Início Destaque FÓRMULA E – Resultado Final + Melhores Momentos – ePrix de São...

FÓRMULA E – Resultado Final + Melhores Momentos – ePrix de São Paulo – 2023

802
Foto: LAT Images (Media Bank Fórmula E)
Foto: LAT Images (Media Bank Fórmula E)

E tivemos, neste sábado (25/03/2023) a primeira (e esperamos que de várias) etapa da FÓRMULA E no Brasil. E diretamente do Sambódromo do Anhembi em São Paulo/SP, em um dia absurdamente quente, tivemos na pole position Stoffel Vandoorne, seguido de Félix da Costa, Mitch Evans, Edoardo Mortara e Sam Bird completaram o TOP5. Infelizmente, para os nossos representantes, a classificação foi terrível e Sette Câmara partiu da 16ª colocação, enquanto Di Grassi da última colocação (já que bateu em sua volta rápida).

 

Mas sobre a corrida propriamente dita, uma prova repleta de variantes e variáveis, com largada conturbada, muitas ultrapassagens, acidentes e alguns acionamentos de safety-car! Na largada, Vandoorne conseguiu assegurar a liderança, mas logo atrás confusão entre Norman Nato e Mortara, além de problemas de Lotterer. Um pouco mais tarde seria a vez de Buemi errar, perdendo muitas posições ao usar a área de escape. Ao final do primeiro giro tínhamos Vandoorne, Félix da Costa, Mitch Evans, Cassidy e Vergne nas primeiras colocações.

Na volta 6, mais confusão e desta vez com Fenestraz, que após batida, ficou parado na pista. Naquele momento, Sette Câmara recuperava 1 posição em relação à sua posição de largada e Di Grassi já era o 16º (após largar em 22º). Na relargada, Vandoorne seguia na liderança, mas com Evans na cola, seguidos de Cassidy, Félix da Costa e Vergne.

Nas voltas seguintes, entre um modo ataque e outro, tivemos algumas trocas na liderança, e no momento da entrada de mais um safety-car, Cassidy era o líder, seguido de Félix e Vandoorne.

Lá pela volta 20, Cassidy mantinha a liderança, seguido de Da Costa, Mitch Evans e Vandoorne (que despencava na classificação). Masi algumas voltas e foi a vez de Félix da Costa errar quando disputava a liderança e passou reto em uma freada, despencando para a 7ª colocação. Faltando poucas voltas para o final, Cassidy seguia firma na liderança, mas já com Evans logo atrás e seguidos de Vandoorne, Vergne e Sam Bird. O brasileiro Di Grassi aparecia em 12º e Sette Câmara na 16ª colocação (mesma da largada).

Não demorou muito e Evans partiu para cima de Cassidy, tomando a liderança. Bird também tentava atacar Vergne e com um pouco mais de bateria, conseguiu ao final da prova fechar na 3ª colocação e subir ao pódio. Já na disputa pela vitória, tivemos ainda nas voltas finais, uma verdadeira caçada de Cassidy para cima de Evans, que conseguiu segurar bem a ponteira e vencer o primeiro ePrix brasileiro! Cassidy ficou com a segunda posição. Félix da Costa e Vergne fecharam o TOP5. Vandoorne, que liderou boa parte da prova, ficou com a 6ª colocação. Quanto aos brasileiros, Di Grassi terminou na 13ª colocação e Sette Câmara na 16ª. O ainda líder da temporada, Pascal Wehrlein terminou apenas em 7º.

Na classificação da temporada temos, como dito, Wehrlein na liderança com 86 pontos, seguido de Jake Dennis com os mesmos 62 e Cassidy agora com 61. Vergne tem 60 na quarta colocação e Félix da Costa fecha o TOP5 com 58 pontos. Di Grassi tem os mesmos 18 pontos na 12ª colocação e Sette Câmara os mesmos 10 pontos de antes, na 15ª colocação. Classificação completa aqui!

Para quem perdeu o ePrix de São Paulo, a BANDSPORTS tem na grade algumas reprises agendadas! Veja aqui os horários!

RESULTADO FINAL

MELHORES MOMENTOS
PRÓXIMA ETAPA

E a próxima etapa da fórmula elétrica será em Berlim / Alemanha com rodada dupla entre os dias 22 e 23/04/2023. Calendário completo aqui:

Calendário 2023 da Fórmula E
Calendário 2023 da Fórmula E
SIGA A GENTE