Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Itália – 2022

775
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da disputa no famoso ‘Templo da Velocidade’.

Nesse final de semana (9, 10 e 11), a Fórmula 1 segue para realizar o Grande Prêmio da Itália, a décima sexta etapa da temporada, no Autódromo Nacional de Monza, localizado ao norte da metrópole de Milão e que completa seu 100° aniversário este ano.

Além de ser a última passagem da categoria pela Europa, essa etapa fechará com chave de ouro a primeira e única rodada tripla da temporada, após as corridas da Bélgica e Holanda, que ocorreram nas últimas duas semanas.

O GP da Itália será a corrida em casa para as equipes AlphaTauri, Alfa Romeo e Ferrari, esta última que apresentará um visual comemorativo nesse fim de semana (detalhes no final da matéria).

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP italiano, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores. Além disso, saiba as novidades preparadas por algumas equipes para essa prova.

Oracle Red Bull Racing (511 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:Estou muito ansioso por Monza, é uma pista incrível com uma atmosfera incrível. Você só precisa olhar para o seu apoio à Scuderia Ferrari para ver como os fãs italianos são apaixonados por corridas.”

Sergio Perez #11:Temos muito a analisar da corrida do último fim de semana. Estou lutando um pouco com a configuração do meu carro, mas estou confiante de que posso superar isso com a equipe e melhorar meu desempenho.”

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (376 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:Nossos competidores [Red Bull e Mercedes] parecem ter melhorado o ritmo, especialmente na última corrida, e isso é algo que estaremos focados em melhorar. Agora, vamos para Monza, a nossa corrida em casa. Embora, no papel, não pareça ser a etapa mais forte para nós, estamos sempre bastante motivados para lá. Mal posso esperar para ver nossos Tifosi novamente.”

Carlos Sainz #55:No último domingo tivemos uma prova muito difícil e as coisas simplesmente não correram do nosso jeito. O acerto que fizemos no carro não funcionou como esperado e depois de sofrer alguns danos na largada, com Hamilton, faltou um pouco de ritmo no geral. Foi uma prova complicada, mas agora vamos focar na próxima corrida, em casa, aqui em Monza

Mattia Binotto (chefe da equipe):Monza, que comemora seu 100° aniversário neste ano, é um local icônico do automobilismo. O Grande Prêmio da Itália é especial para todas as equipes italianas, especialmente para nós. Uma das razões pelas quais todas elas gostam de vir aqui são os fãs. Os tifosi são exigentes e experientes.

“Este circuito ocupa um lugar único no calendário, pois é uma pista muito rápida, a única da temporada, o que a torna particularmente difícil para motores e carros. Aqui, a unidade de potência está no máximo por 4/5 da volta e tem que funcionar perfeitamente.

“A corrida passa voando, com 53 voltas muito rápidas, então não há espaço para erros dos pilotos, porque normalmente não há tempo para se recuperar. Este fim de semana vamos dar o nosso melhor para dar o resultado que os fãs da Scuderia querem.

Mercedes-AMG Petronas (346 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):Esta intensa rodada tripla termina em Monza, um local icônico com uma rica história e herança no automobilismo e, claro, casa dos Tifosi.

Embora Zandvoort seja adequado ao nosso carro, Monza provavelmente será um fim de semana mais desafiador devido às características do circuito. Mas estamos otimistas de que estaremos em melhor forma do que em outras pistas de baixa pressão aerodinâmica como Spa, graças ao nosso aprendizado desde então. Estaremos nos esforçando para lutar pelo pódio mais uma vez.

BWT Alpine (125 pts)
(Foto: XPB Images/Alpine F1 Team/Divulgação)

Fernando Alonso #14:Monza é um dos lugares mais históricos para correr na Fórmula 1. Vamos da atmosfera holandesa em Zandvoort à paixão dos Tifosi em Monza, então é sempre muito especial.

Costumo ser bem recebido pelos fãs italianos devido ao meu tempo com a Ferrari no passado. Ganhei lá duas vezes e tive vários pódios também. É uma boa conquista e é ótimo, obviamente, empatar com Kimi [Raikkonen] em mais corridas disputadas na Fórmula 1 no domingo.

Honestamente, tento não pensar muito nos recordes e mantenho meu foco nas corridas. Com certeza é uma boa conquista e talvez eu olhe para trás e fique feliz. Mas enquanto ainda estou correndo, não paro para pensar e quero aproveitar e maximizar cada fim de semana.”

Esteban Ocon #31:Me sinto bem e energizado. O carro tem tido um bom desempenho nas últimas duas corridas e estamos motivados para terminar esta rodada tripla em alta. Levei alguns dias para me recuperar de Zandvoort e me preparar para Monza, uma das minhas etapas favoritas. Também adoro correr na Itália, lugar onde passei muito tempo desde que comecei a correr de kart.

Há um bom sentimento dentro da equipe depois de consolidar ainda mais nosso quarto lugar na tabela de construtores e seguir para uma pista que deve se adequar bem ao nosso carro. Correr em Monza será muito diferente de Zandvoort. Veremos longas retas que produzirão algumas das corridas mais rápidas do ano, bem como as inúmeras chicanes e curvas arrebatadoras.

A natureza de alta velocidade do circuito italiano tende a produzir uma sessão de qualificação tensa e uma prova emocionante. Os Tifosi também estarão alucinados como de costume, o que sempre contribui para a atmosfera incrível desse evento histórico.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): A Holanda foi outra prova muito boa para a equipe, com os dois carros finalizando nos pontos. Foi uma disputa onde fizemos fortes apelos à estratégia combinada com fortes habilidades dos pilotos para entregar o que era necessário.

“Trouxemos para Monza algumas atualizações, como continuaremos fazendo, o que está gerando uma clara diferença no nosso nível de competitividade. São cinco pontos duplos consecutivos e pretendemos fazer seis nesse fim de semana.”

McLaren (101 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4:O GP da Itália é sempre uma boa prova. Minhas duas últimas viagens a Monza foram positivas, com o ano passado sendo uma das minhas memórias favoritas da F1. É provável que seja um fim de semana muito mais complicado para nós este ano, mas ainda há uma oportunidade de pontos e impacto no campeonato de construtores.

Sendo o Templo da Velocidade, estou realmente ansioso para entrar na pista e ver até onde podemos acelerar o carro. Uma última grande motivação quando terminamos nossa passagem pela Europa nesta temporada, então vamos dar tudo o que temos.”

Daniel Ricciardo #3:Monza sempre terá um lugar especial no meu coração. Embora outro 1-2 não esteja realmente nas expectativas desta vez, espero que ainda possamos trazer um pouco da magia italiana. Estou empolgado com a pista, os fãs incríveis e a comida também, a combinação chave para um bom fim de semana.

Zandvoort foi difícil para mim, mas estou de cabeça erguida. Vou continuar avançando e tentar terminar a temporada em alta. Demos uma boa olhada nos dados e mergulhamos profundamente em como podemos melhorar para, com sorte, voltarmos afiados.

É provável que seja outro fim de semana difícil devido à natureza da pista e está claro que temos trabalho a fazer, mas tenho total confiança na equipe enquanto nos dirigimos para a última corrida desta rodada tripla.”

Andreas Seidl (chefe da equipe):É ótimo estar de volta a Monza com os fãs fantásticos e o local do nossa incrível dobradinha 1-2 em 2021. Este ano será diferente, com o novo carro e suas características. Há muitas retas com poucas curvas, então estamos ansiosos para o desafio e para ver como o MCL36 corre aqui com as oportunidades de ultrapassagem que ele proporciona.

Por outro lado, há também uma chance de mau tempo, para o qual precisamos estar prontos para maximizar nosso resultado. Como sempre, daremos tudo de nós e nos esforçaremos o máximo que pudermos.

Com Monza sendo a última corrida da rodada tripla, a equipe está totalmente focada no fim de semana pela frente. Agradecimentos especiais vão para o pessoal da fábrica por seu apoio durante esta longa jornada. Aqui vamos nós.”

Alfa Romeo ORLEN (51 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:Estou ansioso para correr novamente depois de dois fins de semana de azar: claro, esta será uma corrida em casa para a equipe e para nosso parceiro de título, Alfa Romeo, o que a torna ainda mais especial. Para um piloto, Monza é uma das pistas mais icônicas e únicas do calendário, e gostei de correr aqui no passado.

Tenho quatro pódios de Monza e esta é uma das finalizações no top 3 mais impressionantes que você pode alcançar. A atmosfera é incrível, e ter nossos colegas nas arquibancadas torna tudo ainda mais especial. Espero que possamos dar um passo à frente nas últimas corridas e terminar a última etapa europeia da temporada em alta.”

Guanyu Zhou #24:É a corrida final da rodada tripla, bem como a última corrida europeia antes de irmos para o exterior para o final da temporada, e parece que este ano está passando rapidamente. Tivemos algumas provas em que não conseguimos competir no nível que queríamos, mas esta em Monza é uma nova oportunidade para trabalhar o que nos faltou na semana passada em termos de ritmo e desempenho.

Sem dúvidas queremos nos sair bem diante de nossa torcida: além disso, tendo estado com equipes italianas durante minha carreira em categorias de base, Monza tem um significado especial para mim; quando subi no pódio na F2 ano passado, pude sentir a paixão e a energia infinita dos fãs.

O Grande Prêmio da Itália será um evento importante, tanto para nós como equipe quanto para a marca Alfa Romeo, mas quando as sessões começarem, vou me concentrar apenas em fazer o melhor trabalho possível e trazer para casa resultados melhores que os últimos.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe):Vamos a Monza esta semana para a parte final da jornada tripla e, mais importante, para a nossa corrida em casa. Foram duas semanas de disputas intensas e desafiadoras até agora, e não há como negar que queríamos mais de Spa e Zandvoort; mas voltamos à Itália com confiança, motivados para ir bem diante de nossos torcedores e um grande contingente de nossa equipe, que estará nas arquibancadas.

A pista será diferente de Zandvoort, onde estávamos com o pé atrás, então esta é uma oportunidade de voltar a algo mais parecido com Spa, onde éramos mais competitivos. Monza é um local incrível e tem realizado algumas corridas sensacionais nos últimos anos: espero que haja outro domingo assim este ano para marcar o 100° aniversário do circuito.”

Haas (34 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:O GP da Itália será um fim de semana difícil, mas, por outro lado, temos esses tipos de pistas em que talvez nosso carro não esteja com o desempenho que gostaríamos mas, provavelmente, é uma pequena quantidade de circuitos em comparação com o número dos que se adequam à configuração do nosso carro.”

Kevin Magnussen #20:Não vamos ter uma abordagem diferente nesse fim de semana: Monza é uma grande pista, uma das favoritas dos pilotos, na minha opinião. A atmosfera, o circuito, a história, é uma sensação especial e sempre bom correr lá. É também uma pista super amigável para corridas, há muita fluidez e sempre gera disputas únicas.”

Guenther Steiner (chefe da equipe):Sabemos que Monza não será um ponto forte para nós. Todas as pistas de corrida de alta velocidade e baixa força aerodinâmica não combinam com o nosso carro. Este ano não estamos em condições de lutar nesses circuitos rápidos, mas a equipe na Itália está trabalhando duro em algumas soluções para o próximo ano e tenho certeza que estaremos com um desempenho melhor.

Usamos essas etapas para ganhar experiência e coletar dados para o desenvolvimento da temporada seguinte, então esperamos estar em um lugar muito melhor do que estamos neste ano. Sempre tentamos fazer o nosso melhor mas, dessa vez, pode chover lá. Quando sabemos que será um desafio, apenas trabalhamos mais.”

Scuderia AlphaTauri (29 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:Monza é muito perto de minha casa e sempre será uma corrida muito especial para mim. Há sensações diferentes, mas não é só porque é um GP em casa para a equipe. A energia e a atmosfera de lá são incríveis. Temos que chegar à pista com vontade e mentalidade de caçar pontos. Seja fácil ou difícil com nosso carro, sempre haverá oportunidades e precisamos maximizar nosso potencial.

Desde o início da temporada, vimos que esses novos carros podem tornar as coisas mais fáceis, embora às vezes um pouco mais complicadas. Mas, em geral, as ultrapassagens foram mais frequentes e não vejo porque não deva ser assim aqui na Itália. Será interessante ver como vai ser, e lembro que ganhei em Monza largando em décimo, e isso mostra que na Fórmula 1 tudo é possível.”

