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FÓRMULA 1 – Vitória de Piastri e outros destaques do GP da Espanha – 2025

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(Foto: Sam Bagnall/Getty Images/McLaren Media Centre)
Prova de despedida de Barcelona mostrou incrível resultado de Hulkenberg, Alpine de volta ao top 10, primeiros pontos de Alonso neste ano e punição severa para Verstappen.

A Fórmula 1 realizou ontem (1º de junho) o Grande Prêmio da Espanha, a nona etapa da temporada, que ocorreu no Circuito de Barcelona-Catalunha, localizado no município de Montmeló.

Quem saiu com a vitória foi Oscar Piastri, que largou na pole, liderou a corrida de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada seguido do parceiro de equipe na McLaren, Lando Norris, e de Charles Leclerc, o destaque na Ferrari ao ver as luzes se apagarem da P7, ganhar quatro posições e concluir no pódio.

O companheiro de Leclerc, Lewis Hamilton, terminou a disputa em sexto lugar, ao perder a P5 nas voltas finais. Mesmo assim, com o resultado agregado, a escuderia italiana com sede em Maranello subiu da P4 para a P2 no Campeonato de Construtores.

De forma controversa, o Piloto do Dia, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi Max Verstappen, que não fez nada de especial na corrida e chegou a ser punido por um contato com um dos pilotos da Mercedes na penúltima volta. Max recebeu três pontos na superlicença e se encontra com um total de onze. Se alcançar doze, o piloto da Red Bull poderá ser suspenso de uma etapa.

Vale lembrar que, curiosamente, durante a terceira fase da qualificação de sábado (Q3), George Russell e Verstappen cravaram exatamente o mesmo tempo no cronômetro, com 1:11.848s. Devido ao fato de Max ter feito a volta primeiro, o tetracampeão ficou com a P3 do grid de largada e George precisou se contentar com a P4 inicial.

A competição de despedida do Circuito de Barcelona-Catalunha do calendário da Fórmula 1 também marcou a dobradinha de número 52 da McLaren e a quinta vitória de Oscar Piastri neste ano.

Análise de desempenho

Confira abaixo uma análise geral das demais equipes que marcaram pontos em Barcelona, em ordem decrescente da melhor posição final no GP.

Mercedes-AMG

A Mercedes-AMG Petronas passou dificuldades em Barcelona, ao ver apenas um de seus carros receberem a bandeira quadriculada. George Russell e Kimi Antonelli largaram na quarta e sexta colocações, respectivamente, após uma classificação dentro do esperado e na realidade atual da equipe.

Na corrida, Russell garantiu a P4, um forte resultado para o britânico. Por outro lado, Antonelli, que fazia uma boa prova, sofreu um problema terminal na unidade de potência de seu W16, quando se encontrava em sétimo. Sem ter como continuar, o italiano abandonou o GP, ao faltarem apenas onze voltas para o fim.

Kick Sauber

Sem dúvidas, o Grande Prêmio da Espanha foi a melhor corrida da Kick Sauber da temporada 2025, graças a bons resultados entregues desde o classificatório através de seus dois pilotos.

No sábado, quem se destacou foi o brasileiro Gabriel Bortoleto, que conquistou sua melhor posição inicial em seu ano de estreia na Fórmula 1, ao ocupar a P12 do grid de largada, quatro degraus acima de seu companheiro, Nico Hulkenberg. Durante a competição de domingo, Hulkenberg roubou os holofotes, ao superar Lewis Hamilton na penúltima volta e concluir na P5.

Vale lembrar que Bortoleto estava com ritmo para marcar seus primeiros pontos na F1, mas foi ‘traído’ pela equipe ao fazer parte de uma estratégia ruim que o deixou apenas com a P12 final, mesma colocação de origem. Apesar disso, com o forte resultado de Nico em território espanhol, a Sauber Pulou da P10 para a P8 no Campeonato de Construtores

Racing Bulls

A Visa Cash App RB conseguiu manter a consistência de pontos marcados na campanha deste ano com o seu melhor piloto, o estreante Isack Hadjar. O franco-argelino saiu da nona posição, se manteve no top 10 e cruzou a linha de chegada em sétimo, duas colocações acima de onde largou.

