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WEC – Prólogo das 24 Horas de Le Mans – 2023

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(Foto: Gabi Tomescu/Focus Pack Media)
Confira as principais informações sobre a próxima edição da lendária prova que comemora 100 anos de existência.

O World Endurance Championship (WEC) está de volta nesse final de semana (10 e 11) para realizar a edição número 91 das 24 Horas de Le Mans, a quarta etapa da temporada que acontecerá no Circuito de la Sarthe, localizado em Le Mans, cidade a noroeste da França.

Este ano, a corrida de longa duração completou 100 anos desde a sua inauguração no dia 26 de maio; a estreia do evento aconteceu em 1923 e teve como vencedores no geral os pilotos franceses André Lagache e René Léonard, que correram com um carro da extinta Chenard-Walcker Sport.

Em 1936 e no período de 1940 a 1948, a competição francesa não aconteceu, por conta de uma greve de trabalhadores e da Segunda Guerra Mundial, respectivamente.

Vale mencionar que essa é a corrida em casa para as equipes do WEC Peugeot Sport (Hypercar), Alpine Elf (LMP2) e para 33 pilotos do grid, como os integrantes do Campeonato Mundial de Endurance Lilou Wadoux, piloto feminina da Richard Mille AF Corse de LMGTE Am, que compete na Ferrari 488 #83, e Jean-Éric Vergne, que faz parte do trio da Peugeot no 9X8 #93.

Abaixo, confira as principais informações sobre a edição centenária das 24 Horas de Le Mans, como os detalhes do traçado, as expectativas dos pilotos brasileiros inscritos e as novidades para a quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance.

Informações do grid
(Foto: Marius Hecker/Focus Pack Media)

As 24 Horas de Le Mans desse fim de semana contará com 62 carros; dentre eles, 16 são da classe Hypercar, 24 da LMP2, 21 da LMGTE Am e 1 da categoria de testes, Innovative Car. Além disso, 10 montadoras estarão presentes em Le Mans: Porsche, Ferrari, Cadillac, Toyota, Peugeot, Alpine, Chevrolet, Aston Martin, Glickenhaus e Vanwall.

O Entry List também prevê a participação de 186 pilotos de diversas partes do mundo. Isso inclui os brasileiros André Negrão (Alpine Elf/LMP2), Pietro Fittipaldi (JOTA/LMP2), Daniel Serra (Kessel Racing/LMGTE Am), Pipo Derani (Action Express Racing/Hypercar) e Felipe Nasr (Porsche Penske Motorsport/Hypercar), estes dois últimos que não integram o grid titular do WEC. A lista completa de pilotos e equipes você encontra aqui!

Apenas de passagem no Campeonato Mundial de Endurance, Felipe Nasr e Pipo Derani representarão o Brasil na classe principal de hipercarros, com um Porsche 963 e um Cadillac V-LMDh, respectivamente. Os dois pilotos são experientes no mundo das corridas de resistência e, atualmente, correm na IMSA, categoria de Endurance americana.

Características do circuito
(Foto: Marius Hecker/Focus Pack Media)

O Circuito de la Sarthe (Layout das 24 Horas de Le Mans) possui 13.626 km de extensão, 38 curvas de ângulos variados, sentido horário e setores predominantes de alta velocidade, acompanhadas de fortes zonas de frenagem.

A pista tem como principais características um asfalto com ondulações, aclives, declives e áreas de escape pequenas em alguns trechos, em sua maioria formadas por caixas de brita, o que torna o voltar para o traçado uma tarefa difícil para os competidores.

(Foto: Gabi Tomescu/Focus Pack Media)

A principal reta desse local de provas, chamada de Mulsanne Straight, é a seção mais veloz e exigente para os componentes dos carros em Le Mans, já que leva os motores ao RPM máximo por mais tempo.

O trecho de alta velocidade tem um total de 6 km de comprimento, mas é interrompido por duas zonas de baixa, as chicanes L’ Arche e L’a Florandiere.

A parte da pista que mais desafia os pilotos é o final do setor 3 e o início do 1, devido às curvas apertadas, técnicas e com pouca margem para erros. Ao todo, a volta no Circuito de la Sarthe é feita com o pé fundo no acelerador em 70% de sua extensão.

