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FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de Abu Dhabi – 2022

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(Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da última corrida da temporada e suas retrospectivas do ano.

A Fórmula 1 está de volta nesse fim de semana (18, 19 e 20) para realizar o Grande Prêmio de Abu Dhabi, a prova de encerramento da temporada, no circuito de Yas Marina, localizado a 30 minutos da capital do país dos Emirados Árabes Unidos.

O GP na Ilha do Golfo Pérsico costuma receber a disputa final da categoria mais alta do automobilismo desde sua estreia, em 2009. Apesar disso, de 2011 a 2013, a última corrida da programação ocorreu no Brasil, no circuito de Interlagos. A partir de 2014, Abu Dhabi voltou a fechar com chave de ouro as temporadas da Fórmula 1 e a sediar despedidas de pilotos titulares.

Um fato curioso da etapa em Yas Marina é que a prova começa no final da tarde, sob o pôr do sol (horário local) e termina à noite, sob as luzes dos holofotes ao redor do traçado.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP nos Emirados Árabes e suas retrospectivas do ano, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, no final da matéria, saiba as novidades que essa etapa trará, os detalhes do circuito, informações sobre os compostos de pneus e a previsão do tempo.

Oracle Red Bull Racing (719 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: Não comentou.

Sergio Perez #11: Não comentou.

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (524 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:O GP no Brasil foi uma corrida difícil; o incidente logo após a largada me deixou totalmente no final do pelotão. O ritmo e a sensação no carro foram bons e estou satisfeito com meu desempenho e a recuperação que fiz para terminar em quarto.

“Vai ser uma batalha acirrada com Checo [Perez] e estou ansioso para correr em Abu Dhabi, onde darei tudo de mim pela última vez neste ano.”

Carlos Sainz #55:Trouxemos para casa o melhor resultado possível em Interlagos para a equipe e estamos ansiosos para correr novamente em Abu Dhabi pela última vez nesta temporada.”

Mattia Binotto (chefe da equipe):Nossa prova em Interlagos imediatamente ficou muito mais difícil desde os estágios iniciais por causa do incidente de Charles e, no caso de Carlos, porque um quebra-sol que ficou preso em um duto de resfriamento de freio em seu carro, o que fez com que ele tivesse que fazer seu primeiro pit stop mais cedo, enquanto os mecânicos lidavam com o problema.

“A partir daí, foi uma questão de atacar sempre e, graças a uma estratégia agressiva e a um grande trabalho de toda a equipe, conseguimos terminar em terceiro e quarto, somando muitos pontos para o campeonato que podem ser vitais na entrada para o rodada final em Abu Dhabi. Agora estamos nos concentrando em garantir que estamos bem preparados para esta última corrida decisiva.

Mercedes-AMG Petronas (505 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):Terminar com dobradinha 1-2 no Brasil foi um resultado incrível para a equipe, mas se tornou ainda mais especial pelos desafios que enfrentamos nesta temporada e como os superamos.

Conquistar nossa primeira vitória na temporada é resultado de muito trabalho, dedicação e determinação de todos os envolvidos. George focou nisso todo o fim de semana. Ele não poderia ser mais merecedor de sua primeira vitória na F1 e estamos muito satisfeitos por ele. É um momento muito especial em sua carreira e uma corrida que todos nos lembraremos por muitos anos.

Lewis fez uma recuperação brilhante. Seu ritmo de corrida foi impressionante e ele fez algumas ultrapassagens incríveis, para lutar no pelotão e garantir o resultado de 1-2 para a equipe.

Não esperamos ser tão competitivos em Abu Dhabi devido às características do circuito, mas dadas as surpresas que tivemos este ano com o W13, teremos que esperar para ver. Ainda temos uma chance remota de P2 no campeonato; a diferença de pontos para a Ferrari é a menor de todo o ano. Espero manter esse fator positivo para terminar o ano forte.”

