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WEC – Prólogo: Tudo sobre a nova temporada – 2023

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(Foto: Harry Parvin)
A maior categoria de corridas de resistência do mundo está de volta e chega com novidades, tanto no grid quanto no regulamento.

O World Endurance Championship (WEC) retorna nesse fim de semana (11 e 12) para realizar o prólogo, uma espécie de testes pré-temporada no Circuito Internacional de Sebring, localizado na Flórida, Estados Unidos, onde também ocorrerá a etapa de abertura do campeonato.

A 11ª campanha do Campeonato Mundial de Endurance será histórica: terá um recorde de inscrições de montadoras na classe principal (Hypercar) e na LMGTE Am, e mais de 60 carros na edição centenária das 24h de Le Mans.

Este ano também traz mudanças significativas quanto às provas e ao campeonato. A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre a nova temporada do FIA WEC.

Calendário
(Imagem: FIA WEC/Divulgação)

Para 2023, o WEC apresenta um calendário com 7 provas, uma a mais em relação ao ano passado. Dessa vez, as 6 horas de Portimão, em Portugal, ingressa na lista de etapas e terá a presença de dois pilotos da casa: o campeão de Fórmula E, António Félix da Costa, que correrá pela equipe Heartz Team JOTA de Hypercar, e Filipe Albuquerque, da United Autosports de LMP2.

A etapa mais famosa da categoria, as 24h de Le Mans, completa 100 anos de existência em maio. A corrida de longa duração acontecerá nos dias 10 e 11 de junho e contará com 62 carros no grid, um número inédito desde a estreia do evento em 1923.

Como ocorreu em 2022, a 11ª temporada da principal série de endurance da FIA terá início com as 1000 milhas de Sebring e terminará com as 8 horas do Bahrein. Além disso, haverá dois meses de pausa durante o ano: maio, após as 6 horas de Spa-Francorchamps, e agosto, depois das 6 horas de Monza.

Informações do grid
(Foto: Marius Hecker)

A 11ª temporada do WEC contará com nove montadoras: Toyota, Porsche, Ferrari, Cadillac, Peugeot, Chevrolet, Aston Martin, Vanwall e Glickenhaus, divididas em 38 carros de 28 equipes.

Dentre os modelos, 13 serão hipercarros, 11 LMP2 e 14 LMGTE Am. Este ano haverá 1 Innovative Car, o Camaro ZL1 NASCAR da Hendrick Motorsports, que faz parte do projeto Garage 56 e competirá apenas nas 24h de Le Mans. O trio de pilotos do ZL1 será o campeão de Fórmula 1, Jenson Button, o vencedor das 24h de Le Mans, Mike Rockenfeller, e o heptacampeão da NASCAR CUP Series, Jimmie Johnson.

Novidades na Hypercar

Nesta temporada, a classe Hypercar terá mais que o dobro de carros: 13 contra os 6 da temporada 2022, e esse é um dos motivos para a classe LMGTE Pro não figurar no grid deste ano: a Porsche e a Ferrari correrão apenas com hipercarros (LMDh e LMH, respectivamente).

Além das montadoras que ingressam este ano na divisão principal, a atual campeã, Toyota Gazoo Racing Europe, competirá com dois Toyota GR010 Hybrid, enquanto que a Peugeot colocará na disputa dois 9X8 e a Glickenhaus, apenas um 007.

Novidades na LMP2

Na classe de protótipos mais leves e menos potentes, as equipes WRT, Alpine Elf Team, United Autosports e Prema Racing correrão com dois carros cada.

Novidades na LMGTE Am

Na LMGTE Am, o ano de 2023 marca o retorno de escuderias que não correram em 2022. As competidoras que voltam a integrar o grid de turismo do WEC são a AF Corse, Dempsey-Proton Racing, Team Project 1, Iron Lynx, Kessel Racing, D’Station Racing e GR Racing. Ao todo, quatro montadoras estarão na divisão: Porsche (6), Ferrari (4), Aston Martin (3) e Chevrolet (1). Confira abaixo outras novidades:

  • A Corvette Racing competirá na LMGTE Am sob a liderança de Ben Keating;
  • Depois de duas temporadas na LMP2, a Richard Mille Racing e a AF Corse se uniram para entrar na LMGTE Am. Luis Perez Companc foi o escolhido para pilotar a Ferrari 488 GTE Evo;
  • e a TF Sport passa a se chamar ORT by TF, e terá como pilotos do Aston Martin Vantage AMR Ahmad Al Harthy, Michael Dinan e Charlie Eastwood.
Novas fabricantes na classe de Hipercarros

Porsche

(Foto: Porsche PENSKE Motorsport/Divulgação)

Após 5 anos fora, a Porsche está de volta ao grid de hipercarros do WEC com o 963 LMDh, o novo protótipo de alto desempenho da marca alemã. A montadora com sede em Stuttgart, na Alemanha, figurou na categoria pela última vez em 2017, quando se tornou tricampeã na LMP1 (atual Hypercar) e saiu vencedora das 24h de Le Mans com o 919 Hybrid.

A Porsche retorna em parceria com a equipe norte-americana Penske Motorsport, e terá dois carros em seu line-up: o #5, que será guiado pelo trio de pilotos Dane Cameron, Michael Christensen e Frederic Makowiecki, e o #6, que terá Kevin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor em seu cockpit.

Vale lembrar que haverá outros dois Porsches 963, mas de duas equipes privadas: um da Heartz Team JOTA e outro da Proton Competition.

O mais novo protótipo híbrido da Porsche Motorsport é um dos dois únicos da divisão LMDh (Le Mans and Daytona h) da temporada 2023 do WEC, junto com o V-LMDh, da Cadillac.

Quanto a motorização, o 963 é híbrido, carrega um ICE (motor de combustão interna) Twin turbo V8 de 4.6 litros, possui tração traseira e gera 680 cv de potência.

A especificação LMDh se diferencia da LMH (Le Mans Hypercar) por alguns motivos, mas, o principal, é oferecer às montadoras e equipes a opção de escolher em qual das duas corridas de maior duração correr: 24h de Daytona da IMSA, 24h de Le Mans do WEC, ou em ambas.

Ferrari

(Foto: Ferrari/Divulgação)

Após um período de 50 anos fora das 24h de Le Mans na classe de protótipos de alto desempenho, a Ferrari regressa às corridas de resistência este ano, com o 499P, de especificação LMH. O nome 499P é uma homenagem aos protótipos da Ferrari das décadas de 60 e 70, como o 250P, vencedor das 24h de Le Mans de 1963.

A montadora italiana correu em Le Mans pela última vez em 1973, e utilizou o 312 PB, modelo que foi a principal inspiração do esquema de cores do novo hipercarro da fabricante com sede em Maranello (Itália).

A Ferrari terá o apoio de sua equipe de fábrica (AF Corse) e colocará dois 499P no grid: o #50, que será pilotado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, e o #51, que acomodará os pilotos Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi.

O híbrido italiano possui um ICE V6 3.0 biturbo central, entrega 680 cv de potência e conta com tração nas quatro rodas.

Cadillac

(Foto: Cadillac Racing/Divulgação)

Assim como a Ferrari, a Cadillac também decidiu bater de frente com a atual campeã Toyota e ingressa na temporada 11 do Campeonato Mundial de Endurance com o V-LMDh, o protótipo de alto desempenho de especificação LMDh.

Ao se inscrever no WEC, a montadora americana marca seu retorno ao mundo das corridas de longa duração após ficar 20 anos sem correr. A última vez em que a Cadillac participou de uma categoria de resistência foi em 2002, na American Le Mans Series, com o protótipo Northstar LMP (Le Mans Prototype).

Em seu retorno, a Cadillac colocou apenas uma unidade do V-LMDh no grid de hipercarros: o de número#2. A marca terá os pilotos Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook em seu line-up principal.

Quanto ao que há embaixo da carroceria futurística, o Cadillac V-LMDh é híbrido, possui um ICE V8 de 5.5 litros aspirado, 670 cv de potência no total e tração traseira.

Vanwall

(Foto: Vanwall/Divulgação)

Outra fabricante que demonstrou interesse no WEC para a temporada 2023 foi a Vanwall, que ingressa na nova temporada da categoria com o Vandervell 680, o mais novo protótipo LMH da marca.

A equipe Floyd Vanwall Racing irá correr este ano com apenas 1 carro, o Vandervell 680 #2, que será guiado pelo campeão de Fórmula 1, Jacques Villeneuve, Tom Dillmann e Esteban Guerrieri.

O protótipo à combustão da escuderia austríaca-alemã é equipado com um motor V8 aspirado de 4.5 litros central, que oferece 680 cv de potência e possui tração integral.

Sobre as escuderias veteranas
GR010 Hybrid de 2023 da Toyota GRE (Foto: Toyota Gazoo Racing Europe/Divulgação)

A Toyota competirá com os dois GR010 LMH tradicionais e sem alterações: o #7 levará o trio de pilotos Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose María Lopez, e o lendário #8 será pilotado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa.

A Glickenhaus correrá com apenas um carro, o de número #708, que terá Romain Dumas, Ryan Briscoe e Olivier Pla ao volante do protótipo 007 LMH.

A Peugeot retorna ao grid este ano para competir na classe de hipercarros do WEC pela segunda vez, após fazer sua estreia no ano passado. Como em 2022, a montadora francesa terá dois 9X8s LMH na luta pelo campeonato: no #93 irão correr Paul Di resta, Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne, e no #94, Loic Duval, Gustavo Menezes e Nico Müller.

Novidades no grid de pilotos
Pódio das 14h de Le Mans de 2022 (Foto: Harry Parvin)

Na relação de pilotos inscritos para a nova campanha da categoria, há alguns novos nomes conhecidos no mundo do automobilismo mundial. Dentre eles, estão os ex-pilotos de Fórmula 1, Antonio Giovinazzi (Ferrari AF Corse/Hypercar), Jacques Villeneuve (Floyd Vanwall/Hypercar) e Robert Kubica (WRT/LMP2).

Uma curiosidade interessante no grid de automobilistas da nova temporada, é a presença de cinco pilotos mulheres: Sarah Bovy, Michelle Gatting e Rahel Frey, da equipe feminina Iron Dames de LMGTE Am, Lilou Wadoux da Richard Mille AF Corse e Doriane Pin da Prema Racing de LMP2, esta que era da Iron Dames ano passado.

Outro fato que vale mencionar, é que o ex-piloto de Fórmula 2, Juan Manuel Correa, fará sua estreia como titular no WEC na LMP2, pela Prema Racing, assim como Pietro Fittipaldi, que também ingressa como piloto principal na divisão dos protótipos Oreca 07, mas pela Jota.

Além de Fittipaldi, o Brasil será representado por outros dois competidores: André Negrão (Alpine Elf Team/LMP2) e Daniel Serra (Kessel Racing/LMGTE Am), estes que correm no WEC desde 2017.

Mudanças no regulamento
(Foto: Gabi Tomescu)

Sem aquecimento de pneus
Após consultas com fabricantes de pneus, qualquer forma de aquecimento dos compostos não será permitida em 2023. Além disso, a quantidade de especificações de pneus disponíveis na classe Hypercar será reduzida a duas por circuito, exceto nas 24h de Le Mans, que terá três.

Nova regra de inscrições de hipercarros
As fabricantes que competem na classe Hypercar devem inscrever no mínimo um e no máximo dois carros. Quaisquer carros adicionais devem ser inscritos na nova classificação do Campeonato Mundial de Equipes de Hipercarros.

Novo formato de classificação
Para tornar a qualificação mais viável, garantir aos competidores tempo de pista suficiente e aumentar a janela para acerto de tempos, a classificação será composta por três sessões 15 minutos. Haverá uma sessão por classe, diferente de como era antes, com dois períodos, uma para protótipos (incluindo carros Hypercar e LMP2) e outra para carros LMGTE (turismo).

Novos procedimentos de corrida
Introduzido pela primeira vez em 2014 para reduzir o número de intervenções do Safety Car, o procedimento Full Course Yellow (FCY) que ordena que todos os carros reduzam a velocidade para 80 km/h e não ultrapassem recebeu mudanças.

De acordo com o Regulamento Desportivo de 2023, o pit lane estará fechado durante os períodos de FCY. De acordo com os regulamentos anteriores, os boxes sob o FCY davam uma vantagem significativa sobre os carros que já completaram seus pit stops sob condições de bandeira verde.

Carros com pouco combustível ou danificados poderão fazer uma parada de emergência para reabastecer por 5 segundos ou reparar qualquer dano. Nesse caso, os competidores devem entrar novamente no pit lane assim que a entrada for liberada.

Fim da divisão Pro/Am na classe LMP2
Em resposta às demandas do mercado e após consulta às equipes participantes, não haverá mais uma classificação separada para as equipes Pro/Am envolvendo um piloto com classificação Bronze na classe LMP2.

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