeonato de pilotos, mas o competidor em destaque desses três é Jake Dennis. O britânico, que finalizou fora do top 3 em apenas 5 das 14 etapas até aqui, é o principal favorito ao título.

Além das duas vitórias e sete pódios que conquistou este ano, Dennis vem de um final de semana vitorioso em Roma, e correrá diante de sua torcida e em casa, uma motivação que será muito bem-vinda para o piloto da Andretti.

Em 2022, Jake Dennis foi o grande destaque das corridas em Londres, ao largar na pole e garantir a volta mais rápida nas duas provas, além de vencer a competição de sábado e concluir em segundo lugar no domingo.

Apesar da grande possibilidade de conquistar o caneco, Dennis precisa segurar o seu principal adversário, Nick Cassidy, que também é consistente e buscará diminuir a diferença de 24 pontos para Jake desde o classificatório de sábado.

Sem dúvidas, o principal objetivo de Cassidy é ganhar o campeonato de pilotos desta temporada e também ver a sua equipe (Envision Racing) ser campeã de Fórmula E pela primeira vez.

Outros dois pilotos que também estão na briga pelo título são Mitch Evans e Pascal Wehrlein, que possuem chances matemáticas de se tornarem campeões, mas dependem de um final de semana ruim para Jake Dennis e Nick Cassidy.

Transmissão no Brasil

O canal BandSports transmitirá o E-Prix de Roma no sábado e no domingo, ao vivo, a partir de 13h (horário de Brasília).

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