Início WEC 24 Horas Le Mans 2025 WEC – Recap: Vitória da AF Corse nas 24 Horas de Le...

WEC – Recap: Vitória da AF Corse nas 24 Horas de Le Mans – 2025

69
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)
Equipe cliente da Ferrari possibilitou o terceiro triunfo consecutivo para a fabricante de Maranello, enquanto a Porsche separou os carros da montadora italiana no pódio.

O World Endurance Championship (WEC) realizou no último final de semana (14 e 15) as 24 Horas de Le Mans, a quarta etapa da categoria, que aconteceu no Circuito de la Sarthe, localizado em Le Mans, cidade da região noroeste da França.

O 499P #83 da equipe privada AF Corse, administrado por Robert Kubica, Yfei Ye e Philip Hanson, venceu de forma brilhante no Circuito de La Sarthe, ao receber a bandeira verde na P13, escalar o grid e, apesar de dificuldades no stint final, concluir na P1.

Logo atrás da Ferrari #83, vieram o 963 #6 da Porsche Penske Motorsport, dividido entre Kévin Estre, Laurens Vanthoor e Matt Campbell, e o 499P #51 da equipe de fábrica da Ferrari, guiado por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, que terminou logo à frente da outra 499P da Ferrari AF Corse, o #50, que viu o agitar da bandeira quadriculada em sétimo.

Enquanto isso, o 963 #5 da escuderia de fábrica da Porsche e integrante do FIA WEC, do trio Julien Andlauer, Michael Christensen e Mathieu Jaminet, ficou longe do carro irmão que garantiu o pódio, ao terminar a quarta etapa da temporada na P7. O Porsche 963 convidado do IMSA, o #4 guiado pelo brasileiro Felipe Nasr, o britânico Nick Tandy e o alemão, Pascal Wehrlein, também finalizou no top 10, na nona posição.

Cadillac entra para a história

O fato de maior destaque no fim de semana foi a conquista da pole position pela Cadillac Hertz Jota, com Alex Lynn no V-Series #12, que cravou o melhor tempo na Hyperpole. Essa foi a primeira vez desde 1967 que uma montadora americana largou no topo do grid de largada em Le Mans.

Curiosamente, o V-Series.R de Lynn, Will Stevens e Norman Nato contou com o carro irmão logo atrás, o #38 administrado por Earl Bamber, Sébastien Bourdais e Jenson Button, uma dobradinha 1-2 no grid inicial histórica para a Cadillac.

Outro destaque do fim de semana foi o marco da primeira vitória de um polonês e um chinês nas 24 Horas de Le Mans, com Robert Kubica e Yifei Ye, respectivamente, além do terceiro triunfo seguido de um Hypercar da Ferrari desde 2023, quando o vencedor foi o 499P #51 e, no ano passado, o outro carro da equipe de fábrica, o 499P #50.

Demais resultados na Hypercar
(Foto: Fabrizio Boldoni/DPPI)

A terceira melhor equipe no Circuito de La Sarthe foi a Cadillac, que terminou a etapa de longa duração em quinto lugar, com o trio do #12 pole sitter, formado por Alex Lynn, Will Stevens e Norman Nato, que se mantiveram na disputa e não se envolveram em incidentes graves.

No V-Series.R #38, Earl Bamber, Sébastien Bourdais e Jenson Button garantiram a oitava posição, após problemas que envolveram a falta de velocidade competitiva do carro nas retas em relação à Porsche e à Ferrari e uma estratégia ruim de gerenciamento de pneus por parte de Bourdais.

A Toyota sofreu um pouco em Le Mans e, dessa vez, ficou de fora do pódio e com apenas um de seus carros na zona de pontos. O melhor colocado foi o GR010 #7 de Kamui Kobayashi, Nyck De Vries e Mike Conway, que ficou com o sexto lugar (justamente o carro com pintura especial em homenagem ao GT-One de 1999).

O GR010 #8, revezado entre Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, se encontrava no top 5 na manhã de domingo, mas, depois de sair do pit lane após uma parada nos boxes, a porca da roda dianteira esquerda se soltou e o carro precisou completar os 13 km da pista com apenas três rodas, até voltar para a garagem e recolocar a roda. Esse inconveniente custou 17 voltas e ocasionou uma triste finalização na P16 para o segundo carro da escuderia japonesa.

A última ocupante das dez melhores equipes em Le Mans foi a Alpine Endurance, que foi a única marca da casa a gerar um motivo de comemoração para a torcida local francesa. O melhor carro de seu grid foi o A424 #35, com Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi, que ficaram com a P10 (P9 ao considerar apenas os carros do Mundial de Endurance).

Logo atrás do A424 irmão, veio o #36 de Mick Schumacher, Frédéric Makowiecki e Jules Gounon, que concluiu em décimo primeiro. Assim, ao eliminar os hipercarros que não integram o grid oficial do FIA WEC, o Alpine #36 somou dois pontos em La Sarthe, ao ficar com a P10.

Equipes abaixo do top 10
(Foto: Fabrizio Boldoni/DPPI)

A outra dona da casa, Peugeot TotalEnergies, saiu frustrada de sua terra natal, ao fazer parte das equipes que saíram zeradas de Le Mans. Infelizmente, as coisas começaram a dar errado para a escuderia francesa já na primeira hora.

O 9X8 Evo #93 dos pilotos Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne encontrou a barreira de pneus em pouco mais de 20 minutos após o início corrida. O contato com o muro arrancou fora a asa e tampa traseiras do #93 e custou uma longa parada nos boxes para reparo.

Mais adiante, no período noturno, o 9X8 #93 administrado por Loïc Duval, Malthe Jakobsen e Stoffel Vandoorne, chegou a rodar na pista e perdeu um bom tempo enquanto retornada ao traçado. No fim, o #94 finalizou na P12, enquanto viu o #93 encerrar a competição em uma desgostosa P17.

Atrás da Peugeot, em sua primeira participação nas 24 Horas de Le Mans, a Aston Martin THOR obteve um resultado regular, um pouco acima do esperado, ao se sair melhor que equipes mais experientes. O Valkyrie #009 dos competidores Alex Riberas, Marco Sorensen e Roman De Angelis se saiu melhor na equipe americana, ao conquistar a P13 final. Dois degraus abaixo, veio o Valkyrie #007 do trio britânico Harry Tincknell, Tom Gamble e Ross Gunn.

A Proton Competition foi a décima quarta colocada em La Sarthe, com o Porsche 963 #99 de Neel Jani, Nicolas Pino e Nicolás Varrone e, pelo menos, assim como a Aston Martin, encerrou as 24 horas na frente de uma experiente montadora alemã.

A BMW não fez uma boa participação na edição de número 93 das 24 horas de Le Mans, ao concluir nas últimas posições, na frente apenas dos dois carros que não viram o agitar da bandeira quadriculada.

O V8 Hybrid #20 dos pilotos René Rast, Robin Frijns e Sheldon van der Linde, concluiu na P18, com o V8 irmão #15, revezado entre Dries Vanthoor, Raffaele Marciello e Kevin Magnussen, logo atrás, na P19. Com o péssimo resultado, a BMW perdeu a P3 para a Porsche no Campeonato de Fabricantes da Hypercar.

Os dois carros da Cadillac convidados do IMSA, o V-Series.R #311 (Cadillac Whelen), do brasileiro Felipe Drugovich, do britânico Jack Aitken e do dinamarquês Frederik Vesti, e o #101 (Cadillac WTR), do trio Ricky Taylor, Jordan Taylor e Filipe Albuquerque, abandonaram a disputa, por perda de potência em ambos os carros.

LMGT3
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Na divisão de carros turismo, a Manthey 1ST Phorm levou a vitória no Circuito de La Sarthe, com o Porsche 911 #92, dividido entre Ryan Hardwick, Riccardo Pera e Richard Lietz (vencedor do Goodyear Wingfoot Award da etapa), que trouxeram o segundo triunfo consecutivo da Manthey nas 24 Horas de Le Mans. Além disso, a escuderia assumiu a liderança do Campeonato de Equipes e da classificação geral de pilotos na LMGT3.

Em segundo lugar, terminou a Ferrari 296 #21 da Vista AF Corse, graças ao ótimo desempenho de François Hériau, Simon Mann e Alessio Rovera e, com o resultado, a equipe italiana subiu para a P2 na tabela de equipes e pilotos da divisão de turismo. Logo atrás, o Corvette Z06.R #81 da TF Sport e seus pilotos Tom Van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood completaram o pódio.

Quanto aos brasileiros na LMGT3, o melhor foi Daniel Serra e a Ferrari 296 #57, que, ao lado do japonês Takeshi Kimura e do britânico Casper Stevenson, finalizou a lendária corrida em oitavo lugar, após sair da P15, uma ótima recuperação do trio, ao ganharem sete posições na disputa.

Mais abaixo, na P11, Custodio Toledo foi o segundo no ranking de finalizações dos brasileiros na GT3 em Le Mans, com a Ferrari 296 #150 da Richard Mille AF Corse que revezou com a automobilista francesa Lilou Wadoux e o italiano Riccardo Agostini.

O Aston Martin Vantage #10 da equipe Racing Spirit of Léman, do brasileiro Eduardo Barrichello e seus companheiros Derek Deboer (americano) e Valentin Hasse-Clot (francês), passou pela bandeira quadriculada na P13, mas pontuou na temporada regular do WEC como P9.

O outro representante do Brasil na categoria de turismo e, assim como Barrichello, integrante do grid regular do Mundial de Endurance, Augusto Farfus, não completou a etapa, por ter o seu BMW M4 #31 danificado de forma terminal, após atropelar um coelho à noite. Assim, tanto Farfus quanto seus parceiros de equipe Yasser Shahin e Timur Boguslavskiy, saíram decepcionados da França.

O outro BMW M4 da WRT, o #46 de Valentino Rossi, Ahmad Al Harthy e Kelvin van der Linde, também não recebeu a bandeirada final, por também deixar a prova no período noturno, devido a problemas mecânicos no carro.

LMP2

Na categoria de protótipos menos potentes e descontinuada do WEC, o Oreca 07-Gibson vencedor foi o #43 da Inter Europol Competition, com o polonês Jakub Smiechowski, o francês Tom Dillmann e Nick Yelloly.

Na segunda poisção, concluiu o protótipo de número #48 da VDS Panis Racing e seus pilotos Oliver Gray, Esteban Masson e Franck Perera, enquanto o LMP2 #199 da AO by TF, de Pj Hyett, Dane Cameron e Louis Delétraz, completou o top 3 em La Sarthe.

Entre os dois competidores brasileiros, que correram em Le Mans pela United Autosports, Pietro Fittipaldi foi o destaque, ao ver seu Oreca 07-Gibson encerrar na P7, com a ajuda de seus companheiros de equipe Renger van der Zande (neerlandês) e David Heinemeier  Hansson (dinamarquês).

No outro LMP2 da equipe britânica, o brazuka Daniel Schneider e seus parceiros britânicos Oliver Jarvis e Benjamin Hanley, ficou mais embaixo, fora do top 10, em décimo primeiro.

Top 3 do Campeonato de Pilotos da Hypercar:

1 – Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado (Ferrari AF Corse #51) – 105 pts

2 – Philip Hanson, Robert Kubica e Yifei Ye (AF Corse #83) – 89 pts

3 – Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse #50) – 81 pts

Top 3 do Campeonato de Fabricantes da Hypercar:

1 – Ferrari – 202 pts

2 – Toyota – 91 pts

3 – Porsche – 80 pts

Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar:

1 – AF Corse #83 – 138 pts

2 – Proton Competition #99 – 81 pts

Top 3 do Campeonato de Pilotos da LMGT3:

1 – Ryan Hardwick, Riccardo Pera e Richard Lietz (Manthey 1ST Phorm #92) – 81 pts

2 – Alessio ROVERA, François Hériau e Simon Mann (Vista AF Corse #21) – 76 pts

3 – Daniel Juncadella, Ben Keating e Jonny Edgar (TF Sport #33) – 60 pts

Top 3 do Campeonato de Equipes da LMGT3:

1 – Manthey 1ST Phorm – 81 pts

2 – Vista AF Corse #21 – 76 pts

3 – TF Sport #33 – 60 pts

A próxima etapa do WEC será as 6 Horas de São Paulo, nos dias 11 a 13 de julho, no Autódromo de Interlagos.