
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da primeira disputa em solo europeu, em um clássico circuito a 80 km da fábrica da Ferrari.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana (16, 17 e 18) para realizar o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, a sétima etapa da temporada, que acontecerá no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, localizado na província de Bolonha, em Ímola, região ao norte da Itália.
O GP em território italiano será a corrida em casa para as equipes Visa Cash App RB e, principalmente, para a Ferrari, que possui fábrica/sede em Maranello, a 80 km do circuito. Assim, a Scuderia receberá o apoio da maior parte da torcida local, e de seus ‘tifosi’, os fãs mais apaixonados pela lendária fabricante de supercarros.
A competição na Itália será o primeiro evento do itinerário 2025 da categoria na Europa, após passagens pelo Oriente Médio, Ásia e América, além da primeira de duas competições na Itália, antes do Grande Prêmio em Monza, programado para acontecer depois das férias de verão, em agosto. Além disso, o novo composto de pneus da Pirelli, o C6, fará a sua estreia em Ímola (detalhes no decorrer da matéria).
Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP italiano, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.
Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.
McLaren (246 pts)

Lando Norris #4: “Estou animado para correr em Ímola e dar início à parte europeia da temporada. O GP da Emília-Romagna é um evento divertido, então estou ansioso.
“Foi ótimo voltar ao MTC [McLaren Technology Centre] para ver a equipe e comemorar nosso sucesso em Miami, mas também para continuar nossos preparativos para esta rodada tripla. O carro está ótimo e estou pronto para o que está por vir.”
Oscar Piastri #81: “Vou para Ímola com muita positividade e confiança, além da determinação de continuar acelerando. É uma pista tradicional, com curvas icônicas como Acque Minerali e Piratella, e estou animado para pilotá-la com o MCL39.
“Estou com um bom ritmo no geral e estou extremamente focado para esta primeira corrida de três consecutivas pela Europa.”
Andrea Stella (chefe de equipe): “Após um fim de semana de muito sucesso para a equipe em Miami, agora seguimos para Ímola para a largada da rodada tripla e nossa primeira corrida europeia da temporada. O Grande Prêmio da Emília-Romagna é sempre um grande evento, e o Autódromo Enzo e Dino Ferrari é um circuito desafiador e histórico, que proporciona corridas emocionantes.
“A combinação de curvas rápidas e lentas torna o local de provas desafiador, tanto para pilotos quanto para engenheiros. Foi um início de temporada intenso, mas gostaria de agradecer mais uma vez a toda a equipe pelo trabalho árduo e contínuo. Estamos ansiosos para correr novamente em Ímola.”
Mercedes-AMG Petronas (141 pts)

George Russell #63: Não comentou.
Kimi Antonelli #12: Não comentou.
Toto Wolff (chefe de equipe): “Vamos para Ímola tendo completado um quarto da temporada. Dessas seis primeiras corridas, podemos tirar as seguintes conclusões: progredimos em relação ao ano passado, com o W16 sendo um carro mais equilibrado que seu antecessor. Conseguimos alguns resultados sólidos, com quatro pódios nessa sequência de etapas e temos mais trabalho a fazer se quisermos lutar por vitórias.
“Nosso foco é ganhar terreno enquanto iniciamos a parte europeia da temporada. A equipe tem trabalhado duro para fazer isso e traremos diversas atualizações nas próximas corridas. Isso, é claro, não garantirá sucesso, com muito pouco a escolher entre algumas equipes na frente do grid, principalmente na qualificação até agora em 2025.
“A F1 é um jogo relativo e sabemos que nossos concorrentes também progredirão. Será interessante ver como isso se desenrola na pista.”
Oracle Red Bull Racing (105 pts) (FALAS DISPONÍVEIS EM BREVE)

Max Verstappen #1: Não comentou até o momento.
Yuki Tsunoda #22: Não comentou até o momento.
Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.
Scuderia Ferrari HP (94 pts)

Charles Leclerc #16: Não comentou.
Lewis Hamilton #44: Não comentou.
Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Após as seis primeiras corridas em três continentes diferentes, iniciamos a rodada europeia da temporada em Ímola. Desde o último Grande Prêmio, trabalhamos arduamente em Maranello, preparando cada detalhe para o próximo desafio.
“Nosso objetivo é maximizar o potencial do nosso pacote para permitir que Charles e Lewis apresentem o seu melhor desempenho em uma pista exigente, onde também poderemos contar com o apoio dos nossos fãs locais.”
Atlassian Williams Racing (37 pts)

Alex Albon #23: “Ímola é um circuito clássico, com muita história no automobilismo, então é um bom lugar para marcar o início da temporada europeia. Tivemos alguns resultados muito bons até agora neste ano e é ótimo chegar na Itália após uma pontuação muito forte em Miami.
“Sabemos que precisamos fazer tudo perfeito para continuar conquistando esses resultados, então todos precisamos estar no nosso melhor para a rodada tripla.”
Carlos Sainz #55: “Estou ansioso pela parte europeia da temporada, onde correremos em alguns locais incríveis. A primeira parada é em Ímola, uma pista histórica que sempre apresenta oportunidades e torna a classificação ainda mais importante, já que as ultrapassagens são um desafio nesta pista.
“Como equipe, aprendemos muito desde o GP de Miami, então estou ansioso para aproveitar o momento e ter um fim de semana forte.”
James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.
MoneyGram Haas (20 pts)

Esteban Ocon #31: “É emocionante retornar a Ímola e à Europa para o início da próxima rodada tripla. Tenho ótimas lembranças de correr na Itália, principalmente dos meus tempos de kart. Sabemos o quanto os fãs italianos são apaixonados e sempre sentimos a energia deles quando corremos aqui.
“A pista de Ímola é muito rápida e fluida, e um bom desafio para equipes e pilotos, além de ser muito técnica em alguns pontos, principalmente nas zebras e na tração. Nos preparamos bem no simulador para o fim de semana, com a esperança de ter outra boa classificação e estar na briga pelos pontos no domingo.”
Oliver Bearman #87: “Eu amo a Itália, então estou muito feliz por estar aqui. É mais uma daquelas corridas históricas e espero que seja mais um ótimo fim de semana; torço para que o tempo esteja bom. Estou muito animado para voltar a Ímola, um circuito com muita história, tanto boa quanto ruim, mas mal posso esperar para me apresentar diante dos fãs italianos.”
Ayao Komatsu (chefe de equipe): “Depois de completar seis corridas, agora seguimos para a primeira corrida europeia da temporada: Ímola. É um circuito único e um dos mais tradicionais do calendário, com grande caráter, muita história e uma atmosfera sempre especial com fãs apaixonados. Estamos ansiosos para começar a primeira corrida desta rodada tripla com um desempenho forte, em busca de voltarmos a pontuar.”
Aston Martin Aramco (14 pts)

Lance Stroll #18: Não comentou.
Fernando Alonso #14: Não comentou.
Andy Cowell (chefe de equipe): Não comentou.
Visa Cash App RB (8 pts)

Isack Hadjar #6: “Estou animado para este fim de semana, pois será uma das corridas em casa da equipe. É a primeira disputa na Europa nesta temporada e é bom estar em casa. Ímola é uma pista que conheço muito bem, pois venci aqui no ano passado na F2, então isso me dá um pouco mais de confiança.
“Nosso carro já deu muitas voltas nesta pista, e é definitivamente a que temos mais quilometragem. Espero que isso seja uma vantagem para nós. Estou ansioso para voltar a correr depois de Miami e começar esta rodada tripla.”
Liam Lawson #30: “É uma sensação muito legal participar de uma das corridas em casa da equipe neste fim de semana. Ímola é icônico, com muita história e é uma pista bem rápida, que exige um comprometimento muito alto então será emocionante correr aqui na Fórmula 1 pela primeira vez. Temos três semanas importantes pela frente com o início da rodada tripla, então faremos tudo o que pudermos para obtermos um bom resultado.”
Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.
BWT Alpine (7 pts)

Pierre Gasly #10: “Saí de Miami com alguma satisfação depois de somar um ponto na Sprint Race, mas, no fim de semana, faltou ritmo para ganhar mais do que isso. Toda a equipe tem trabalhado duro para se reagrupar durante a semana de folga e recarregar as energias antes de uma corrida tripla movimentada que começa neste fim de semana em Ímola. Estive no simulador na fábrica, passando um tempo com a equipe, enquanto nos concentramos nas próximas etapas, com o objetivo de terminar nos pontos.
“Estou animado para voltar a correr na Itália. Ímola é um circuito da velha guarda e um dos meus favoritos da temporada, com curvas rápidas, estreitas e muita história. Sou um grande fã desse tipo de local de provas, onde não há espaço para erros, com grama e cascalho nas áreas de escape. Houve algumas corridas malucas aqui nos últimos anos, e a classificação se mostrou muito importante, considerando que é muito difícil ultrapassar, então vamos nos concentrar muito no ritmo de uma volta.”
Franco Colapinto #43: “Estou muito animado para entrar na semana de corrida pela primeira vez desde dezembro e sou grato por esta oportunidade, agora preciso me atualizar e mostrar o que sou capaz de fazer no carro. A Itália parece um lugar muito especial para mim por uma série de razões. Foi onde fiz minha estreia na Fórmula 1 em Monza no ano passado e, agora, vou para Ímola para minha primeira corrida com a Alpine.
“Ímola é simplesmente um lugar lendário com algumas curvas excelentes, que estou especialmente ansioso para fazer em um carro de Fórmula 1 pela primeira vez. Vou trabalhar duro com a equipe e tentar entrar no ritmo rapidamente para contribuir para as ambições da Williams Racing para o fim de semana.
“Foram ótimos os primeiros meses com todos em Enstone e ter tido tempo no simulador, então definitivamente estou me sentindo pronto e preparado para o final de semana.”
Flavio Briatore (chefe de equipe): Não comentou.
Stake Kick Sauber (6 pts)

Gabriel Bortoleto #5: “Ímola é uma pista em que já corri em outras categorias, mas subir para a Fórmula 1 é algo totalmente diferente. É definitivamente uma das minhas pistas favoritas: tem um ótimo ritmo e o desafio é algo que eu adoro.
“O Autódromo Enzo e Dino Ferrari é um lugar que exige atenção total, pois cada curva conta. Neste fim de semana, estou focado em aprimorar nossos aprendizados, manter a velocidade e encontrar aqueles décimos extras. Estou preparado para acelerar forte e conseguir um bom resultado para a equipe.”
Nico Hulkenberg #27: “Gosto do circuito de Ímola: rápido, firme e desafiador, e estou feliz que a temporada europeia esteja começando com mais uma tripla rodada desafiadora. Mostramos bons momentos de ritmo nesta temporada, e é hora de desenvolver essa consistência ao longo do fim de semana. Cada sessão é importante e precisamos continuar melhorando, aproveitando ao máximo as oportunidades que surgirem.”
Jonathan Wheatley (chefe de equipe): “A competição em Ímola marca o início da série europeia de corridas e uma oportunidade para testarmos nosso desempenho e configuração técnica em um circuito muito desafiador e implacável. Como vimos nas primeiras provas da temporada, precisamos manter o foco na consistência ao longo do fim de semana.
“Precisamos executar sessões limpas, desenvolver o nosso desempenho nos boxes, tomar decisões estratégicas inteligentes e dar aos os pilotos a melhor chance de lutar por pontos. Entendemos nossas prioridades e o que precisa ser feito.”
NOVIDADES PARA O GP
Retorno de Colapinto como titular

Após um baixo desempenho do piloto titular Jack Doohan, que não marcou pontos em seis corridas, diferente do companheiro de equipe Pierre Gasly, a Alpine anunciou a substituição do australiano pelo reserva argentino Franco Colapinto, a partir do Grande Prêmio da Emília-Romagna.
Colapinto competiu como titular na Fórmula 1 ano passado, ao ser contratado no lugar de Logan Sargeant na Williams Racing a partir do GP da Itália e surpreender, ao marcar pontos em poucas corridas. Porém, devido a um prejuízo milionário que gerou à escuderia britânica, por se envolver em vários incidentes, Franco perdeu o assento no grid principal deste ano.
Ao ingressar na BWT Alpine para a campanha 2025 da categoria, como reserva, o argentino ganhou a oportunidade que esperava: retornar ao grid titular na F1. Porém, a escuderia da marca derivada da Renault deixou claro que, por enquanto, Franco correrá apenas nas próximas cinco corridas, uma espécie de período de testes para a equipe mantê-lo ou não ao lado de Gasly para o restante da temporada e além.
Outra mudança na Alpine
Além da troca de pilotos mencionada, a escuderia francesa também sofreu alteração na linha de frente da garagem: Oliver Oakes renunciou ao cargo de chefe de equipe, após apenas seis etapas realizadas.
Em seguida, o Conselheiro Executivo da Alpine, Flavio Briatore, foi anunciado como substituto de Oakes e, por enquanto, passa a acumular funções na equipe.
Detalhes do circuito

O Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari possui 4,909 km de extensão, 19 curvas (9-D e 10-E), fluxo no sentido anti-horário, recebe GPs de Fórmula 1 desde 1980 e a corrida terá um total de 63 voltas. O recorde de volta mais rápida no local de provas italiano pertence a Lewis Hamilton, que cravou 1:15.484s na temporada 2020.
A pista é caracterizada por ser estreita e, por isso, as ultrapassagens são menos frequentes. Além disso, o clássico traçado europeu oferece trechos predominantes de média a alta velocidade, com seções diversificadas e acompanhadas de mudanças bruscas de elevação. Confira como é uma volta rápida no circuito de Ímola, através do simulador/game F1 22.
Os principais pontos possíveis de ultrapassagem em Ímola são a única zona de abertura da asa móvel (DRS) do circuito, localizada na reta dos boxes, e o trecho de alta velocidade entre as curvas 15 e 17, que também permite o ganho de posições.
Apesar desses setores rápidos, o restante do traçado exige muita atenção e precisão dos pilotos, por apresentar trechos técnicos e com curvas de ângulos variados consecutivas, além de fortes zonas de frenagem.
Na última passagem pelo circuito em Ímola, quem levou a melhor foi o atual tetracampeão Max Verstappen, que largou na pole, domingou a corrida de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada na P1, logo à frente de Lando Norris e de Charles Leclerc. Curiosamente, o top 3 final apenas se repetiu no final.
Informações sobre os pneus

O novo composto C6 fará sua estreia em Ímola, já que a Pirelli escolheu o trio de compostos mais macios de sua gama de 2025 para este fim de semana, com o C4 como Duro, o C5 como Médio e o C6 como Macio. Será a primeira vez que os pilotos utilizarão o C6 nos carros desta temporada, já que nenhum deles o utilizou no teste do Bahrein.
Homologado para ser utilizado em pistas que exigem menos dos pneus, o C6 poderia proporcionar ainda mais aderência em uma volta rápida, especialmente porque a superfície de Ímola é menos abrasiva do que a média. É difícil imaginar que ele seja utilizado em um stint de corrida, mas os dados coletados em Ímola e depois em Mônaco e Montreal permitirão que os engenheiros da Pirelli o avaliem para outros GPs na segunda parte da temporada.
No ano passado, a estratégia de uma parada única foi a mais competitiva. 15 pilotos começaram a disputa com o pneu Médio (C4), três com o Duro (C3) e dois com o Macio (C5). Os compostos mais duros funcionaram melhor e proporcionaram uma performance muito consistente, com degradação limitada, apesar das temperaturas da pista acima de 50°C. Aqueles que largaram com o pneu Macio fizeram duas paradas.
Será interessante observar se a adoção de compostos um pouco mais macios em comparação com o ano passado terá algum efeito. Há apenas uma zona de DRS com oportunidades limitadas de ultrapassagem em outros lugares, além do fato do pit lane ser o mais longo do calendário. Todos esses fatores se combinam para tornar a estratégia de parada única a tradição obrigatória nesse circuito.
Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.
Previsão do tempo

Sexta-feira:
Mínima de 12°C e Máxima de 21°C. Céu aberto, ensolarado e 1% de possibilidade de chover.
Sábado:
Mínima 12°C e Máxima 23°C. Tempo aberto, com algumas nuvens, sem previsão de chuva.
Domingo:
Mínima de 13°C e Máxima de 24°C. Sol entre nuvens e 70% de chance de precipitação.
Fonte: www.accuweather.com
Transmissão no Brasil
A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.
Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo