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WEC – Prólogo das 24 Horas de Le Mans – 2025

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(Foto: Javier Jimenez/DPPI)
Confira as principais informações sobre a disputa mais longa, desafiadora e icônica do Mundial de Endurance.

O World Endurance Championship (WEC) está de volta neste final de semana (14 e 15) para realizar as 24 Horas de Le Mans, a quarta e principal etapa da temporada, que acontecerá no Circuito de La Sarthe, localizado em Le Mans, cidade a noroeste da França, a 186 km da capital, Paris.

Essa será a corrida em casa para as equipes do grid regular do WEC, Peugeot TotalEnergies e Alpine Endurance de Hypercar, da Akkodis ASP de LMGT3 e para a escuderia novata Racing Spirit of Léman. Quanto aos pilotos, dentre os 186 confirmados, 18 participantes do Mundial de Endurance participarão da disputa diante de seus fãs locais.

Na Hypercar, estão inscritos os franceses Julien Andlauer e Mathieu Jaminet (Porsche Penske #5), Kévin Estre (Porsche Penske #6), Norman Nato (Cadillac Hertz #12), Paul-Loup Chatin e Charles Milesi (Alpine #35), Frédéric Makowiecki e Jules Gounon (Alpine #36), Sébastien Bourdais (Cadillac Hertz #38), Jean-Éric Vergne (Peugeot #93) e Loïc Duval (Peugeot #94).

Na outra divisão do WEC, a LMGT3, Valentin Hasse-Clot (Racing Spirit of Léman #10), François Heriau (Vista AF Corse #21), Sébastien Baud (United Autosports #59), Arnold Robin (Akkodis ASP #78) e Célia Martin (Iron Dames #85) contarão com o apoio de sua torcida conterrânea.

Vale lembrar que no último domingo (08), os pilotos e equipes inscritos deram as primeiras voltas em Le Mans, em uma sessão de testes dividida em dois períodos de três horas de duração cada (confira os destaques do dia de testes no decorrer da matéria).

Abaixo, confira tudo sobre a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans, como os detalhes do traçado, as expectativas dos pilotos brasileiros participantes e as novidades para a quarta etapa do FIA WEC.

Informações sobre o grid
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)
Carros

Segundo o Entry List, o grid das 24 horas no Circuito de La Sarthe deste ano contará com 62 carros, divididos em três classes: Hypercar (21), LMGT3 (24) e LMP2 (17), esta última que fez parte do WEC até a campanha 2023 e, de forma tradicional, competirá como uma categoria convidada.

No total, 42 escuderias estão inscritas: 12 da classe de hipercarros, 13 da categoria de protótipos LMP2, e 17 da LMGT3. Além disso, a corrida mais longa do calendário do WEC contará com 13 fabricantes: Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Lexus, McLaren, Mercedes-AMG, Peugeot, Porsche e Toyota.

Pilotos

O Entry List das 24 Horas de Le Mans 2025 também prevê a participação de 186 automobilistas de 16 países, o que inclui os brasileiros que integram o grid regular do WEC, Augusto Farfus (The Bend WRT #31/LMGT3) e Eduardo Barrichello (Racing Spirit of Léman #10/LMGT3).

Além dos mencionados, mais seis brazucas correrão na icônica prova francesa: na Hypercar, Felipe Nasr (Porsche Penske #4) e Felipe Drugovich (Cadillac Whelen #311), enquanto na LMP2 estarão na pista Pietro Fittipaldi (United Autosports #22) e Daniel Schneider (United Autosports #23), e, na LMGT3, Daniel Serra (Kessel Racing #57) e Custódio Toledo (Richard Mille AF Corse #150) representarão o Brasil na divisão de carros turismo.

Características do circuito

O Circuito de La Sarthe (Layout das 24 Horas de Le Mans) possui 13.626 km de extensão, 38 curvas de ângulos variados, sentido horário e setores predominantes de alta velocidade, acompanhadas de fortes zonas de frenagem.

A pista tem como principais características um asfalto com ondulações, aclives, declives e áreas de escape pequenas em alguns trechos, em sua maioria formadas por caixas de brita, o que torna o voltar para o traçado uma tarefa difícil para os competidores. Confira abaixo como é uma volta virtual no lendário traçado francês, através do simulador/game Gran Turismo 7.

A principal reta desse local de provas, chamada de Mulsanne Straight, é a seção mais veloz e exigente para os componentes dos carros em Le Mans, já que leva os motores ao RPM máximo por mais tempo. O trecho de alta velocidade tem um total de 6 km de comprimento, mas é interrompido por duas zonas de baixa, as chicanes L’ Arche e L’a Florandiere.