BWT Alpine (167 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Fernando Alonso #14:Gostei de correr pela Alpine e de voltar a Enstone e Viry. Tenho boas lembranças do meu passado com a Renault. A equipe sempre terá um lugar especial em meu coração. Quando voltei à Fórmula 1 para o início da temporada 2021, a Alpine me acolheu e me deixou imediatamente à vontade. Desde então, conseguimos alguns resultados fortes.

O pódio no Catar foi um destaque pessoal para mim e algo que conquistamos por mérito naquele fim de semana. Todos nós enfrentamos um conjunto de regulamentos totalmente novos para 2022 e a equipe se saiu bem em lidar com essas mudanças e houve progresso em relação ao ano passado.”

Esteban Ocon #31:Esperamos levar o ímpeto do último domingo para este fim de semana em Yas Marina. Nosso pacote é competitivo e o carro deve ter um bom desempenho lá. Os preparativos pré-corrida permanecerão os mesmos e estamos confiantes de que podemos ter uma boa semana em Abu Dhabi e terminar a temporada em alta.

Foi um ano intenso com altos e baixos, e todos trabalharam incrivelmente duro, mas definitivamente ainda não é hora de relaxar. Um último impulso como equipe e estou confiante de que atingiremos nosso objetivo. Vamos torná-lo inesquecível.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): Ainda temos um trabalho em mãos neste fim de semana com o objetivo de terminar o calendário deste ano com os dois carros marcando pontos. O campeonato está acirrado e, embora a disputa de semana passada tenha nos colocado em uma posição forte, ainda não acabou.

Vamos continuar focados na tarefa e isso é nos preparar bem na sexta-feira, chegar ao Q3 no sábado e depois correr da melhor forma com os dois carros no domingo. Também temos Jack Doohan no carro no TL1 e contamos com sua contribuição para beneficiar o desempenho da equipe no fim de semana.

Foi uma longa temporada e sei que todos na equipe estão ansiosos por uma pausa merecida; é a motivação final em Abu Dhabi e estou ansioso para ver como será o fim de semana da última corrida da temporada.”

McLaren (148 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4:É a última corrida do ano e temos que nos recuperar do fim de semana passado, mas estou ansioso para voltar à pista e lutar pela última vez nesta temporada. O carro também está muito legal para Abu Dhabi, em uma pintura especial com nosso parceiro Vuse, então estou animado para vê-lo na pista. Vamos tornar a última corrida positiva.”

Daniel Ricciardo #3:Lá vamos nós, meu último Grande Prêmio na McLaren. Estou ansioso para chegar lá e dar tudo nestes últimos dias da temporada. Acho que pode haver algumas batalhas divertidas e potencial para ultrapassar nesses novos carros, então será ótimo colocar o MCL36 em uma última corrida. Meu foco agora é tentar terminar esse ano com a posição mais alta possível.”

Andreas Seidl (chefe da equipe):A equipe está animada para Abu Dhabi. Foi uma longa temporada com todos trabalhando muito duro, então temos uma grande batalha final pela frente. Também iremos nos despedir de Daniel no final do GP, mas até domingo à noite seguiremos lutando juntos.

Será interessante ver como o carro deste ano funciona com o novo layout que estreamos no ano passado, pois esperamos que permita boas oportunidades de ultrapassagem. Vuse também assumiu a pintura para este fim de semana de corrida como parte de sua iniciativa Driven by Change, que é uma ótima maneira de comemorar o final da temporada.

Embora a diferença para z P4 no Campeonato de Construtores seja maior do que o esperado, esta temporada mostrou que tudo é possível, então mantemos o foco e continuaremos a lutar o máximo que podemos nesses últimos dias.”

Alfa Romeo ORLEN (55 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:A temporada de 2022 termina em Abu Dhabi: foi um ano agitado e estou feliz por ter uma merecida folga com minha família e amigos em breve. Meu primeiro ano com a equipe foi muito bom, com um começo forte e uma segunda parte um pouco mais desafiadora, mas no geral acima das expectativas. Estou feliz por ter começado esta jornada e estou confiante no futuro.

Os pontos que conquistamos nas últimas corridas nos deram mais uma vantagem sobre nossos rivais mais próximos no campeonato, mas ainda temos um trabalho a terminar: mostramos um ritmo forte na semana passada no Brasil, o que nos permite ir para Abu Dhabi com confiança.

Gosto bastante de Yas Marina, onde terminei no pódio duas vezes nos últimos anos e venci em 2017; temos mais uma chance de ir bem neste fim de semana, tanto para nós quanto para a equipe na base em Hinwil, e faremos o possível para acertar isso e terminar nossa temporada em alta. Levar esse impulso para o inverno seria a melhor maneira de entrar nas férias.”

Guanyu Zhou #24:Minha temporada de estreia está chegando ao fim esta semana e, de certa forma, parece que os 12 meses passaram voando. É seguro dizer que cresci muito ao longo do ano, tanto como piloto quanto como pessoa, e estou ansioso para ver o que mais podemos alcançar com a equipe no próximo ano.

A escuderia me fez sentir em casa desde o início e todos, começando por Fred, a equipe de engenharia e Valtteri, mas incluindo todos na pista e em Hinwil, tiveram um grande papel em me fazer crescer corrida após corrida.

Eu gostei bastante de correr em Abu Dhabi no passado, tendo também subido ao pódio algumas vezes na Fórmula 2. Nosso ritmo no Brasil foi forte. Gostei desta jornada até agora e estou ansioso para ter um bom resultado final este ano para retribuir a todos por esta primeira temporada juntos.

Frédéric Vasseur (chefe da equipe):Uma longa e intensa temporada se encerra neste fim de semana em Abu Dhabi: foi um ano de mudanças fundamentais para nossa equipe, com novos regulamentos e uma nova formação de pilotos. Parece que foi ontem que estávamos começando 2022 com uma pontuação dupla no Bahrein, e agora voltamos para o Oriente Médio para o capítulo final.

Ao longo de 22 corridas, houve vários altos e alguns baixos, e posso me considerar satisfeito com o trabalho que foi feito. Tem sido um grande esforço para todos na equipe, tanto na pista quanto na base, mas agora a linha de chegada está à vista.

O que temos mostrado nas últimas corridas nos deu um grande impulso de confiança e os pontos que trouxemos para casa foram uma recompensa vital na nossa busca pelo sexto lugar no campeonato.”

Aston Martin Aramco Cognizant (50 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18: Não comentou até o momento.

Sebastian Vettel #5: Não comentou até o momento.

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Haas (37 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:Abu Dhabi geralmente sempre foi um lugar difícil para nós, então é difícil prever como será este ano com os novos regulamentos e o novo carro. No entanto, estou animado para isso, é uma corrida divertida e correr ao pôr do sol é sempre espetacular. É um lugar lindo, simples assim.

O desempenho que tivemos no início do ano foi incrível e tivemos sorte com o passo que demos no ano anterior. Obviamente, as coisas ficaram um pouco mais difíceis, mas o carro conseguiu se comportar em ótimos níveis, mesmo sem grandes atualizações. Apesar de tudo, tenho certeza de que a equipe está trabalhando muito no novo carro e sei que farão um ótimo trabalho.”

Foi uma jornada incrível, aproveitei cada segundo e foi ótimo trabalhar com tantas pessoas incríveis. Sei que algumas partiram pelo caminho mas sou muito grato pelas oportunidades que me deram. Os fãs têm sido super solidários durante todo o ano e tem sido um verdadeiro prazer nesse sentido. Que venha 2023.”

Kevin Magnussen #20:Yas Marina é uma corrida especial porque é a última do ano. Obviamente o título já está decidido e normalmente há uma grande festa aqui. O GP de Abu Dhabi é muito legal porque é uma corrida noturna; tudo parece muito brilhante. Eles mudaram um pouco a pista e ainda não pilotei nesse novo layout, então estou ansioso para correr no traçado atual.

Certamente será uma temporada da qual me lembrarei dos meus anos na Fórmula 1, esta será uma das especiais, voltando ao esporte e conquistando minha primeira pole position no Brasil.

