Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Áustria – 2025

60
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida no circuito mais curto do itinerário.

A Fórmula 1 retorna neste fim de semana (27 a 29) para realizar o Grande Prêmio da Áustria, a décima primeira etapa da temporada que acontecerá no Circuito Red Bull Ring, autódromo localizado em Spielberg, vila do estado da Estíria.

Essa será a corrida em casa para as equipes Red Bull Racing e Visa Cash App RB (Racing Bulls), que representam a famosa marca de energéticos Red Bull e contarão com o apoio da maior parte dos espectadores nas arquibancadas.

Diferente das últimas edições da disputa no Red Bull Ring, neste ano o evento será formado pela programação padrão de Grande Prêmio, sem o sábado dedicado à Sprint Race (corrida curta de 100 km de distância).

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP austríaco, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (374 pts)
(Foto: Mark Sutton/Getty Images/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “Estou ansioso para voltar a correr na Áustria; é um circuito com ótimas lembranças para mim e o início de mais uma rodada dupla. Tenho trabalhado duro na preparação com a equipe, passando um tempo na fábrica com meus engenheiros. Agora é hora de usar essas informações para acompanhar e nos concentrarmos enquanto buscamos bons resultados.”

Oscar Piastri #81:Terminei em segundo na Áustria no ano passado e o objetivo é melhorar este ano. Quero começar esta sequência de corridas europeias com o pé direito e chegar com tudo neste fim de semana.

O Red Bull Ring é uma pista curta, mas divertida de pilotar, e eu adoro a combinação das retas com as curvas rápidas em declive. A equipe está fazendo um trabalho incrível e mal posso esperar para entrar no carro.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Depois de um tempo valioso de volta à fábrica, agora seguimos para a Áustria para o início de mais uma rodada dupla. Começamos o fim de semana recebendo Alex Dunne, que pilotará o MCL39 durante o TL1; estamos ansiosos para vê-lo na pista.

O circuito de Spielberg é uma pista que tem proporcionado uma série de resultados positivos para a equipe nos últimos anos, com destaque para a nossa competitividade que tivemos lá em 2023, que pode ser visto como um ponto de virada em nossa jornada para nos tornarmos uma equipe vencedora do Campeonato Mundial.

Estamos quase na metade da temporada e, apesar de liderarmos os dois campeonatos, não damos nada por garantido. Portanto, é importante entrarmos no Grande Prêmio da Áustria deste ano totalmente focados e cientes da competitividade das outras equipes que lutam pela liderança do grid.”

Mercedes-AMG Petronas (199 pts)
(Foto: Zak Mauger/Mercedes-Benz Group AG)

George Russell #63: Não comentou.

Kimi Antonelli #12: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):A vitória e um pódio duplo em Montreal foram uma recompensa pelo trabalho duro de todos em Brackley e Brixworth. Embora tenhamos feito um progresso sólido com nosso carro nas últimas semanas, sabemos que não podemos esperar esse nível de desempenho em todos os GPs.

“O Circuito Gilles Villeneuve, com sua ausência de curvas de alta velocidade e um asfalto mais fechado que exige menos dos pneus, era adequado ao W16. A equipe executou bem e aproveitou isso, mas sabemos que nossos rivais provavelmente serão muito mais competitivos na Áustria neste fim de semana.

No geral, nosso foco é aproveitar o impulso positivo do Canadá. A pista em Spielberg será um bom teste para nossas atualizações recentes e fornecerá outro ponto de referência para nosso progresso.”

Scuderia Ferrari HP (183 pts)
(Foto: Alberto Vimercati/DPPI/Scuderia Ferrari Media Office)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Um carro de Fórmula 1 leva pouco mais de um minuto para completar uma volta no circuito de Spielberg, o que significa que o grid é bastante compacto em termos de tempo de volta, e milésimos de segundo podem fazer uma grande diferença. Conseguir encaixar tudo será crucial.

“O fato de sete das dez curvas serem para a direita, combinado com mudanças significativas de elevação, só aumenta o desafio. Temos trabalhado arduamente em Maranello com o objetivo de garantir que todos os elementos necessários se encaixem de forma a proporcionar o melhor desempenho possível.

“Charles, Lewis e toda a equipe estão determinados a dar o seu melhor em uma pista que frequentemente proporciona uma das corridas mais espetaculares da temporada.”

Oracle Red Bull Racing (162 pts)
(Foto: Zak Mauger/LAT Images/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “É sempre ótimo sentir o apoio da arquibancada do Red Bull Ring e do Exército Laranja. Para comemorar, usarei meu capacete especial Orange Lion, que combina laranja e azul Red Bull e apresenta o leão no design. Usarei este e as botas azuis na Áustria, Bélgica e Holanda.

Queremos manter o ritmo do Canadá e temos trabalhado duro para aprimorar as melhorias. O circuito é bem divertido de percorrer; a volta é curta, mas com boas oportunidades de ultrapassagem. Espero que possamos ter uma classificação forte e um bom desempenho.”

Yuki Tsunoda #22: “Estou ansioso para voltar à Europa e correr em casa na Áustria. Estar no Red Bull Ring como piloto da RBR é sempre especial e você pode ouvir o apoio da torcida ao sair da garagem. Esta semana é sobre consistência e tirar o máximo proveito do carro em todas as sessões.

Foram algumas semanas difíceis para mim na pista e estou determinado a subir no grid e onde minha equipe pertence. O sábado será crucial e temos trabalhado duro juntos para garantir que possamos nos dar bem na classificação. Já mostrei que posso me destacar no grid em várias ocasiões, então o importante é começar mais alto para garantir que estarei lutando onde devo estar nas últimas voltas.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Atlassian Williams Racing (55 pts) (FALAS DISPONÍVEIS EM BREVE)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23: Não comentou até o momento.

Carlos Sainz #55: Não comentou até o momento.

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (28 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31: A Áustria é sempre um final de semana interessante. É bastante difícil para os freios no Red Bull Ring e é uma das corridas que tem uma grande altitude. Tem trechos de altíssima velocidade, algo mais próximo das pistas mais rápidas do ano, e é uma das clássicas.

Este circuito foi o local do meu primeiro pódio também, há muito tempo na Fórmula Renault, e naquela época era uma pista muito diferente. O que permaneceu igual foi a atmosfera incrível, todos nós gostamos de correr aqui.”

Oliver Bearman #87:Tenho boas lembranças da vitória no Red Bull Ring aqui no ano passado e, depois de um fim de semana sólido no Canadá, estou me sentindo bem. É um lugar lindo com fãs realmente apaixonados, então é definitivamente um destaque da parte europeia da temporada.

É uma pista curta, rápida e ondulada, então é um prazer pilotar nela durante a volta. É importante ter uma boa comunicação e preparação aqui, mas não tenho dúvidas de que estaremos na briga por pontos.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Sempre gostamos de vir a este circuito emocionante no interior da Áustria. O Red Bull Ring tem um bom fluxo de curvas, com grandes ondulações e uma combinação de três retas com DRS, curvas com frenagens bruscas e sequências de média a alta velocidade, além de ser exigente com os pneus, mas sempre oferece uma boa corrida.

Estamos em uma disputa extremamente acirrada no pelotão intermediário e, portanto, cada detalhe faz a diferença. Precisamos começar este fim de semana com força e construir uma boa preparação para o classificatório e a corrida.”

Visa Cash App RB (28 pts)
(Foto: Zak Mauger/LAT Images/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Isack Hadjar #6:Estamos indo para a Áustria depois de um fim de semana difícil para nós no Canadá. Ainda mantivemos um bom ritmo em uma volta, mas analisamos tudo com a equipe para entender o que não funcionou na corrida.

O traçado da pista também era muito específico, então estou muito confiante em voltar a correr na Europa, pois acho que podemos entregar bons resultados como fizemos na primeira rodada tripla. Há muitas curvas de alta velocidade e grandes zonas de frenagem no Red Bull Ring, então acho que podemos lutar para tentar somar alguns pontos.”

Liam Lawson #30:É muito emocionante ir para uma das nossas corridas em casa, na Áustria. Já corri muito aqui no passado, em categorias júnior, e gostei muito da pista, mas, obviamente, na F1, isso trará uma pressão totalmente nova. Entro neste fim de semana com energia renovada depois do Canadá e estou pronto para lutar por pontos com a equipe.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

Aston Martin Aramco (22 pts)
(Foto: Sam Bagnall/Getty Images/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Andy Cowell (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (20 pts)
(Foto: Meg Oliphant/Getty Images/Sauber Media Hub)

Gabriel Bortoleto #5: “Estou realmente ansioso por Spielberg: gosto da pista e, no geral, é um lugar ótimo para correr. Os últimos eventos foram encorajadores para a equipe e mostraram o progresso que temos feito: estou ansioso para entregar um bom resultado também.

Neste fim de semana, o objetivo é entrar em um bom ritmo desde o início e aproveitar ao máximo o que estamos trazendo. A equipe tem trabalhado muito duro, tanto nos bastidores quanto na pista, e estou ansioso para dar continuidade ao progresso feito até agora.”

Nico Hulkenberg #27:É sempre uma ótima atmosfera correr na Áustria; o cenário é único e há uma ótima energia em torno do evento. Os últimos fins de semana marcaram um pequeno avanço para nós, e as coisas estão começando a se encaixar um pouco melhor.

Temos algumas peças novas no carro, então a chave será entender como elas se comportam e as desenvolver ao longo das sessões. Vamos nos concentrar ainda mais em ficar atentos aos detalhes e organizar tudo, como temos feito recentemente, para abrir mais uma chance de conquistar algo novo.”

Jonathan Wheatley (chefe de equipe): “Nossos desempenhos na Espanha e no Canadá foram encorajadores e refletem a direção que temos seguido, tanto na pista quanto na fábrica. A Áustria oferece uma oportunidade de aproveitar esse impulso com a introdução de algumas novas peças desde a primeira sessão de treinos.

Spielberg é um dos circuitos mais curtos da Fórmula 1, então as margens serão apertadas, mesmo com os números de desempenho muito próximos desta temporada. Ainda há muito trabalho pela frente e a equipe mantém o foco na execução, aproveitando todas as oportunidades para desenvolver, passo a passo, o progresso alcançado nas últimas semanas.”

BWT Alpine (11 pts)
(Foto: Zak Mauger/Getty Images/Media Alpine Cars)

Pierre Gasly #10: “Depois de uma corrida decepcionante no Canadá, sabemos que temos trabalho a fazer, especialmente porque nossos rivais mais próximos conquistaram pontos na etapa. Acho que nossa corrida foi comprometida pela classificação, pois sabemos a importância da posição na pista hoje em dia.

O circuito de Spielberg tem o tempo de volta mais curto da temporada, o que o torna muito intenso. Tem muitas curvas de alta velocidade e zonas de frenagem brusca, o que, apesar de apenas dez curvas, torna a volta desafiadora. Nosso objetivo é manter o ritmo desde o início e ter um fim de semana competitivo.”

Franco Colapinto #43: “Não obtivemos o resultado que queríamos no Canadá, mas fizemos um bom progresso sessão após sessão e mostramos que tínhamos potencial no carro. Só precisamos continuar trabalhando duro e dando passos na direção certa antes da Áustria neste fim de semana.

O Red Bull Ring é uma pista que conheço bem das categorias juniores e, mais recentemente, conquistando um pódio na Corrida Principal de Fórmula 2 do ano passado. É um verdadeiro circuito de pilotos, o que significa que você precisa acertar tudo e manter um ritmo bom e consistente, já que o tempo de volta é muito curto.

A pressão será para garantir que maximizemos tudo na classificação para nos dar a melhor chance possível de garantir pontos na corrida. No caminho certo, continuamos muito focados e sabemos que precisamos nos recompor durante o final de semana em Spielberg para marcar alguns pontos muito importantes para a equipe.”

Flavio Briatore (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP
Estreia de Dunne no TL1
(Foto: Alastair Staley/LAT Images/McLaren Media Centre)

A McLaren confirmou que o atual líder do Campeonato de Pilotos da Fórmula 2, Alex Dunne, correrá pela primeira vez em uma atividade de pista da Fórmula 1, durante o Treino Livre 1 do GP da Áustria, no lugar de Lando Norris.

Em entrevista, Alex comentou sobre sua estreia em um Treino Livre da classe mais alta do automobilismo. “Estou super empolgado por estar com a equipe no TL1 na Áustria. É uma pista muito divertida de pilotar e será um dia muito especial para mim e minha família. Não tenho palavras para agradecer à McLaren pela oportunidade e pelo apoio contínuo em me ajudar a me desenvolver como piloto.

Os testes que fizemos no MCL60 foram muito positivos, com melhorias significativas. A equipe realmente me ajudou a estar pronto para minha primeira sessão de TL1. Mal posso esperar para começar e estou ansioso para aprender o máximo possível com toda a equipe, Lando e Oscar.”

Além de Dunne, Dino Beganovic também participará do Treino Livre 1 no Red Bull Ring, pela Scuderia Ferrari, no lugar de Charles Leclerc. Esta será a segunda aparição do sueco em um fim de semana da Fórmula 1, depois de estrear no treino inicial do GP do Bahrein.

Detalhes do circuito
Circuito Red Bull Ring (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito Red Bull Ring possui 4,318 km de extensão, 10 curvas (7-D e 3-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1970 e a corrida terá um total de 71 voltas. O recorde de volta mais rápida nesse traçado ainda pertence a Carlos Sainz, que cravou o tempo de 1:05.619 na temporada 2020 pela McLaren.

Essa pista tem como características principais a predominância de trechos de média a alta velocidade, retas interrompidas por frenagens fortes e grandes mudanças de elevação presentes no traçado.

Por ser o local de provas mais curto da temporada, o Red Bull Ring costuma gerar sessões classificatórias extremamente competitivas, com tempos de volta baixos e poucas diferenças de tempo entre as equipes.

Além disso, há três zonas de abertura da asa móvel (DRS) disponíveis, o que proporciona ultrapassagens frequentes durante as provas. Confira abaixo como é uma volta no circuito austríaco, através do simulador/game F1 22.

O Red Bull Ring, apesar de curto e apresentar um layout que parece inofensivo, costuma punir de uma maneira bem severa pilotos que saem da pista em direção às britas, principalmente no complexo das curvas 6, 7 e 8.

Outra dificuldade que os competidores encontram nesse circuito, é acertar a curva 1 sem infringir os limites de pista, que são rigorosos e costumam deletar várias voltas preciosas durante a classificação.

Ano passado, o vencedor do Grande Prêmio de domingo foi George Russell, que largou em terceiro, aproveitou um incidente entre os líderes Max Verstappen e Lando Norris e conquistou o topo do pódio, seguido de Oscar Piastri e de Carlos Sainz.

Informações sobre os pneus

A escolha dos compostos que as equipes podem utilizar é a mesma do ano passado, ou seja, C3 como duro, C4 como médio e C5 como macio. A superfície da pista no Red Bull Ring é bastante antiga e altamente abrasiva, mas o desgaste não é um fator importante.

Com pouquíssimas curvas, a pista não é muito severa em termos de forças laterais exercidas sobre os pneus, enquanto a degradação é principalmente de origem térmica, o que se deve ao traçado da pista, com vários pontos de frenagem e aceleração fortes.

Gerenciar o superaquecimento dos pneus, principalmente no eixo traseiro, é um desafio significativo. Além disso, as temperaturas do ar e da pista podem ser bastante altas nesta época do ano.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 16°C e Máxima de 28°C. Tempo nublado, com 80% de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 15°C e Máxima 30°C. Céu aberto, com poucas nuvens e 2% de chance de precipitação.

Domingo:

Mínima de 15°C e Máxima de 31°C. Tempo ensolarado, com intervalos de sol entre nuvens e 2% de chance de chover.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 198 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 176 pts

3 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 155 pts

4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 136 pts

5 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 104 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 79 pts

7 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 63 pts

8 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 42 pts

9 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 22 pts

10 – Isack Hadjar #6 (Visa Cash App RB) – 21 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.