Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de Mônaco – 2025

59
(Foto: Ryan Pierse/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida no circuito urbano mais famoso e desafiador do calendário.

A Fórmula 1 retorna neste fim de semana (23 a 25) para realizar o Grande Prêmio de Mônaco, a oitava etapa da temporada, que acontecerá no icônico circuito de rua de Monte Carlo, distrito mais glamoroso do Principado francês.

Essa será a corrida em casa para o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, que contará com a maior parte da torcida nas arquibancadas. Vale lembrar que, em 2024, o piloto #16 da Ferrari finalmente conquistou a vitória diante de seus fãs conterrâneos, após tentar desde 2019.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP monegasco, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (279 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “Estou super empolgado por estar em Mônaco neste fim de semana. A cidade já viu tantos momentos especiais ao longo dos anos, então é sempre ótimo correr aqui. Continuei trabalhando duro com a equipe antes deste fim de semana para nos colocar na melhor posição possível para desenvolver os aspectos positivos das últimas rodadas.”

Oscar Piastri #81:Mônaco foi um fim de semana muito forte para mim no ano passado e é uma pista em que obtive bons resultados ao longo da minha carreira júnior. Monte Carlo é sempre um dos destaques do calendário e entro nesta corrida determinado e totalmente focado no desafio único que as famosas ruas de Mônaco representam.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Após um forte início em Ímola, agora seguimos para o GP de Mônaco, um dos circuitos de rua mais clássicos do calendário. Esperamos que a competição seja mais acirrada, com algumas surpresas em potencial, conforme as particularidades do circuito podem recompensar. Continuamos focados e voltamos nossa atenção para a próxima rodada tripla.”

Mercedes-AMG Petronas (147 pts)
(Foto: Steve Etherington/Mercedes-Benz Group AG)

George Russell #63: Não comentou.

Kimi Antonelli #12: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Depois de uma corrida difícil na Itália, temos a oportunidade de nos recuperar imediatamente em Mônaco. Trabalharemos duro, de forma rápida e eficiente, para entender o que causou nossas limitações em Ímola. É importante que controlemos isso para que possamos evitar repetições no futuro.

Sabemos que Mônaco é um desafio muito diferente. Vimos como os sábados foram competitivos este ano, e isso é sempre mais intenso em Mônaco. Teremos que dar o nosso melhor para termos a oportunidade de lutar por um bom resultado no domingo.”

Oracle Red Bull Racing (131 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “Demos muitos passos positivos, me senti muito mais confortável no carro e isso nos coloca em uma posição mais positiva daqui para frente. Precisamos continuar nos esforçando e não nos precipitar, pois Mônaco será um pouco mais difícil, por ser um circuito de rua. Não tem sido nossa pista mais forte no passado, mas demos um passo à frente com a configuração e vamos tentar fazer o melhor que pudermos.

Novamente, a classificação é fundamental aqui e dependemos da estratégia, então o importante será conseguir um bom resultado no sábado e extrair o melhor desempenho possível do carro. Também será bom estar perto de casa para esta corrida, especialmente em um fim de semana tão agitado e movimentado.”

Yuki Tsunoda #22: “Algumas coisas do último fim de semana em Ímola foram para esquecer, mas também houve pontos positivos para levar, que me deram um impulso para Mônaco. Cometi um erro bobo na classificação, então preciso aprender a ter paciência e saber que os resultados virão. O carro esteve bom durante todo o final de semana e sei que ele tem capacidade para ter um bom desempenho.

Sair do pit lane para o décimo lugar foi bom, mas em Mônaco quero subir muito mais na classificação. Esse é o objetivo para Monte Carlo, além de manter o foco que esta pista e o RB21 exigem para ter sucesso. Esta está sendo uma semana louca; a Red Bull se mostrou de uma forma que nenhuma outra equipe consegue aqui e eu quero causar o impacto que sei que podemos causar na pista.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari HP (114 pts)
(Foto: Alberto Vimercati/Scuderia Ferrari Media Office)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “O Grande Prêmio de Mônaco é uma corrida única. Sabemos o quão crucial é a classificação nesta pista e, nos últimos dias, temos trabalhado especificamente para melhorar nosso desempenho em voltas rápidas, porque nas últimas provas não conseguimos extrair todo o potencial do nosso pacote aos sábados.

“Neste fim de semana, há uma mudança no regulamento esportivo, em relação ao número de pit stops obrigatórios, especificamente para este GP, que apresentará um novo desafio a todas as equipes. Além disso, também é a corrida em casa de Charles, e isso torna o evento especial para toda a equipe. Estamos totalmente determinados a colocar ele e Lewis na melhor posição possível para maximizar o desempenho do SF-25.”

Atlassian Williams Racing (51 pts) (FALAS DISPONÍVEIS EM BREVE)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23: Não comentou até o momento.

Carlos Sainz #55: Não comentou até o momento.

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (20 pts)
(Foto: Peter Fox/Getty Images/Haas F1 Media)

Esteban Ocon #31: Mônaco é uma corrida que todos nós, pilotos, aguardamos ansiosamente. Tenho memórias incríveis depois de subir ao pódio em 2023, então quando chego lá é sempre especial. Também é uma etapa um pouco em casa, porque é um Principado francês e tenho muitas pessoas queridas na região, então é bom passar um tempo lá e correr por essas ruas, é um privilégio.

A Fórmula 1 realmente ganha vida em Mônaco. Quando você chega perto do muro, seu tempo de volta melhora e é um fim de semana gratificante quando você faz um bom trabalho. Muitos detalhes precisam ser acertados, e o sábado ainda é essencial, mesmo que seja uma corrida com duas paradas este ano, o que espero que abra mais chances de ganho de posições.”

Oliver Bearman #87:Estou ansioso por esta semana em Mônaco, pois agora parece uma corrida em casa para mim, já que moro aqui. É um evento muito especial, com muita história na Fórmula 1, e o circuito em si apresenta um desafio incrível para os pilotos, sendo muito difícil e exigindo uma precisão insana. É bastante acidentado e de baixa velocidade, o que traz novos desafios para a equipe de engenharia, mas estou animado para correr aqui.

As duas paradas vão tornar tudo mais eletrizante, ainda não tenho certeza de como vai se desenrolar, mas, novamente, é outro desafio. Acho que a emoção de Mônaco sempre estará no sábado, com a classificação; acho que nunca vamos escapar disso, mas acho que a corrida também será bem interessante este ano.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Mônaco é sempre um evento especial no calendário da Fórmula 1. Correr pelas ruas de Monte Carlo é um dos maiores desafios que os pilotos buscam. A confiança é fundamental aqui, então buscamos fornecer uma plataforma estável e consistente para que nossos pilotos possam aumentar sua confiança rumo à importante classificação no sábado.

Para a edição do GP deste ano, temos um novo regulamento esportivo que exige dois pit stops. Isso adicionará algumas variações à estratégia de corrida e tornará a tarde de domingo mais emocionante.”

Aston Martin Aramco (14 pts)
(Foto: Peter Fox/Getty Images/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Andy Cowell (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (10 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Isack Hadjar #6:Este será um fim de semana realmente especial. Acredito que a sessão de qualificação em Mônaco é a melhor do ano, pois é muito intensa, então estou ansioso para experimentá-la.

Após o ótimo resultado da semana passada em Ímola, sinto que o carro está funcionando muito bem. Conseguimos um pouco mais de desempenho, então estou feliz por voltar e pilotar um carro de Fórmula 1 pela primeira vez aqui. Meu objetivo é de lutar por mais alguns pontos.”

Liam Lawson #30:Esta será a minha primeira vez correndo em Mônaco pilotando um carro de Fórmula 1 e é um momento que eu esperava há muito tempo. Já corri aqui antes nas categorias júnior e sempre foi incrivelmente especial, mas fazer isso na F1 leva a experiência a outro nível.

Há muita história e prestígio em torno desta pista. A margem de erro aqui é pequena e o desafio é enorme, mas é exatamente isso que torna Mônaco tão especial. Vai levar um tempo para me sentir totalmente confortável na pista, então as três sessões de treinos serão cruciais. Estou muito animado por estar aqui.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (7 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Media Alpine Cars)

Pierre Gasly #10: “Houve algumas coisas boas no fim de semana em Ímola, mas saímos de lá no domingo à noite decepcionados com o resultado final. Nem tudo correu bem, mas vamos tentar levar o que aprendemos para a segunda corrida da rodada tripla, em Mônaco, neste fim de semana.

Tive uma boa sensação no carro, especialmente em uma volta, e sabemos que isso é muito importante em Mônaco. Como piloto, você precisa ser absolutamente perfeito em todas as voltas, e isso a torna uma das mais difíceis do ano. Ao longo de todas as sessões de treinos, vamos construir confiança gradualmente antes da classificação, o que é incrivelmente importante.

Nossa meta é definitivamente estar entre os 10 primeiros, o que nos colocará na melhor posição para pontuar durante a corrida de domingo. Normalmente, Mônaco é uma corrida de uma parada, mas este ano serão duas paradas obrigatórias e somos obrigados a usar um terceiro conjunto de pneus. Esperamos que a variação de estratégia ajude a tornar a corrida mais emocionante e nos dê a oportunidade de ficar à frente de nossos rivais.”

Franco Colapinto #43:Foi ótimo voltar à pista e correr novamente. Nada supera a sensação de estar de volta a um carro de F1 e voltar a um lugar como Ímola foi fantástico. Foi um fim de semana difícil, mas não sem pontos positivos. Aprendemos muito como equipe e me senti cada vez mais confortável no carro à medida que as sessões avançavam.

Entramos direto para mais uma semana de corrida e nossa atenção se volta para Mônaco neste final de semana. O traçado em Monte Carlo é um dos circuitos mais difíceis para ultrapassagens, sem margem para erros. Estou ansioso para voltar à pista, ganhar confiança e continuar a me desenvolver com a equipe.”

Flavio Briatore (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (6 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Sauber Media Hub)

Gabriel Bortoleto #5: “É ótimo correr em Mônaco; a atmosfera, a história e o desafio tornam este fim de semana verdadeiramente icônico. A equipe tem trabalhado duro nos bastidores para se preparar, e eu voltei para Hinwil para trabalhar no simulador depois de Ímola.

O último fim de semana não foi exatamente como eu esperava, mas ainda havia alguns pontos positivos para aprimorar, especialmente em termos de ritmo. Estou animado para voltar à pista, aproveitar cada curva e dar tudo de mim.”

Nico Hulkenberg #27: “Mônaco é uma corrida como nenhuma outra e definitivamente uma das minhas favoritas. Acordar na minha própria cama e ir para a pista com minha scooter é algo que eu realmente adoro. A prova em si é muito exigente e envolve precisão, e será interessante ver o impacto que os dois pit stops obrigatórios terão no GP domingo.

Queremos tirar a sensação positiva de uma corrida limpa e bem executada em Ímola. Claro, ainda temos trabalho a fazer e continuaremos nos esforçando para melhorar nosso conjunto para podermos lutar por pontos de forma consistente.”

Jonathan Wheatley (chefe de equipe): “Mônaco sempre cativa a imaginação do mundo por sua atmosfera e pela história deste circuito icônico. Haverá um toque moderno na herança este ano, com dois pit stops obrigatórios implementados pela primeira vez nesta corrida, o que significa que dados e tomada de decisões serão mais importantes do que nunca.

Depois de Ímola, passamos a semana revisando cuidadosamente os dados e as decisões tomadas durante o GP. Sinto que não entregamos o nosso melhor para ambos os pilotos quando as oportunidades surgiram e, como sempre, vamos aproveitar todas as brechas para melhorar.”

NOVIDADES PARA O GP
Implementação de uma parada extra obrigatória
(Foto: Steven Tee/LAT Images; Getty Images/Red Bull Content Pool)

Com o intuito de melhorar a competitividade e trazer mais emoção para os fãs da categoria, a FIA, juntamente com a organização da Fórmula 1, anunciou uma nova regra exclusiva para o Grande Prêmio de Mônaco: a obrigação de cada carro fazer, no mínimo, dois pit stops durante a disputa.

