Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Bélgica (Spa) – 2018

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Bélgica (Spa) – 2018

1248
Foto: Scuderia Ferrari Twitter Oficial

E tivemos neste domingo (26/08/2018), em pista seca, o GP da Bélgica de Fórmula 1 2018! No grid Hamilton, Vettel, Ocon e Perez nas primeiras filas.

LARGADA
Foto: Twitter F1 Oficial

Largada tumultuada ao extremo! Entre os ponteiros Hamilton consegue manter-se na ponta até a primeira curva! Depois da Eau Rouge Vettel faz uma bela ultrapassagem em Hamilton! Mas no final do grid, em uma atitude FORA DA LÓGICA de Hulkenberg, aparentemente não freou no final da primeira curva e acertou em cheio Alonso que roda e bate na traseira de Leclerc, voando por cima do mesmo! O bico de Alonso ainda acerta a asa traseira de Ricciardo. Impressionante! Mais a frente, Ricciardo também acerta Kimi por trás, que fica com pneu traseiro estourado. Ambos nos boxes para reparos. Bottas também toca em Stroll e fica com bico danificado! E claro, depois de tudo isso, safety-car!

Foto: Twitter F1 Oficial

“Uma largada realmente ruim! Vi Hulkenberg nos meus espelhos com os 4 pneus travados e não havia como evitá-lo. Mas olhando pelo lado positivo, estamos todos bem” – Comenta Alonso sobre o incidente da largada

CORRIDA

Situação do grid antes da relargada: Vettel, Hamilton, Perez, Ocon, Verstappen, Grosjean, Magnussen, Gasly, Ericsson, Sirotkin, Stroll, Hartley, Sainz, Kimi, Vandoorne, Bottas. Abandonaram Ricciardo, Alonso, Leclerc e Hulkenberg.

Relargada na volta 5 e Hamilton pressiona Vettel pela primeira posição. As 2 Force India seguiam acompanhando com Perez e Ocon. Após 2 voltas Vettel abre quase 2 segundos para Hamilton e Bottas assume o P14. Verstappen começa sua caçada para cima de Ocon, Perez consegue se distanciar um pouco da disputa! Volta seguinte, inevitavelmente, Max faz bela ultrapassagem em Ocon, assumindo a 4ª posição.

Foto: Twitter F1 Oficial

Volta 8 e Kimi retorna aos boxes para alguma verificação, retorna à pista! Corrida completamente prejudicada, volta seguinte retorna aos boxes para abandonar. Enquanto isso Vettel abre mais de 3 segundos para Hamilton, desempenho fantástico do alemão até então. Bottas segue na corrida de recuperação e assumia a 12ª posição. Max encosta em Perez e na mesma curva, ultrapassa o outro carro da Force India – Max em P3.

Passadas 15 voltas, Vettel com quase 4 segundos de vantagem para Hamilton, Bottas assume o P10. Ponteiros bem distanciados e sem perspectiva de disputa alguma. Até então, emoção na largada pelo tumulto e as ultrapassagens de Vettel/Hamilton, Max/Ocon/Perez. Ericsson em uma boa 9ª colocação, acompanhando Gasly à frente.

Volta 20, quase metade da prova, Bottas ultrapassa Ericsson e Gasly, assumindo a 8ª posição. Hamilton tira um pouco da diferença para Vettel, mas ainda acima dos 3 segundos. Verstappen quase 15 segundos atrás de Hamilton e Perez mais 15 atrás de Max. Duas voltas à frente, Hamilton é o primeiro a trocar os pneus, já muito gastos. Retorna com pneus amarelos e não para mais. Verstappen assume, temporariamente, o 2º lugar.

Foto: Twitter F1 Oficial

Volta seguinte Vettel entra também para sua troca, saindo também com pneus amarelos e retorna à frente de Verstappen/Hamilton, mas a diferença de 3.5 segundos se torna 1.7. Corrida até o momento completamente sob controle para o piloto da Ferrari. Hamilton ultrapassa Verstappen em pista e retoma a vice-liderança da prova. Um pouco atrás, Bottas ultrapassa Magnussen e assume o P7.

Volta 25 e entra nos boxes Ocon e retorna em 8º. Volta seguinte a vez de Perez, troca e retorna à frente de Magnussen e Ocon. Chega a vez de Max Verstappen, que retorna no mesmo 3º lugar, à frente de Bottas. Volta 30, vez de Bottas trocar de pneus e retorna em 6º logo atrás de Ocon. Sendo assim, com praticamente todos de pneus novos a situação de pista era: Vettel, Hamilton, Max, Perez, Ocon, Bottas, Grosjean, Magnussen, Gasly, Ericsson, Hartley, Sirotkin, Sainz, Stroll, Vandoorne e Ricciardo. Mas Vettel com mais de 5 segundos à frente de Hamilton.

Volta 32 e Bottas ultrapassa Ocon, assumindo a 5ª posição. Sem chances na prova, Riccardo abandona. Faltando 4 voltas, Bottas também ultrapassa Perez e garante o 4º lugar na etapa.

FIM DE PROVA! Como dito, emoção da prova ficou por conta da ultrapassagem de Vettel para cima de Hamilton na primeira volta, das ultrapassagens de Max para cima das Force India e da corrida de recuperação de Bottas. E claro, todo o tumulto na largada com Alonso, Hulkenberg, Leclerc, Ricciardo, Bottas e Kimi.

Vitória de VETTEL, merecida, principalmente por não ter cometido erro algum! Hamilton em 2º e Verstappen fechando o pódio! Com a vitória, Vettel reduz um pouco a diferença no campeonato. Hamilton segue líder com 231 e Vettel soma agora 214 (diferença de 17 pontos). Perez, Bottas e Ocon fecham o TOP6.

RESULTADO FINAL
TROCA-TROCA

Segundo a transmissão da GLOBO, Lance Stroll vai para a Force India no GP dos EUA em 21 de outubro de 2018. Ocon deixa a equipe e entra no lugar de Vandoorne na McLaren. #veremos

PRÓXIMA ETAPA

E seguimos então para a 14ª ETAPA na Itália / Monza em 2 de setembro de 2018! Veja o calendário completo.