
Disputa no Principado mostrou leve melhora na competição, primeiros pontos de Lawson, Haas de volta ao top 10, Tsunoda fora da zona de pontuação e frustração dupla na Mercedes.
A Fórmula 1 realizou ontem (25) o Grande Prêmio de Mônaco, a oitava etapa da temporada, que ocorreu no lendário circuito urbano de Monte Carlo, distrito mais famoso, rico e importante da França.
O vencedor foi Lando Norris, que largou na pole, liderou a maior parte da corrida e cruzou a linha de chegada logo à frente de Charles Leclerc e do companheiro de equipe na McLaren, Oscar Piastri. O parceiro de Charles na Ferrari, o heptacampeão Lewis Hamilton, concluiu a prova na P5, depois de sair dois degraus abaixo (P7).
Vale lembrar que Hamilton enfrentou dificuldades no final de semana, que tiveram início após uma batida lateral no muro no Treino Livre 3, e, mais tarde, a punição de -3 colocações no grid de largada que recebeu por impedir Max Verstappen durante a sua volta rápida no classificatório.
O Piloto do Dia, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi Leclerc, que garantiu um pódio diante de sua torcida conterrânea, ao receber a bandeira quadriculada na mesma posição de origem (P2).
Além de conquistar a sua segunda vitória neste ano, Lando Norris quebrou o recorde de volta mais rápida no Circuito de Mônaco, ao superar a marca de Lewis Hamilton de 2021, com o tempo de 1:09.954s na qualificação.
Outros fatos curiosos é que os ocupantes do top 3 final se distanciaram em mais de 15 segundos do dono da P4, Max Verstappen, enquanto a implementação da regra de duas paradas obrigatórias melhorou um pouco a competição. Apenas os quatro primeiros colocados no final concluíram a prova na mesma posição do grid de largada, diferente dos dez no ano passado.
Análise de desempenho
Confira abaixo uma análise geral das demais equipes que marcaram pontos no circuito de Mônaco, em ordem decrescente da melhor posição final no GP.
Red Bull Racing
Como nas primeiras etapas, a RBR marcou pontos com apenas um carro, o do atual campeão, Max Verstappen. O belga-holandês e atual retracampeão saiu da P4 e praticamente manteve a posição, ao finalizar no mesmo lugar.
No outro carro, o companheiro de Mac, Yuki Tsunoda, saiu da etapa monegasca de forma embaraçosa, ao não só concluir na P17, mas, assim como o nono colado pra baixo, ficar 2 voltas atrás do líder. Essa é uma notícia ruim para Tsunoda, que pode perder o seu assento para o estreante Isack Hadjar, que tem mostrado consistência em sua primeira temporada na Fórmula 1.
Racing Bulls
O clima foi de comemoração na Visa Cash App RB, com, de forma inédita neste ano, os dois carros na zona de pontuação. A melhor performance foi de Isack Hadjar, que viu o apagar das Luzes em quinto e, com pressão de Lewis Hamilton, acabou um degrau abaixo, nas P6.
O companheiro de Hadjar na equipe satélite da Red Bull, Liam Lawson, finalmente marcou seus primeiros pontos no campeonato deste ano, ao ver o apagar das luzes da nona colocação e cruzar a linha de chegada na P8.
Com o ótimo resultado, a Visa Cash App RB assumiu a P7 no Campeonato de Construtores, que pertencia à Aston Martin Aramco, além de Hadjar subir para a P10 no Campeonato de Pilotos.
Haas
A MoneyGram Haas teve um fim de semana parcialmente bom nas ruas do Principado, com apenas um carro dentro do top 10. Esteban Ocon foi o motivo de alegria da equipe americana, ao garantir o sétimo lugar, depois de sair um degrau abaixo na P8.
No outro carro, o mais antigo na Haas, Oliver Bearman, se classificou em décimo segundo e fez uma ótima prova, ao largar da última posição e receber a bandeirada final na P12, um total de oito colocações ganhas durante o GP. Mesmo sem ter alcançado a zona de pontos, Bearman fez uma boa corrida.
Williams Racing
Assim como a Racing Bulls, a Atlassian Williams Racing aproveitou bem a passagem pela Riviera Francesa, com os dois carros na zona de pontuação. Alex Albon e Carlos Sainz, viram o apagar das cinco luzes na P10 e P11, respectivamente, e se saíram bem no GP.
Além de permanecerem na briga pela zona de pontos, os dois competidores da escuderia britânica mostraram progresso ao, pelo menos, ocuparem os dois últimos lugares do top 10, com Albon na P9 e Sainz logo atrás, em décimo.
Essa foi a quarta finalização dupla da Williams nos pontos de forma consecutiva, desde o GP da Arábia Saudita, o que mostra como a equipe liderada por James Vowles se mantém consistente e forte na primeira metade da temporada.
Equipes que não pontuaram
As escuderias que saíram zeradas de Monte Carlo foram a Mercedes-AMG Petronas, BWT Alpine, Stake Kick Sauber (equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto) e Aston Martin Aramco.
Mesmo depois de seguir reto na barreira de pneus na curva 8, após uma fechada de Kimi Antonelli e cair para último, Bortoleto foi um dos destaques do Grande Prêmio de Mônaco, ao se recuperar e concluir a etapa em décimo quarto, acima do parceiro Nico Hulkenberg, que terminou duas colocações abaixo do brasileiro, na P16.
Mercedes fora do top 10
Pela primeira vez na campanha 2025, a Mercedes terminou uma etapa zerada. Kimi Antonelli ficou com a P18, três voltas atrás do líder, enquanto George Russell, que se encontrava em uma consistência de finalizações na zona de pontos desde a abertura da temporada, interrompeu o ciclo positivo e concluiu o GP na P11.
O motivo principal do resultado decepcionante de Antonelli e Russell foi o fato dos dois pilotos sofrerem uma penalidade de drive-through, após cortarem a chicane Nouvelle e ganharem vantagem, um erro duplo que custou caro para a escuderia das flechas de prata.
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 161 pts
2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 158 pts
3 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 136 pts
4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 99 pts
5 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 79 pts
6 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 63 pts
7 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 48 pts
8 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 42 pts
9 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 20 pts
10 – Isack Hadjar #6 (Visa Cash App RB) – 15 pts
Campeonato de Construtores:
1 – McLaren – 319 pts
2 – Mercedes-AMG Petronas – 147 pts
3 – Oracle Red Bull Racing – 143 pts
4 – Scuderia Ferrari HP – 142 pts
5 – Atlassian Williams Racing – 54 pts
6 – MoneyGram Haas – 26 pts
7 – Visa Cash App RB – 22 pts
8 – Aston Martin Aramco – 14 pts
9 – BWT Alpine – 7 pts
10 – Stake Kick Sauber – 6 pts
A próxima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Espanha, no dia 1º de junho.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo