Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP de Miami (EUA) – 2023

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP de Miami (EUA) – 2023

1035
Foto: F1 Press Area Pirelli
Foto: F1 Press Area Pirelli

E tivemos, neste domingo (07/05/2023), a segunda edição do GP de Miami da história da FÓRMULA 1! Na pole position tivemos Sergio Perez, seguido de Alonso, Sainz e Magnussen! Sim, com batida de Leclerc quando faltava um pouco mais de 1 minutos no Q3 da classificação, Max Verstappen ficou sem tempo e largou em 9º. Leclerc ainda tinha tempo marcado e suficiente para largar em 7º. Hamilton partiu da 13ª colocação, enquanto Russell iniciou a prova em 6º. Entre os 10 primeiros, todos com compostos médios, exceto Max Verstappen e Ocon, que largaram com pneus duros. Já as McLarens, de Norris (16º) e Piastri (19º), únicos com pneus macios.

 

LARGADA

Largada tranquila, sem incidentes, com Perez segurando a liderança da prova. Alonso, Sainz, Gasly e Russell fecharam a volta 1 no TOP5. Magnussen se complicou na largada e caiu para 7º. Max perdou uma posição, mas logo recuperou e fechou a primeira volta em 9º e iniciou a sua tentativa de escalada para as primeiras posições. Piastri, em ótima largada (com pneus macios), partiu da 19ª para a 13ª colocação.

CORRIDA

Volta 5 e em uma ultrapassagem dupla para cima de Magnussen e Leclerc, Verstappen já assumia a 6ª colocação. Perez seguia na liderança, com 1.5 segundos de vantagem para Alonso. Gasly em bom início de provas, seguia em 4º e bem próximo de Sainz (ainda em 3º).

Mais 3 voltas completadas e Max ultrapassa Russell, sem qualquer dificuldade. Partindo para cima de Gasly em seguida e assumindo a 4ª colocação na volta 10. Naquele momento Perez, na liderança, tinha menos de 5 segundos à frente de Max (em desempenho altíssimo com compostos duros).

Volta 13, Perez seguia na liderança, com Alonso 3 segundos atrás e Sainz fechando o TOP3. Momento em que Verstappen encostava no piloto da Ferrari, e na volta seguinte assumia a terceira colocação. Volta 15 e foi a vez de Alonso ser ultrapassado pelo piloto da Red Bull. Diferença de Max para o companheiro era de 3.7 segundos. Situação ao final da volta 15 era:

Volta 18, Russell e Leclerc realizam suas trocas de pneus, retornando ambos com compostos duros, respectivamente em 12º e 15º. Volta seguinte foi a vez de Sainz também trocar pelos duros e retornar em 7º. Diferença de Perez para Max era de apenas 1.6 segundos. Volta 20, Perez vai aos boxes e retorna com pneus duros na 4ª colocação. Os três primeiros (Max, Alonso e Ocon) não tinham ainda realizados suas trocas de compostos.

Volta 25 e Sainz recebia punição de 5 segundos por ultrapassar limite de velocidade nos boxes. Momento em que Perez ultrapassava Ocon, assumindo a terceira colocação e também a volta mais rápida (1:31.466s). Em seguida Alonso realizou seu pit-stop, retornando com compostos duros na 5ª colocação – atrás de Sainz (que já havia parado). Mas, duas voltas depois, Alonso conseguiu – em pista – ultrapassar Sainz (sem muita dificuldade) e em seguida também atropelou Ocon, assumindo a terceira posição.

Volta 30, Max líder (mas sem pit-stop), seguido de Perez e Alonso. Ainda sem trocas de pneus para Max, Ocon, Hamilton, Nico e Tsunoda, segue o TOP10 naquele momento:

Quase na volta 40 e Russell – em excelente desempenho – ultrapassou Sainz, assumindo a 4ª colocação. Momento em que seu companheiro (Hamilton) foi aos boxes. Após a parada de Stroll, na volta 43, Magnussen assumia uma ótima oitava posição e Hamilton a nona colocação.

E na volta 45 foi a vez de Max Verstappen trocar de pneus, retornando em 2º com compostos médios. A diferença para Perez (líder) era de 1.6 segundos apenas. E, sem piedade alguma, na volta 48, Verstappen (por fora) ultrapassou o companheiro para reassumir a liderança da prova e partir para a vitória!

Sim, 10 voltas depois, vitória de MAX VERSTAPPEN, largando da 9ª posição e ainda terminando mais de 5 segundos à frente de Perez, que fechou a dobradinha da Red Bull. O pódio foi completado por Alonso, com Russell terminando em 4º – com uma prova excelente. Sainz, mesmo com a punição de 5 segundos, fechou o TOP5. Hamilton, em uma bela ultrapassagem para cima de Leclerc e também uma boa prova (após largar em 13º), terminou na 6ª colocação. Leclerc, Gasly, Ocon e Magnussen completando o TOP10. Destaque para a Alpine, colocando seus dois carros no TOP10! Mais uma vez a Ferrari mostrando que tem carro para classificação (caso Leclerc não bata), mas em corrida deixa ainda bastante a desejar. E a McLaren, que tristeza: Norris em 17º e Piastri em 19º. E claro, Alonso, em mais um pódio e excelente prova!

Com o resultado, Max segue líder com 119 pontos, seguido de Perez com 105 e Alonso com 75 pontos. Classificação completa aqui!

Para quem perdeu a prova, em tese, o BANDSPORTS transmitirá reprise às 21:00 (horário de Brasília) deste domingo (07/05/2023). Programação completa e mais informações aqui!

RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

E a próxima etapa da F1 será entre os dias 19 e 21/05/2023, com o GP da Emilia Romagna (Imola) e acompanhada da F2 e F3. Calendário completo aqui:

Calendário 2023 da Fórmula 1
Calendário 2023 da Fórmula 1
SIGA A GENTE