Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do Canadá – 2025

85
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da prova em um clássico circuito temporário e norte-americano.

A Fórmula 1 está de volta neste final de semana (13 a 15) para realizar o Grande Prêmio do Canadá, a décima etapa da temporada, que acontecerá no Circuito Gilles Villeneuve, em Notre Dame, ilha da cidade de Montreal localizada na província de Quebec.

Esta será a corrida em casa para o piloto da Aston Martin Aramco Lance Stroll, que está de volta (detalhes no decorrer da matéria) e contará com o apoio da maior parte dos fãs nas arquibancadas. Além disso, este será o 100º Grande Prêmio de Yuki Tsunoda na F1 e o 200º da equipe MoneyGram Haas.

Uma curiosidade interessante sobre o local de provas no Canadá é o grande índice da etapa de coroar vencedores inéditos. Do final da década de 70 até dez anos atrás, seis pilotos venceram pela primeira vez na Fórmula 1: o homenageado no nome do circuito, Gilles Villeneuve (1978), Thierry Boutsen (1989), Jean Alesi (1995), Lewis Hamilton (2007), Robert Kubica (2008) e Daniel Ricciardo (2014).

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP canadense, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades para a competição em solo norte-americano, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para todo o fim de semana e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (362 pts)
(Foto: Steven Tee/Getty Images/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “Depois de um fim de semana longe das corridas, estou animado para voltar à pista. Foi ótimo passar um tempo com a equipe em Woking na semana passada, onde pudemos relembrar a temporada até agora e também trabalhar duro para nos preparar para o Canadá.

Montreal é uma cidade ótima e eu adoro correr lá. Faremos tudo o que pudermos para lutar pela vitória e trazer para casa pontos ainda mais importantes.”

Oscar Piastri #81:Indo para Montreal, estou muito positivo e focado. Esta é uma boa oportunidade para manter o bom ritmo e estou ansioso para encarar a pista rápida e com baixa pressão aerodinâmica.

A vitória em Barcelona foi um bom fim de semana para mim e estou feliz por voltar às corridas logo após o fim de semana de folga. A equipe está fazendo um ótimo trabalho em todos os aspectos e, juntos, continuamos a nos esforçar.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Foi uma semana produtiva longe das pistas, onde nos reunimos como equipe e avaliamos nossa temporada até agora. Está claro que, apesar de um início de campanha forte, nossos concorrentes continuam muito próximos de nós e que nossa concentração total precisa permanecer em entregar e extrair desempenho a cada fim de semana.

Voltando nossa atenção para o Grande Prêmio do Canadá neste fim de semana, sabemos que Montreal promete muita emoção por ser uma pista desafiadora e com clima frequentemente imprevisível. Como sempre, entramos nessa etapa focados em nós mesmos e no que precisamos fazer para melhorar como equipe.”

Scuderia Ferrari HP (165 pts)
(Foto: Eric Alonso/DPPI/Scuderia Ferrari Media Office)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Trabalhamos com o máximo comprometimento da equipe em Maranello para nos prepararmos da melhor forma possível para o Grande Prêmio do Canadá, que acontece em uma pista muito diferente das que corremos recentemente.

“Viemos de uma série de provas nas quais progredimos tanto em termos de desempenho quanto de execução, especialmente aos domingos. Queremos continuar nessa direção, maximizando nosso resultado também em Montreal, conquistando a melhor soma de pontos possível.”

Mercedes-AMG Petronas (159 pts)
(Foto: Jiri Krenek; /Mercedes-Benz Grou AG)

George Russell #63: Não comentou.

Kimi Antonelli #12: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Estamos ansiosos para voltar aos trilhos em Montreal depois de uma jornada tripla desafiadora. Mostramos um desempenho melhor em Barcelona e isso é algo que podemos desenvolver.

Sabemos que precisamos ser mais consistentes e continuar a progredir com o W16, se quisermos redescobrir parte da nossa forma do início da temporada. Tivemos uma corrida forte aqui em 2024 e espero que possamos repetir esse nível de desempenho desta vez.”

Oracle Red Bull Racing (144 pts)
(Foto: David Ramos/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “Tivemos uma pequena pausa após a rodada tripla e estamos ansiosos para correr no Canadá. A pista de Montreal é única, tem algumas zebras antigas e há muitas oportunidades de ultrapassagem. A configuração do carro será importante e é sempre um desafio maior com as grandes zonas de frenagem.

A nossa passagem pelo Circuito Gilles Villeneuve no ano passado foi emocionante, conseguimos a vitória e espero que possamos ter um desempenho positivo novamente esta semana. As condições climáticas estão parecendo um pouco melhores do que em 2024, então veremos o que acontece.”

