Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Espanha – 2023

875
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da próxima corrida do calendário, em um circuito familiar para a maioria dos competidores.

A Fórmula 1 está de volta às pistas nesse fim de semana (2 a 4 de junho) para realizar o Grande Prêmio da Espanha, a sétima etapa da temporada que acontecerá em Montmeló, região nordeste do país europeu.

Essa será a corrida em casa para os pilotos Fernando Alonso (Aston Martin) e Carlos Sainz (Ferrari), que contarão com a maior parte da torcida no autódromo. Vale mencionar que os dois competidores terão uma arquibancada exclusiva para seus respectivos fãs.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP espanhol, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades para a etapa, as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias da competição.

Oracle Red Bull Racing (249 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:Assim que Mônaco acabou, eu já estava louco por este fim de semana. Este é um verdadeiro circuito de corrida, onde um carro de Fórmula 1 realmente ganha vida. Além disso, nosso carro deve ter um bom desempenho neste circuito, então estou ansioso por essa etapa.

Neste momento, acho que podemos vencer todas as provas, mas é muito improvável. Muita coisa acontece durante um fim de semana de corrida e todo mundo comete erros. No final, queremos ganhar os dois títulos mundiais, assim como no ano passado e é por isso que estamos lutando. Além disso, também gosto muito de conduzir este carro.”

Sergio Perez #11:Mônaco foi um desastre para mim. trabalho duro com um bom resultado em Barcelona. Preciso ser consistente para manter qualquer pressão sobre Max no campeonato e conseguir algumas vitórias. A vitória é uma meta alcançável e esse é o objetivo, como sempre.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Aston Martin Aramco Cognizant (120 pts)
(Foto: Aston Martin Global Media)

Lance Stroll #18:É ótimo poder voltar a correr imediatamente depois de um fim de semana desafiador em Mônaco. Barcelona-Catalunha é uma pista com a qual todos estamos familiarizados, tendo passado muito tempo aqui testando ao longo dos anos, e uma que eu gosto de percorrer.

Depois de cinco circuitos de rua, será interessante ir para um local de corrida mais tradicional e isso será valioso à medida que continuamos a desenvolver o AMR23. Por ser a corrida em casa de Fernando [Alonso], tenho certeza de que haverá muito verde nas arquibancadas, o que é sempre bom de se ver.”

Fernando Alonso #14:Chegou a hora da minha corrida em casa aqui na Espanha. Estou ansioso para ver todos os torcedores espanhóis e da Aston Martin nas arquibancadas no fim de semana. Até agora, conquistamos muitos terceiros lugares, um segundo lugar em Mônaco e está na hora de subirmos no degrau mais alto.

Temos que maximizar cada parte do nosso fim de semana e capitalizar todas as oportunidades que possam surgir, mas não estou desesperado com isso e vamos aproveitar cada momento.

Sem dúvidas temos muita experiência no circuito de Barcelona-Catalunha, mas é sempre um bom desafio. Vai ser interessante correr sem a chicane no final da volta e espero que isso crie mais oportunidades de ultrapassagem.”

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (119 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):A Espanha nos dará a oportunidade de estabelecer uma nova linha de base com o W14, pois Barcelona é uma pista com a qual estamos familiarizados, embora a remoção da chicane final torne a volta muito mais rápida.

A pista compreende uma ampla variedade de curvas; isso oferece uma boa oportunidade para aprendermos sobre o novo pacote aerodinâmico do carro. Não esperamos ver uma mudança radical no desempenho, mas esperamos que forneça uma plataforma mais estável.”

Scuderia Ferrari (90 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:Não me arrependo das decisões que tomamos em relação à nossa estratégia em Mônaco. O que nos prejudicou foi penalidade de grid. No segundo stint, o que importava era manter o carro na pista e levá-lo até o final.

“Ainda faltam muitas corridas nesta temporada e temos várias atualizações que espero que nos deixem mais próximos das Red Bulls.

Carlos Sainz #55:A Espanha tem uma longa e duradoura relação com o automobilismo e os fãs espanhóis são extremamente especiais para mim. Estou incrivelmente feliz por ter uma arquibancada dedicada a eles.

“Acho que será divertido correr com esse novo layout no setor 3. Não havia nada de errado com a chicane no final, mas é bom tentar uma abordagem diferente e ver como isso afeta os tempos de volta e a corrida. Estou ansioso para experimentar essa configuração antiga do traçado.

Por incrível que pareça, é difícil explicar como é correr em um Grande Prêmio de Fórmula 1 em casa. Eu simplesmente amo isso e espero que possamos fazer um bom show e obter um bom resultado. Podem ter certeza que darei o meu melhor.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Depois da prova em Mônaco, estamos de volta à pista em Barcelona, para a corrida caseira de Carlos [Sainz]. Assim, pela segunda vez consecutiva, um dos nossos pilotos pode contar com o apoio dos seus fãs locais, mais um incentivo para que toda a equipe tenha um bom desempenho em um dos circuitos mais conhecidos do calendário.

“No GP de Mônaco não pudemos mostrar o real potencial do nosso carro, mas a etapa em Barcelona dará uma imagem mais clara, já que trouxemos algumas atualizações para esse final de semana. Esperamos fazer alguns progressos em termos de desempenho e trazer para casa um bom resultado para todos na equipe.”

BWT Alpine (35 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31:Estar no pódio no icônico Grande Prêmio de Mônaco é um sonho para qualquer piloto, eu diria, então é muito bom dizer que alcançamos isso. Todo o fim de semana em Monte Carlo foi uma prova do trabalho árduo da equipe e a crença de que um resultado como este era possível.

Vamos manter o foco total porque sabemos que há um longo caminho a percorrer e temos algumas metas ambiciosas que ainda queremos alcançar. Obviamente, não há muito tempo para descansar e refletir, pois nossa atenção se volta para o Grande Prêmio da Espanha nesse fim de semana.”

Pierre Gasly #10:Fiquei muito satisfeito com nosso desempenho em Mônaco, que terminou com um resultado muito bom para a equipe. Fiquei um pouco decepcionado por não ter tirado tudo no Q3, pois poderíamos ter ficado mais acima no grid e em uma posição mais forte. Na corrida, embora o sétimo seja um ótimo e merecido resultado pra mim, sei que poderia ter sido melhor.

Vamos continuar trabalhando juntos como uma equipe para garantir que possamos extrair o máximo dos fins de semana de Grande Prêmio e estou definitivamente ansioso para a Espanha neste fim de semana, onde desejamos outra finalização forte no domingo.”

Otmar Szafnauer (chefe de equipe): O resultado que tivemos em Mônaco apenas demonstra o que somos capazes de alcançar. Trouxemos atualizações para o carro nas últimas semanas que estão funcionando muito bem, e devemos validar ainda mais esses upgrades na Espanha.

Estamos trabalhando muito para repetir esse tipo de desempenho, mas também permaneceremos realistas. Devemos continuar desenvolvendo o carro, executando corridas limpas e garantir que os pilotos continuem a ter uma performance de alto nível.”

McLaren (17 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “Foi ótimo sair de Mônaco com alguns pontos valiosos para a equipe. Gostei muito da corrida, apesar das condições complicadas e fiquei bastante satisfeito com o nosso ritmo no final. Há muitos pontos positivos para nós construirmos enquanto seguimos direto para Barcelona.

Estou ansioso para correr no Circuito de Barcelona-Catalunha novamente. Eu terminei nos pontos lá antes, então espero poder concluir a rodada dupla em alta. Há algumas mudanças na pista este ano que devem tornar as disputas melhores, então estou animado para ver como é e o que podemos alcançar.”

Oscar Piastri #81:Estou feliz por ter completado minha estreia no Grande Prêmio de Mônaco terminando entre os 10 primeiros. Foi uma ótima maneira de começar a rodada dupla e terminei o fim de semana com muitos aprendizados importantes.

Barcelona é uma ótima pista, então estou animado para voltar. Já corri lá no passado e consegui uma vitória na Sprint Race durante meu tempo na F3, mas será interessante experimentar a pista modificada pela primeira vez. Deve ser uma boa prova e, com sorte, eu e Lando [Norris] podemos terminar nos pontos novamente.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Deixar um Mônaco desafiador com dois carros nos pontos é um resultado muito positivo para a equipe. Nosso ritmo foi bom com os pneus intermediários, e foi muito promissor ver Lando e Oscar ultrapassarem em condições tão difíceis.

Agora vamos para a etapa final desta rodada dupla, chegando a Barcelona. Este ano o circuito vem com algumas mudanças, entre elas a retirada da chicane, voltando ao traçado original. Essas alterações devem nos dar uma corrida mais rápida e emocionante, com grandes oportunidades de ultrapassagem e, com sorte, mais alguns pontos no campeonato.”

MoneyGram Haas (8 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Barcelona é uma das pistas de corrida ao redor do mundo que eu mais pilotei. Muitos pilotos de Fórmula 1têm isso em comum porque é um local de prova que costuma receber os testes de inverno não só da Fórmula 1, mas das categorias juniores também.

Acho que vai ser emocionante experimentar o traçado sem a chicane. Vamos ver o que isso fará em relação às ultrapassagens. Tenho a sensação de que pode ser um pouco melhor ganhar posições na corrida, mas o tempo dirá.”

Nico Hulkenberg #27:Barcelona-Catalunha é um lugar que conhecemos muito bem, devido a todos os testes de pré-temporada que fizemos lá anteriormente. Sinto como se tivesse dado um milhão de voltas nessa pista.

Com o layout do circuito revisado, usando as duas últimas curvas da configuração antiga, cortando a chicane, o circuito está mais rápido. Acredito que a velocidade média vai subir um pouco: de uma pista de média para uma de alta velocidade. Estou ansioso para explorar esse último setor sem a chicane.

Guenther Steiner (chefe de equipe): Não comentou.

Alfa Romeo Stake (6 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77: “Estou muito curioso porque vamos para Barcelona. O layout da pista mudou e haverá um elemento novo a se descobrir na prática. Além disso, será mais uma oportunidade de extrair mais desempenho de nossas atualizações, principalmente em um circuito que é mais tradicional, em termos de traçado, do que Mônaco.

O nosso desempenho no Principado foi bom: recuperar quatro posições em Monte Carlo nunca é fácil, apesar de termos perdido apenas alguns pontos. Porém, devemos buscar mais, e Barcelona pode ser o lugar onde damos um passo na direção certa. Todos estão confiantes e esse é o espírito que nós queremos ver na equipe.”

Guanyu Zhou #24: “O Circuito de Barcelona-Catalunha é um local de prova que todos conhecemos bem e isso nos permite realmente avaliar onde estamos. Eu gosto de correr aqui e estou realmente ansioso para voltar ao carro.

Nossas atualizações de Mônaco devem ser ainda mais eficazes nesse layout antigo, então estou confiante de que podemos nos divertir e ser um pouco melhores aqui. O objetivo continua o mesmo: nos classificarmos o mais alto possível e converter essa posição em pontos no domingo.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Estamos ansiosos para correr em Barcelona, ​​uma pista que conhecemos bem e onde poderemos extrair mais das atualizações que introduzimos em Mônaco. Ainda há um longo caminho a percorrer até a linha de chegada, mas todos na equipe, tanto na base quanto nas corridas, estão trabalhando para seguirmos na direção certa.

Podemos não ter marcado pontos em Mônaco, mas o trabalho feito no domingo na pista, na garagem e no pitwall foi bom e podemos aproveitar isso. Barcelona-Catalunha é um traçado que pode oferecer circunstâncias mais normais, e dar aquele impulso para voltarmos aos pontos.”

Scuderia AlphaTauri (2 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:Mal posso esperar para voltar a correr em Barcelona, ​​onde consegui um ponto finalizando na P10 da última vez. Recebemos muitos dados relacionados às nossas atualizações em Mônaco, mas na pista espanhola definitivamente teremos uma imagem mais clara de como elas funcionam e se podem nos colocar com mais regularidade nos pontos.

Corri pela primeira vez em Barcelona-Catalunha na GP3 em 2019 e no ano seguinte terminei em quarto nas duas corridas da F2. Eu corri no novo layout no simulador e, sem a última chicane, será uma volta muito mais rápida do que nos anos anteriores. Não tenho certeza se isso facilitará as ultrapassagens ou criará mais chances, mas estou interessado em descobrir.

Ter duas curvas rápidas no final da volta pode afetar a degradação dos pneus, que é sempre alta aqui, por isso vai exigir uma abordagem diferente, mesmo que o desgaste seja menor este ano. No passado, na classificação, os compostos podiam acabar antes do final da volta, mas as novas curvas mais rápidas no fim significam menos exigência de boa tração nas curvas. Vamos esperar e ver como será.”

Nyck De Vries #21:Estou feliz por podermos voltar a correr imediatamente, pois há vários pontos positivos que podemos tirar de Mônaco, mesmo que o resultado final não tenha correspondido às nossas expectativas.

Como a maioria dos pilotos, passei muito tempo na pista de Barcelona, ​​correndo lá na GP3 e vencendo a Sprint Race da F2 em 2019. Todo mundo tem muitos dados desse circuito, já que costumava ser a principal pista de testes para a pré-temporada. Eu gosto de correr lá pois é um local típico europeu e o público espanhol é muito animado.

Eu realmente gosto dessa etapa e estou ansioso para percorrer o novo layout nas curvas finais. O GP da Espanha é uma corrida boa em todos os aspectos e o fato de estar tão perto de Barcelona significa que os fãs podem aproveitar a cidade, assim como as corridas.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (1 pt)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23: Seguimos para um autódromo depois de vários circuitos de rua. Barcelona é uma pista onde todos deram um milhão de voltas, por isso somos bastante experientes aqui. É um bom local para aprender como é o carro com uma mistura de baixa, média e alta velocidade, porém mais de alta devido às mudanças de layout, o que será interessante.

Acho que a ausência da chicane vai tornar o circuito mais divertido e competitivo, então vamos ver como vai ser. Não deve ser um traçado que normalmente nos convém, pelo menos não nos serviu anteriormente, no entanto, ao remover algumas das curvas no final da volta, acho que nos ajudará a ser um pouco mais competitivos.”

Logan Sargeant #2: “Estou empolgado e pronto para a Espanha nesse fim de semana. O circuito de Barcelona-Catalunha é um local que traz muitas boas lembranças do passado e gosto de correr nele. Deve ser bastante complicado com as condições e geralmente sendo uma pista de alta degradação dos pneus, mas estamos preparados para o fim de semana.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP

O retorno do traçado antigo

(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Diferente das últimas temporadas, a Fórmula 1 utilizará o layout antigo do Circuito de Barcelona-Catalunha, sem a chicane final, esta inaugurada em 2007. O trecho de baixa velocidade sempre foi uma dor de cabeça para os pilotos, devido a sua natureza técnica e por gerar penalidades de limites de pista, além de incidentes.

Para esse final de semana, a curva que contorna a chicane (13) será reinaugurada após vários anos fora do planejamento da categoria. O tempo de volta, que costumava ser de aproximadamente 1:20.000s com a seção de baixa, poderá ser de 7 a 10 segundos menor este ano.

Detalhes do circuito
Circuito de Barcelona-Catalunha, layout sem chicane (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Barcelona-Catalunha, sem a chicane, possui 4.657 km de extensão, 14 curvas (8-D e 6-E), recebe GPs de Fórmula 1 desde 1991 e a corrida terá um total de 66 voltas. O recorde de volta mais rápida na configuração antiga se encontra nulo, o que mudará com o piloto mais rápido nesse final de semana.

A pista é caracterizada por possuir trechos de alta, média e baixa velocidade, com uma grande variedade de curvas. O principal ponto de ultrapassagem é a longa reta dos boxes, onde fica uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Confira abaixo como é uma volta no circuito espanhol (sem chicane) através do simulador/game F1 22.

Com a exclusão da zona de baixa velocidade no final do setor 3, a degradação de pneus será reduzida em relação a 2022, mas a pista é conhecida por elevar os componentes dos carros ao limite, com mudanças de elevação e curvas consecutivas de diferentes ângulos.

Na temporada passada, o vencedor do GP espanhol foi Max Verstappen, seguido de Sergio Perez e de George Russell. O piloto da Red Bull largou em segundo, mas venceu fácil depois do pole sitter, Charles Leclerc, abandonar a corrida que liderava devido a uma falha no motor de seu F1-75.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

As equipes terão o C1 como P Zero Branco duro, C2 como P Zero Amarelo médio e C3 como P Zero Vermelho macio à sua disposição em Barcelona.

A pista passou por uma grande modificação este ano, voltando à sua configuração original. Outras melhorias dizem respeito à primeira curva, com uma área de escape mais larga e novas barreiras.

Essa mudança fundamental para o setor final o tornará mais fluido e menos severo para os pneus em termos de tração. As curvas à esquerda são feitas principalmente em baixa velocidade, enquanto as curvas à direita tendem a ser de alta.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 15°C e Máxima de 24°C. Tempo nublado, com 43% de possibilidade de chuva.

Sábado:

Mínima de 15°C e Máxima 23°C. Tempo fechado, com 71% de chance de chuva.

Domingo:

Mínima de 15°C e Máxima de 23°C. Céu nublado, com 73% de possibilidade de chuva.

Fonte: www.weather.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!