
Saiba o que rolou nas duas disputas na China, além da atual situação dos campeonatos.
A Fórmula E realizou no último fim de semana (31 de maio e 1º de junho) a rodada dupla do E-Prix de Xangai, a décima e décima primeira etapas do calendário 2024/2025, que aconteceu no famoso Circuito Internacional de Xangai.
O vencedor do primeiro evento foi Max Günther, que largou na pole, perdeu a liderança por algumas voltas, recuperou a ponta de forma definitiva e recebeu a bandeirada final logo à frente de Jean-Éric Vergne, e de Taylor Barnard. O ponto extra da volta mais rápida foi conquistado por Barnard, que marcou o melhor tempo de 1:11.363s e também foi eleito Piloto da Corrida na votação oficial da Fórmula E.
No domingo, quem levou a melhor foi Nick Cassidy, que garantiu a P1 do grid de largada e dominou o E-Prix de ponta a ponta, seguido de Pascal Wehrlein e de António Félix da Costa. O menor tempo de volta na décima primeira etapa em Xangai foi de Wehrlein, que cravou 1:23.433s e o Piloto da Corrida foi Cassidy.
Vale lembrar que, a segunda competição em território chinês foi conturbada, devido às desafiadoras condições de pista molhada. Houve uma forte chuva que teve início durante o classificatório e parou próximo ao horário da largada.
Assim, o início da prova ocorreu sob Safety Car, com a largada em movimento e três voltas foram adicionadas no final, devido ao uso do mesmo número de giros com os 22 carros do grid atrás do carro de segurança.
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Abaixo, confira uma análise de desempenho das equipes na rodada dupla do E-Prix de Xangai, em ordem decrescente do Campeonato de Equipes.
TAG Heuer Porsche
A Porsche vivenciou um contraste de resultados evidente ao comparar a competição de sábado com a de domingo. A décima etapa foi um verdadeiro desperdício para a equipe alemã, já que seus dois pilotos, Pascal Wehrlein e António Félix da Costa, finalizaram fora da zona de pontos, na P12 e P13, de forma respectiva.
No dia seguinte (no cenário mais improvável pelas condições de pista molhada), a situação da escuderia melhorou bastante: tanto o atual campeão quanto Da Costa cruzaram a linha de chegada no pódio, com Pascal em segundo e António logo atrás, em terceiro. Mesmo com a falta de aproveitamento no E-P de sábado, a TAG Heuer Porsche assumiu a liderança do Campeonato de Equipes.
Nissan
O caso da Nissan foi parecido com o da Porsche, mas não houve finalização no top 3 e a etapa que trouxe pontuação foi a primeira. O principal candidato ao título, Oliver Rowland, não mostrou o mesmo desempenho das provas anteriores, ao largar da P6, ganhar apenas uma posição na disputa e ficar com o quinto lugar.
No outro carro da equipe japonesa, Norman Nato se saiu melhor que o companheiro pela primeira vez na temporada, ao sair da P15 para terminar bem atrás de Rowland, em sexto. O domingo não foi agradável para a Nissan, pois Oliver e Norman não concluíram entre os dez primeiros, mas na P13 e P21, respectivamente. No fim, a Nissan perdeu a ponta na classificação de equipes para a TAG Heuer Porsche.
DS PENSKE
A DS aproveitou bem a rodada dupla na China, ao vivenciar um feito histórico no sábado e pontuar nas duas etapas. No E-Prix 1 em território asiático, Max Günther dominou o classificatório, viu as luzes se apagarem da P1 e foi responsável pela primeira vitória da equipe francesa neste ano.
Logo atrás, o bicampeão e parceiro de Max, Jean-Éric Vergne, possibilitou a conquista da primeira dobradinha 1-2 da DS na Fórmula E, o que marcou a décima etapa da campanha 2024/2025 para a marca que possui parceria com a Team Penske.
No domingo, Vergne salvou a equipe, ao se classificar na P6, subir para a P5 e a manter até o final, enquanto Günther sofreu problemas em seu carro e abandonou por falta de potência. Graças ao resultado agregado, a DS PENSKE avançou da P5 para a P3 no Campeonato de Equipes.
NEOM McLaren
A McLaren também saiu satisfeita de Xangai, ao marcar pontos com os dois carros, mas com a maior parte da ajuda de um deles. Taylor Barnard foi o destaque da escuderia britânica, ao conquistar seu quinto pódio neste ano (como estreante no grid titular integral) na décima etapa, no momento em que o veterano e parceiro, Sam Bird, ficou com a P7.
Na corrida de domingo, as coisas foram mais difíceis para a equipe, mas, pelo menos, Barnard impediu que a McLaren saísse completamente zerada do E-Prix 2, ao garantir a P10, com Bird (que chegou a rodar na pista em alta velocidade) na P15. Com o ótimo resultado de Taylor no sábado, a NEOM McLaren subiu para o quarto lugar no Campeonato de Equipes.
Mahindra Racing
Para a Mahindra, o fim de semana não foi proveitoso, já que apenas dois pontos foram acrescentados à contagem na tabela. No E-Prix inicial, o campeão de 2020/2021, Nyck De Vries, foi quem salvou a escuderia indiana. Apesar de ter se classificado na P5, o neerlandês perdeu posições e não mostrou um bom ritmo, mas se manteve no top 10 e ficou em oitavo.
Por outro lado, Edoardo Mortara foi o único participante a abandonar, devido a danos decorrentes de contato com outros pilotos na chicane, onde foi ‘sanduichado’. No E-P do dia seguinte, a Mahindra saiu sem pontos, com De Vries na P12 e Mortara ainda mais abaixo, em último (P19).
