Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de Mônaco – 2023

1145
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida no circuito de rua mais glamoroso do itinerário.

A Fórmula 1 retorna nesse final de semana (26, 27 e 28) para realizar o Grande Prêmio de Mônaco, a sexta etapa da temporada que acontecerá em Monte Carlo, distrito mais rico e famoso do Principado francês.

Após o cancelamento do GP da Emilia-Romagna, em Ímola, por conta das inundações que atingiram a região, a disputa em Mônaco será a quinta corrida consecutiva em um circuito de rua, após a Arábia Saudita, Austrália, Azerbaijão e Miami.

Vale mencionar que os novos pneus de chuva da Pirelli, que dispensam mantas térmicas e seriam testados em Ímola, serão avaliados nesse fim de semana (detalhes no decorrer da matéria). Da mesma forma, as atualizações que as equipes testariam em Ímola também serão utilizadas nesse fim de semana.

O GP em Monte Carlo será a corrida em casa para o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, que competirá pela terceira vez com o carro vermelho no bairro onde viveu desde a infância. Outro fato importante é que essa será a 150ª corrida da equipe Haas na Fórmula 1.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do primeiro GP em território europeu do calendário, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades que essa prova trará, as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias da competição.

Oracle Red Bull Racing (224 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: “Estou animado para voltar a correr esta semana. Não correr em Ímola foi a decisão certa e sei que não foi tomada de ânimo leve, mas algumas coisas são obviamente mais importantes do que a corrida e essa foi uma dessas ocasiões.

Olhando para Mônaco, a classificação é muito importante lá, então precisamos ter certeza de que estaremos o melhor possível nessa sessão. O circuito de Mônaco é muito apertado, ainda mais do que outros circuitos de rua. Então, fazer uma volta de qualificação aqui é extremamente difícil, mas ao mesmo tempo muito emocionante.

A corrida geralmente depende muito da estratégia, pois a ultrapassagem é quase impossível. E, claro, eu moro em Mônaco, então é bom ir para casa todas as noites durante o fim de semana do Grande Prêmio.”

Sergio Perez #11: “Esta é a corrida que todo piloto quer vencer e tive a sorte de conseguir a vitória nela na última temporada. Isso só me deixou com mais vontade de subir no degrau mais alto em Mônaco de novo.

O clima pode ser um desafio novamente aqui, e temos que maximizar cada momento ao entrarmos no carro. É importante definir nosso acerto e ir bem na classificação para ter alguma chance de vencer no domingo. Estou muito ansioso para voltar para essa pista, é uma viagem divertida.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Aston Martin Aramco Cognizant (102 pts)
(Foto: Jake Grant/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18:O Grande Prêmio de Mônaco é realmente especial e uma etapa como nenhuma outra. Requer foco total e comprometimento total, forçando você mais em uma volta do que em qualquer outra pista do calendário.

Não há retas longas, apenas ruas estreitas e sinuosas, então não há realmente tempo para pensar. Você só precisa confiar na sua intuição. Já disse isso antes, mas é um verdadeiro privilégio correr em uma pista com tanta história e eu tenho ótimas lembranças de Grandes Prêmios épicos aqui.”

Fernando Alonso #14:Mônaco é uma espécie de corrida em casa para mim, então é um trajeto curto até a pista. É bom estar de volta correndo após o cancelamento do Grande Prêmio da Emilia-Romagna no fim de semana passado, mas esperamos que todos estejam seguros na Itália e no final foi a decisão correta de não correr.

O circuito em Monte Carlo é uma corrida pela qual sempre esperamos como pilotos de Fórmula 1: é emocionante correr nessas ruas, não há nada igual. Estamos curiosos para ver como o carro se comporta em uma pista de baixa velocidade como esta. Garantir que acertamos a configuração do carro e entrar no ritmo cedo será importante.

Como ultrapassar é difícil em Mônaco, a posição no grid também será fundamental para o resultado de domingo. Se pudermos ter um sábado forte, isso nos preparará para outro bom resultado neste fim de semana.”

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (96 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):O calendário revisado significa que Mônaco é o ponto inicial da nossa passagem pela Europa nesta temporada. É um evento único e ainda proporcionará uma oportunidade de aprender sobre as atualizações para o W14. Também precisamos ter cuidado para não tirarmos muitas conclusões desta única etapa.

Estamos introduzindo o primeiro passo em uma nova direção de desenvolvimento. Não será uma bala de prata; pela minha experiência, elas não existem em nosso esporte. Esperamos que isso dê aos pilotos uma plataforma mais estável e previsível. Então, poderemos construir sobre isso nas próximas semanas e meses.

“A F1 é uma competição dura e uma meritocracia. Não estamos onde queríamos estar, mas não há senso de direito; é apenas trabalho duro para nos levar à frente.”

Scuderia Ferrari (78 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: “Adrenalina: essa é a essência do que você obtém no circuito de Mônaco. É um traçado estreito e, para ser rápido, você precisa confiar em seus instintos. Ao pilotar um carro de Fórmula 1 aqui você não tem tempo para parar para respirar e, na qualificação, quando você está acelerando, é, como eu disse, um verdadeiro impulso de adrenalina.

Acho que você não tem a mesma sensação em nenhuma outra pista e sei que isso vale para todos que correm aqui. Sem dúvidas, é uma pista particularmente especial para mim porque estamos correndo na cidade onde cresci.”

Carlos Sainz #55:Miami foi uma corrida difícil para nós, mas vamos continuar trabalhando em uma solução e estou confiante de que podemos progredir como equipe nas próximas corridas.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Vamos correr de novo, desta vez na terra natal de Charles [Leclerc] em Monte Carlo. Será, portanto, um fim de semana particularmente emocionante e especial para ele e para todos nós.

“Ambos os pilotos adoram o circuito de Mônaco, Charles esteve na pole nos últimos dois anos e Carlos sempre terminou no pódio em Monte Carlo desde que se juntou à Scuderia, e daremos tudo para entregar um bom resultado para nossos tifosi.

“Juntamente com o Charles e o Carlos, preparamos este fim de semana ao pormenor de forma a aproveitar ao máximo todas as oportunidades que esta pista complicada pode oferecer.”

McLaren (14 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “O Circuito de Mônaco é uma pista histórica com ótimas lembranças para mim e para a equipe. Meu pódio em 2021 é um momento do qual estou extremamente orgulhoso. Este ano, enquanto a McLaren comemora seu 60º aniversário, participaremos da corrida com uma pintura especial da Tríplice Coroa no MCL60, o que me deixa muito animado.

Embora os resultados não tenham sido os que queríamos até agora este ano, todos na pista e na fábrica estão determinados a seguir em frente e marcar pontos com os dois carros. Vamos trabalhar duro e nosso foco total está no desenvolvimento etapa após etapa.”

Oscar Piastri #81:Estou ansioso pela corrida deste fim de semana, pois volto a Mônaco pela primeira vez desde meu pódio duplo durante o campeonato de F2 de 2021. Será um desafio interessante e agradável enfrentar o circuito de Monte Carlo em um carro de F1, e poder fazer isso com a McLaren na pintura Tríplice Coroa do MCL60 será um momento muito especial.

A preparação para a corrida tem sido boa, com muito trabalho no simulador e estou aprendendo cada vez mais em cada sessão ao volante. Como equipe, estamos totalmente focados em dar passos à frente para desenvolver mais desempenho do carro e a rodada dupla de maio a junho é uma grande oportunidade para fazermos isso.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Ao voltarmos às atividades no Grande Prêmio de Mônaco, nosso trabalho na fábrica continuou a se desenvolver bem. Nos concentramos na preparação da próxima etapa de atualizações, que serão introduzidas nas próximas corridas com a ambição de tornar o MCL60 mais competitivo.

No entanto, a próxima parada é em Monte Carlo, um evento único e uma pista desafiadora para a equipe e os pilotos, com pouca margem para erros. As configurações históricas do circuito fornecem um excelente cenário para corridas e é uma que adoramos participar. Este ano, as comemorações da Tríplice Coroa tornam o fim de semana ainda mais especial.”

BWT Alpine (14 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31:Nosso foco agora se volta para Mônaco. Como Miami, precisamos garantir um fim de semana tranquilo e levar para casa os pontos merecidos. Tivemos alguns GPs decepcionantes este ano, então a equipe está focada em executar corridas melhores em todos os aspectos.

Estamos ansiosos para voltar, mostrar nosso ritmo e que podemos competir com algumas das melhores equipes. Mônaco é sempre um final de semana emocionante, um dos destaques da temporada, e procuraremos fazer um bom show para os fãs nas arquibancadas.”

Pierre Gasly #10:Mal posso esperar para correr em Mônaco, pois é um dos maiores e mais gratificantes desafios da temporada para nós, pilotos. Sem um Grande Prêmio da França no calendário, esta corrida é a mais próxima de uma em casa para mim durante o ano e o apoio dos fãs em Mônaco é muito especial.

O GP em Monte Carlo é mundialmente famoso e uma prova em que todo piloto deseja ter sucesso. Como equipe, pretendemos continuar melhorando e aproveitando nosso desempenho promissor da última vez e pretendemos sair de Mônaco com o melhor resultado possível, com pontos fortes de ambos os carros.”

Otmar Szafnauer (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (8 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Mônaco é o melhor lugar para pilotar um carro de Fórmula 1. Claro, é uma pista muito estreita e pequena, mas é rápida, então você realmente sente a velocidade. A qualificação é a parte mais importante do fim de semana e o tráfego antes de iniciar uma volta rápida pode ser um desafio.

Em Monte Carlo, focamos o acerto do carro visando a classificação. Você está tentando preparar tudo para aquela volta porque ultrapassar na corrida é quase impossível. Você ganha ou quebra seu fim de semana no classificatório, então tudo se resume ao desempenho de uma volta e acho que é isso que torna Mônaco único.”

Nico Hulkenberg #27:O GP de Mônaco, é definitivamente uma corrida como nenhuma outra. Estamos viajando para muitos lugares especiais como Miami, Melbourne, Las Vegas, Cingapura, etc., mas Monte Carlo é outro nível de intensidade e um grande desafio. É definitivamente um dos meus locais de prova favoritos no calendário.

Este ano será meu décimo GP em Mônaco, e é definitivamente uma sensação agradável acordar em sua própria cama e ir para a pista de manhã em uma scooter ou bicicleta. Também gosto do tempo antes da corrida, quando começam todos os preparativos e você pode sentir que a Fórmula 1 está chegando à cidade.”

Guenther Steiner (chefe de equipe):Mônaco para todos nós significa misturar glamour com corrida. É um evento que existe há muito tempo, muita gente vai e sonha em ir um dia porque é um local excelente e importante para a Fórmula 1. Sempre vamos lá preparados para inúmeras atividades para mostrar o que é o esporte.

Nesse circuito, todos nos esforçamos muito nos treinos livres e na qualificação porque é importante se classificar bem. Ultrapassar não é impossível, mas é muito difícil. Você coloca o maior esforço nisso e os pilotos se concentram em fazer o melhor possível. Então é aí que está o nosso foco principal ao longo das sessões.”

Alfa Romeo Stake (6 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:Acho que Mônaco é uma corrida que dispensa apresentações: é simplesmente especial e também é disputada em casa, então estou ansioso para poder dormir na minha cama. Estou muito motivado para ir bem aqui, onde você tem que dar tudo e levar suas performances ao limite.

O ritmo de volta única que mostramos em Miami foi uma melhoria em comparação com as corridas anteriores e pode ser crucial em uma pista onde o desempenho na classificação é extremamente importante. Ainda há trabalho a ser feito e a equipe aproveitou o tempo desde Miami para continuar trabalhando no desenvolvimento do nosso carro. Continuaremos avançando, com o objetivo de melhorar ainda mais nosso desempenho.”

Guanyu Zhou #24: “Estou ansioso pela disputa em Mônaco; é o único Grande Prêmio onde todos querem ir bem e onde cada pequeno detalhe pode fazer a diferença. Mostramos algum progresso em Miami e devemos acompanhar o ritmo, pois ainda há melhorias a serem feitas.

Estávamos preparados para trazer atualizações para o C43 em Ímola e as teremos em Mônaco neste fim de semana. Espero que elas nos ajudem a fazer uma mudança positiva e voltar aos pontos.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “A semana extra que passamos na base em Hinwil foi usada para continuar trabalhando duro para melhorar nosso carro e seu desempenho enquanto seguimos para Mônaco. O que efetivamente se tornou a primeira corrida europeia da temporada será onde traremos as atualizações originalmente destinadas a Ímola.

Com seus cantos e cenários icônicos, o Grande Prêmio de Mônaco é facilmente a corrida de Fórmula 1 mais famosa e onde todos querem se sair bem. Ainda mais do que de costume, as ruas do Principado são um local que recompensa a atenção ao detalhe e à precisão: devemos aproveitar as melhorias mostradas em Miami no início do mês e continuar nessa direção a partir de sexta-feira.”

Scuderia AlphaTauri (2 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:Antes da minha estreia na Fórmula 1 em 2021, nunca havia corrido em Mônaco e no ano passado me classifiquei em 11º. Acho divertido correr lá, especialmente durante a qualificação. É tudo uma questão de confiança, o quão perto você pode chegar das barreiras e quão rápido você pode fazer uma curva.

A ultrapassagem é realmente muito difícil na corrida. Durante a preparação, tento encontrar um acerto que seja mais compatível com o qualifying do que com a distância de corrida. No geral, acho que a experiência conta muito em Mônaco: esta será minha terceira prova aqui, agora sei como lidar com isso e certamente estou muito mais preparado do que da primeira vez.”

Nyck De Vries #21:Já corri em Mônaco antes: minha primeira vitória na Fórmula 2 veio aqui mesmo na corrida Sprint em 2017 e, em 2019, venci a Feature Race largando da pole position. Quando dirijo diariamente em Mônaco, às vezes penso que essas estradas serão uma pista de corrida, especialmente a parte entre as curvas 5, 6, 7 e 8.

“Por morar em Monte Carlo, poderei dormir em minha casa desta vez. Uma vez tentei dormir no mesmo hotel onde a equipe estava hospedada, para sentir melhor o clima de corrida, mas não deu certo porque eu só carregava minha necessaire na scooter no trajeto entre minha casa e o hotel.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (1 pt)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Ir para Mônaco é uma espécie de corrida caseira até certo ponto. Eu realmente gosto de correr aqui; é obviamente um fim de semana em que o sábado é um pouco mais focado do que o domingo, o que é uma raridade. É também outra pista de rua e já fizemos várias delas este ano, no entanto, esta é muito mais sobre construir confiança.

Como não há muitas áreas de escape, você não pode atacá-lo da mesma forma que em muitas outras pistas de rua em que estivemos. Em termos de competitividade, vai ser interessante, mas espero que o tempo possa trazer algumas surpresas e tornar o fim de semana um pouco mais imprevisível.”

Logan Sargeant #2:Estou empolgado por voltar a Mônaco neste fim de semana. Foi uma sensação muito especial correr lá no ano passado e que sempre esperarei também. Outra pista de rua será um grande desafio, mas estou me sentindo motivado para voltar ao carro e ser melhor do que nunca.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP

McLaren com pintura especial

(Foto: McLaren F1/Divulgação)

A McLaren apresentou um esquema de cores especial que utilizará no Grande Prêmio de Mônaco e na etapa seguinte, o GP da Espanha. O layout tem relação com os 60 anos da escuderia fundada por Bruce McLaren: a conquista da Tríplice Coroa do automobilismo que a equipe alcançou em sua história.

A cor laranja na parte traseira do carro é uma referência a sua vitória nas 500 Milhas de Indianápolis de 1974, com o piloto norte-americano Johnny Rutherford; o branco remete ao MP4/2 de Allain Prost, que garantiu a primeira P1 em Mônaco para a McLaren em 1984; e, por fim, o preto homenageia o McLaren F1, o carro vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1995, guiado pelos pilotos JJ Lehto, Yannick Dalmas e Masanori Sekiya.

Verstappen rumo ao recorde de vitórias pela Red Bull
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Nesse fim de semana, Max Verstappen pode ultrapassar o recorde de vitórias de Sebastian Vettel pela Red Bull Racing. O bicampeão igualou as 38 P1s de Vettel com a conquista do topo do pódio na etapa anterior, em Miami.

Assim, Verstappen precisa cruzar a linha de chegada em primeiro no domingo, para somar 39 vitórias e se tornar o piloto que subiu ao topo do pódio mais vezes pela equipe. Além disso, o holandês se aproximaria ainda mais do recorde geral de Ayrton Senna, que venceu na Fórmula 1 41 vezes.

Leclerc em busca da tão esperada redenção
Charles Leclerc (Foto: Scuderia Ferrari Media Office)

Depois de uma onda de resultados frustrantes no Principado desde o seu ano de estreia na categoria, Charles Leclerc precisa mais do que nunca de uma vitória em casa para, assim, se redimir e deixar para trás o passado tenebroso em Mônaco com um forte resultado.

Nas últimas duas temporadas, o piloto #16 da Ferrari esteve em posição de vencer em Mônaco, ao conquistar a pole em ambas as ocasiões, mas não alcançou o topo do pódio.

Em 2021, não largou devido a problemas no carro e, no ano seguinte, foi vítima de um erro grave de estratégia da Scuderia, perdeu a liderança e a P1 final para Sergio Perez e concluiu o GP em um amargo quarto lugar.

Detalhes do circuito
Circuito de Mônaco (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito de Mônaco possui 3.337 km de extensão, 19 curvas (12-D e 7-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1950 e a corrida terá um total de 78 voltas. O recorde de volta mais rápida nesse traçado pertence a Lewis Hamilton, que marcou 1:12.909 na temporada 2021.

As principais características desse circuito são os setores estreitos, os cantos técnicos e a predominância de zonas de baixa a média velocidade. Confira abaixo como é uma volta em Mônaco, através do simulador/game F1 22.

O grande desafio para os pilotos é acertar, de forma cirúrgica, o ponto de entrada certo de cada curva. Qualquer erro mínimo de cálculo pode levá-los a bater no muro e abandonar.

As chances de ultrapassagem em Mônaco são pequenas e quase nulas, o que facilita o manter a posição e torna o classificatório uma parte crucial para um bom resultado na corrida de domingo.

O último vencedor no Principado foi Sergio Perez, seguido de Carlos Sainz e do atual bicampeão, Max Verstappen. O mexicano, que largou em terceiro, aproveitou o erro de estratégia da Ferrari com Charles Leclerc, assumiu a P1, a manteve até o fim e venceu o GP de Mônaco pela primeira vez na carreira.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Os três compostos mais macios da gama Pirelli Fórmula 1 irão para a pista em Mônaco: C3 como o P Zero Branco duro, C4 como o P Zero Amarelo médio e C5 como o P Zero Vermelho macio.

Por ter a menor velocidade média de volta em todo o campeonato, em torno de 150 km/h, há pouca aderência e um desgaste limitado em Mônaco. Os compostos mais macios oferecem um bom nível de aderência quando se trata de tração, mas o grip mecânico tem um limite.

Todos os tipos de pneus trazidos para Mônaco foram usados no clima variável do GP no ano passado: Cinturato Azul Full Wet, Cinturato Verded intermediário e todos os três compostos slicks. Em pista seca, a corrida é quase sempre de uma parada para todos, mas na temporada anterior, a maioria dos pilotos parou três vezes.

Os novos pneus Cinturato Azul Full Wet, que não precisam de mantas de aquecimento, deveriam ter feito sua estreia em Ímola, mas serão usados a partir desse final de semana até o restante da temporada.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Eric Alonso/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 17°C e Máxima de 23°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima 17°C e Máxima 23°C. Tempo aberto, ensolarado.

Domingo:

Mínima de 17°C e Máxima de 24°C. Tempo aberto, ensolarado.

Fonte: www.bbc.com/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!