Yuki Tsunoda #22:No ano passado, não pude participar do Grande Prêmio da Itália, então nunca tive um GP de Fórmula 1 real em Monza. Estou muito feliz por poder correr no que é outra pista caseira para nós, como Ímola. Estou animado e sei que a equipe também. Não sei no momento como o carro vai se adaptar a esta pista mas, como sempre, vamos trabalhar para obter o melhor desempenho possível.

O slipstream [vácuo] é um fator importante nesta pista veloz e com esses carros novos, o efeito é menor do que no passado. Agora é possível seguir os outros carros nas curvas mais de perto e as ultrapassagens ainda devem ser possíveis, mesmo que você possa ficar preso em um trem de carros com DRS.

Na qualificação espero que todos procurem um caminho e a forma como gerimos a situação pode ser decisiva para um bom resultado. Obviamente, temos uma penalização na corrida [devido às cinco punições recebidas] mas gosto desta pista, vamos ver como será.”

Aston Martin Aramco Cognizant (25 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:Tenho algumas memórias fantásticas de Monza; comecei na primeira fila em 2017 e consegui meu primeiro pódio pela Racing Point em 2020. É incrivelmente rápido, bonito e desafiador e eu adoro isso.

Tivemos um bom desempenho em Spa e Baku, dois circuitos semelhantes e de baixa pressão aerodinâmica; mas, como vimos, é sempre difícil ficar entre os carros que marcam pontos. Então, se pudermos nos classificar bem, devemos estar na disputa por um lugar no top 10 final.”

Sebastian Vettel #5:Vou sentir todas as emoções quando chegar a Monza: a pista onde conquistei minha primeira vitória na F1. Sempre amei a sensação única do circuito e o desafio que ele oferece, bem como a energia dos fãs. A influência e as características dos carros de efeito solo deste ano devem ser interessantes e espero que vejamos mais ação no que normalmente é uma pista difícil de ultrapassar.

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Williams Racing (4 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Nicholas Latifi #6:Sempre estou ansioso para voltar a Monza, pois é uma pista histórica e legal para correr, por conta de suas longas retas, então sempre proporciona uma ação próxima e emocionante roda a roda.

A nova geração de carros apresentará um desafio único, pois provavelmente será o menor downforce que alguém já experimentou com eles para tentar otimizar a velocidade em linha reta, que tende a se adequar melhor ao nosso carro, o que vimos em pistas semelhantes a Monza neste ano. Espero que possamos ser fortes aqui.”

Alex Albon #23:Estou empolgado para correr em Monza, especialmente depois de algumas semanas onde a equipe fez mais progressos, acertando o pacote atual do carro. Este circuito tem características semelhantes a Spa, então acho que podemos tirar alguns aprendizados daquele fim de semana e buscar alguns pontos.”

NOVIDADES PARA O GP
Pilotos da academia Ferrari no TL1
Da esquerda para a direita, Antonio Giovinazzi e Robert Shwartzman (Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

A Ferrari anunciou na manhã desta quarta-feira (07) que o ex-piloto de Fórmula 1, Antonio Giovinazzi, e o campeão de Fórmula 3 de 2019 e ex-piloto de Fórmula 2, Robert Shwartzman, participarão do Treino Livre 1 do GP da Itália.

Giovinazzi, que correu na F1 pela Alfa Romeo de 2019 a 2021 e que estreou na Fórmula E este ano (pela DRAGON/PESKE AUTOSPORT), vai pilotar de forma inédita um carro de F1 da nova geração: o VF-22 da equipe americana Haas. Enquanto isso, Shwartzman, que correu na Fórmula 2 em 2020 e 2021, pilotará o VF-75, o carro da Ferrari deste ano, também pela primeira vez.

Terceiro TL1 de De Vries na temporada 2022
Nyck De Vries (Foto: Aston Martin/Divulgação)

A Aston Martin confirmou que o campeão de Fórmula 2 e de Fórmula E, Nyck De Vries, estará na pista durante o Treino Livre 1 na Itália, no lugar de Sebastian Vettel. Essa será a terceira vez neste ano que o piloto de 27 anos participa de um TL1 da Fórmula 1, já que guiou o FW44 da Williams na Espanha, no lugar de Alex Albon, e o W13 da Mercedes, na França, ao assumir o assento de Lewis Hamilton.

O holandês comentou sobre o surgimento de mais uma oportunidade de guiar um carro de Fórmula 1 da nova geração, agora, o AMR22. “Estou realmente ansioso para pilotar pela Aston Martin, particularmente em um circuito lendário como Monza.

Será minha terceira sessão de Treino Livre da temporada e no terceiro chassi diferente, e essas oportunidades me deram uma visão fantástica de como os carros e escuderias da Fórmula 1 funcionam e operam. Espero poder trazer uma nova perspectiva para a equipe e realizar uma sessão que seja benéfica para nós dois.”

Scuderia Ferrari com visual comemorativo
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Para a sua corrida em casa e em comemoração dos seus 75 anos, a Scuderia Ferrari vai correr nesse fim de semana com uma pintura especial no F1-75, repleta de detalhes em amarelo Modena, a cor oficial que compõe a logo do cavalo empinado. Os capacetes e macacões dos pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz também terão partes amarelas com inserções de preto.

Vale lembrar que a cor amarelo Modena sempre fez parte do branding da equipe com sede em Maranello, ao lado do vermelho Rosso Corsa. No início do século 20, a antiga Associação Internacional de Clubes Automobilísticos Reconhecidos, estabeleceu o vermelho como a cor oficial dos carros de corrida italianos, mas Enzo Ferrari preferia o amarelo da bandeira de sua cidade natal, Modena.

Assim, o amarelo é a segunda cor da marca italiana e Enzo a utilizou no lendário emblema da montadora. Curiosamente, o Cavalo Empinado é uma homenagem ao herói de guerra italiano Francesco Baracca.

Detalhes do circuito
Circuito de Monza (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Autódromo Nacional de Monza possui 5.793 km de extensão, 11 curvas (7-D e 4-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1950 e a corrida terá um total de 53 voltas. O recorde de volta mais rápida em Monza ainda pertence ao brasileiro Rubens Barrichello, que marcou o tempo de 1:21.046, durante a temporada 2004.

A característica principal dessa pista é o motivo dela ser conhecida como ‘Templo da Velocidade’: é um circuito rápido, com poucas mudanças de elevação e é dominado por trechos de alta velocidade. Confira abaixo como é uma volta no traçado italiano, através do simulador/game F1 2019.

Apesar de contar com setores fluidos, o principal desafio para os pilotos no circuito de Monza é a frenagem nas chicanes após as longas retas, pois pode facilmente gerar superaquecimento nos freios e travadas de roda.

Outro fator nessa pista que requer atenção especial dos pilotos é a natureza de poucas margens para erros. Pelo fato do traçado ser envolto por poucas áreas de escape, muros próximos e algumas partes com caixas de brita, qualquer perda de controle do carro pode levar a um abandono.

Informações sobre os pneus
(Foto: Infográfico: Pirelli/Divulgação)

Os três compostos intermediários da gama foram escolhidos para Monza: C2 como o P Zero Branco duro, C3 como o P Zero Amarelo médio, e C4 como o P Zero Vermelho macio.

Eliminar a tendência dos carros atuais de saírem de traseira é um desafio nas curvas lentas em Monza, com uma traseirada forte necessária para alcançar um equilíbrio perfeito entre as curvas lentas e os trechos mais rápidos.

A tração é importante para garantir uma boa dirigibilidade nas retas de pé embaixo, como também nas partes mais lentas e técnicas do circuito: outra característica bem conhecida de Monza, com notáveis freadas nas chicanes.

As configurações de baixo downforce (pressão aerodinâmica), com um pacote específico de baixo arrasto, significam que o foco está na aderência mecânica dos pneus.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 18°C e Máxima de 24°C. Céu nublado, com intervalos de sol e 40% de possibilidade de chuva.

Sábado:

Mínima 18°C e Máxima 25°C. Tempo aberto, ensolarado.

Domingo:

Mínima de 19°C e Máxima de 26°C. Céu aberto, ensolarado.

Fonte: www.metoffice.gov.uk

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!