A parte da pista que mais desafia os pilotos é o final do setor 3 e o início do 1, devido às curvas apertadas, técnicas e com pouca margem para erros. Ao todo, a volta no Circuito de La Sarthe é feita com o pé fundo no acelerador em 70% de sua extensão.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Felipe Nasr (Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Felipe Nasr (Porsche Penske Motorsport #4/Hypercar):Conseguimos fazer muita coisa no dia de testes. Primeiro, realizamos tarefas como a preparação de componentes como freios e a montagem de peças da carroceria para a corrida. À tarde, nos concentramos mais na configuração e fizemos um bom progresso. Continuaremos desenvolvendo isso em busca de um bom resultado neste fim de semana.”

Felipe Drugovich (Cadillac Whelen #311/Hypercar): Fala disponível em breve.

Pietro Fittipaldi (United Autosports #22/LMP2): Terminamos o teste com o melhor tempo em Le Mans, mas o mais importante é a corrida. A preparação para a prova me deixa feliz, pois estamos rápidos. Na segunda sessão, fiz um tempo ótimo e que nos valeu a liderança; o ritmo de corrida também está positivo. Por isso, estou empolgado para a minha terceira participação em Le Mans.”

Daniel Schneider (United Autosports #23/LMP2): Não comentou até o momento.

Augusto Farfus (The Bend WRT LMGT3 #31/LMGT3): Tivemos os treinos no domingo e o carro se comportou bem. Vamos tentar maximizar nosso desempenho durante o final de semana. A temperatura vai subir muito no sábado e domingo, o que vai mexer com o balanço do carro, mas vamos tentar deixar o carro bem equilibrado e chegar ao fim da prova lutando pela vitória.”

Eduardo Barrichello (Racing Spirit of Léman #10/LMGT3): Correr em Le Mans pela primeira vez é um verdadeiro sonho, não só pelo fato de pilotar na pista, mas também ver meu nome na garagem em um local tão especial no automobilismo.

Tenho muita sorte de ter bons companheiros de equipe. Trocamos muitos feedbacks e temos uma relação boa dentro e fora da pista, o que é muito positivo.

Em minha preparação, precisei me esforçar mais, tanto no controle da dieta quanto nos exercícios variados, que incluíram até yoga, mas estou pronto e ansioso para este fim de semana.”

Daniel Serra (Kessel Racing #57/LMGT3): Fala disponível em breve.

Custódio Toledo (Richard Mille AF Corse #150/LMGT3): Esta será minha primeira participação nesta prova icônica, assim como para meu companheiro Riccardo Agostini. Já nossa colega de equipe, Lilou Wadoux, já competiu nas 24 Horas de Le Mans, o que será um diferencial importante para nosso time. É uma corrida longa e muito exigente, então nossa prioridade é manter o carro inteiro até o final, evitando erros tanto na pista quanto nos pit stops.

A estratégia desempenhará um papel fundamental para alcançarmos um bom resultado. Neste ano também participei pela primeira vez das 24 Horas de Daytona, onde conseguimos disputar as primeiras posições no final da corrida. Isso nos dá confiança de que podemos repetir esse bom desempenho aqui.”

BOP para a prova (Hypercar)
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Alpine (LMDh)

Peso: 1039 kg (-4);

Potência: 517 kW (-3);

Duração de energia: 897 MJ (Megajoules) (-5);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Aston Martin (LMH)

Peso: 1030 kg (-5);

Potência: 520 kW (Nenhuma alteração);

Duração de energia: 910 MJ (Megajoules) (+2);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

BMW (LMDh)

Peso: 1039 kg (-10);

Potência: 510 kW (+7);

Duração de energia: 919 MJ (Megajoules) (+12);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Cadillac (LMDh)

Peso: 1037 kg (-5);

Potência: 517 kW (+16);

Duração de energia: 905 MJ (Megajoules) (-1);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Ferrari (LMH)

Peso: 1042 kg (-15);

Potência: 515 kW (+26);

Duração de energia: 896 MJ (Megajoules) (-1);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Peugeot (LMH)

Peso: 1039 kg (+5);

Potência: 507 kW (-13);

Duração de energia: 889 MJ (Megajoules) (-3);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Porsche (LMDh)

Peso: 1041 kg (-14);

Potência: 511 kW (+17);

Duração de energia: 917 MJ (Megajoules) (+12);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Toyota (LMH)

Peso: 1053 kg (-16);

Potência: 520 kW (+40);

Duração de energia: 914 MJ (Megajoules) (+9);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Vencedores da etapa em 2024
(Foto: Charly Lopez/DPPI)

Na edição anterior das 24 Horas de Le Mans, a Ferrari AF Corse venceu pela segunda vez consecutiva no Circuito de La Sarthe, com O 499P #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, após o trio largar na quarta posição.

Logo atrás do #50, concluíram o GR010 Hybrid da Toyota Gazoo Racing Europe, tripulado por José María López, Kamui Kobayashi e Nyck De Vries, e o outro 499P da Ferrari AF Corse, o #51, administrado por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, que completaram o pódio na divisão principal.

Na LMP2, a United Autosports levou a melhor, com o Oreca 07 – Gibson #22 de Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel, que marcaram a segunda vitória da escuderia britânica em Le Mans desde 2020. Vale lembrar que este foi o primeiro triunfo de Garg e Siegel na lendária corrida francesa e em suas participações de estreia.

Em segundo lugar vieram o Oreca 07 – Gibson #34 da Inter Europol Competition, guiado pelo trio Jakub Smiechowski, Vladislav Lomko e Clément Novalak, e o Oreca 07 – Gibson #28 da IDEC Sport, com Paul Lafargue, Job van Uitert e Reshad de Gerus.

Na divisão de carros turismo, a Manthey EMA triunfou em La Sarthe, com o Porsche 911.R #91, tripulado por Yasser Shahin, Morris Schuring e Richard Lietz. Na P2, finalizou o BMW M4 #31 da WRT do brasileiro Augusto Farfus, Darren Leung e Sean Gelael, enquanto o Ford Mustang #88 da Proton Competition de Giorgio Roda, Mikkel Pedersen e Dennis Olsen conquistou o terceiro lugar.

Novidades
Mudança de última hora na Iron Dames
Michelle Gatting (Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Devido a uma fratura no pé durante uma troca de pilotos no dia de testes no último domingo (8), a automobilista que compete pela Iron Dames na LMGT3, Michelle Gatting, não correrá neste final de semana em Le Mans.

Assim, a competidora dinamarquesa será substituída por Sarah Bovy, outra piloto experiente e que já fez parte da escuderia italiana no WEC e que se juntará às demais condutoras do Porsche 911.R #85 Célia Martin e Rahel Frey. Vale mencionar que Bovy finalizou no top 5 nas duas últimas edições da clássica etapa francesa em La Sarthe.

Toyota com pintura especial
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

A Toyota Gazoo Racing apresentou um layout de pintura exclusivo para as 24 Horas de Le Mans, no GR010 Hybrid #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, que fará uma homenagem ao icônico TS020, que participou da prova em 1998 e 1999. Em sua última aparição, o chamado ‘GT-One’ conquistou a pole position e concluiu a competição de 24 horas em segundo lugar.

O outro GR010 da equipe da montadora japonesa, o #8 administrado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, manteve o esquema de cores tradicional da TGR, com o preto vermelho e branco intactos para também brigar pela sexta vitória da escuderia nipônica em La Sarthe neste fim de semana.

Mercedes com pintura comemorativa
(Foto: Mercedes-AMG/Divulgação)

Em seu retorno após uma ausência que perdurava desde 1999, a Mercedes competirá em Le Mans com três carros, dois da temporada regular do Mundial de Endurance e um adicional. O trio de Mercedes-AMG apresentou uma pintura comemorativa para ostentar no Circuito de La Sarthe.

A marca alemã com sede em Sttutgart chegou na França com um layout gráfico com as cores do lendário Sauber Mercedes C9, o carro da classe principal (na época C1) que venceu a etapa de 24 horas em território francês por duas vezes consecutivas, em 1988 e 1989, com uma dobradinha 1-2 nas duas ocasiões.

Importante destacar que os carros da montadora das flechas de prata foram inscritos sob os números #60, #61 e #63. Curiosamente, os dois últimos, foram usados pelos C9 ocupantes das posições mais altas do pódio na edição de 1989, com o #63 em primeiro e o #61 em segundo.

Estreia de Wehrlein
(Foto: Porsche/Divulgação)

O atual campeão de Fórmula E, Pascal Wehrlein, participará das 24 Horas de Le Mans de forma inédita na carreira neste final de semana pela Porsche Penske Motorsport de Hypercar. O alemão de 30 anos será se juntará ao brasileiro Felipe Nasr e ao britânico Nick Tandy no Porsche 963 #4, carro convidado do IMSA (campeonato de corridas de resistência americano).

