Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Austrália – 2023

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Austrália – 2023

1980
Foto: F1 Press Area Pirelli
Foto: F1 Press Area Pirelli

Tivemos, na madrugada deste sábado para domingo (02/04/2023), o GP da Austrália 2023 de FÓRMULA 1! E que corrida, com três bandeiras vermelhas e muita confusão, com apenas 12 pilotos terminando a etapa! Com uma largada sensacional, as Mercedes de Russell e Hamilton assumiram a liderança, deixando Max Verstappen – que largou na pole – na terceira colocação. Logo atrás, em incidente com Stroll, Leclerc acabou rodando e abandonando a prova. Voltas depois Albon acabou rodando e bateu, causando inicialmente um safety-car, momento em que Russell acabou indo para os boxes, retornando em 7º. Porém, devido a quantidade de sujeira na pista em virtude da batida de Albon, a direção definiu bandeira vermelha, complicando a vida do piloto da Mercedes. Tempo depois, Russell acabou abandonando com problemas no motor!

 

A prova seguiu, entre paradas de box e novas relargadas, Max Verstappen ultrapassou Hamilton e assumiu a liderança em definitivo! Em corrida de recuperação, Perez escalava o pelotão, após largar em último. Assumindo a 7ª colocação nas voltas finais!

E… faltando 2 voltas para o final, Magnussen tem pneu estourado, o que casou uma bandeira vermelha no momento em que parecia tudo definido: Max, Hamilton e Alonso. Relargada, Max conseguiu manter-se na liderança, seguido de Hamilton! Mas uma grande confusão ocorreu no pelotão de trás, com Alonso sendo tocado por trás e rodando. Com isso, Perez também foi prejudicado e curvas à frente, as duas Alpines resolveram se encontrar e a batida entre as duas causou MAIS UMA bandeira vermelha, faltando 1 volta para o fim! Naquele momento o TOP12, que restava em pista, era: Max, Hamilton, Sainz, Hulkenberg, Tsunoda, Norris, Piastri, Zhou, Bottas, Perez, Alonso e Stroll. Além dos que já haviam abandonado, ficaram de fora também após toda a confusão da relargada: Sargeant, De Vries, Ocon e Gasly.

Última relargada da prova e a direção de prova resolveu retomar a ordem de classificação da tentativa de relargada anterior. Assim, tivemos: Max Verstappen, Hamilton, Alonso, Sainz e Stroll no TOP5. Sainz ainda foi punido em 5 segundos pelo toque em Alonso.

E FIM DE PROVA! Uma largada em movimento, apenas para formalizar o final da prova, sem qualquer possibilidade de disputa. Max garantiu a vitória! Hamilton e Alonso completaram o pódio – terceiro pódio seguido de Alonso na temporada! Com a punição de Sainz (que despencou para 12º), Stroll e Perez (que largou em último) completaram o TOP5.

RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

E a FÓRMULA 1 retorna às pistas entre os dias 28 e 30/04/2023, com o GP do Azerbaijão (Baku) – primeira etapa do ano com o formato de CORRIDA SPRINT! Calendário completo aqui:

Calendário 2023 da Fórmula 1
Calendário 2023 da Fórmula 1
SIGA A GENTE