Yuki Tsunoda #22: “Estou ansioso por esta semana no Canadá, pois é uma das minhas corridas favoritas do calendário. Além disso, será a minha 100ª corrida na Fórmula 1 e parece que acabei de começar, mas me sinto sortudo por estar no esporte e adoraria comemorar minha 100ª corrida com um resultado à altura da ocasião.

Tive dois dias sólidos de testes em Barcelona após a corrida e também estive no simulador em Milton Keynes, então temos trabalhado duro juntos e agora tenho muito mais quilômetros rodados em um carro da Red Bull Racing. Depois da Espanha, precisamos fazer uma classificação melhor. O clima no Canadá pode trazer algumas surpresas, mas parece que pode ficar bem seco e consistente pela primeira vez, o que deve nos ajudar a alcançar nossos objetivos.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Atlassian Williams Racing (54 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:O Canadá é uma corrida com muitas oportunidades, e tenho boas lembranças das minhas ultrapassagens aqui no ano passado. O clima pode ser instável, mas temos tido um bom desempenho em todas as condições até agora neste ano, então vamos tentar maximizar isso. Não fechamos a rodada tripla da maneira que queríamos, então estamos determinados a voltar lutando por pontos em Montreal.”

Carlos Sainz #55:Apesar de terem sido algumas semanas movimentadas, com a tripla rodada terminando em Barcelona, me sinto recarregado e animado para competir no Canadá para o que espero ser um fim de semana positivo.

Montreal é uma pista divertida de pilotar, com muitas oportunidades de ultrapassagem, então estou ansioso para ver o que podemos fazer com o FW47 neste circuito. O clima sempre desempenha um papel importante aqui, com condições imprevisíveis, então vamos aproveitar ao máximo todas as oportunidades que pudermos e dar o nosso melhor durante todo o fim de semana.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (28 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Isack Hadjar #6:Barcelona foi mais um ótimo fim de semana para nós e parte de uma incrível rodada tripla europeia. O carro está funcionando perfeitamente e estou animado para voltar ao volante esta semana no Canadá.

Será minha primeira vez pilotando em Montreal. É uma pista única e definitivamente será um desafio, mas não há razão para que o carro não funcione como nas últimas três corridas. Como equipe, estamos confiantes para correr e lutar por mais um Q3 e, quem sabe, por pontos.”

Liam Lawson #30:Estou bastante animado para correr aqui no Canadá. A etapa canadense é uma corrida muito especial e possui uma pista que está no calendário da Fórmula 1 há muito tempo. Quando eu era criança, cresci assistindo ao GP, com os pilotos conquistando suas primeiras vitórias aqui.

Vim para Montreal como piloto reserva no ano passado e adorei a cidade, então estou realmente ansioso para ter a oportunidade de competir pela primeira vez na pista neste fim de semana.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (26 pts)
(Foto: Zak Mauger/Getty Images/Haas F1 Media)

Esteban Ocon #31: Foi ótimo ter alguns dias de folga após a rodada tripla para descansar e se recompor. Sei que a equipe está ansiosa para voltar a Montreal, uma corrida que eu pessoalmente gosto muito de assistir. A vibração na cidade é ótima, os fãs canadenses são sempre incríveis, e a pista é emocionante de pilotar, com suas combinações de curvas complicadas e muros estreitos.

“Este será o 200º Grande Prêmio da equipe neste fim de semana, e é ótimo estar na América do Norte para isso. Estou orgulhoso de fazer parte deste momento na história da equipe e espero que possamos fazer deste um momento inesquecível.”

Oliver Bearman #87:O Canadá é uma corrida pela qual anseio desde o início da temporada; sempre há uma grande chance de chuva durante o fim de semana, e é uma corrida única, pois tem muitas chicanes. Nunca corri no Circuito Gilles Villeneuve antes, mas quando assisti ao Grande Prêmio do Canadá de 2011, onde Jenson Button venceu em condições insanas, tornou-se uma pista na qual eu sempre quis correr.”

Este fim de semana também marca o 200º Grande Prêmio da MoneyGram Haas F1 Team, uma ocasião memorável para todos. Estou muito orgulhoso de pilotar por esta equipe. Há muitas coisas boas acontecendo no momento, e você pode ver a paixão e a dedicação de todos em continuar lutando por mais.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Montreal é a nossa 200ª corrida, mas não parece que faz tanto tempo que estávamos comemorando a nossa 100ª, mas 10 temporadas é muito tempo. É difícil colocar em palavras, mas é um marco do qual todos nós devemos nos orgulhar, e ainda estamos na jornada para melhorar a equipe.

Nosso objetivo é alto: queremos estar na frente do meio do pelotão, e há muita coisa acontecendo na equipe agora. Espero que possamos comemorar nosso marco histórico com pontos, e faremos o nosso melhor. Com as atualizações, acho que poderíamos ter marcado pontos em todas as corridas, exceto Melbourne e Jeddah, e não vejo Montreal como algo diferente.”

Stake Kick Sauber (16 pts)
(Foto: Andy Hone/Getty Images/Sauber Media Hub)

Gabriel Bortoleto #5: “Estou ansioso por Montreal: será uma nova pista para descobrir, e tenho trabalhado no simulador entre essas corridas para entender melhor seus limites. Saímos de Barcelona com um feedback encorajador sobre as melhorias e seu potencial. Nosso desempenho mostrou que estamos nos aproximando de onde queremos estar.

Da minha parte, ver o bom resultado do Nico me deixou ainda mais ansioso e, agora, mal posso esperar pelo início do fim de semana. A chave, como sempre, será manter o foco e nos adaptar a tudo o que surgir, aproveitando ao máximo qualquer oportunidade.”

Nico Hulkenberg #27: “Barcelona marcou um passo na direção certa para nós. O carro estava mais forte, executamos bem como equipe e alcançamos o resultado pelo qual havíamos trabalhado arduamente. Esse tipo de prova anima e traz energia renovada para a garagem e para todos em Hinwil.

Obviamente, sabemos que ainda há uma diferença a ser superada, mas demos alguns passos encorajadores. O foco para este fim de semana é manter a consistência, acertar tudo desde o início e manter esse nível de desempenho. Se conseguirmos isso, podemos estar na disputa do meio do grid.”

Jonathan Wheatley (chefe de equipe): “Partimos para Montreal com a confiança renovada e um feedback valioso do nosso desempenho em Barcelona. Por mais que isso tenha confirmado que as mudanças que fizemos no carro estão melhorando nossa competitividade, precisamos manter o foco e aproveitar ao máximo cada oportunidade para pontuar.

Montreal tem suas próprias demandas únicas, e precisamos fazer com que as melhorias de Barcelona funcionem para esta pista, sendo rápidos na adaptação e acompanhando o ritmo dos nossos adversários. Nosso foco agora é traduzir os ganhos que obtivemos em outro desempenho forte, mantendo a velocidade e continuando nosso ritmo ascendente.”

Aston Martin Aramco (16 pts)
(Foto: Sam Bagnall/Getty Images/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Andy Cowell (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (11 pts)
(Foto: Sam Bagnall/Getty Images/Media Alpine Cars)

Pierre Gasly #10: “Como equipe, ficamos relativamente satisfeitos em fechar a rodada tripla europeia com uma finalização no top 10 em Barcelona, ​​mas ainda há muito trabalho a ser feito para maximizar nosso desempenho durante o resto da temporada. Na semana passada, voltamos direto para a fábrica e para o simulador para trabalhar com a equipe e revisar as corridas anteriores para garantir que possamos manter essa forma em Montreal.

O Circuito Gilles-Villeneuve é uma pista bastante complicada: tem retas muito longas com chicanes rápidas e zebras altas, o que exige um carro complacente e muita confiança. Precisaremos melhorar nos treinos e tentar fazer o carro progredir para uma boa posição na classificação. Como vimos durante toda a temporada, as diferenças entre os carros são muito próximas, então vamos trabalhar duro para garantir que conquistemos mais pontos.”

Franco Colapinto #43: “Houve muitos altos e baixos para nós como equipe durante a rodada tripla. Não obtivemos os resultados que queríamos, mas conseguimos ver o potencial e o ritmo do carro quando colocamos tudo em ordem. Pierre e eu passamos algum tempo com em Enstone para nos atualizarmos sobre as últimas corridas e trabalhar no simulador para a próxima etapa. Estou ansioso pelo Grande Prêmio do Canadá neste fim de semana e pronto para voltar à pista.

O circuito Gilles-Villeneuve é um local em que nunca corri antes, o que significa que será fundamental para mim me familiarizar o mais rápido possível para nos prepararmos bem para a classificação. O clima provavelmente terá um papel importante neste final de semana, como vimos em anos anteriores, então é algo com que devemos ficar atentos. Esperamos voltar para casa com pontos em ambos os lados da garagem.”

Flavio Briatore (chefe de equipe): Vamos para Montreal motivados para dar continuidade à pontuação conquistada em Barcelona. Sim, a equipe conquistou quatro pontos, mas também perdemos terreno no Campeonato, e isso nos dá uma determinação extra para corrigir nas próximas corridas.

Tanto Pierre quanto Franco estão trabalhando duro com os engenheiros para impulsionar a equipe. Eles têm meu total apoio, e cabe a nós e à nossa responsabilidade como equipe dar a eles um carro melhor e as ferramentas para lutar.

“Embora Franco ainda esteja se adaptando, estou feliz com a forma como os pilotos e a equipe estão se esforçando para sair de uma situação difícil. No entanto, estou frustrado com o nível inconsistente de desempenho do carro, que precisamos resolver o mais rápido possível.”

NOVIDADES PARA O GP
Retorno de Stroll
(Foto: Zak Mauger/Getty Images/Aston Martin Media Global)

A Aston Martin Aramco confirmou que Lance Stroll está de volta ao cockpit do AMR25 e correrá no GP do Canadá neste fim de semana, ao lado do companheiro de equipe e bicampeão, Fernando Alonso.

Stroll se ausentou da etapa anterior na Espanha, após o classificatório, por conta de dores em uma das mãos operadas em 2023. Em condições de competir em Montreal, o canadense está de volta ao grid para disputar a corrida diante de seus fãs conterrâneos.

Detalhes do circuito
Circuito Gilles Villeneuve (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito Gilles Villeneuve possui 4.361 km de extensão, 14 curvas (8-D e 6-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1978 e a corrida terá um total de 70 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado urbano pertence a Valtteri Bottas, que fez 1:13.078 na temporada 2019.

A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade, apenas 3 curvas de baixa, com sentido de fluxo horário e chicanes rápidas. O principal ponto de ultrapassagem no Canadá é a reta que antecede aos boxes, a mais longa e a que detém uma das 3 zonas de abertura de asa móvel (DRS).

A maior parte dos setores da pista são formados por muros, o que reduz as margens de erro por parte dos pilotos. A barreira mais famosa da temporada também fica no traçado Gilles Villeneuve: The Wall of Champions, ou Muro dos Campeões, localizada do lado direito da reta principal. Confira abaixo como é uma volta no circuito canadense, através do simulador/game F1 22.

Essa pista exige um acerto de carro balanceado entre baixa pressão aerodinâmica, devido a algumas curvas lentas e chicanes de média velocidade, e foco em top speed, pois há quatro retas no traçado.

Uma curiosidade engraçada é que esse local de prova costuma receber invasores do reino animal em certos trechos: marmotas. Por três temporadas (2015, 2017 e 2019), os mamíferos invadiram o circuito no meio de atividades de pista em andamento.

Ano passado, o vencedor do GP foi Max Verstappen, que largou em segundo, assumiu a liderança nas primeiras voltas da prova e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, seguido de Lando Norris e do pole sitter George Russell.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Pela terceira vez nesta temporada, o trio de compostos mais macios estará na pista. Depois de aparecer pela primeira vez em Ímola e novamente em Mônaco, o C6 estará em uso, ao lado de seus parentes mais próximos, o C5 como Médio e o C4 como Duro. A seleção é, portanto, um pouco mais macia do que no ano passado, quando os compostos escolhidos foram C3, C4 e C5.

Neste fim de semana, ao utilizar o novo C6, equipes e pilotos poderão aproveitar ao máximo as informações e os dados coletados em suas duas participações anteriores. O Circuito Gilles Villeneuve é uma pista em que as forças laterais exercidas sobre os pneus são de médias a baixas, enquanto as longitudinais são um pouco mais severas, embora não particularmente altas, porque os carros são submetidos a uma forte desaceleração seguida de uma forte aceleração.

A superfície da pista é muito lisa e não muito abrasiva e nunca é utilizada para corridas exceto no fim de semana do GP. A granulação, especialmente durante os treinos livres de sexta-feira, pode aparecer, mas como a pista é gradualmente emborrachada, isso não deve ser um fator a considerar. Além disso, os tempos de volta diminuem muito rapidamente, não apenas de um dia para o outro, mas também durante cada sessão.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 13°C e Máxima de 19°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens e apenas 2% de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 14°C e Máxima 21°C. Céu aberto, com poucas nuvens e 1% de chance de precipitação.

Domingo:

Mínima de 15°C e Máxima de 23°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens e apenas 25% de possibilidade de surgir chuva.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 186 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 176 pts

3 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 137 pts

4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 111 pts

5 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 94 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 71 pts

7 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 48 pts

8 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 42 pts

9 – Isack Hadjar #6 (Visa Cash App RB) – 21 pts

10 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 20 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 15h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.