Início Destaque FÓRMULA INDY – Resultado Final – Gateway – 2018

FÓRMULA INDY – Resultado Final – Gateway – 2018

Indy - 15ª ETAPA – 24 e 25 de Agosto de 2018 – Gateway

806
Foto: IndyCar.com

UAU! Que prova esta noite em Gateway, na 15ª etapa da Fórmula Indy 2018! Will Power venceu no melhor estilo vitória com “V” maiúsculo. Largando em 4º, viu Rossi (2º) em péssima largada e assumiu a 3ª posição. Pouco depois já era 2º e iniciava uma bela caçada ao líder da prova e do campeonato! Ainda antes da metade da prova, Rossi confirmou o fato de ser vice-líder e partiu para cima de Newgarden e Power, assumindo a 2ª posição próximo da volta 120.

Mas Power não se contentou e passou a perseguir Rossi, retomando sua posição na volta 145 e 5 voltas depois, assumia a liderança da prova, mantendo-a até a sua 4ª para de boxes, quando a estratégia ARRISCADA de Rossi (3 paradas) começava a funcionar! Rossi voltou atrás de Rossi, na 7ª posição, mas o piloto da Andretti não podia utilizar toda potência do carro para que conseguisse finalizar a prova sem entrar novamente nos boxes! Assim, Will Power conseguiu fácil ultrapassagem e partiu para sua 3ª vitória no ano.

Dixon, que ganhou a pole postition em virtude da chuva, fez também uma bela prova, mas com muitas dificuldade de negociação com retardatários nos primeiros stintis, permitiu aproximação e a ação de Power. E no final, também foi vítima da estratégia de economia de combustível de Rossi. O piloto da Andretti, no último stint reduziu potência e economizou combustível ao extremo, caindo inclusive para a 7ª colocação. Em conjunto com a equipe, decidiram persistir na estratégia até o final e tirando o fato “Will Power” funcionou muito bem! Pagenaud, Zach Veach, Dixon, Newgarden e Ed Jones acabaram executando uma 4ª parada para abastecimento e assim Rossi assumiu a 2ª colocação nas últimas voltas! Dixon fechou o pódio, segue líder, mas agora com apenas 26 pontos de diferença, justamente para o rival Alexander Rossi.

Foto: IndyCar.com

O TOP10 foi completado por Simon Pagenaud, Zach Veach (o melhor Rookie), Spencer Pigot, Josef Newgarden e Ed Jones (que por sinal promoveu um show no último stint, antes da sua última parada).

Quanto aos brasileiros, destaco a participação de Pietro Fittipaldi com um bom 11º, Tony Kanaan terminou em 13º e Matheus Leist em 16º. Tivemos apenas 2 bandeiras amarelas, impressionantemente! A primeira, ainda na primeira volta, com a batida de muro de Sebastien Bourdais e uma segunda paralisação devido os problemas de pressão de combustível com o carro de Ryan Hunter-Reay na 172ª volta.

HOMENAGEM

Durante todo o tempo, em Gateway, observamos diversas homenagens ao piloto Robert Wickens (devido o acidente em Pocono). Foi criado nclusive um adesivo, colado em todos os carros. Faixas e desejos de rápida recuperação foram comuns em todo o circuito. Durante as transmissões foi anunciado que o piloto havia passado a respirar sem aparelhos e já conseguia conversar normalmente.

Foto: IndyCar.com
RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS

Dixon segue líder com 568 pontos, seguido de Rossi com 542 e Power com 501. Veja a classificação completa AQUI!

PRÓXIMA ETAPA

A próxima e penúltima etapa da temporada seráde 31 de agosto a 2 de setembro de 2018 em Portland. Veja o calendário completo!