Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP do Canadá – 2023

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP do Canadá – 2023

1770
Foto: F1 Press Area Pirelli
Foto: F1 Press Area Pirelli

E diferentemete dos treinos classificatórios, tivemos uma corrida em pista seca neste domingo (18/06/2023). Largada sem incidentes, com largada precisa de Max Verstappen, mantendo-se na liderança. Hamilton largou muito bem e já na primeira curva assumiu a segunda colocação, deixando Alonso com a terceira colocação. Ao final da primeira volta tínhamos ainda Russell, Ocon, Hulkenberg, Piastri, Norris, Leclerc e Albon fechando o TOP10. Sainz era o 11º, seguido de Perez.

Com 10 voltas completadas, como esperado, Verstappen já tinha 4 segundos de vantagem para Hamilton, que seguia tentando segurar os ímpetos de Alonso. Algumas voltas depois, Russell bateu e a direção de prova acionou o safety-car. Momento em que praticamente todos aproveitaram para suas trocas de pneus, exceto as Ferraris, Perez, Magnussen e Bottas. Estranhamente, mesmo após a batida, Russell conseguiu retornar aos boxes e depois de avaliação da equipe, retornou na último.

 

Tivemos a relargada na volta 16, com Max, Hamilton, Alonso, Leclerc, Sainz, Perez, Magnussen, Bottas, Ocon e Piastri no TOP10. Algumas voltas depois, Max já abria mais de 2 segundos para Hamilton, que sofreu total pressão de Alonso na volta 23 e não teve forçar para manter-se na vice-liderança da prova. O TOP5 naquele momento era: Max, Alonso, Hamilton, Leclerc e Sainz.

Chegamos à metade da prova e Verstappen, tranquilo, tinha mais de 5 segundos para Alonso. Hamilton seguia na terceira colocação, com as Ferraris (ainda sem parar) completando o TOP5. Russell assumia a 9ª colocação (0_o). Na volta 39, Sainz realizou seu pit-stop e ainda retornou em 5º. Depois foi a vez de Max entrar novamente nos boxes, retornando tranquilamente na liderança.

A disputa para o final da prova ficou mesmo com alguma chance de disputa entre Alonso e Hamilton pela segunda colocação, com o piloto reduzindo a diferença após seu segundo pit-stop. Mas Alonso logo respondeu e nada de mais efetivo aconteceu. FIM DE PROVA e claro, MAX VERSTAPPEN – sem qualquer dificuldade – venceu mais uma, conquistando 41 vitórias e empatando com o nosso eterno Ayrton Senna! Pódio foi completado por Alonso e Hamilton. Em seguida terminaram as Ferraris de Leclerc e Sainz. Perez, em mais um final de semana discreto, terminou apenas em 6º.

Destaque para Albon, que segurou todo o pelotão de trás e com jogo de pneus de mais de 50 voltas, terminou em 7º. Ocon, Stroll e Bottas fecharam o TOP10. Norris até terminou em 9º, mas foi penalizado em 5 segundos e despencou para a 13ª colocação. Russell, que vinha em 8º, mesmo após ter despencado para a 19ª colocação, acabou abandonando na volta 56 por problemas de freio.

Na classificação, Max Verstappen soma agora 195 pontos, contra 126 de Perez e 117 de Alonso. Hamilton tem 102. Classificação completa aqui!

RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

E a próxima etapa da categoria será na Áustria, entre os dias 30/06 e 02/07/2023, no formato SPRINT RACE. Calendário completo aqui!

SIGA A GENTE