Início Moto GP MOTO GP – Resultado Final – Deu Dovizioso – GP da Malásia...

MOTO GP – Resultado Final – Deu Dovizioso – GP da Malásia – 2017

346
Foto: Michelin

E nesta madrugada de sábado para domingo (29/10/2017) tivemos a 17ª e penúltima etapa da Moto GP 2017! A história da corrida começou mais ou menos assim: Marc Marquez com 33 pontos à frente de Dovizioso no campeonato de pilotos. Marc precisava de um 2º lugar para garantir o título, independente da posição de Dovizioso. Na largada, Dovizioso saiu em 3º e Marc em 7º, situação que já daria o título ao espanhol #93. O pole foi Pedrosa, seguido de Zarco e Dovi. Rossi partiu da 4ª posição.

Corrida começou com pista molhada (mas já sem chuva), temperatura mais baixa e assim, todos os treinos e configurações até então definidas, no lixo! Na largada e… e… MARC MARQUEZ pula de 7º para 1º, em seguida perde posição para Zarco que dispara na ponta. Mais algumas curvas e Lorenzo é quem assume a 2ª posição. Dovizioso larga mal, cai para 5º, mas recupera a 4ª posição ainda na primeira volta. Que foi isso Marc Marquez!

Final da primeira volta e tínhamos: Zarco, Lorenzo, Marc, Dovi e Pedrosa. Rossi cai para 10º. Outro que fez largada impressionante foi de Bradley Smith que largou em 16º e na volta #2 estava em 6º. Final da volta #2, Zarco já abria quase 2 segundos à frente de Lorenzo. Marc seguia em 3º e Dovizioso em 4º. Campeonato nas mãos de Marc Marquez naquele momento. Dovi cola em Marquez e passa a pressionar na disputa pela 3ª colocação. Viñales apenas em 15º.

Volta #3 e Dovizioso ultrapassa Marc Marquez, mas na curva seguinte abre muito e #93 recupera! Enquanto isso Zarco e Lorenzo abrem bastante. Início da volta #4 e Andrea toma em definitivo a 3ª posição, partindo então para cima do companheiro Lorenzo.

Foto: Zarco – Fonte: Michelin

A corrida seguiu, final das 5 primeiras voltas e continuávamos com Zarco na ponta, seguido de Lorenzo, Dovi, Marc e Pedrosa no TOP5. Rossi ganha 2 posições e passa a 8º. Viñales em 14º. Situação do campeonato: Marc sendo campeão!

Volta #6 e o pelotão com Zarco, Lorenzo, Dovizioso e Marc Marquez disparam e deixam Pedrosa muito para trás. Corrida bem diferente do esperado, com pouca movimentação e bem morna até então.

Faltando 12 voltas para o fim, Lorenzo encosta em Zarco e parte para a disputa da 1ª colocação. Dovi consegue seguir o ritmo de Lorenzo e Marc fica um pouco mais para trás. Mais uma volta e Lorenzo, NA CHUVA, ultrapassa Zarco. Dovizioso faz seu papel e não perde tempo, ENGOLE Zarco também! Mas mesmo assim, campeonato ainda nas mãos de Marc. Porem bastaria Lorenzo ceder a posição e teriamos a disputa do título adiada pra Valência.

Foto: Lorenzo – Fonte: Michelin

Metade da prova e tínhamos: Lorenzo, Dovizioso, Zarco, Marquez, Pedrosa, Redding, Petrucci, Pol Espargaro, Rossi, Bautista no TOP10.

Volta #11 e Dovizioso começa a tirar a diferença para Lorenzo. Marc Marquez não demonstrava força para incomodar Zarco. As Ducatis disparam na ponta. E quanto às Yamahas de fábrica, péssima apresentação com Rossi em 8º e Viñales em 13 até aquele momento. Destaque positivo para Petrucci que deveria ter largado em 13º, mas com problemas na moto acabou largando em último e na volta #13 já havia conquistado a 6ª posição. Na mesma volta Rossi assume a 7ª posição após ultrapassar Redding #45.

Infelizmente e talvez devido a cautela de todos pela pista molhada, corrida completamente morna e sem eventos que nos fizessem arrepiar os pêlos! Faltando 5 voltas para o fim da etapa tínhamos:

E nas últimas 5 voltas tivemos o esperado! Lorenzo acabou cedendo (e não seria maluco) a posição para Dovizioso, Marquez não consegue chegar em Zarco e termina em 4º mesmo.

Dovi “ultrapassa” Lorenzo e parte para a vitória!

Desta forma meu amigo, DOVI vence, MARC em 4º e a decisão do mundial fica adiada para Valência em 12/11. A diferença de 33 pontos cai para 21 e Marquez ainda assim, tem a faca e o queijo nas mãos, já que Dovizioso teria que vencer em Valência e Marc não passar da 12ª posição.

Foto: Twitter MotoGP

Parabéns Dovizioso por ter conseguido a vitória e conseguir mais uma chance de reverter a situação! Lorenzo em bela prova na pista molhada e Zarco garantindo mais um pódio!

Foto: Dovizioso – Fonte: Michelin
RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL

1 – Marc MARQUEZ – Honda – SPA – 282
2 – Andrea DOVIZIOSO – Ducati – ITA – 261
3 – Maverick VIÑALES – Yamaha – SPA – 226
4 – Valentino ROSSI – Yamaha – ITA – 197
5 – Dani PEDROSA – Honda – SPA – 185
6 – Johann ZARCO – Yamaha – FRA – 154
7 – Jorge LORENZO – Ducati – SPA – 137
8 – Danilo PETRUCCI – Ducati – ITA – 121
9 – Cal CRUTCHLOW – Honda – GBR – 104
10 – Jonas FOLGER – Yamaha – GER – 84

PRÓXIMA ETAPA

E partimos para o final do campeonato em 12 de Novembro de 2017! Trata-se da 18º e última etapa em Valência. FELIZMENTE, com o resultado da etapa na Malásia, o mundial será decidido por lá! Dovi vs Marc! Veja o calendário completo!