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FÓRMULA E – Debrief: E-Prix de Jacarta – 2025

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(Foto: Joseph Portlock/LAT Images/Fórmula E)
Última prova em território asiático deste ano mostrou vitória inédita de Ticktum na categoria, primeiro pódio de Müller com a Andretti, abandono duplo da Maserati e frustração para Dennis.

A Fórmula E realizou ontem (21) o E-Prix de Jacarta, a décima segunda etapa da temporada 2024/2025, que aconteceu no circuito improvisado nas ruas de Ancol Bay City, região costeira do país asiático.

O grande vencedor da corrida foi Dan Ticktum, que largou em quinto, aproveitou as oportunidades que surgiram no E-Prix e cruzou a linha de chegada logo à frente de Edoardo Mortara e de Nico Müller.

O ponto extra da volta mais rápida ficou com Sébastien Buemi, que marcou o melhor tempo de 1:07.599s, enquanto o Piloto da Corrida, eleito na votação oficial da Fórmula E, foi Ticktum.

Vale lembrar que, a disputa na Indonésia encerrou a passagem da classe 100% elétrica pela Ásia na campanha 2024/2025, já que as próximas etapas acontecerão na Europa, com o E-Prix de Berlim e o E-Prix de Londres, duas rodadas duplas.

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Abaixo, confira uma análise de desempenho das equipes no E-Prix de Jacarta, em ordem decrescente do resultado final da corrida.

CUPRA Kiro

Após a conquista da primeira finalização no top 3 em Tóquio, a CUPRA Kiro Race foi ainda mais longe em território indonésio, graças ao piloto responsável pelo avanço da escuderia, Dan Ticktum, que, dessa vez, de forma inédita em sua carreira, subiu ao ponto mais alto do pódio.

O automobilista britânico é o único pontuador da equipe neste ano, enquanto David Beckmann continua zerado na tabela de classificação de pilotos. Vale destacar que, com a vitória, Ticktum subiu para a quinta colocação no Campeonato de Pilotos.

Mahindra Racing

Apesar de concluir a disputa com apenas um carro, a Mahindra também fez um ótimo final de semana em Jacarta, ao desfrutar de uma finalização no pódio. Edoardo Mortara saiu da P6 e terminou o E-Prix em segundo lugar, o melhor resultado da escuderia indiana neste ano, em termos de posição mais alta.

Por outro lado, o companheiro de Mortara, Nyck De Vries, não cruzou a linha de chegada, ao abandonar por problemas em seu M11Electro. Importante lembrar que o neerlandês recebeu uma punição de +10s no E-Prix, ao se envolver em um contato com Jake Dennis durante uma briga pela liderança e danificar a asa frontal do britânico.

Andretti

Terceira integrante do top 3 final, a Andretti também saiu satisfeita do país asiático e, como a CUPRA Kiro e a Mahindra Racing, só viu um de seus carros na zona de pontos. O motivo de orgulho da equipe americana foi Nico Müller, que garantiu a P3, o primeiro pódio do competidor suíço pela Andretti.

No outro Porsche 99X Electric, o campeão da rodada 2022/2023, Jake Dennis, largou na pole, mas, devido aos danos causados por De Vries, despencou no grid e recebeu a bandeirada em uma decepcionante P17. Assim, Dennis ficou apenas com os três pontos da pole position.

Apesar do inconveniente, o resultado agregado foi proveitoso e permitiu a Andretti assumir a P6 no Campeonato de Equipes, que era da Maserati MSG Racing.

TAG Heuer Porsche

A Porsche fez uma prova mediana na Indonésia, com apenas um piloto entre os dez primeiros colocados no agitar da bandeira quadriculada. O dono do título de 2019/2020, António Félix da Costa, viu o apagar das luzes da P9, mas avançou no grid e ficou com o quarto lugar.

O parceiro de Da Costa, Pascal Wehrlein, se qualificou na P17, também progrediu, mas ficou a um degrau da zona de pontos, em décimo primeiro. Um dos fatores que impediram o atual campeão de finalizar o E-Prix no top 10 foi uma sobreviragem que jogou Wehrlein para cima de Oliver Rowland, nas voltas finais.

Jaguar TCS Racing

A Jaguar foi salva pelo seu piloto com o melhor aproveitamento na campanha 2024/2025 até agora. O neozelandês fechou o ranking dos cinco primeiros em Jacarta com a P5, um resultado agradável, um contraste quanto a conclusão ruim do outro componente do line-up.