“Ainda é incrível que nós, uma equipe tão pequena, sejamos capazes de obter esses tipos de resultados. Não só marcando pontos e lutando com equipes muito maiores, mas também conseguindo uma pole position. Acho que a Haas tem que trabalhar muito mais do que as outras equipes e tenho muito respeito por isso.”

Guenther Steiner (chefe da equipe):Foi uma temporada de recuperação depois de dois anos no final da tabela do Campeonato de Construtores, mas o que dissemos no ano passado foi que focaríamos no futuro e foi isso que fizemos. Demos um grande passo adiante. Não foi tão tranquilo quanto queríamos, mas é muito difícil na era moderna da Fórmula 1 voltar de onde estávamos para onde estamos agora.

“Acho que toda a equipe fez um bom trabalho para nos levar até este ponto e esperamos terminar em oitavo. Só precisamos tirar lições deste ano; há algumas a serem aprendidas e nos adaptamos para o próximo ano. Voltaremos ainda mais fortes. Sabemos que podemos voltar ainda mais fortes no ano que vem.

“Pietro [Fittipaldi] faz parte da família Haas há alguns anos e, como nosso piloto reserva oficial, precisamos colocá-lo no carro para que pelo menos ele possa ficar atento caso precisemos dele durante um fim de semana de corrida. Os objetivos são fazer um bom trabalho e aprender sobre o carro; ele já sabe como trabalhar com os engenheiros e nos dar seu feedback sobre o carro. Comentários adicionais são sempre bons para a equipe.”

Scuderia AlphaTauri (35 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:Abu Dhabi será emocionante para mim, o último com a AlphaTauri depois de cinco anos juntos. Nosso relacionamento era muito mais do que apenas uma parceria de trabalho. Conheço bem todos os engenheiros, mecânicos e pessoas da fábrica. É a última página de uma longa história, não acho que haja muitos pilotos que passaram cinco anos com uma mesma equipe.

Vivemos e compartilhamos muitos momentos bons e, aconteça o que acontecer neste fim de semana, o certo é que farei o meu melhor para conseguir um bom resultado. Mas fora isso, quero aproveitar o último GP deste ano e pensar em todos os bons momentos que passamos juntos.

Quanto à corrida, no ano passado terminei em quinto. Mas este ano não tenho expectativas tão altas, porque nossas performances eram difíceis de prever de uma etapa para a outra. De forma mais geral, este ano foi difícil para nós lutar pela zona de pontos, mas nosso objetivo permanece e, pessoalmente, gostaria de poder fechar esta história com a Scuderia AlphaTauri cruzando a linha de chegada no Top 10, para o última vez juntos.”

Yuki Tsunoda #22:O ano passado em Abu Dhabi foi um fim de semana fantástico para mim, simplesmente ótimo. Uma ótima forma de encerrar meu primeiro ano na Fórmula 1: me classifiquei em oitavo e terminei a corrida em quarto, logo à frente de Pierre, obtendo assim também um excelente resultado de equipe. Senti que pude mostrar a confiança que ganhei ao longo do ano.

Seria bom poder fazer isso de novo desta vez, mas não tenho grandes expectativas porque o carro do ano passado foi muito melhor do que o deste ano. De qualquer forma, vou abordar este fim de semana com a minha abordagem habitual e ver como corre. O circuito de Yas Marina pode ser bastante complicado e a degradação dos pneus no último setor pode ser um problema, por isso temos que buscar um compromisso com o acerto.

Lamento que Pierre esteja indo embora. Ele tem sido um grande companheiro de equipe, dentro e fora da pista. Ficamos amigos mesmo fora das corridas e tínhamos uma excelente relação profissional. Aprendi muito com ele, especialmente no ano passado. Sem ele eu não teria feito tanto progresso. Agradeço imensamente a ele e espero que possamos aproveitar este último fim de semana de Grande Prêmio juntos.”

Williams Racing (8 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Nicholas Latifi #6:Estou chegando ao meu último fim de semana de corrida com a equipe e na Fórmula 1, então estou procurando aproveitar o máximo que eu posso.

Vou ficar de fora do TL1 neste fim de semana, mas como nos classificamos e corremos à noite, não fará muita diferença. É triste estar no último Grande Prêmio, mas foram três anos fantásticos na Williams com muitos altos e baixos. Espero poder terminar a temporada com a posição mais alta possível.”

Alex Albon #23:É a última corrida da temporada, então vamos ver como corremos esta semana, obviamente, querendo terminar em alta e dar alguma motivação a todos durante a temporada de inverno.

Esta pista deve ser mais adequada para nós do que nas duas últimas etapas e, sendo a última corrida de Nicky [Latifi] com a equipe, esperamos que todos possamos fazer uma boa corrida para ele.”

NOVIDADES PARA O GP

Após o GP dos Estados Unidos, com cinco pilotos reserva e de testes, um novo recorde de oito pilotos não titulares farão o TL1 na sexta-feira, em Yas Marina. Dentre eles, dois brasileiros: Pietro Fittipaldi e Felipe Drugovich, este último que participará de uma sessão oficial de Fórmula 1 pela primeira vez em sua carreira.

Pato O’Ward
(Foto: McLaren Media Centre)

A McLaren confirmou que o atual piloto da equipe ARROW McLaren SP de IndyCar (Fórmula Indy), Pato O’Ward, fará sua estreia em um final de semana de Fórmula 1 no Treino Livre 1 de sexta-feira. O mexicano assumirá o assento do MCL36 de Lando Norris durante a sessão inicial do fim de semana em Yas Marina.

O’Ward comentou sobre suas expectativas para seu primeiro contato com um carro de F1 atual. “Mal posso esperar para entrar na pista em Abu Dhabi. Eu me desenvolvi como piloto e me diverti muito testando o carro do ano passado com a equipe, então será uma ótima experiência pilotar o MCL36. Agradeço a McLaren F1 pela oportunidade.”

Felipe Drugovich
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Outro piloto que experimentará um carro de Fórmula 1 do novo regulamento de forma inédita é o atual campeão de Fórmula 2, Felipe Drugovich. O brasileiro, piloto de testes e reserva da Aston Martin, assumirá o cockpit do AMR22 de Lance Stroll no Treino Livre inicial do GP de Abu Dhabi.

O piloto de 22 anos falou sobre a oportunidade de participar de uma sessão de treino oficial da categoria pela primeira vez. “Na sexta-feira eu treinarei na Fórmula 2, logo em seguida, tenho o TL1 com o AMR22 na Fórmula 1 e na sequência vem a tomada de tempos na Fórmula 2. Vai ser muito legal e também muito corrido, mas estou ansioso por esse dia.”

Pietro Fittipaldi
(Foto: Divulgação)

O piloto de testes e reserva da Haas, Pietro Fittipaldi, participará de um Treino Livre 1 pela segunda e última vez nesta temporada, após assumir o lugar de Kevin Magnussen na sessão inicial do GP do México. Dessa vez, é provável que Fittipaldi guie o VF-22 de Mick Schumacher, já que Magnussen cedeu seu carro da última vez.

A primeira aparição do brasileiro com o carro atual da escuderia americana no Autódromo Hermanos Rodríguez foi frustrante, já que abandonou o treino precocemente por conta de problemas no carro e completou apenas nove voltas de, em média, vinte. Pietro terá uma segunda chance de pilotar o VF-22 em Yas Marina nessa sexta-feira.

Liam Lawson
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

A Red Bull Racing escalou o piloto de testes e reserva da equipe, Liam Lawson, para completar seu programa de aprendizado na Fórmula 1 deste ano, e participará de um Treino Livre pela segunda vez, depois de guiar o AT03 de Yuki Tsunoda no TL1 da etapa no México. Dessa vez, Liam guiará o RB18 de Max Verstappen.

Em sua primeira atividade de pista em um final de semana de Fórmula 1, Liam finalizou a sessão inicial do Grande Prêmio mexicano na P16, à frente de todos os outros pilotos não titulares. Um feito notável e muito positivo para o neozelandês.

Logan Sargeant
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Na tentativa de garantir os pontos suficientes na superlicença de Logan Sargeant para efetivá-lo como titular na equipe em 2023, a Williams Racing concedeu uma quarta sessão de treinos para o piloto americano: o TL1 em Yas Marina, no lugar de Nicholas Latifi.

O primeiro contato de Sargeant com o FW44 da escuderia britânica foi nos Estados Unidos, quando ocupou o assento de Nicholas Latifi e terminou em penúltimo na tabela. Na semana seguinte, no México, Logan fez sua segunda aparição no TL1, no carro de Alex Albon, e foi melhor: ficou atrás apenas de Liam Lawson, líder dos novatos na sessão.

No fim de semana passado, no GP de São Paulo, Sargeant foi o único dos pilotos reservas e de testes que apareceu na relação de tempos do Treino Livre 2, e concluiu a segunda atividade de pista no Brasil em último lugar.

Jack Doohan
(Foto: Divulgação)

Membro da academia de pilotos da Alpine, Jack Doohan aparecerá em um Treino Livre 1 de Fórmula 1 pela segunda vez nesta temporada em Abu Dhabi, nessa sexta-feira. O australiano fez sua estreia em um final de semana de corrida da F1 no TL1 do Grande Prêmio do México, ao assumir o assento de Esteban Ocon.

Sua primeira sessão de treinos na F1 com o A522 no circuito Hermanos Rodríguez foi ruim, já que ficou atrás apenas de Pietro Fittipaldi, este que abandonou nos primeiro minutos.

Robert Shwartzman
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

O piloto russo, que corre com nacionalidade israelita para evitar banimento do esporte, terá sua chance final de pilotar o F1-75 da Scuderia Ferrari no Treino Livre inicial de sexta-feira. Robert assumirá o carro de Carlos Sainz, após ter assumido o lugar de Charles Leclerc em sua estreia na Fórmula 1, no TL1 do GP dos Estados Unidos.

A primeira atividade de pista na Fórmula 1 de Shwartzman em Austin (EUA) foi bem positiva, já que foi o mais rápido dos cinco pilotos não titulares presentes na sessão. Robert finalizou na P16, uma posição boa para um primeiro contato com o carro do novo regulamento.

Robert Kubica
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

A Alfa Romeo anunciou que o piloto de testes e reserva da equipe, Robert Kubica, também estará no TL1, a bordo do C42 de Guanyu Zhou. O piloto polonês participou de outras duas sessões de TL1 nesta temporada na Espanha, ao substituir Zhou e na França, no lugar de Valtteri Bottas.

McLaren com pintura especial
(Foto: McLaren Media Centre)

A McLaren apresentou um layout de pintura novo para esse final de semana em Yas Marina. A escuderia britânica correrá com um design feito em parceria com a sua patrocinadora, VUSE, e que foi criado pela artista libanesa Anna Tangles.

Vale mencionar que o visual psicodélico também é mais uma iniciativa da campanha Driven by Change (Impulsionada pela Mudança), promovida pela própria equipe.

Despedidas

Como toda etapa de encerramento de temporada, alguns pilotos que seguem para a aposentadoria ou que não conseguiram lugar para o ano seguinte, se despedem de suas equipes e de seus fãs.

O adeus de um tetracampeão
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

O Grande Prêmio de Abu Dhabi será a corrida final da carreira de Sebastian Vettel, o quatro vezes campeão pela Red Bull Racing e piloto da equipe Aston Martin desde o ano passado. Vettel anunciou sua aposentadoria no final de julho e, em vídeo, disse que a partir de 2023, vai dedicar sua vida à família e manter seu posicionamento quanto a preservação ambiental.

Após iniciar sua carreira na F1 com a Red Bull, em 2010, Sebastian se manteve na equipe da marca de energético até 2013, antes de ir para a Ferrari no ano seguinte e deixar a Scuderia no final da temporada 2020, ao assinar com a Aston Martin para 2021 e 2022.

O alemão de 35 anos deixará um imenso legado para a Fórmula 1, não só por suas conquistas nas corridas da categoria, mas por sua simpatia, transparência e posicionamentos sociais e ambientais.

Último GP de Alonso na Alpine
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Com o anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel da Fórmula 1 e, consequentemente, da equipe Aston Martin, Fernando Alonso foi contratado para assumir o lugar do tetracampeão a partir de 2023 e será o novo parceiro de Lance Stroll na escuderia de Lawrence Stroll.

Assim, o GP de Abu Dhabi será a última prova do espanhol e bicampeão na Alpine, antiga Renault. Alonso se despedirá da equipe francesa em alta, pois garantiu pouco menos da metade dos pontos conquistados para a Alpine no campeonato de construtores até agora, ou seja, não deixou a desejar em comparação com seu parceiro, Esteban Ocon.

Despedida de Gasly da equipe satélite da Red Bull
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

A saída de Alonso da Alpine abriu uma vaga importante e de interesse por parte de Gasly desde 2021. O francês, que se desligou da academia da Red Bull Racing, assinou com a escuderia francesa para 2023, e será o novo parceiro de Esteban Ocon, seu conterrâneo. Por isso, Pierre cruzará a linha de chegada em um carro da AlphaTauri pela última vez.

Gasly ingressou na AlphaTauri em 2018, quando a equipe satélite da Red Bull ainda se chamava Toro Rosso. De lá pra cá, garantiu uma vitória, no GP da Itália de 2020, e três pódios, um deles no GP do Brasil de 2019. Vale lembrar que o automobilista de 26 anos se tornou o piloto mais bem-sucedido da história da equipe italiana.

Última corrida de Ricciardo pela McLaren e rumo à reserva
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

No final de agosto, Daniel Ricciardo anunciou em suas redes sociais que deixará a McLaren no fim da temporada, após receber a bandeirada final domingo em Yas Marina. O australiano não conseguiu assento para correr no ano que vem, apesar de ter recebido um “convite” do chefe de equipe da Haas, Guenther Steiner.

Segundo a mídia europeia, Ricciardo já assinou um contrato com a Red Bull Racing para ser piloto reserva da equipe em 2023. Essa seria uma maneira sutil de voltar à equipe austríaca (onde teve um grande sucesso), após deixá-la no final da temporada 2018, um erro que custou sua reputação e, em parte, sua carreira como piloto bem-sucedido.

Em 2019, Daniel decidiu correr pela Renault (atual Alpine) mas sua terceira casa na Fórmula 1 não estava competitiva e o australiano teve um ano abaixo das expectativas. No ano seguinte, em 2020, as coisas para a escuderia francesa melhoraram um pouco e Ricciardo garantiu dois pódios, um em Ímola (o primeiro da Renault desde seu retorno a F1 em 2016) e outro em Nürburgring.

A partir de 2021, o automobilista de 33 anos assinou com a McLaren, mas entregou duas temporadas frustrantes, ao ser superado e muito pelo seu parceiro de equipe, Lando Norris, este que carregou a escuderia britânica nas costas.

Esses fatos juntos geraram dúvidas e desconfiança sobre a possibilidade de Daniel voltar a ser o excelente piloto que era até 2018. Assim, os gestores da McLaren decidiram encerrar o contrato com Ricciardo antes mesmo da data de término, prevista para o final de 2023. Daniel será substituído por Oscar Piastri a partir do ano que vem.

Último Grande Prêmio de Latifi como titular
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

No fim de setembro, a Williams Racing anunciou a saída de Nicholas Latifi como integrante do line-up principal, uma decisão esperada devido aos seus resultados ruins em três anos de carreira pela equipe na Fórmula 1.

Latifi ingressou na escuderia fundada por Frank Williams em 2020, ao lado de George Russell, e permaneceu até este ano. Após 55 GPs que disputou até aqui, o piloto canadense só marcou 9 pontos e apenas 2 nesta temporada depois de 21 corridas.

Além disso, Nicholas foi superado por seus parceiros de equipe, Russell e Alex Albon, este último que retornou à F1 após ficar ausente do grid em 2021 e garantiu 4 dos 6 pontos da Williams no campeonato de construtores. Esses foram motivos mais do que suficientes para a escuderia liderada por Jost Capito, que busca sair do fundo do grid, dispensá-lo.

O principal candidato para assumir o assento de Latifi é Logan Sargeant, que depende apenas da liberação de sua superlicença pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Por sua passagem nada invejável e inexpressiva pela Fórmula 1, é provável que Nicholas Latifi não volte ao pináculo do automobilismo como piloto titular.

Despedida do sobrenome Schumacher
(Foto: Divulgação)

A Haas anunciou na manhã desta quinta-feira que Mick Schumacher deixará a equipe americana após o GP de Abu Dhabi. Em seguida, o substituto do alemão foi confirmado: Nico Hulkenberg será o novo parceiro de Kevin Magnussen para a temporada 2023.

A decisão da Haas de não renovar o contrato de Mick já era de se esperar. Durante o GP dos Estados Unidos, o chefe da equipe, Guenther Steiner, disse em entrevista que Schumacher só permaneceria no line-up titular para o ano que vem se vencesse uma corrida; o que era praticamente impossível.

Schumacher ingressou na F1 em 2021, mas terminou sua primeira temporada na categoria sem pontos, uma grande decepção frente a outros estreantes que marcaram pontos em sua campanha de estreia, como Yuki Tsunoda.

Este ano, Mick foi engolido pelo novo parceiro de equipe, Kevin Magnussen, que não só marcou pontos na Haas na primeira corrida do calendário, no Bahrein, após ficar ausente do grid titular em 2021, mas marcou 25 dos 37 pontos que a Haas tem no campeonato de construtores. Pra piorar para Schumacher, Magnussen ainda garantiu a primeira pole position da escuderia americana, no último final de semana no Brasil.

Diante da notícia desanimadora para o piloto de 23 anos, Mick está oficialmente fora do grid titular da Fórmula 1 para 2023, já que o assento na Williams pertence a Logan Sargeant. O americano precisa apenas terminar o campeonato de Fórmula 2 em, pelo menos, sexto lugar na classificação; isso não é nada difícil, pois ocupa a P3 na tabela no momento.

Detalhes do circuito
Circuito de Yas Marina (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

Yas Marina possui 5.281 km de extensão, 16 curvas (7-D e 9-E), recebe GPs de Fórmula 1 desde 2009 e a corrida terá um total de 58 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence ao atual bicampeão Max Verstappen, que cravou 1:26.103 no ano passado.

A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade e curvas com ângulos variados, o que vai exigir um grande esforço físico para os pilotos. O principal ponto de ultrapassagem no circuito emiradense é a reta oposta, entre as curvas 5 e 6, onde é localizada uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

A Pirelli nomeou os três compostos mais macios da gama para o Grande Prêmio de Abu Dhabi: C3 como o P Zero Branco duro, C4 como o P Zero Amarelo médio e C5 como o P Zero Vermelho macio.

As características do circuito não são particularmente exigentes para os pneus. O asfalto não é especialmente abrasivo, o que permite o uso dos compostos mais macios. Será importante considerar a queda das temperaturas da pista durante a corrida no domingo, já que a bandeira quadriculada será mostrada a noite. A aerodinâmica é um aspecto importante para garantir um forte desempenho e uma gestão ideal dos pneus.

As equipes usaram uma série de estratégias diferentes no GP de Abu Dhabi do ano passado. Max Verstappen, da Red Bull, conquistou seu primeiro título mundial depois de parar três vezes, colocando o pneu macio durante uma intervenção de Safety Car a cinco voltas do fim.

Esta é a última corrida da temporada 2022 da Fórmula 1, mas as equipes permanecerão para um teste de um dia dos compostos slicks para a temporada de 2023, que foram ajustados nos testes durante os fins de semana do Grande Prêmio dos EUA e do México.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 21°C e Máxima de 34°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima 24°C e Máxima 32°C. Céu aberto.

Domingo:

Mínima de 24°C e Máxima de 31°C. Tempo aberto.

Fonte: www.arabiaweather.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão. Programação COMPLETA aqui!

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

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