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FÓRMULA 4 BRASIL – Carro da categoria é oficialmente apresentado – 2021

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Foto: Instagram Oficial F4 BRASIL
Foto: Instagram Oficial F4 BRASIL

E está feito! No final de semana de decisão da STOCK CAR em Interlagos/SP, a VICAR apresentou oficialmente o CARRO da mais nova categoria de base do Brasil: F4 BRASIL. Um carro de última geração e inédito. Para quem ainda não sabe, a categoria tem como objetivo a formação de novos talentos e mais, certificada pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo. Prevista já para 2022, o acordo de criação foi assinado em novembro/2021 por Fernando Julianelli (CEO da Vicar) e Gianfranco De Bellis (presidente da Tatuus – fabricante dos carros).

 

Obviamente, o campeonato terá a supervisão e apoio da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, onde Giovanni Guerra (presidente da CBA) foi o responsável por elaborar todo o projeto da categoria nacional junto à FIA. A liderança do campeonato estará sob o comando de Gastão Fráguas Filho – piloto experiente, campeão Mundial de Kart FIA (1995) e manager da carreira de pilotos profissionais.

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO – OFICIAL
EVENTO DE APRESENTAÇÃO – 11/12/2021

CARROS

A F4 Brasil utilizará o modelo F4 T-021, segunda e ainda inédita geração do chassi fabricado pela italiana Tatuus, que deve estrear mundialmente a partir de 2022. Os 16 carros que serão trazidos ao Brasil são dotados inclusive do halo. Quanto ao motor, será o Abarth-Autotecnica 1.4, com 176cv de potência e câmbio da francesa SADEV de seis marchas, acionado por sistema de borboletas e eletrônica Magneti-Marelli. Já os pneus serão importados, produzidos pela Pirelli.

CARRO F4 BRASIL - Foto: Divulgação/Vicar
CARRO F4 BRASIL – Foto: Divulgação/Vicar
FICHA TÉCNICA DETALHADA
  • Chassi: Tatuus F4 T-021, produzido na Itália.
  • Motor: Abarth-Autotecnica (Itália), 4 cilindros em linha, 1.370cm3, turboalimentado, duplo comando de válvulas, gerenciamento ECU Marelli SRG-141, 176cv a 5.500rpm e 250 Nm a 4.000 rpm.
  • Transmissão: Fabricada pela Tatuus e SADEV. Transversal, seis marchas + ré. Engates via borboleta no volante Tatuus/Next Solution.
  • Segurança: Especificações FIA. Célula de sobrevivência com painéis anti-intrusão, ladeada por espuma de absorção de impacto. Halo Tatuus, estruturas de absorção de impacto dianteira e traseira, proteção de cabeça e pés removíveis, assento extraível em caso de acidente, extintor de incêndio operado eletronicamente, cabos de retenção de rodas, célula de combustível padrão FIA.
  • Suspensão: Dianteira e traseira: tipo pushrod, triângulos duplos sobrepostos, amortecedores duplos ajustáveis, molas Eibach de 36mm.
  • Freios: Pinças de quatro pistões, discos ventilados.
  • Rodas: OZ de alumínio 8×13 pol (dianteiras) e 10×13 pol (traseiras).
  • Pneus: Pirelli, medidas: 200/540-13 (dianteiros) e 250/575-13 (traseiros). Versões: slick (P Zero) e chuva (Cinturato).
  • Carenagem: Fibra de carbono com reforços de kevlar, asas padrão FIA ajustáveis. Asa de suporte (inferior) ajustável. Placa anti-impacto de 10mm e placa antiderrapagem de 5mm sob o chassi.
  • Aerodinâmica: Superfícies e refrigeração otimizadas por CFD (computational fluid dynamics). Regulagem das entradas de refrigeração e extração de ar. Mapa aerodinâmico para regulagem das asas dianteira e traseira.
  • Monitoramento de dados: Pressão do freio dianteiro e traseiro, giro da direção, velocidade das rodas dianteiras, nível de aceleração, câmbio, entre outros. Todos os principais parâmetros disponíveis no display do volante.
CAMPEONATO

Estão previstas 6 ETAPAS com 3 CORRIDAS em cada uma delas e ao todo serão mais de 3000 Km rodados. As provas estarão integradas aos eventos da STOCK CAR PRO SERIES. No projeto está incluído ainda uma academia formada por especialistas que instruirão os pilotos sobre temas importantes da profissão, como noções de marketing, media training, redes sociais, mecânica e eletrônica automotivas, interpretação de dados, relacionamento com a equipe, interação com engenheiros de vários campos, entre vários outros campos de aprendizado.

CARRO F4 BRASIL - Foto: Divulgação/Vicar
CARRO F4 BRASIL – Foto: Divulgação/Vicar

Outro aspecto importante é que o novo campeonato mostra sua relação direta com FIA ao conceder ao seu campeão 12 dos 40 pontos necessários para o ranking que indica os competidores habilitados a disputar o Mundial de Fórmula 1.

As corridas terão transmissão ao vivo pelo canal BandSports, Motorsport.tv e mídias da Stock Car (Facebook e Youtube).

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATOS
  • Rodolpho Siqueira e Bruno Vicaria – Cel: (11) 9 5472 0163
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