Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Miami – 2025

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Miami – 2025

240
(Foto: Zak Mauger/LAT Images/Formula E)
Saiba as principais informações sobre o retorno do E-Prix que marca a estreia de um novo circuito no itinerário da categoria elétrica.

Após quase dois meses de intervalo, a Fórmula E está de volta às pistas neste final de semana (11 e 12) para realizar do E-Prix de Miami, a quinta etapa do calendário 2024/2025 que acontecerá no Homestead-Miami Speedway, famoso circuito localizado na região sudoeste da cidade americana.

O E-P de Miami estreou na FE na temporada inaugural (2014/2015) mas, a partir da rodada seguinte (2015/2016), a prova nos Estados Unidos ocorreu somente em três cidades diferentes: Long Beach, Nova York e, até o ano passado, em Portland. Além disso, este fim de semana será a corrida em casa para as equipes Andretti, CUPRA Kiro e DS PENSKE.

Vale mencionar que a única edição da disputa na ‘Cidade Mágica’ presenciou a conquista do segundo lugar por Scott Speed, o único competidor americano a subir no pódio na história da Fórmula E. Curiosamente, na ocasião, o ex-piloto de Fórmula 1 e tricampeão de RallyCross pilotava pela escuderia conterrânea Andretti.

Um ponto importante sobre o final de semana é que haverá alguns eventos especiais que comemorarão o retorno de Miami ao calendário após 10 anos, com ações para a comunidade. Na sexta-feira, por exemplo, ocorrerá uma competição de karts 100% elétricos desenvolvidos por alunos de colégios da Miami-Wade, com direito a pilotos de Fórmula E como espectadores.

Layout do circuito americano
Homestead-Miami Raceway (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O layout exclusivo do Homestead-Miami Raceway para a Fórmula E possui 3,551 km de extensão, 15 curvas (8-D e 11-E) e fluxo no sentido anti-horário. A pista apresenta como características principais setores predominantes de alta e média velocidade, com uma chicane, formada pelas curvas 10 e 11.

O gerenciamento de energia será um desafio para os pilotos: o local de provas carece de fortes zonas de frenagem e a maior parte da volta é feita com o acelerador totalmente ou levemente pressionado.

O Modo Ataque ficará localizado na curva 4 e as seções mais prováveis para o uso dos 50 kW de potência extra são nas três longas retas disponíveis no traçado.

Vale destacar que o Homestead-Miami já sediou corridas de todas as principais categorias do automobilismo americano, como NASCAR, Fórmula Indy (IndyCar Series) e IMSA.

Expectativas do piloto brasileiro Lucas Di Grassi
(Foto: Joe Portlock/LAT Images/Fórmula E)

Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT): Não comentou até o momento.

Situação no campeonato: P22 – 0 pts.

O que esperar do E-Prix nos Estados Unidos
(Foto: Simon Galloway/Fórmula E)

A estreia de um novo circuito sempre traz novidades e imprevisibilidade na corrida, como foi visto na recente estreia da Fórmula E em Jeddah Corniche, quando Max Günther venceu a primeira disputa com as cores da DS PENSKE e Jake Hughes garantiu o primeiro pódio da Maserati nesta temporada, no dia seguinte.

Diante da natureza fluida da pista, é possível esperar centenas de ultrapassagens durante a competição de sábado, o que aumenta as chances de competidores que ainda não pontuaram ou subiram no pódio fazerem isso neste final de semana.

O favorito à vitória em Homestead-Miami Raceway é o atual líder do Campeonato de Pilotos, Oliver Rowland, que conquistou dois triunfos nesta campanha e, por consequência, se encontra com um melhor aproveitamento das quatro etapas realizadas até aqui.

Apesar de Oliver ser o nome mais esperado para ocupar o topo do pódio em Miami, há um outro automobilista do grid que também pode surpreender em Miami: Taylor Barnard. O jovem de 20 anos da NEOM McLaren é um dos dois únicos pilotos que finalizaram no top 3 final três vezes em quatro etapas, ao lado de Rowland.

No Campeonato de Pilotos, Oliver lidera a tabela com 68 pontos, 17 de vantagem sobre Barnard, o segundo colocado. Em terceiro na classificação geral, o campeão da temporada 2019/2020, António Félix da Costa, está 12 pontos de distância de Taylor e precisa de mais caso queira se aproximar da briga pela liderança.

Enquanto isso, o Campeonato de Equipes está mais acirrado. A Nissan segue no topo, apenas um ponto acima da NEOM McLaren, quatro da TAG Heuer Porsche e cinco da DS PENSKE, segunda, terceira e quarta colocadas, respectivamente.

Previsão do tempo
(Foto: Andrew Ferraro/LAT Images/Fórmula E)

Sexta-feira:

Mínima de 19°C e Máxima de 27°C. Tempo parcialmente nublado, com 43% de chance de chuva.

Sábado:

Mínima 17°C e Máxima 27°C. Tempo aberto, com algumas nuvens e sem possibilidade de precipitação.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oliver Rowland #23 (Nissan) – 68 pts

2 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 51 pts

3 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 39 pts

4 – Max Günther #7 (DS PENSKE) – 37 pts

5 – Jake Hughes #55 (Maserati MSG Racing) – 27 pts

6 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 26 pts

7 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 25 pts

8 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 25 pts

9 – Jake Dennis #27 (Andretti) – 25 pts

10 – Nyck De Vries #21 (Mahindra Racing) – 24 pts

P22 – Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT) – 0 pts

Campeonato de Equipes:

1 – Nissan – 68 pts

2 – NEOM McLaren – 67 pts

3 – TAG Heuer Porsche – 64 pts

4 – DS PENSKE – 63 pts

5 – Maserati MSG Racing – 43 pts

6 – Mahindra Racing – 41 pts

7 – Jaguar TCS Racing – 35 pts

8 – Andretti – 27 pts

9 – Envision Racing – 6 pts

10 – CUPRA Kiro – 6 pts

11 – Lola Yamaha ABT – 0 pts

Campeonato de Fabricantes

1 – Nissan – 130 pts

2 – Stellantis – 83 pts

3 – Porsche – 80 pts

4 – Jaguar – 58 pts

5 – Mahindra – 52 pts

6 – Lola – 1 pt

Transmissão oficial

O canal BandSports e o canal do YouTube do Grande Prêmio transmitirão o E-Prix de Miami de Fórmula E ao vivo, no sábado, a partir de 15h05, de acordo com o horário de Brasília.