Maserati MSG Racing
Para a Maserati, a rodada dupla em Xangai foi parcialmente satisfatória, com o aproveitamento de apenas uma das duas corridas. Na primeira competição, em pista seca, o campeão de 2021/2022, Stoffel Vandoorne, concluiu na P11, enquanto Jake Hughes ficou mais atrás, na P16, ao despencar da nona colocação no grid de largada.
Porém, o domingo sobre superfície molhada foi o dia de recuperação da escuderia monegasca, já que Hughes garantiu um ótimo quarto lugar e Vandoorne também terminou na zona de pontos, em sétimo. No geral, a Maserati MSG Racing saiu do país asiático com mais retrospectos positivos do que negativos.
Andretti
O final de semana da Andretti foi fraco quanto a resultado agregado, ao contar com apenas um piloto e em uma única etapa. A prova de sábado foi total perda de tempo e equipamento, pois o campeão da rodada 2022/2023, Jake Dennis, perdeu dez colocações durante o E-P e recebeu a bandeirada em uma frustrante P17, com Nico Müller dois degraus acima, na P15.
Na décima primeira etapa do calendário, incrivelmente, Dennis também estagnou na P17 até o fim, mas Müller foi quem livrou a equipe americana de sair completamente zerada de Xangai, ao finalizar em um agradável sexto lugar, após largar em décimo.
Jaguar TCS Racing
A Jaguar vivenciou uma situação semelhante a da Andretti, ao marcar pontos com um de seus carros e em apenas uma corrida. No dia 31 de maio, Mitch Evans e Nick Cassidy concluíram na lanterna, como P20 e P21, de forma respectiva, um resultado vergonhoso para a equipe da montadora britânica.
O domingo, porém, trouxe um refrigério e um fato surpreendente, através de Cassidy. O neozelandês garantiu a ponta do grid de largada e trouxe para a Jaguar a primeira vitória da equipe na temporada 2024/2025. No outro carro, Evans, em uma de suas piores campanhas desde sua estreia na Fórmula E, ficou fora do top 10, na P14.
Envision Racing
A Envision continuou sua onda consistente de conclusões na zona de pontuação, com ajuda de seus dois competidores. No primeiro E-Prix, o campeão de 2015/2016, Sébastien Buemi, fez uma ótima escalada, ao sair da P20 para conquistar a nona colocação, enquanto Robin Frijns subiu seis degraus, ao largar da P16 e estabelecer o décimo lugar.
O E-Prix seguinte não contou com os dois carros da montadora com sede em Coventry (Reino Unido) na zona de pontos, mas Frijns impediu que a Envision Racing saísse sem aproveitamento, ao trazer a P8 final. Buemi, por sua vez, estacionou na P18.
CUPRA Kiro Race
Na Kiro Race, o experiente Dan Ticktum realizou mais uma façanha incrível nesta temporada e foi um dos grandes destaques da rodada dupla do E-Prix na China. Na corrida de sábado, o britânico viu as luzes se apagarem da P21, mas converteu a frustração no classificatório em uma impressionante P4, um degrau antes de subir ao pódio e após escalar 17 posições na competição.
O estreante David Beckmann, que ainda não marcou nenhum ponto para a equipe, foi o 14º colocado no E-Prix 1. Diante da superfície de asfalto molhado no domingo, tanto Ticktum quanto Beckmann acabaram a décima primeira etapa fora da zona de pontuação, como ocupantes do décimo sexto e vigésimo lugares, respectivamente.
Lola Yamaha ABT
Na garagem da Lola, o único motivo de alegria da equipe estreante na Fórmula E veio através do brasileiro e campeão da rodada 2016/2017, Lucas Di Grassi. O paulista de 40 anos não entregou um bom resultado no sábado, ao cruzar a linha de chegada na P18, logo à frente de seu companheiro de equipe, Zane Maloney (P19).
No E-Prix de domingo, Di Grassi conseguiu se classificar bem, na P4, mas perdeu ritmo durante a décima primeira etapa e, pelo menos, garantiu a nona posição no final da prova, dois degraus acima de Maloney, que ficou com a P11. Curiosamente, nenhuma equipe saiu zerada do Circuito Internacional de Xangai.
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Oliver Rowland #23 (Nissan) – 171 pts
2 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 103 pts
3 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 88 pts
4 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 86 pts
5 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 74 pts
6 – Max Günther #7 (DS PENSKE) – 71
7 – Nick Cassidy #37 (Jaguar TCS Racing) – 58
8 – Nyck De Vries #21 (Mahindra Racing) – 56 pts
9 – Jake Dennis #27 (Andretti) – 56 pts
10 – Dan Ticktum #33 (CUPRA Kiro Race) – 55 pts
P16 – Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT) –30 pts
Campeonato de Equipes:
1 – TAG Heuer Porsche – 191 pts
2 – Nissan – 190 pts
3 – DS PENSKE – 145 pts
4 – NEOM McLaren – 113 pts
5 – Mahindra Racing – 103 pts
6 – Maserati MSG Racing – 89 pts
7 – Andretti – 88 pts
8 – Jaguar TCS Racing – 83 pts
9 – Envision Racing – 62 pts
10 – CUPRA Kiro Race – 55 pts
11 – Lola Yamaha ABT – 30 pts
Campeonato de Fabricantes
1 – Nissan – 285 pts
2 – Porsche – 259 pts
3 – Stellantis – 213 pts
4 – Jaguar – 184 pts
5 – Mahindra – 129 pts
6 – Lola – 41 pts
A próxima etapa da temporada 2024/2025 da Fórmula E será o E-Prix de Jacarta, no dia 21 de junho.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo