Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Inglaterra (Silverstone) – 2021

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Inglaterra (Silverstone) – 2021

4122

 5 min de leitura

E com toque em Max e punição de 10 segundos, venceu Hamilton em Silverstone - Foto: Mercedes AMG F1 Twitter
E com toque em Max e punição de 10 segundos, venceu Hamilton em Silverstone – Foto: Mercedes AMG F1 Twitter

E depois da definição de grid pela CLASSIFICAÇÃO SPRINT (Sprint Race) no sábado (17/07), tivemos neste domingo o GP da Inglaterra de FÓRMULA 1! Na pole ele, Max Verstappen, seguido de Hamilton e Bottas. Russel acabou sendo punido pelo enrosco com Sainz e acabou largando em 12º. Com isso, Sainz, apesar de todo o estrago do sábado, ainda largou em 10º. Perez foi o único com compostos DUROS e os demais escolherem os MÉDIOS.

Largada sensacional de Hamilton, partindo para cima de Max. Mas Verstappen, de forma incrível, conseguiu segurar na primeira curva. Nas curvas seguinte continuaram a disputa, mais uma investida de Hamilton e mais uma excelente defesa de Max. Mas… mas… na tentativa seguinte acabaram se tocando, Max rodou e bateu forte! UAU!

Independente da ocorrido, é ESSA F1 que a gente quer, mesmo! QUE DISPUTA! Max conseguiu sair do carro, mas aparentemente abalado e tonto! Atendido pelo serviço médico, levado para o centro de saúde.

Safety-car em pista e em seguida BANDEIRA VERMELHA! Todos os carros nos boxes! E assim, Leclerc, qua acabara de ultrapassar Bottas, assumiu a liderança da corrida. Russell despencou para 14º, Sainz passou para a 8ª colocação. Vettel figurava em 6º, seguido de Alonso! Kimi em 9º (UAU) após largar da 13ª colocação e realizando belas ultrapassagens. Situação era a seguinte:

Após a reconstrução das barreiras de proteção, que foram abaladas com o impacto, partimos para a relargada!

EXCELENTE largada de Leclerc (UAU), segurando a ponta! Hamilton sofreu pressão de Norris, mas seguiu em 2º, com Norris em 3º, Bottas em 4º e Ricciardo completando o TOP5. Vettel, que vinha bem, acabou rodando e despencou para último. Final da primeira volta: Leclerc, Hamilton, Norris, Bottas, Ric, Sainz (UAU), Alonso, Stroll, Ocon e Kimi no TOP10!

E… e… momento em que a organização anuncia a punição de 10 SEGUNDOS para Hamilton! Equipe solicita que Hamilton parta para cima de Leclerc, que na volta 8 já abria mais de 1.5 seg de vantagem!

Chegamos na volta 10, Leclerc ainda na liderança, com Hamilton atrás e em dificuldades para reduzir a diferença (+1.6s). Norris seguia em 3º (apenas 3 segundos atrás), com Bottas e Ric no TOP5. Perez, que largou em último, assumia a 12ª colocação. Sainz com boa recuperação também, já figurava em 6º.

Volta 15, e MEU DEUS do CÉU, Leclerc avisa no rádio que o motor apagou! Engenheiro: “Continue, Continue que voltou ao normal!”. UFA! Hamilton, com isso, reduz para 1.0 segundo a diferença! É a Ferrari sendo a Ferrari dos últimos tempos! Mas Leclerc, tirando leite de pedra, seguia à frente e mantendo diferença segura!

Volta 20, Leclerc conseguia manter-se na liderança e com quase 2 segundos de vantagem para Hamilton! Momento em que vários pilotos realizam suas trocas de pneus: Bottas, Norris (com problemas no pit), Ricciardo, Perez, Ocon e Kimi, Russel, Latifi e Vettel – todos retornando com compostos DUROS, exceto Perez com MÉDIOS.

Bottas ganhou a posição de Norris nos boxes. Leclerc, Hamilton e Sainz no TOP3, mas sem suas paradas de box. Destaque ainda para Leclerc, que com carro falhando, seguia com mais de 2 segundos à frente de Lewis.

Volta 28 e Hamilton entrou nos boxes para troca de pneus e cumprir a punição de 10 segundos, retornando em 5º, atrás de Sainz (que não havia parado), Bottas e Norris. Na volta seguinte Sainz entrou nos boxes e com problema na roda dianteira, retornou em 6º.

E FINALMENTE Leclerc faz sua troca de pneus (na volta 30) e com trabalho até surpreendente da Ferrari, retornou em 1º. Bottas, Norris, Hamilton e Ricciardo completavam o TOP5. Após pit-stop de todos e com a linda ultrapassagem de Hamilton para cima de Norris, tínhamos a seguinte classificação:

Perez assumia a 9ª colocação e Gasly a 10ª. Alonso seguia em ótimo final de semana e na 7ª colocação. Volta 35 e a disputa do momento era entre Sainz e Ricciardo pela 5ª colocação.

Faltando 10 voltas para o final, Hamilton seguia em 2º, com mais de 6 segundos de desvantagem para Leclerc – líder. Bottas em terceiro, com Norris em 4º. Sainz seguia tentando se aproximar e combater Ricciardo, mas o piloto da McLaren com boa atuação, conseguia segurar a 5ª colocação até então. Momento em que a transmissão informou que Max Verstappen havia sido encaminhado para unidade de saúde local para examos e melhor verificação do seu estado.

Vettel acabou abandonando a prova, pena! Alonso seguia em 7º, com Stroll, Gasly e Ocon completando o TOP10. Hamilton reduzindo rapidamente a diferença pra Leclerc, com volta rápida atrás de volta rápida!

FIM DE PROVA, FIM DE PROVA! E Leclerc até tentou, mas com carro falhando e talvez até mesmo em virtude da demora para troca de compostos, não conseguiu segurar Lewis Hamilton, que se aproximou nas últimas voltas e passou fácil! Vitória de LEWIS HAMILTON, em casa, em casa! Brilhante! E com direito a comemoração no melhor estilo Ayrton Senna (seu grande ídolo):

Leclerc (em GRANDE corrida) e Bottas completaram o pódio! Norris, que tinha tudo para subir ao pódio, teve problemas nos boxes e fechou em 4º. Ricciardo, em final de semana muito bom, conseguiu segurar os ímpetos de Sainz para completar a lista do TOP5.

Sainz em 6º, Alonso em um bom 7º lugar, Stroll, Ocon e PEREZ (UAU) fechando em 10º – depois de largar em último e realizar 1 parada a mais de box.

No campeonato, com a ausência de Max e a vitória de Hamilton, a vantagem de Max reduz drasticamente, mas segue líder com seus 185 pontos. Hamilton passa para 177. Classificação COMPLETA da temporada aqui!

RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

E vamos para um final de semanas de folga e entre 30/07 e 01/08/2021 teremos a 11ª ETAPA com o GP da Hungria, em Hungaroring. Calendário COMPLETO aqui:

Calendário F1 2021 - Tomada de Tempo
Calendário F1 2021 – Tomada de Tempo
SIGA A GENTE