Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final (Hamilton Campeão) – GP da Turquia (Istambul)...

FÓRMULA 1 – Resultado Final (Hamilton Campeão) – GP da Turquia (Istambul) – 2020

2147
Foto: Mercedes AMG F1 Twitter

E depois de uma sessão de classificação DRAMÁTICA, tivemos neste domingo (15/11/2020) o GP da Turquia de Fórmula 1! Pela primeira vez no ano não tivemos Mercedes largando na pole e sim, Lance Stroll (sim sim sim)! O que resume bem todo o caos da tomada de tempo! Latifi e Russell largaram dos boxes, como dito Stroll na pole, seguido de Max Verstappen, Peres e Albon. Hamilton em 6º e Bottas em 9º. Com estas posições, Hamilton seria campeão ao final da prova.

Largada (sem safety-car) tumultuada em virtude da pista NOVA (“verde”), pista molhada e um literal sabonete! Largada boa de Stroll, seguido por Perez! Hamilton consegue assumir a 3ª colocação e Vettel a 4ª (UAU, largou em 11º). Max larga muito mal e despenca para 5º lugar. Renaults também largam bem, mas na primeira curva Ricciardo acabou tocando no companheiro, que rodou à frente de Bottas, que ao frear para evitar o toque com Ocon, rodou também! Ambos caem para a parte de trás do grid!

Ainda na primeira volta, Hamilton escapa, sem aderência alguma, perde posições para Vettel, Max e Albon, retornando à posição de largada (6º). Bottas aparecia em 17º. Corrida ABERTA por COMPLETO, todos correndo sob uma pista de sabão! Final da volta 2 e a classificação era:

Stroll disparou na frente, com apenas 3 voltas abria mais de 5 segundos para Perez, que abria 8 segundos para Vettel. Max Verstappen desesperado, escapando e não conseguia pressionar Vettel. Leclerc figurava apenas em 14º e Gasly, que largou no pelotão final, assumia a 13ª colocação.

Chegamos à volta 10 com todos do grid ainda em pista, Stroll liderava tranquilamente com 5 segundos para Perez. Vettel ainda assegurava a 3ª colocação, mas já com a aproximação de Max Verstappen. Albon, Hamilton, Ricciardo, Sainz, Kimi e Magnussen fechando o TOP10. Naquele momento, Russell e Latifi utilizavam compostos intermediários. Pista começa a secar, alguns pilotos começam a realizar seus pit-stops, retornando com intermediários também: Leclerc, Bottas, Vettel, Hamilton, Kimi, Magnussen e Giovinazzi.

Volta seguinte entra o líder, Lance Stroll, retornando com intermediários também. Momento em que a Red Bull avisa aos pilotos que vão segurar o máximo com os pneus de chuva forte. Mas com tempos bem maiores com os demais, não conseguem segurar muito tempo. Max Verstappen entra na volta 12 para seu pit-stop. Albon entrou em seguida. E após todos os pit-stops realizados, tínhamos a seguinte classificação:

Stroll, em situação muito tranquila, com mais de 10 segundos para Perez, o segundo colocado. Verstappen ganhou a posição de Vettel, assumindo o P3 e bem mais próximo de Perez. Momento em que Giovinazzi abandona, causando um Safety-Car Virtual!

Volta 15 e Hamilton erra, perdendo posições para Albon e Vettel. Retornando novamente para a 6ª colocação. Bottas aparecia apenas em 15º. Leclerc assumia a 9ª colocação. Albon com volta rápida atrás de volta rápida, tentando aproximação quanto ao companheiro. Enquanto isso, Max se aproximava de Perez em definitivo, na disputa pela 2ª posição. E… e… muito afoito, Max tenta o combate para cima de Perez e RODA! Com muita habilidade consegue manter-se em pista, mas acabou perdendo as posições para Albon, Vettel e Hamilton. Em seguida ainda vai aos boxes, retornando apenas em 8º, pena! E quem parte então para o combate para cima de Perez, era Albon, com voltas sensacionais com os compostos intermediários. Diferença era de 4 segundos na volta 20! Por outro lado, Perez começava a reduzir distância para o líder Stroll (6 seg).

Volta 22 e foi a vez de BOTTAS rodar também. Piloto da Mercedes em uma situação deplorável, em 17º lugar. Perez reduzia ainda mais a distância para Stroll (4.5 seg) e Albon reduzia para 2 segundos a diferença para Perez! Verstappen escapa novamente e ainda tem a informação de que está em investigação pelo erro na saída dos boxes! Que dia para Bottas e Max!

Volta 26 e Albon encosta definitivamente em Perez, na disputa pela 2ª posição. Momento em que Stroll avisa à equipe que carro estava saindo muito de frente, e desta forma, Perez e Albon se aproximavam muito rápido do líder. Mais atrás, destaque para o 12º lugar de Russell.

Norris ganhava a 10ª posição de Magnussen. Naquele momento, depois de largarem no pelotão de trás, Sainz e Norris figuravam na zona de pontuação. Albon perde espaço para Perez e Vettel/Hamilton se aproximam. Situação na volta 30 era:

Compostos intermediários começam a deteriorar, Leclerc foi o primeiro a repetir o pit-stop para mais um conjunto de intermediários. Momento em Hamilton escapa novamente, mas mantendo a 5ª posição e até então, o seu 7º TÍTULO! Sainz ganhava a posição de Ricciardo, assumindo a 6ª posição. O piloto da Renault aproveita e vai aos boxes para troca de pneus, retornando com verdes novamente! Vettel, Sainz e Russel fazem o mesmo na volta seguinte!

Volta 34 e foi a vez de Albon rodar, Hamilton assumia a 3ª colocação! Naquele momento, com Bottas em corrida sofrível, Hamilton perderia o título apenas com algum abandono! Albon vai aos boxes, perdendo posições para Max e Vettel. Leclerc em uma ótima 7ª posição. Momento em que Perez encosta no companheiro, disputa pela liderança! Mas Racing Point convoca Stroll para os boxes, em tese péssima estratégia. Perez, Hamilton e Max no TOP3. Stroll retornou em 4º. Hamilton e Perez com uma parada de box apenas.

E na volta 37, Hamilton parte para cima de Perez e assume a liderança da prova! Sem piedade! Mais atrás, disputa entre Leclerc e Albon pela 6ª colocação. E… e… ao mesmo tempo, Vettel tomou a posição de Stroll e em seguida Leclerc ultrapassa Albon e Stroll! UAU! Stroll, em menos de 2 voltas, despenca de LÍDER para 6º lugar! Leclerc parte para cima de Vettel, ganhando a 4ª colocação, UAU!

Volta 40, e adivinhem… BOTTAS roda novamente! Momento em que Stroll perde posição para Albon e Sainz também, caindo para 8º! E na ponta, Hamilton, que vinha com dificuldades o final de semana inteiro, já estava há poucos segundos de deixar o único que poderia atrapalhar seu 7º campeonato, como retardatário (Bottas). Instante em que Leclerc, com desempenho sensacional, assumia a 3ª colocação após ultrapassar Max, que aproveita e parte para os boxes, retornando em 7º. Outro com ótima prova, Sainz, assumindo a 5ª colocação após ultrapassar Albon!

Volta 46 e Latifi, após toque com Grosjean, abandona! Momento em que Hamilton ultrapassa Bottas como retardatário.

E assim, faltando 10 voltas tínhamos Hamilton e Perez com apenas 1 parada, seguidos de Leclerc, Vettel e Sainz no TOP5. Em seguida figuravam Albon, Max, Stroll, Ricciardo e Norris fechando a zona de pontuação. Volta 53 e Max Verstappen, mesmo após ter rodado mais uma vez, ultrapassa Albon na disputa pela 6ª posição.

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! Corrida boa em virtude de suas variáveis e variantes causadas pela pista e clima. A chuva não veio, mas também não conseguiram utilizar compostos de pista seca. Nem a Mercedes sabe como Hamilton venceu, mas o contexto possibilitou e ele aproveitou! Mais uma vitória para a conta e o melhor, HEPTA CAMPEÃO DE FÓRMULA 1, igualando ao grande Michael Schumacher! Perez (30 segundos atrás) e Vettel, ultrapassando Leclerc na última curva fecharam o pódio. Ótima prova de Leclerc também com um 4º lugar (pena que errou ao tentar ultrapassar Perez na volta final), com Sainz fechando em 5º após largar em 15º. Stroll, que deu show na classificação, largou na ponta, terminou mesmo em 9º, atrás de Norris.

7 VEZES CAMPEÃO! Foto: Mercedes AMG F1 Twitter
RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

E partimos agora para a 15ª etapa no Bahrain entre os dias 27 e 29 de novembro. Calendário completo aqui:

Calendário 2020 – Fórmula 1 – Tomada de Tempo
SIGA A GENTE