Vencedores da etapa em 2022
(Foto: Gabi Tomescu/Focus Pack Media)

Na temporada anterior, a Toyota Gazoo Racing Europe levou a vitória na classe principal em Le Mans pela 5ª vez consecutiva, com o carro #8 de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa. A equipe japonesa completou 380 voltas com os dois GR010 Hybrid, que fecharam as duas primeiras posições no pódio na Hypercar.

A JOTA foi a primeira a cruzar a linha de chegada na divisão LMP2, com o trio Roberto Gonzalez, António Félix da Costa e Will Stevens no #38, com 369 voltas completadas. Essa foi a mesma distância percorrida pela segunda colocada, Prema, com o carro #9 e seus pilotos Robert Kubica, Louis Delétraz e Lorenzo Colombo.

Na classe de turismo LMGTE Am, a TF Sport levou a melhor, com o Aston Martin Vantage AMR #33 e seus pilotos Ben Keating, Henrique Chaves e Marco Sorensen, que completaram 343 voltas no Circuito de la Sarthe, assim como a equipe que terminou na P2, Weathertech Racing e o Porsche 911 #79 dos competidores Cooper Macneil, Julien Andlauer e Thomas Merrill.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Pipo Derani (Foto: Brian Cleary/bcpix.com)

Pipo Derani (Action Express Racing Hypercar #311): É preciso muita resiliência para vencer essa corrida. Será uma disputa totalmente nova, especialmente por estar com a Action Express aqui pela primeira vez. O lado bom é que estamos juntos há muito tempo. De qualquer forma, estaremos num ambiente diferente, com um novo regulamento. Será um desafio extra para nós, como equipe, mas será fantástico.”

Felipe Nasr (Porsche Penske Motorsport Hypercar #75): Não comentou até o momento.

André Negrão (Alpine Elf LMP2 #35): Vamos buscar um bom resultado na LMP2 neste ano. Eu já venci duas vezes a prova por essa categoria. Mas, é claro, é uma prova de 24 horas. Tudo e sempre pode acontecer. E é por isso que você vê muitas equipes comemorando apenas o fato de ter terminado a corrida. Muita gente até chorando. É um grande esforço para todos, mas se você consegue chegar ao fim sempre se sente recompensado.”

Pietro Fittipaldi (JOTA LMP2 #28): Estou confiante, mas Le Mans é uma corrida de 24 horas. É necessário estar rápido, ter calma não apenas na corrida, mas nos treinos também e ter confiabilidade no carro. A LMP2 tem mais de 20 carros, então vai ser uma disputa bem competitiva. Agradeço a equipe e aos meus patrocinadores por essa oportunidade de correr nessa prova que comemora 100 anos de existência.”

Daniel Serra (Kessel Racing LMGTE Am #57): Nos preparamos ao máximo para essa corrida. O carro funcionou bem nos testes que fizemos, mas precisamos melhorar em alguns pontos e estamos estudando como fazer isso. É sempre difícil saber o nosso potencial até a largada, já que todo mundo esconde o jogo aqui em Le Mans. Mesmo assim, estamos fazendo a nossa parte e mal posso esperar para correr.”

Novidades
Participação de um carro da NASCAR
(Foto: Divulgação)

Para a edição comemorativa de 100 anos das 24 Horas de Le Mans, o carro inscrito na divisão destinada a equipes de outras categorias de automobilismo para testes, Innovative Car, é um Chevrolet Camaro ZL1 da NASCAR, da escuderia Hendrick Motorsports.

O Camaro do projeto Garage 56, que competirá sob o número #24, será um dos 62 carros a correr no Circuito de la Sarthe nesse final de semana, e será pilotado pelo campeão de Fórmula 1, Jenson Button, pelo heptacampeão da NASCAR Cup Series, Jimmie Johnson, e pelo vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2010, Mike Rockenfeller.

Villeneuve fora do grid

A equipe da Hypercar Floyd Vanwall Racing comunicou no final de maio que Jacques Villeneuve será substituído por Tristan Vautier a partir da etapa de longa duração em Le Mans. Curiosamente, o campeão de Fórmula 1 afirmou não ter sido avisado com antecedência e condenou a atitude da Vanwall de tirá-lo em cima da hora.

Em nota, Jacques comentou: “Não recebi nenhum aviso oficial da equipe, o que me surpreendente já que eu estava sob contrato para correr em Le Mans. O timing da dispensa coincidiu com minha chegada ao hospital para o nascimento da minha filha, que estava planejado para 26 de maio. A ByKolles estava ciente deste evento familiar, tornando-me incapaz de responder sobre a minha saída.”

Assim, o piloto de 52 anos deixa o grid do WEC, após um resultado decepcionante na etapa anterior, as 6 Horas de Spa-Francorchamps, quando bateu com o Vandervell 680 e fez a equipe abandonar a corrida.

A partir desse fim de semana, Tristan Vautier se junta aos pilotos Esteban Guerrieri e Tom Dillmann para o restante da temporada do WEC pela Floyd Vanwall Racing.

Novas regras de Safety Car

Diferente dos anos anteriores, a etapa em Le Mans contará com três carros de segurança a postos em diferentes pontos do circuito, mas todos os competidores se alinharão atrás de apenas um Safety Car.

Em seguida, a direção de prova organizará a ordem do grid ao solicitar que os LMP2 fiquem à direita da pista para liberarem a passagem para os Hypercars e, depois, o mesmo faça os LMGTE Am, para abrirem espaço para os hipercarros e os LMP2 se alinharem corretamente.

No caso de pit-stops durante o Safety Car, os pilotos deverão aguardar a luz vermelha do semáforo do pit-lane se apagar para retornarem à pista. Isso significará que toda a fila do grid já passou.

O retorno dos aquecedores de pneus

Como uma exceção na temporada, a prova no Circuito de la Sarthe permitirá que as equipes das três divisões do WEC (Hypercar, LMP2 e LMGTE Am) utilizem os aquecedores de pneus 100% sustentáveis fornecidos pela TotalEnergies.

A medida é resultado de uma reunião da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e do ACO (Automobile Club de l’Ouest) com as fabricantes de pneus Michelin e Goodyear, fornecedoras oficiais de pneus da categoria, para garantir uma corrida mais segura em Le Mans.

O que esperar
(Foto: 24 Hours of Le Mans/Divulgação)

Na classe Hypercar, a Toyota Gazoo Racing Europe tentará defender a sua séries de vitórias consecutivas em Le Mans, ao aproveitar a motivação de vencer todas as três etapas do WEC até aqui. Como líder na classificação geral de hipercarros com 90 pontos, a montadora japonesa buscará garantir a sua sexta P1 em Le Mans e, assim, estar mais próxima do título da categoria deste ano.

Atrás da Toyota, a Ferrari ocupa a segunda colocação com 57 pontos, e precisa aproveitar a disputa no Circuito de la Sarthe para se aproximar mais da rival asiática, mas precisará segurar os três 963 da Porsche Penske Motorsport, escuderia que se encontra na P3 na tabela, com42 pontos.

O atual líder na LMP2 é o Oreca 07 Gibson #22 da United Autosports, que soma 66 pontos, 8 a frente do #41 da WRT e 21 de vantagem sobre o outro carro da United, o #23. A JOTA, com o carro #28, se encontra classificada na P8, e terá como objetivo principal garantir uma segunda vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans na divisão de protótipos menos potentes.

Na LMGTE Am, a Corvette Racing mantém a liderança após duas P1s em três etapas da temporada deste ano, com 82 pontos, seguida das duas Ferrari 488 GTE: a #83 da Richard Mille AF Corse com 43 pontos e da AF Corse #21 com 35 pontos. Apesar do atual triunfo, a equipe americana precisa apagar o resultado decepcionante que obteve em Le Mans ano passado (um abandono duplo) com uma vitória na divisão de carros turismo nesse fim de semana.

Transmissão

A edição centenária das 24 Horas de Le Mans terá transmissão ao vivo no Brasil, na íntegra, no site da BandSports, a partir de 11h, de acordo com o horário de Brasília. A programação completa, com horários e link de transmissão, você encontra aqui!

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