Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de São Paulo – 2022

1104
(Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da penúltima disputa deste ano, dessa vez, em território brasileiro.

A Fórmula 1 retorna às pistas nesse final de semana (11, 12 e 13) para realizar o Grande Prêmio de São Paulo, a vigésima primeira etapa da temporada, em terras brasileiras: no autódromo de Interlagos, localizado na região sul do estado paulista.

O Brasil irá receber o terceiro e último formato de classificação Sprint desta temporada, após os GPs da Emilia-Romagna e da Áustria, ambos vencidos pelo atual bicampeão, Max Verstappen.

O piloto da academia da Williams Racing, Logan Sargeant, fará o Treino Livre 2 de sábado a bordo do FW44 de Alex Albon, para adicionar mais um ponto em sua Super Licença. O automobilista americano de 21 anos é o único não titular da Fórmula 1 que irá participar de uma sessão de pista da etapa brasileira e o principal candidato a substituir Nicholas Latifi na Williams a partir de 2023.

O GP do Brasil completa 50 anos, após estrear no itinerário da categoria mais alta do automobilismo em 20 de março de 1972, ano em que Emerson Fittipaldi foi campeão pela primeira vez na F1, antes de conquistar o bicampeonato em 1974.

(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Essa prova será uma espécie de corrida em casa para o heptacampeão, Lewis Hamilton, que recebeu o título de cidadão honorário do Brasil na última segunda-feira (07), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Assim, é de se esperar que o piloto número #44 tenha o apoio da maior parte da torcida nas arquibancadas de Interlagos.

No ano passado, Hamilton ergueu a bandeira brasileira em uma volta extra, após vencer o GP, antes de vesti-la na celebração do pódio. Esse ato, feito pela última vez por Ayrton Senna em 1991, fez com que Lewis fosse convidado a receber a honraria no plenário.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP brazuca, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, no final da matéria, saiba as novidades que essa etapa trará, os detalhes do circuito, informações sobre os compostos de pneus e a previsão do tempo.

Oracle Red Bull Racing (696 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:É sempre bom estar de volta ao Brasil, é lindo aqui e muito rico em cultura. Interlagos é uma pista curta e com todas as mudanças de elevação e várias curvas, é um traçado muito legal de percorrer.

Obviamente, há muita história aqui também, o que eu adoro. A Sprint desse fim de semana significa que temos apenas uma janela de treinos curta, o que sempre torna as coisas um pouco mais difíceis, garantindo que o carro seja perfeito e que o ajustemos bem com tempo limitado.

Como equipe, queremos terminar em primeiro e segundo no campeonato, por isso é importante garantir que Checo fique à frente de Charles.”

Sergio Perez #11:Estou indo para as duas últimas corridas da temporada ainda sentindo que tenho tudo para vencer. Podemos ser campeões de Construtores, mas como equipe, e para mim pessoalmente, é extremamente importante garantir uma dobradinha no topo do Campeonato de Pilotos.

Para isso tenho de continuar a lutar e me manter motivado para conseguir o melhor resultado possível em todas as corridas, incluindo na Sprint Race. A corrida curta do sábado é uma chance de marcar pontos vitais, por isso é importante que tenhamos uma boa sessão de treinos na manhã de sexta-feira e nos qualifiquemos bem.”

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (487 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55:Apesar do quadro geral, fiz uma boa corrida e a sensação dentro do carro foi positiva no último fim de semana. Vamos tentar melhorar no Brasil e garantir que estamos prontos para as duas últimas corridas.”

Mattia Binotto (chefe da equipe): Charles e Carlos fizeram o melhor que podiam e a forma como abordaram as primeiras curvas após a largada foi exemplar. É de vital importância que melhoremos nas duas últimas corridas para terminar a temporada da melhor maneira possível.”

Mercedes-AMG Petronas (447 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):O Brasil inicia a última rodada dupla da temporada. Interlagos é uma pista icônica e palco de vários momentos especiais da F1, incluindo o desempenho espetacular de Lewis no ano passado na Sprint e na Corrida. Estamos orgulhosos de voltar, com Lewis recebendo o título de cidadão honorário esta semana e tendo boas lembranças lá no passado.

No papel, não deve ser um circuito tão forte para nós quanto o México, mas, independentemente disso, queremos manter o ritmo das últimas corridas. Então, continuaremos trabalhando duro para estar novamente no meio do caminho.”

BWT Alpine (153 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Fernando Alonso #14: “Há sempre um elemento de desconhecido rumo ao Brasil. Ele tende a lançar algumas corridas e resultados interessantes. O clima é difícil de prever e vimos algumas provas clássicas absolutas no passado por causa dessa imprevisibilidade.

Provavelmente veremos algumas condições climáticas mistas na qualificação, na Sprint ou na corrida de domingo. Graças ao formato Sprint, temos duas tentativas para marcar pontos e ampliar nossa liderança para a McLaren indo para o último Grande Prêmio em Abu Dhabi.”

Esteban Ocon #31: “Em termos de preparação, seguirei da mesma forma que faria em qualquer outro fim de semana de Grande Prêmio, mas é claro que o formato Sprint força todas as equipes a dar o melhor de si desde o início, em vez de aumentar até a tarde de sábado, e eu gosto disso.

Há mais pontos em disputa e geralmente é um bom show para os fãs. É o último grande impulso da temporada com Abu Dhabi na semana seguinte e sei que todos na equipe e em ambas as fábricas estão dando 110% para terminarmos em alta.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): Não comentou.

McLaren (146 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “O circuito de Interlagos é um lugar muito divertido para correr. A mistura de história com fãs brilhantes torna a atmosfera grandiosa. Terminei nos pontos nas duas vezes que corri aqui, então o plano é manter a sequência.

Com a Sprint Race deste fim de semana, é uma grande oportunidade para chegarmos o mais alto possível no grid para o apagar das luzes de domingo, enquanto esperamos ganhar alguns valiosos pontos extras. Estamos na reta final da temporada, então estamos dando tudo o que temos.”

Daniel Ricciardo #3:Estou animado para correr em São Paulo. A multidão lá é grande, principalmente com a vibe carnavalesca ao redor do circuito, que é sempre divertido. É uma pista incrível para pilotar com as mudanças de inclinação, então deve ser uma corrida interessante e um bom fim de semana para os fãs, principalmente com a Sprint no sábado.

Vindo de um resultado sólido no México, estou de bom humor e vamos tentar usar o ímpeto para continuar nas duas últimas provas.”

Andreas Seidl (chefe da equipe): “A equipe está ansiosa pelo fim de semana no Autódromo José Carlos Pace. É uma pista interessante: curvas inclinadas, o famoso S do Senna, e mudanças de elevação. Será ótimo ver os carros novos na pista e ver as oportunidades de ultrapassagem que surgirão.

Também é um fim de semana de Sprint, o que adiciona emoção extra para os fãs e as equipes. Ele vem com alguns desafios para os quais devemos nos preparar, como uma sessão de treinos a menos e ver quais peças precisamos na pista com o risco aumentado de danos. No entanto, também oferece a oportunidade de obter alguns pontos extras vitais.

À medida que avançamos para as duas últimas corridas da temporada, e sendo uma rodada dupla, precisamos manter o foco e dar tudo o que temos.”

Alfa Romeo ORLEN (53 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77: “Como piloto de Fórmula 1, o Grande Prêmio do Brasil é uma daquelas corridas que todo mundo quer experimentar: a paixão dos fãs pelo esporte é incrível, e estar no pódio é extraordinário. Foi bom voltar a marcar pontos no México, especialmente depois das corridas difíceis que tivemos na segunda parte da temporada.

Estou chegando no Brasil de bom humor: passei a última semana na Argentina, explorando lugares maravilhosos, mergulhando na cultura sul-americana, e me sinto descansado e pronto para as duas últimas corridas da temporada.

Nosso trabalho ainda não terminou: devemos continuar trabalhando no bom ritmo que temos mostrado recentemente, bem como em nossa execução, para acompanhar nossas performances, entrar na zona intermediária e trazer mais pontos para casa antes do confronto final semana que vem.”

Guanyu Zhou #24: “Alguns dos nomes mais emblemáticos do nosso esporte vêm do Brasil, e estou muito ansioso para correr lá neste fim de semana, em um terreno tão sagrado. É outra pista nova para mim, apesar de ter experimentado pela primeira vez no simulador nas últimas semanas, e por isso tenho grandes expectativas.

Foi ótimo para a equipe voltar ao top 10 no México, somando pontos importantes para nossa campanha. Sabemos que nosso ritmo é bom, tivemos provas disso recentemente e estou confiante de que se continuarmos fazendo bem nosso trabalho, conseguiremos manter o ritmo.

Esse será um fim de semana de velocidade, o último da temporada, então devemos estar preparados para isso também, como vimos nos anteriores em Ímola e na Áustria que tudo pode realmente acontecer.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe): “Voltar a somar pontos no México foi uma boa recompensa pelo trabalho feito nas últimas semanas e uma chance de aumentar nossa diferença em relação aos nossos rivais no campeonato; também nos deu mais confiança em nosso pacote atualizado antes da nova semana de corrida, a penúltima nesta temporada.

O Grande Prêmio do Brasil é sempre uma experiência extraordinária, desde o momento em que você entra na pista: há tanta história e você sente a paixão de todos nas arquibancadas. É também uma corrida que pode ser imprevisível, então devemos estar prontos para tudo.

Nosso objetivo neste fim de semana será, como sempre, produzir o melhor desempenho possível e adicionar pontos valiosos à nossa contagem. Devemos continuar construindo o bom ritmo que mostramos nas últimas etapas, classificando adequadamente e nos alinhar em boas posições no grid no domingo.”

Aston Martin Aramco Cognizant (49 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:Interlagos é um grande circuito com uma atmosfera movimentada e um grande fluxo. Tem uma verdadeira sensação de pista clássica e muitas curvas que são gratificantes de acertar.

Se conseguirmos tirar o melhor do nosso carro neste fim de semana, principalmente porque a Sprint Race nos dá duas oportunidades de desempenho, então devemos conseguir alguns pontos cruciais. Também é definitivamente possível realizar ultrapassagens aqui, o que deve nos colocar em uma posição mais forte.”

Sebastian Vettel #5:Tenho algumas lembranças incríveis do Brasil, incluindo a conquista do Campeonato Mundial lá de uma maneira muito dramática em 2012. Será incrível correr em torno deste local icônico pela última vez. Embora não tenhamos nos apresentado no México, nossa forma geral tem sido forte recentemente.

Estamos firmemente em uma batalha com a Alfa Romeo no Campeonato de Construtores e faremos tudo para maximizar o potencial do carro nestas duas últimas corridas. É uma missão difícil, mas estamos prontos para isso.”

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Haas (36 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:O fluxo da pista é algo que eu gosto, curto muito pilotar em Interlagos. Foi uma das primeiras pistas que fiz em um simulador de Fórmula 1. Francamente, adoro ir para lá, os fãs são ótimos e estou muito ansioso para correr lá novamente.”

A pista no Brasil é uma pista onde imediatamente me senti muito confortável. Mesmo que eu tivesse gostado de um fim de semana de corrida normal lá, é um desafio e estamos sempre prontos para um desafio.”

Kevin Magnussen #20:Em primeiro lugar, Interlagos é uma pista única porque é como uma pista de kart, pois é muito pequena e há esse tipo de fluxo rápido na pista. Acima de tudo, há muita história de Ayrton Senna lá então, se você é fã do Senna, o Brasil é um lugar muito especial.”

Guenther Steiner (chefe da equipe):Interlagos é uma daquelas pistas clássicas que tem um bom fluxo e sempre há pessoas lá, aconteça o que acontecer. Todo mundo gosta de correr lá e, normalmente, gera boas corridas.

Sempre damos as boas-vindas ao Pietro [Fittipaldi], mas infelizmente ele não está pilotando no Brasil este ano porque é um fim de semana de Sprint, mas ele estará de volta ao carro em Abu Dhabi. No México, ele não pôde pilotar por muito tempo porque o carro estava com problemas.

Ter um herói nacional em uma corrida em seu país de origem traz muita paixão aos fãs, especialmente no Brasil. Aqui, os fãs são muito apaixonados, mesmo sem ter um piloto em tempo integral no esporte no momento.”

Scuderia AlphaTauri (35 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:Para mim, voltar a Interlagos é sempre especial, pois foi lá que consegui meu primeiro pódio em 2019 e também marquei pontos no ano passado, terminando em sétimo. Em geral, sempre fui bem no Brasil e também tenho muitos apoiadores. Mal posso esperar pelo fim de semana, mesmo que este ano as coisas estejam ficando mais complicadas do que na temporada passada.

Vamos tentar obter os pontos que precisamos para terminar à frente da Haas. O clima pode ter um papel crucial nesta corrida e atualmente as previsões falam de possível chuva para sábado e domingo; devemos estar prontos para jogar nossas cartas. A pista é acidentada, mas como vimos em Austin e até mais cedo em Baku, com esses carros não é difícil lidar com isso e isso não me preocupou no simulador.

Por outro lado, é uma prova difícil do ponto de vista físico porque gira no sentido anti-horário e nenhuma das retas daquela pista é realmente reta. É um fim de semana de Sprint e até agora esse formato nunca funcionou para nós, mas vamos fazer o nosso melhor: a corrida extra pode se transformar em mais uma chance de buscar pontos para brigar pelo campeonato, o que não é nada negativo.”

Yuki Tsunoda #22:No Brasil vou correr com o humor certo porque no México, apesar de ter que abandonar, tivemos um bom fim de semana no geral. No ano passado rodei pela primeira vez em Interlagos e lembro que foi um final de semana movimentado: nunca tinha andado nessa pista e só tive uma sessão de treinos livres, porque era um GP com Sprint como será dessa vez.

Este ano vai ser mais fácil: sei o que me espera e refresquei minha memória com uma sessão no simulador. Estou confiante de que posso estar pronto desde as primeiras voltas e poder ter um bom fim de semana com os objetivos de sempre: Q3 e pontos.

Uma peculiaridade que também percebi no simulador é que a pista é bastante esburacada e será interessante entender o quão agressivos são esses solavancos, pois isso vai complicar as coisas, principalmente na hora de frear. Espero que seja um desafio a este respeito.

Interlagos gira no sentido anti-horário e lembro que no ano passado achei fisicamente exigente, especialmente para o pescoço. É certamente uma das corridas mais difíceis da temporada, mas estou apto a enfrentá-la.”

Williams Racing (8 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Nicholas Latifi #6:Estamos começando com o Brasil e voltando aos eventos da Sprint Race, que parece muito tempo desde a última vez que tivemos uma. Sempre gosto da nova mudança no cronograma e de ter uma sessão de treinos antes da qualificação.

No papel, o Brasil não é tecnicamente o mais adequado para o nosso carro, mas o clima sempre oferece uma chance, o que pode ser um fator neste fim de semana, combinado com a Sprint Race. Vamos aproveitar todas as oportunidades que surgirem.”

Alex Albon #23:O Brasil é um local de prova muito legal, sendo um dos circuitos da velha escola com muita história e personalidade. Também é ótimo ver o quão apaixonados os fãs estão lá, o que torna Interlagos um ótimo lugar para correr.

Indo para as duas últimas corridas do ano, obviamente queremos terminar a temporada bem, então vamos dar tudo o que temos. Além disso, sendo uma Sprint Race neste fim de semana, é importante estar no jogo desde o início da semana; vamos ver como nos sairemos.”

Logan Sargeant #45 (piloto de testes e reserva da equipe):Estou ansioso para voltar ao FW44 para o TL2 em São Paulo. Mal posso esperar para continuar progredindo com a equipe e aproveitando a experiência que ganhei em Austin e na Cidade do México.

Ter a oportunidade de pilotar em uma pista tão icônica como Interlagos com suas curvas inclinadas e o S do Senna é uma grande sensação. Um enorme obrigado mais uma vez a todos na Williams por me darem outra chance de ficar atrás do volante.”
NOVIDADES PARA O GP

Atualizações no circuito paulista

(Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

O Autódromo de Interlagos recebeu melhorias para receber a categoria mais alta do automobilismo nesse final de semana, em prol da segurança e para acomodar um número maior de fãs nas arquibancadas:

  • No fim da área de escape da curva 1, foram instaladas placas modulares de concreto e barreiras de pneus;
  • Entre as curvas 6 e 7, do lado esquerdo, há um novo guard rail;
  • No trecho entre as curvas 10 e 14, surgiu uma nova acomodação de público a céu aberto, além de novos guard rails e áreas de gramado;
  • E por fim, na reta principal, a superfície do circuito está com novas ranhuras, para diminuir as chances de aquaplanagem.
Detalhes do circuito
Autódromo José Carlos Pace/Interlagos (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Interlagos possui 4.309 km de extensão, 15 curvas (5-D e 10-E), fluxo anti-horário, recebe GPs de Fórmula 1 desde 1972 e a corrida terá um total de 71 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Valtteri Bottas, que cravou 1:10.540 em 2018.

A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade, com algumas curvas de baixa, presentes no setor 2. O principal ponto de ultrapassagem em Interlagos é a reta dos boxes, onde fica uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Confira abaixo como é uma volta no circuito paulista, através do simulador/game F1 2019.

O templo do esporte a motor do Brasil, possui seções desafiadoras para os pilotos, como a sequência de curvas 1,2 e 3 (o S do Senna), que ocorre em declive e não concede margem para erros.

Outro ponto do traçado que costuma gerar Safety Cars e advertências por limites de pista é a curva 4, que oferece uma área de escape generosa.

Ao mesmo tempo, é precedida por uma zona de ativação da asa móvel. Assim, é difícil para os competidores acharem o ponto correto de frenagem para não saírem do traçado.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

A Pirelli selecionou os três compostos intermediários da gama para o GP do Brasil: C2 será o P Zero Branco duro, C3 será o P Zero Amarelo médio e C4 será o P Zero Vermelho macio, assim como foi em Austin e na Cidade do México.

O Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao famoso piloto brasileiro de origem italiana, tem o circuito no sentido anti-horário e possui curvas que exigem forças laterais medianas dos pneus.

As equipes usaram estratégias variadas em 2021, mas os pilotos no pódio pararam duas vezes. Lewis Hamilton, o vencedor, terminou a corrida com o P Zero Branco à frente de Max Verstappen e Valtteri Bottas com o mesmo composto.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 18°C e Máxima de 26°C. Tempo carregado, com 75% de possibilidade chuva.

Sábado:

Mínima 18°C e Máxima 24°C. Tempo fechado, com 85% de chance de chover.

Domingo:

Mínima de 19°C e Máxima de 26°C. Céu nublado com chuva a qualquer hora (62% de probabilidade).

Fonte: www.weather.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 15h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão. Programação COMPLETA aqui!

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!