O número de conjuntos de pneus diferentes que os pilotos deverão usar na etapa também mudou e aumentou de dois para três. Essa medida promete tornar a competição monegasca mais emocionante e menos previsível, principalmente depois da edição anterior. Em 2024, os dez primeiros colocados viram a bandeira quadriculada da mesma posição de origem.

McLaren com pintura especial
(Foto: Divulgação)

A McLaren apresentou um layout de pintura especial para as etapas de Mônaco e da Espanha, que faz referência ao M7A, o carro de corrida que possibilitou a conquista da primeira vitória da marca britânica na Fórmula 1, em 1968, com o fundador da escuderia, Bruce McLaren.

Vale destacar também que o M7A foi o carro que estreou a icônica pintura “mamão/papaya” da equipe. Assim, os MCL39s de Oscar Piastri e Lando Norris correrão em Monte Carlo com traços adicionais sutis em preto e os números de seus carros envolvidos por um logo em formato clássico, que remete a era M7A.

Detalhes do circuito
Circuito de Mônaco (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito de Mônaco possui 3.337 km de extensão, 19 curvas (12-D e 7-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1950 e a corrida terá um total de 78 voltas. O recorde de volta mais rápida nesse traçado pertence a Lewis Hamilton, que marcou 1:12.909 na temporada 2021.

As principais características desse circuito são os setores estreitos, os cantos técnicos e a predominância de zonas de baixa a média velocidade. Confira abaixo como é uma volta em Mônaco, através do simulador/game F1 22.

O grande desafio para os pilotos é acertar, de forma cirúrgica, o ponto de entrada certo de cada curva. Qualquer erro mínimo de cálculo pode levá-los a bater no muro e abandonar.

As chances de ultrapassagem em Mônaco são pequenas e quase nulas, o que facilita o manter a posição e torna o classificatório uma parte crucial para um bom resultado na corrida de domingo.

Na edição passada do GP em Monte Carlo, o vencedor foi o Charles Leclerc, que largou na pole, dominou a corrida de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada logo à frente de Oscar Piastri e Carlos Sainz.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Pela segunda corrida consecutiva, a Pirelli selecionou os três compostos mais macios da gama de 2025. Como em Ímola, na semana passada, o C4 será o Duro, o C5 será o Médio e o C6 será o Macio, sendo os dois primeiros os compostos obrigatórios para a corrida.

Como parte da nova regra de dois pit stops obrigatórios, cada piloto também receberá um conjunto adicional de pneus Full Wets, além dos dois habituais, para que a mudança possa ser aplicada mesmo que as condições exijam o uso de pneus para chuva extrema.

Ter duas paradas também deve eliminar as preocupações com a degradação dos pneus, mesmo que, de qualquer forma, ela seja muito baixa nessa pista. Isso pode até levar ao uso do composto macio, especialmente para aqueles que fizerem uma segunda parada tardia ou no caso de um período de Safety Car nos momentos finais.

Normalmente, os pilotos fazem apenas uma parada para trocar os pneus, mas no ano passado, apenas seis competidores fizeram um pit stop real durante o GP. Isso aconteceu porque a corrida teve bandeira vermelha logo após a largada; todos os pilotos que ainda estavam na pista puderam aderir imediatamente à regra de utilizar dois compostos diferentes. Após a relargada, apenas seis pilotos fizeram um pit stop em condições de corrida.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 15°C e Máxima de 22°C. Tempo aberto, com sol entre nuvens e 25% de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 15°C e Máxima 21°C. Céu parcialmente fechado, com 63% de chances de precipitação.

Domingo:

Mínima de 15°C e Máxima de 22°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens e 20% de possibilidade de chuva.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 146 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 133 pts

3 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 124 pts

4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 99 pts

5 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 61 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 53 pts

7 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 48 pts

8 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 40 pts

9 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 14 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 14 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.