Início Destaque GT SPRINT RACE – Em direção ao céu: Sprint Race se torna...

GT SPRINT RACE – Em direção ao céu: Sprint Race se torna NASCAR Brasil em 2023!

793
Em direção ao céu: Sprint Race se torna NASCAR Brasil em 2023 - Foto: Duda Bairros
Em direção ao céu: Sprint Race se torna NASCAR Brasil em 2023 – Foto: Duda Bairros

UAU! UAU! UAU! Que a GT Sprint Race tem um histórico de crescimento absurdamente alto, já tínhamos observado, mas desta vez o passo foi enorme e mais que merecido! A categoria, criada em 2012 como Sprint Race, mudou seu nome / formato nos anos seguintes para GT Sprint Race, passou a correr também nos EUA, Uruguai e agora anuncia uma parceria SENSACIONAL com a NASCAR – sim, NASCAR! Nesta noite de 16 de novembro de 2022, reuniram-se representantes da NASCAR norte-americana (liderados por Chad Seigler), representantes da GT Sprint Race (liderados por Thiago Marques) e presidente da Mais Brasil Esportes (Carlos Col) para anunciar a enorme parceria, pela qual a categoria brasileira passará a se chamar NASCAR Brasil – Sprint Race. \o/

 

NASCAR Brasil Sprint Race se junta a NASCAR Mexico, NASCAR Pinty e a NASCAR Whelen Euro como a quarta presença internacional sob a Bandeira da NASCAR. Desta forma, a bandeira NASCAR passa a estar presente em 12 países diferentes (3 continentes).

Foto: Família Marques (Duda Bairros)
Foto: Família Marques (Duda Bairros)

“Sim, o cenário do automobilismo no Brasil é de evolução e sim, merece uma grande conquista como esta. Tenho a certeza de que esta possibilidade de desenvolver a NASCAR no Brasil é uma oportunidade sem precedentes. Mas claro, não é uma conquista apenas nossa, mas de todo o automobilismo nacional. O envolvimento que eles terão com a categoria, gerará melhorias que todos nós estamos procurando para o automobilismo do país e não tenham dúvida, é motivo de grande orgulho e bastante satisfação”comentou Thiago Marques

CEOs Chad Seigler (Nascar), Thiago Marques (Sprint Race) e Giovanni Guerra (CBA) - Foto: Duda Bairros
CEOs Chad Seigler (Nascar), Thiago Marques (Sprint Race) e Giovanni Guerra (CBA) – Foto: Duda Bairros

“O Brasil é um país muito vibrante e com uma riqueza cultural / histórica no automobilismo e assim, um local excelente para nossa primeira competição na América Latina. A NASCAR Brasil Sprint Race mostrará o verdadeiro show que é uma disputa lado-a-lado, o que define perfeitamente a NASCAR. O objetivo é dar enorme experiência aos fãs brasileiros e a sensação de fazer parte de um evento assim. Esta é a nossa expectativa e desejo, realmente, que esta parceria abra novos caminhos para que os melhores pilotos, mecânicos e engenheiros possam desejar participar da nossa prestigiosa competição da NASCAR nos Estados Unidos”comentou Chad Seigler – Vice-Presidente Internacional da NASCAR

O QUE TEM DE NOVO?

Teremos R$ 500.000,00 em premiações, distribuídos para os melhores colocados (ao longo da temporada) e mais, os campeões das divisões da categoria (3), serão coroados na cerimônia da NASCAR Awards, nos Estados Unidos.

Ainda em estudo, mas avalia-se a possibilidade de adotar algumas práticas da NASCAR nas provas brasileiras:

  • Relargada em fila dupla
  • “Lucky Dog” – um tipo de passe livre ao carro que tem uma volta a menos para recuperá-la
  • Dar autonomia ao diretor da prova para ampliar o tempo da prova e assim não fechar a disputa com safety car em pista

Outra boa novidade será a possibilidade dos melhores jovens pilotos e estreantes participarem do programa “Drive Development” da NASCAR Academy Internacional Driver – seletiva que dá ao vencedor a chance de uma temporada completa em uma das categorias de base da NASCAR norte-americana. 0_o

Para os pilotos inscritos/confirmados para a temporada 2023, haverá convites para a prova clássica “Daytona 500”, em fevereiro de 2023.

ESTRUTURAÇÃO / REGRAS

Seguiremos com as divisões PRO (para pilotos profissionais), PROAM (para jovens pilotos com até 28 anos e pilotos experientes não profissionais) e AM para (pilotos acima de 28 anos).

Estão previstas para 2023 oito etapas, com duas corridas cada e que serão disputadas em sete circuitos diferentes no Brasil. A abertura está prevista para 25 e 26 de março, em Santa Cruz do Sul/RS – 12ª temporada!

Depois de três anos fora do calendário, a categoria retorna com a #GuestRace, prova que agora prevê a participação de um dos competidores da NASCAR norte-americana para correr ao lado dos demais titulares em 2023, assim como acontece na prova de “Convidados” da Stock Car Pro Series!

CALENDÁRIO PREVISTO

Segue as datas e locais (PREVISTOS) para a próxima temporada da, agora renomeada, NASCAR Brasil – Sprint Race:

Calendário 2023 da NASCAR BRASIL (Sprint Race)
Calendário 2023 da NASCAR BRASIL (Sprint Race)
TRANSMISSÕES

As transmissões seguem como hoje: via streaming (nas redes sociais, Youtube oficial e outros canais digitais de esporte a motor) e no canal de TV BANDSPORTS, sengo transmitido compacto dos melhores momentos da primeira corrida e última corrida de cada etapa ao vivo/na íntegra.

CRÉDITOS

Matéria baseada no release de Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa – SIG Comunicação (Silvana Grezzana Santos). Fotos (mesmo release) de Duda Bairros.

SIGA A GENTE