Enquanto isso, o companheiro de equipe de Hadjar, Liam Lawson, ficou a um degrau de terminar entre os dez primeiros, na P11, ao perder a P10 para Fernando Alonso. Com a P7 final, Isack avançou de décimo para o nono lugar no Campeonato de Pilotos, e levou a Racing Bulls da sétima para a sexta posição na tabela de construtores.

Alpine

Depois de ficar fora da zona de pontuação por quatro etapas consecutivas (desde o GP da Arábia Saudita), a BWT Alpine foi salva por seu piloto mais experiente: Pierre Gasly. O francês viu o apagar das luzes da P8 e, praticamente, se manteve na colocação de origem até receber a bandeirada final.

No cockpit do outro A525, o argentino Franco Colapinto deixou a desejar desde o qualifying, ao ocupar o fundo do grid de largada, na P18, com apenas um adversário atrás (que largou do pit lane). Na competição, Colapinto mostrou um desempenho decepcionante e concluiu sete degraus abaixo de seu parceiro de equipe, na P15.

Aston Martin

Diferente do que aconteceu durante as oito corridas anteriores, o fim de semana da Aston Martin Aramco foi salvo por Fernando Alonso. O bicampeão fez bonito diante de sua torcida conterrânea, ao largar em décimo e, nas últimas voltas, retomar de forma definitiva a P10, o primeiro ponto de Alonso pela escuderia britânica nesta temporada.

Após a qualificação de sábado, Lance Stroll sentiu dores em uma das mãos e pulso (que foram operados após o acidente de bicicleta sofrido pelo canadense em 2023) e, por já ter feito parte do classificatório, Stroll não competiu em Barcelona e a Aston Martin correu com apenas um carro. No momento, a equipe liderada por Andy Conwell se encontra empatada com a Sauber com 16 pontos.

Red Bull Racing

A Red Bull vivenciou um GP turbulento na Espanha, com apenas um único ponto marcado com os dois carros no grid. A última passagem da Fórmula 1 pelo Circuito de Barcelona-Catalunha começou a desandar para a RBR desde sábado, quando foi anunciado que Yuki Tsunoda iria largar do pit lane, por modificações em seu RB21 feitas sob o sistema de Parque Fechado.

A competição no dia seguinte não trouxe um bom resultado para Tsunoda, que acabou na P13. Além do japonês de 25 anos, o tetracampeão Max Verstappen sofreu alguns inconvenientes: após ver as luzes se apagarem da terceira colocação, o belga-holandês não apresentava ritmo para superar as McLarens, mas para segurar as Mercedes e dar trabalho para a Ferrari.

Mais pra frente, a partir da volta 60, Verstappen se encontrava em uma batalha acirrada com George Russell pela P4, e chegou a sair da pista e ganhar vantagem sobre o britânico. Ao ser orientado pela equipe a devolver a posição, Max entrou por dentro de Russell em uma curva para a esquerda e tocou forte no carro #63 da Mercedes.

Por conta da manobra perigosa e prejudicial para o adversário, o Verstappen recebeu uma penalidade de +10 segundos no tempo final da corrida e encerrou sua participação no GP com apenas um ponto no bolso, como décimo colocado.

Equipes que não pontuaram

As únicas escuderias que saíram zeradas de Barcelona foram a Atlassian Williams Racing e a MoneyGram Haas.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 186 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 176 pts

3 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 137 pts

4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 111 pts

5 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 94 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 71 pts

7 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 48 pts

8 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 42 pts

9 – Isack Hadjar #6 (Visa Cash App RB) – 21 pts

10 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 20 pts

Campeonato de Construtores:

1 – McLaren – 362 pts

2 – Scuderia Ferrari HP – 165 pts

3 – Mercedes-AMG Petronas – 159 pts

4 – Oracle Red Bull Racing – 144 pts

5 – Atlassian Williams Racing – 54 pts

6 – Visa Cash App RB – 28 pts

7 – MoneyGram Haas – 26 pts

8 – Kick Sauber – 16 pts

9 – Aston Martin Aramco – 16 pts

10 – BWT Alpine – 11 pts

A próxima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio do Canadá, no dia 15 de junho.