O conterrâneo de Cassidy, Mitch Evans, encerrou o E-Prix de Jacarta como décimo segundo colocado, sete degraus abaixo de seu companheiro de equipe, e deixou a Jaguar TCS Racing com sentimento de que poderia ter sido melhor.

Importante frisar que Evans se encontra em uma de suas piores campanhas desde sua estreia na Fórmula E, na temporada 2016/2017, e se encontra na P18 com apenas 30 pontos no Campeonato de Pilotos.

NEOM McLaren

A McLaren foi uma das duas únicas escuderias a pontuar com os dois carros na etapa de número 12 do calendário. O melhor posicionado no fim da corrida foi Taylor Barnard, que garantiu a P6, mas, depois de ocupar a P2 no grid inicial, houve um retrocesso por parte do competidor de 21 anos.

Logo atrás, o parceiro veterano de Barnard, Sam Bird, se saiu melhor em termos de ritmo e desempenho, ao ver as luzes se apagarem da P11 e conseguir ocupar a P7 definitiva, um ganho de quatro colocações no sábado.

Envision Racing

A Envision foi a outra equipe a encaixar os dois carros entre os dez melhores da etapa em território asiático, mas, por pouco, não comemora um pódio inesperado e muito bem-vindo, ao considerar aonde a escuderia se encontra na classificação geral.

O campeão da rodada 2015/2016, Sébastien Buemi, largou em sétimo e cruzou a linha de chegada em terceiro. Porém, após receber uma penalidade de +5s por um contato com outro competidor no início do E-Prix, o piloto suíço despencou para a P8.

Enquanto isso, o companheiro de Buemi, Robin Frijns, foi um dos destaques da disputa, ao largar em último (P22), subir 13 posições durante a corrida e terminar em nono. Sem dúvidas, a Envision Racing saiu de Jacarta com uma visão positiva em termos de competitividade.

Nissan

De forma irreconhecível na campanha 2024/2025, a Nissan encerrou sua participação na décima segunda etapa do itinerário com apenas um único ponto, uma das piores provas da campanha 2024/2025 para a montadora japonesa.

O atual líder do Campeonato de Pilotos, Oliver Rowland, não apresentou uma performance competitiva no Circuito Internacional de Jacarta, ao sair da P16, subir apenas seis degraus e encerrar na P10.

Por outro lado, Rowland foi o único a marcar pontos pela Nissan, já que Norman Nato ficou com a P14, depois de ocupar a P21 no grid de largada.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que saíram zeradas da 12ª etapa foram a Lola Yamaha ABT (equipe do piloto brasileiro Lucas Di Grassi, P13 no E-Prix), DS PENSKE e a Maserati MSG Racing.

Importante mencionar que Maserati foi a única competidora a sofrer um abandono duplo no E-Prix, devido a problemas nos carros. Como consequência, a escuderia monegasca perdeu a P7 no Campeonato de Equipes para a Jaguar TCS Racing.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oliver Rowland #23 (Nissan) – 172 pts

2 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 103 pts

3 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 100 pts

4 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 94 pts

5 – Dan Ticktum #33 (CUPRA Kiro Race) – 80 pts

6 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 74 pts

7 – Max Günther #7 (DS PENSKE) – 71

8 – Nick Cassidy #37 (Jaguar TCS Racing) – 68

9 – Edoardo Mortara #48 (Mahindra Racing) – 65 pts

10 – Jake Dennis #27 (Andretti) – 59 pts

P17 – Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT) – 30 pts

Campeonato de Equipes:

1 – TAG Heuer Porsche – 203 pts

2 – Nissan – 191 pts

3 – DS PENSKE – 145 pts

4 – NEOM McLaren – 127 pts

5 – Mahindra Racing – 121 pts

6 – Andretti – 106 pts

7 – Jaguar TCS Racing – 93 pts

8 – Maserati MSG Racing – 89 pts

9 – CUPRA Kiro Race – 80 pts

10 – Envision Racing – 69 pts

11 – Lola Yamaha ABT – 30 pts

Campeonato de Fabricantes

1 – Nissan – 303 pts

2 – Porsche – 299 pts

3 – Stellantis – 215 pts

4 – Jaguar – 202 pts

5 – Mahindra – 147 pts

6 – Lola – 46 pts

A próxima etapa da temporada 2024/2025 da Fórmula E será a rodada dupla do E-Prix de Berlim, nos dias 12 e 13 de julho.