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FÓRMULA 4 BRASIL – Na semana do GP Brasil de F1, Vicar oficializa nova categoria! – 2021

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CARRO F4 BRASIL - Foto: Divulgação/Vicar
CARRO F4 BRASIL – Foto: Divulgação/Vicar

UAU! UAU! UAU! E na semana mais que especial para nós brasileiros, com a edição do GP Brasil de FÓRMULA 1, a VICAR anuncia e oficializa a criação de uma nova categoria em nosso país! Sim, com carros de última geração e inéditos, a VICAR apresenta a FÓRMULA 4 BRASIL! Categoria para formação novos talentos e mais, certificada pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo. Prevista já para 2022, o acordo de criação foi assinado (na Itália) por Fernando Julianelli (CEO da Vicar) e Gianfranco De Bellis (presidente da Tatuus – fabricante dos carros).

 

Julianelli comenta sobre o acordo e a importância na questão da formação de pilotos:

“A F4 BRASIL foi criada pela FIA para ser o primeiro passo de jovens pilotos que saem do kart rumo à Fórmula 1 e precisam de uma categoria que dê continuidade ao aprendizado, ao mesmo tempo em que os desenvolve nas questões profissionais do esporte. Havia uma importante lacuna na escala de formação de pilotos no automobilismo brasileiro em termos de continuidade de carreira, que agora estaremos preenchendo, inclusive com um carro tão novo que só estreará mundialmente em 2022. Outro ponto importante era termos aqui o mesmo equipamento usado nos principais centros do automobilismo internacional. O nosso objetivo é incentivar novos talentos e dar aos nossos kartistas a oportunidade de serem preparados para competir em alto nível sem terem que morar muito jovens no exterior”

Obviamente, o campeonato terá a supervisão e apoio da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, onde Giovanni Guerra (presidente da CBA) foi o responsável por elaborar todo o projeto da categoria nacional junto à FIA. Guerra comenta sobre o processo:

“Particularmente eu estou muito feliz, pois de uma conversa entre a CBA e a Vicar, na etapa da Stock Car realizada em Goiânia, no primeiro semestre, tenha nascido a oportunidade de falarmos diretamente com o Gianfranco De Bellis. Na ocasião a Vicar abraçou a ideia de imediato e, hoje, vendo mais este resultado do nosso empenho, é sem dúvida uma satisfação enorme. Temos a sensação de estarmos realizando o que nós viemos para fazer nessa gestão da CBA. Estou realmente feliz pelo fato de o Brasil estar preenchendo essa lacuna. E mais feliz ainda por estarmos adequando o país ao que há de mais moderno e competente no automobilismo mundial em termos de preparação de pilotos para o futuro”

A liderança do campeonato estará sob o comando de Gastão Fráguas Filho – piloto experiente, campeão Mundial de Kart FIA (1995) e manager da carreira de pilotos profissionais.

CARROS

A F4 Brasil utilizará o modelo F4 T-021, segunda e ainda inédita geração do chassi fabricado pela italiana Tatuus, que deve estrear mundialmente a partir de 2022. Os 16 carros que serão trazidos ao Brasil são dotados inclusive do halo. Quanto ao motor, será o Abarth-Autotecnica 1.4, com 176cv de potência e câmbio da francesa SADEV de seis marchas, acionado por sistema de borboletas e eletrônica Magneti-Marelli. Já os pneus serão importados, produzidos pela Pirelli.

CARRO F4 BRASIL - Foto: Divulgação/Vicar
CARRO F4 BRASIL – Foto: Divulgação/Vicar
FICHA TÉCNICA DETALHADA
  • Chassi: Tatuus F4 T-021, produzido na Itália.
  • Motor: Abarth-Autotecnica (Itália), 4 cilindros em linha, 1.370cm3, turboalimentado, duplo comando de válvulas, gerenciamento ECU Marelli SRG-141, 176cv a 5.500rpm e 250 Nm a 4.000 rpm.
  • Transmissão: Fabricada pela Tatuus e SADEV. Transversal, seis marchas + ré. Engates via borboleta no volante Tatuus/Next Solution.
  • Segurança: Especificações FIA. Célula de sobrevivência com painéis anti-intrusão, ladeada por espuma de absorção de impacto. Halo Tatuus, estruturas de absorção de impacto dianteira e traseira, proteção de cabeça e pés removíveis, assento extraível em caso de acidente, extintor de incêndio operado eletronicamente, cabos de retenção de rodas, célula de combustível padrão FIA.
  • Suspensão: Dianteira e traseira: tipo pushrod, triângulos duplos sobrepostos, amortecedores duplos ajustáveis, molas Eibach de 36mm.
  • Freios: Pinças de quatro pistões, discos ventilados.
  • Rodas: OZ de alumínio 8×13 pol (dianteiras) e 10×13 pol (traseiras).
  • Pneus: Pirelli, medidas: 200/540-13 (dianteiros) e 250/575-13 (traseiros). Versões: slick (P Zero) e chuva (Cinturato).
  • Carenagem: Fibra de carbono com reforços de kevlar, asas padrão FIA ajustáveis. Asa de suporte (inferior) ajustável. Placa anti-impacto de 10mm e placa antiderrapagem de 5mm sob o chassi.
  • Aerodinâmica: Superfícies e refrigeração otimizadas por CFD (computational fluid dynamics). Regulagem das entradas de refrigeração e extração de ar. Mapa aerodinâmico para regulagem das asas dianteira e traseira.
  • Monitoramento de dados: Pressão do freio dianteiro e traseiro, giro da direção, velocidade das rodas dianteiras, nível de aceleração, câmbio, entre outros. Todos os principais parâmetros disponíveis no display do volante.
CAMPEONATO

Estão previstas 6 ETAPAS com 3 CORRIDAS em cada uma delas e ao todo serão mais de 3000 Km rodados. As provas estarão integradas aos eventos da STOCK CAR PRO SERIES. No projeto está incluido ainda uma academia formada por especialistas que instruirão os pilotos sobre temas importantes da profissão, como noções de marketing, media training, redes sociais, mecânica e eletrônica automotivas, interpretação de dados, relacionamento com a equipe, interação com engenheiros de vários campos, entre vários outros campos de aprendizado.

CARRO F4 BRASIL - Foto: Divulgação/Vicar
CARRO F4 BRASIL – Foto: Divulgação/Vicar

Outro aspecto importante é que o novo campeonato mostra sua relação direta com FIA ao conceder ao seu campeão 12 dos 40 pontos necessários para o ranking que indica os competidores habilitados a disputar o Mundial de Fórmula 1.

As corridas terão transmissão ao vivo pelo canal BandSports, Motorsport.tv e mídias da Stock Car (Facebook e Youtube).

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATOS
  • Rodolpho Siqueira e Bruno Vicaria – Cel: (11) 9 5472 0163
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