Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – GP BRASIL – Resultado Final – Que corrida! Vettel...

FÓRMULA 1 – GP BRASIL – Resultado Final – Que corrida! Vettel Vence! – 2017

292

E neste domingo (12/11/2017) tivemos a 19ª Etapa do mundial de Fórmula 1, o Grande Prêmio do Brasil! Não sei se o fato de que PELA PRIMEIRA vez, este que voz escreve, estava presente em Interlagos, a corrida foi FANTÁSTICA! Claro, Hamilton largar em último e dos boxes ajudou muito no quesito emoção e expectativa. Mas não foi só isso!

Foto: Twitter F1 Oficial

Na largada vimos Vettel decidido, determinado a ultrapassar Bottas, o único que pode tirar seu vice campeonato! E assim o fez. Vettel conseguiu, já na curva 1, deixar Bottas para trás por dentro e partir para a sua 5ª vitória no ano. Bottas tentou fechar o Ferrarista na curva 1 e esboçou uma ou outra aproximação, mas literalmente apagado, não foi em momento algum uma ameaça real à vitória do alemão. Pelo contrário, poderia ter sido mais pressionado por Kimi e que não o fez por ter sido necessário se defender de Hamilton na parte final da prova.

Ainda na volta #1, após o “S do Senna”, Magnussen empurrou Vandoorne para cima de Ricciardo que rodou e caiu para último. Conseguiu retornar e fez uma bela prova de recuperação, terminando ainda em 6º. Vandoorne e Magnussen abandonaram.

Foto: Twitter F1 Oficial

Com o incidente tivemos a entrada do safety car para retirada de detritos na pista. Mas ainda na primeira volta, Ocon abandonou após ser tocado por Grosjean, que recebeu punição de 10 segundos e acabou somente em 15º – péssima temporada do piloto da Haas.

Foto: Twitter F1 Oficial

Na relargada, sem pressão alguma de Bottas, Vettel segurou a ponta, com Kimi em 3º e Max Verstappen em 4º. Felipe Massa, ao ultrapassar Alonso, assumiu a 5ª posição, que mais tarde (obviamente) perderia para Hamilton e Ricciardo.

Foto: Twitter F1 Oficial

E tirando alguma troca ou outra de posições no pelotão do meio, quem fez a alegria da torcida foi Hamilton, que largou dos boxes e escalou todos, mesmo com pneus macios (amarelos). Na volta 9, após ultrapassar Gasly, entrara na zona de pontuação. Na volta 18 já era 7º e partindo para a caça de Alonso.

Vieram então as paradas de box. Bottas foi o primeiro, Vettel entrou na volta seguinte, retornando ainda à frente do piloto da Mercedes. Bottas até tentou algo na curva 4, mas Vettel segurou bem. Após as paradas dos ponteiros, Hamilton assumiu temporariamente a ponta e mesmo com os compostos macios desgastados, conseguia tempos iguais ou melhores que os demais. Até que na volta 43, entrou nos boxes para colocar os pneus supermacios (vermelhos) e voltou em 5º lugar com 19 segundos de diferença para Vettel (líder).

Hamilton era sem dúvida alguma o piloto mais rápido da prova, sendo inclusive o primeiro a marcar na casa de 1:11seg, se aproximando do recorda da pista (Montoya em 2004 – 1:11.473). Quando faltavam 12 voltas para o fim, Hamilton alcançou Max Verstappen, que não impôs resistência alguma, e o ultrapassou assumindo a 4ª colocação!

Foto: Twitter F1 Oficial

O objetivo de Hamilton passou a ser então, Kimi Raikkonen. Rapidamente o inglês se aproximou de Kimi e começou a abordagem de ultrapassagem, mas devido uma travada no “S do Senna”, acabou perdendo contato e não houve mais tempo para uma nova tentativa.

E para quem achava que, pelo ritmo empenhado, seria Hamilton que iria definir o novo record de Interlagos, enganou-se! Faltando algumas voltas para o fim e com mais de 30 segundos à frente de Ricciardo, Max pediu à equipe para efetuar uma troca de pneus e assim, garantir o P5, já que não brigaria pela vitória mais. Quando voltou, cravou 1:11.044 e passou a ser o novo recordista do circuito em corrida!

Foto: Twitter F1 Oficial

FIM DE PROVA! Vettel vence a prova e praticamente define o vice-campeonato, já que abre 22 pontos para Bottas e teremos apenas a última eta a em Abu Dhabi. Bottas e Kimi completam o pódio! Hamilton, com gosto de vitória, fica em 4º, seguido de Verstappen no TOP5. Ricciardo, após cair para último na volta #1, ainda conseguiu um milagroso 6º lugar e Felipe Massa que teve que segurar Alonso por toda a prova, se despede de Interlagos com um P7. Alonso, Perez e Hulkenberg completam os 10 primeiros.

Foto: Twitter F1 Oficial
RESULTADO FINAL

CAMPEONATO

DESPEDIDA

A etapa também foi marcada pela “nova” despedida de Felipe Massa de Interlagos, ao menos na categoria F1. O brasileiro homenageou a torcida e garantiu que o 7º lugar teve um gosto de vitória, já que terminou em 1º se pensarmos no RESTO DO RESTO na temporada.

Foto: Twitter F1 Oficial

“Estou muito emocionado hoje por todos vocês. Obrigado por tudo o que passamos juntos, por todo o apoio. A energia que senti hoje, me ajudou a fazer a melhor corrida que pude. Estou tão feliz pela minha corrida, fiz o melhor que o carro conseguiu. Muito obrigado todos vocês. Eu amo vocês. Muito obrigado” – Em entrevista especial com o amigo e colega Rubens Barrichello

Outro momento especial e emocionante foi a frase do filho, via radio, após Felipe cruzar a linha de chegada: “Papai, estou tão orgulhoso de você. Eu vou apoiá-lo onde quer que você vá. Por sinal… amei a sua largada.”

TDT EM INTERLAGOS

#embreve

PRÓXIMA ETAPA

E a próxima e última etapa será em Abu Dhabi em 26 de novembro de 2017! Veja o calendário completo!