Vale lembrar que Wehrlein participou do dia de testes no Circuito de La Sarthe no fim de semana passado, mas, na verdade, sua preparação teve início nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, ao dividir o cockpit do 963 #6 inscrito no WEC com Kévin Estre e Laurens Vanthoor.

Resumo dos Testes
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)
Hypercar

Top 3 dos mais rápidos no teste (carro/piloto/tempo):

1 – Toyota GR010 Hybrid #8 (Toyota Gazoo Racing Europe) – Brendon Hartley – 3:26.246s

2 – Ferrari 499P #51 (Ferrari AF Corse) – James Calado – +0.531s

3 – Ferrari 499P #83 (AF Corse) – Robert Kubica – +0.656s

LMP2

1 – Oreca Gibson 07 #22 (United Autosports) – Pietro Fittipaldi – 3:35.770s

2 – Oreca Gibson 07 #29 (TDS Racing) – Mathias Beche – +0.455s

3 – Oreca Gibson 07 #199 (AO by TF) – Louis Delétraz – +0.770s

LMGT3

Top 3 dos mais rápidos no teste (carro/piloto/tempo):

1 – Lexus RC F #87 (Akkodis ASP) – José María López – 3:55.276s

2 – Ferrari 296 #21 (Vista AF Corse) – Alessio Rovera – +1.559s

3 – Ferrari 296 #57 (Kessel Racing) – Casper Stevenson – +1.717s

O que esperar
(Foto: Charly Lopez/DPPI)

A disputa de 24 Horas mais famosa do automobilismo mundial sempre proporciona surpresas e batalhas épicas desde sua primeira edição, em 1923. A chuva é um fator que costuma surgir na prova e isso aumenta ainda mais as chances de incidentes, intervenções de Safety Car e bandeiras amarelas.

Atual líder dos três campeonatos da Hypercar, a Ferrari AF Corse venceu todas as três etapas realizadas até o momento, desde a abertura no Catar até Spa-Francorchamps, na Bélgica, e irá em busca do feito monumental de conquistar a sua terceira vitória consecutiva em Le Mans.

Diante de um BoP que facilitou a vida de quase todas as equipes de hipercarros, ao reduzir significativamente o peso e aumentar a potência, as chances de surgir um vencedor inédito em La Sarthe aumentaram, assim como as possibilidades de ocupantes jamais vistos no top 3 final.

LMGT3

Na LMGT3, a competição segue muito próxima, com três vencedores diferentes no mesmo número de corridas concluídas até o momento, um sinal significativo da imprevisibilidade significativa na categoria de turismo.

A TF Sport e seu Corvette Z06 R #33 se encontram com 4 pontos de vantagem sobre a segunda colocada Vista AF Corse e sua Ferrari 296 #21, enquanto a dona da casa, Akkodis ASP e o Lexus RC F #78, estão atrás da líder por apenas 6 pontos.

Diante de sua torcida local, a Akkodis buscará uma finalização no top 3 final, um objetivo que pode ser alcançado pela equipe, principalmente ao se mostrar competitiva no dia de testes e estar com o desempenho em dia neste ano.

Top 3 do Campeonato de Pilotos da Hypercar:

1 – Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado (Ferrari AF Corse #51) – 75 pts

2 – Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse #50) – 57 pts

3 – Philip Hanson, Robert Kubica e Yifei Ye (AF Corse #83) – 39 pts

Top 3 do Campeonato de Fabricantes da Hypercar:

1 – Ferrari – 136 pts

2 – Toyota – 71

3 – BMW – 64 pts

Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar:

1 – AF Corse #83 – 88 pts

2 – Proton Competition #99 – 45 pts

Top 3 do Campeonato de Pilotos da LMGT3:

1 – Daniel Juncadella, Ben Keating e Jonny Edgar (TF Sport #33) – 44 pts

2 –  Alessio ROVERA, François Hériau e Simon Mann (Vista AF Corse #21) – 40 pts

3 – Arnold Robin e Finn Gehrsitz (Akkodis ASP #78) – 38 pts

Top 3 do Campeonato de Equipes da LMGT3:

1 – TF Sport #33 – 44 pts

2 – Vista AF Corse #21 – 40 pts

3 – Akkodis ASP #78 – 38 pts

Transmissão

As 24 Horas de Le Mans do FIA WEC acontecerá de sábado para domingo, a partir de 11h (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo pelo BandSports, Bandplay, no canal do YouTube Esporte na Band (além do site band.com.br) e no canal do YouTube do Grande Prêmio. PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI!