Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Espanha – 2025

113
(Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da disputa em um dos circuitos mais exigentes para os carros da temporada.

A Fórmula 1 está de volta às pistas neste fim de semana (30 de maio a 1º de junho) para realizar o Grande Prêmio da Espanha, a nona etapa da temporada que acontecerá no Circuito de Barcelona-Catalunha, localizado na região nordeste do país europeu.

Essa será a corrida caseira dos pilotos Fernando Alonso e Carlos Sainz, que contarão com a maior parte da torcida nas arquibancadas. O apoio dos fãs locais será uma motivação bem-vinda principalmente para Alonso, que ainda não marcou pontos neste ano e vivencia um dos piores momentos de sua carreira desde seu retorno à categoria em 2021.

Último Grande Prêmio em Barcelona
(Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Este final de semana marcará a despedida do Circuito de Barcelona-Catalunha do calendário da Fórmula 1. A partir de 2026, a passagem pela Espanha ocorrerá em Madrid, em um circuito de rua nos arredores do centro de convenções IFEMA. O contrato inicial de permanência da nova etapa da F1 na capital espanhola será, inicialmente, até 2035.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP em território espanhol, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (319 pts)
(Foto: Clive Rose/Getty Images/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “Entrar no próximo fim de semana de corrida como vencedor do Grande Prêmio de Mônaco é uma sensação incrível. A equipe e eu trabalhamos duro nos últimos meses para encontrar pontos de melhoria, e continuaremos nos esforçando e aproveitando o impulso que construímos.

É ótimo terminar esta rodada tripla no Grande Prêmio da Espanha. Barcelona é uma cidade ótima para visitar e divertida para correr. Estou me sentindo bem e pronto para mais um fim de semana intenso.”

Oscar Piastri #81:Barcelona é uma pista onde já ganhei nas categorias júnior; é uma boa mistura de retas de alta velocidade e trechos técnicos. Estou feliz com a consistência da minha pilotagem neste momento e levo muitos pontos positivos para a Espanha. A equipe está fazendo um ótimo trabalho e estou muito confiante.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Vamos para o GP da Espanha animados pelo nosso resultado em Mônaco. O Circuito de Barcelona-Catalunha oferece um desafio muito diferente, porém, com muitas curvas de alta velocidade que naturalmente não se adequam às características do MCL39. Com isso, também vem a expectativa de ver muitos desafios do restante do grid e disputas acirradas na frente.

Ainda estamos liderando os dois campeonatos, mas mantendo o foco em nossos objetivos. Ser consistente em uma sequência tripla desafiadora não é fácil, então gostaria de agradecer mais uma vez a todos na McLaren pelo trabalho. Seguimos em frente.”

Mercedes-AMG Petronas (147 pts)
(Foto: Wolfgang Wilhelm/Mercedes-Benz Group AG)

George Russell #63: Não comentou.

Kimi Antonelli #12: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Barcelona é um circuito que proporciona um bom teste para o carro, com uma mistura de curvas de baixa, média e alta velocidade. Isso será útil para avaliar nossas atualizações recentes e nossa posição em relação aos concorrentes à medida que avançamos para o segundo terço da temporada.

Faltando 16 corridas, ainda há um longo caminho a percorrer. A equipe ainda está se esforçando para melhorar o desempenho e a diretriz técnica da asa dianteira atualizada neste fim de semana proporcionará outro nível de intriga. Estamos focados em nós mesmos e ansiosos pela oportunidade de fazer um trabalho melhor do que fizemos nas duas últimas corridas.”

Oracle Red Bull Racing (143 pts)
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “Olhando para a Espanha, a corrida final da rodada tripla, esperamos ver um desempenho melhor e algo mais próximo do que tivemos em Ímola. Acho que devemos estar mais confortáveis ​​com o carro e, portanto, mais competitivos. A pista tem muita história, com curvas longas e de alta velocidade, e é sempre um bom circuito para pilotar.

A Espanha foi onde venci meu primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1, então tenho muitas lembranças especiais de lá e espero que possamos maximizar nosso desempenho da melhor forma possível esta semana.”

Yuki Tsunoda #22: “Sabíamos que Mônaco seria um desafio depois da classificação e, no final das contas, foi um fim de semana muito longo para nós. Mas meu foco agora está na Espanha e em conseguir um bom resultado neste circuito. Gosto de correr em Barcelona; é uma pista que todos os pilotos conhecem bem, já fizemos muitas voltas aqui em testes anteriores e, com as mudanças no regulamento, este fim de semana pode ser interessante.

Esperamos ser mais competitivos neste tipo de pista, com a mistura de curvas e a longa reta principal, e estou ansioso para ver como nos saímos. Foram algumas semanas agitadas, mas foi bom estar de volta diante dos fãs europeus e mais perto de casa. Espero que, como equipe, possamos nos recompor e conseguir um bom resultado em Barcelona para terminar a rodada tripla de forma positiva.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari HP (142 pts)
(Foto: Antonin Vincent/DPPI/Scuderia Ferrari Media Office)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Com o primeiro terço da temporada já concluído, chegou a hora do Grande Prêmio da Espanha, em uma pista muito familiar para todos os pilotos e equipes. Chegamos a Barcelona após duas corridas positivas, enquanto na última, em Mônaco, também progredimos em termos de desempenho na classificação.

Neste fim de semana, nosso objetivo é manter o ritmo. Os testes estáticos mais rigorosos de flexibilidade da asa dianteira entram em vigor nesta etapa e isso também é algo que terá que ser levado em consideração.”

Williams Racing (54 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Barcelona é uma pista que todos nós conhecemos muito bem, tendo feito muitas voltas aqui desde os nossos tempos nas categorias de base. É um circuito que realmente testa o carro com sua mistura de curvas de alta e baixa velocidade.

Marcamos pontos em todas as corridas da rodada tripla até agora, então estamos ansiosos para ter um desempenho sólido aqui para encerrar esta primeira parte europeia da temporada.

Carlos Sainz #55:Ao encerrarmos a corrida final desta rodada tripla, estou animado para terminar com meu Grande Prêmio em casa, na Espanha. A equipe tem trabalhado incansavelmente nas últimas semanas para apresentar um bom desempenho e aprendizado, então espero que possamos manter esse ritmo.

As características de Barcelona nem sempre foram adequadas ao carro da Williams, mas provamos este ano que o FW47 pode ter um desempenho melhor em diferentes circuitos, então esperamos estar em uma boa posição para marcar alguns pontos. Os fãs na Espanha são sempre apaixonados pela F1 que mal posso esperar para ver todos vocês na semana.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (26 pts)
(Foto: Glenn Dunbar/Getty Images/Haas F1 Media)

Esteban Ocon #31: A Espanha é importante para mim, pois parte da minha família mora perto do circuito e venho aqui com frequência. A primeira vez que pilotei um monoposto foi em Barcelona-Catalunha, além de uma das minhas primeiras vitórias, na Fórmula Renault. É uma pista que conhecemos muito bem, com os testes de inverno sendo realizados lá ao longo dos anos. É uma pista muito interessante, com muitas curvas de alta velocidade. Estou ansioso para ver como o carro se comporta aqui.

Chegamos ao fim desta rodada tripla, e acho ótimo correr constantemente, apesar de o dobro ou o triplo do trabalho precisa acontecer em tão pouco tempo. Quando você tem uma sequência de bons resultados, é ótimo manter o ritmo, mas quando você precisa se concentrar em coisas grandes, às vezes é bom poder analisar. Até agora, me sinto renovado, mas estamos apenas no começo da temporada.”

Oliver Bearman #87:Depois de uma sequência de azares, estou ansioso para ver de fato o que o pacote de melhorias que trouxemos para Ímola pode fazer. Estou confiante no carro, o ritmo tem sido ótimo e tenho bastante experiência neste circuito, então estou ansioso para terminar esta rodada tripla em alta.

O Circuito de Barcelona-Catalunha é uma pista com alta pressão aerodinâmica, onde ultrapassagens não são fáceis, mas é um ótimo lugar para demonstrar o que o VF-25 pode fazer, e depois de três semanas de ausência para grande parte da equipe, quero dar a eles algo bom para levar para casa.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (22 pts)
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Isack Hadjar #6:A caminho de Barcelona, chegamos a um circuito onde já corri antes. É uma pista clássica com um pouco de tudo e um traçado que realmente testa o carro como um todo. Acredito que este local de provas deve aproveitar nossos pontos fortes e estou otimista de que se adequará bem ao nosso carro.

Manteremos o foco e continuaremos nos esforçando ao máximo. A equipe tem se esforçado muito desde o início da temporada e nosso objetivo continua o mesmo: buscar o desempenho máximo.”

Liam Lawson #30:É uma sensação boa completar a rodada tripla em Barcelona. É uma pista que testamos bastante ao longo dos anos, então parece muito familiar para todas as equipes e pilotos. Normalmente é uma corrida bastante acirrada, mas com algumas mudanças no regulamento para nos adaptarmos, estamos prontos para um fim de semana interessante e focados em pontuar novamente aqui.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

Aston Martin Aramco (14 pts)
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14:Esta tem sido uma temporada desafiadora até agora e não obtivemos os resultados que gostaríamos, mas há pontos positivos a serem considerados, principalmente nas últimas rodadas. Garantir as 10 primeiras posições de largada nos GPs da Emília-Romagna e de Mônaco mostra que as atualizações recentes que fizemos no AMR25 melhoraram nosso ritmo de volta.

O Circuito de Barcelona-Catalunha fornece um exame completo de todos os aspectos do carro, é por isso que tem sido usado tão regularmente como pista de testes ao longo dos anos. Há retas longas, sequências de curvas rápidas e também alguns trechos de velocidade mais baixa, todos oferecendo desafios diferentes que você precisa enfrentar.

O traçado exige muito do pacote aerodinâmico com as curvas longas, e também é físico, com altas forças G nos trechos rápidos. O gerenciamento dos pneus também é sempre um fator a ser considerado, devido às curvas rápidas e às temperaturas geralmente altas da pista. Estou ansioso para voltar ao carro e ver o que podemos fazer neste fim de semana.”

Andy Cowell (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (7 pts)
(Foto: Peter Fox/Getty Images/Media Alpine Cars)

Pierre Gasly #10: “Estamos indo para Barcelona para a corrida final da rodada tripla. Nosso objetivo como equipe é estar em uma posição muito melhor do que em Mônaco, onde nosso nível de desempenho provavelmente nos surpreendeu um pouco, pois esperávamos ser melhores.

Sempre gostei de pilotar em Barcelona. Tivemos algumas performances decentes aqui no passado, então continuo otimista para este fim de semana e espero que este tipo de pista se adapte melhor ao nosso conjunto. Certamente estarei grudado na minha TV no sábado à noite para a final da Liga dos Campeões. Deve ser um jogo fantástico e estarei torcendo para que o PSG consiga e leve o troféu para casa.”

Franco Colapinto #43: “O fim de semana em Mônaco foi difícil para a equipe. Tivemos dificuldades com o ritmo do carro por vários motivos e, por fim, nos alinhamos muito atrás no grid, em uma pista com quase nenhuma oportunidade de ultrapassagem. O novo regulamento de duas paradas impôs táticas diferentes entre todas as equipes e, embora tenhamos conseguido subir na classificação, o 13º lugar foi o melhor que conseguimos extrair da corrida.

Estou ansioso para a Espanha neste fim de semana para fechar esta rodada tripla. Como um país de língua espanhola e com muitos fãs argentinos lá, tenho certeza de que será especial para mim. Também foi meu aniversário esta semana, então foi ótimo ter alguns dias para relaxar e recarregar as energias com meus entes queridos.

Esperamos um fim de semana mais positivo em Barcelona, um circuito que deve se adequar melhor ao nosso pacote. A pista é mais tradicional em comparação com Mônaco, então o objetivo será nos acostumarmos o mais rápido possível com o carro para obter um bom resultado na classificação e nos prepararmos bem para a corrida de domingo.”

Flavio Briatore (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (6 pts)
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Sauber Media Hub)

Gabriel Bortoleto #5: “Estou ansioso por Barcelona: é uma pista em que já corri algumas vezes em categorias juniores e sei o que esperar dela. Mônaco foi bastante desafiador, mas aprendemos com as lições do fim de semana e seguimos para uma nova semana de corrida, a última de uma rodada tripla movimentada.

Temos algumas atualizações chegando para esta etapa, então o foco será nos familiarizarmos com elas imediatamente, enquanto continuamos trabalhando no carro e em sua configuração, a fim de melhorar nossa classificação e posição na disputa.”

Nico Hulkenberg #27: “Barcelona-Catalunha é uma pista que todos conhecemos bem; provavelmente é o circuito onde dei mais voltas com um carro de F1. Isso ajuda na preparação para o fim de semana que se inicia. Estamos trazendo um novo pacote para cá, e a chave será entender como ele se comporta logo no início dos treinos e aproveitá-lo ao máximo.

Demonstramos algumas melhorias no ritmo recentemente, embora ainda existam desafios. Se conseguirmos uma boa classificação, teremos mais chances de melhorar durante a corrida. Provas recentes em Barcelona mostraram que o traçado aprimorado da pista promove GPs mais movimentados.”

Jonathan Wheatley (chefe de equipe): “Barcelona marca o retorno às corridas competitivas em um circuito onde o desempenho aerodinâmico é fundamental, então devemos ver o impacto das novas regras da asa dianteira. Mônaco sempre foi dominado pela falta de oportunidades de ultrapassagem, o que permitiu que algumas equipes atenuassem completamente as perdas habituais nos pit stops.

A etapa da Espanha deve nos dar uma ideia clara de como nosso novo pacote de melhorias afetará nossa competitividade. A equipe tem trabalhado duro em Hinwil, e nosso foco está em nos familiarizar com as novas peças, visando nos colocar em uma posição mais competitiva e consistente rumo à próxima fase da temporada.”

NOVIDADES PARA O GP
Hirakawa no TL1
Ryo Hirakawa (Foto: Divulgação)

Como parte do programa de desenvolvimento de pilotos da MoneyGram Haas, em parceria com a Toyota, o competidor titular do FIA WEC na Hypercar, Ryo Hirakawa, fará a sua terceira de quatro aparições programadas pela escuderia  em uma sessão de treinos livres da Fórmula 1.

O japonês assumirá o VF-25 de Esteban Ocon na primeira atividade de pista de sexta-feira, durante o Treino Livre 1 e já pilotou pela equipe na sessão inicial dos GPs do Bahrein e do Japão, pela Haas e Alpine, respectivamente.

Martins no TL1
Victor Martins (Foto: Divulgação)

Além de Hirakawa, o campeão de Fórmula 3 e atual piloto de Fórmula 2, Victor Martins, participará do TL1 pela primeira vez, no lugar de Alex Albon, na Williams Racing. O francês comentou sobre a sua participação inédita em um final de semana da maior categoria do automobilismo mundial.

Estou muito feliz por pilotar o FW47 pela primeira vez em Barcelona. Será uma experiência incrível pilotar pela equipe. Estou trabalhando duro para me preparar o máximo possível para maximizar meu tempo no carro e tornar esta sessão valiosa para nós. Sou imensamente grato a todos na Williams por me darem esta oportunidade e mal posso esperar para aproveitar cada segundo.”

Detalhes do circuito
Circuito de Barcelona-Catalunha (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito de Barcelona-Catalunha, sem a chicane, possui 4.657 km de extensão, 14 curvas (8-D e 6-E), recebe GPs de Fórmula 1 desde 1991 e a corrida terá um total de 66 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado reduzido pertence a Max Verstappen, que marcou 1:16.330s na temporada 2023.

A pista é caracterizada por possuir mudanças de elevação e trechos de alta, média e baixa velocidade, com uma grande variedade de curvas, o que inclui as seções de alta, que geram forças laterais acentuadas para os pneus.

Apesar de parecer novo, o layout sem chicanes de Barcelona-Catalunha é o original, utilizado na estreia do circuito no calendário da Fórmula 1, em 1991, e que permaneceu até 2006. No ano seguinte, a chicane no setor final foi inserida e figurou na pista espanhola até 2022. Confira abaixo como é uma volta no circuito espanhol, através do simulador/game F1 22.

A pista é bastante conhecida pelos pilotos, por ter sediado os testes pré-temporada da F1. Desde 2021, o Circuito Internacional do Bahrein é o novo local para as equipes prepararem seus carros para uma nova campanha, um modo de facilitar a parte logística da categoria, já que a etapa de abertura passou a ser no país do Oriente Médio.

O principal ponto de ultrapassagem em Barcelona-Catalunha é a longa reta dos boxes, onde fica uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado.

Na edição anterior do GP, Max Verstappen foi o grande vencedor, que tomou a liderança do pole sitter Lando Norris e a manteve até o final. Norris e Lewis Hamilton completaram o pódio como segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

A pista de Barcelona exige muito dos pneus. Depois de duas etapas consecutivas com o trio mais macio da gama de 2025, a Pirelli escolheu os mais duros: o C1 como Duro, o C2 como Médio e o C3 como Macio. Os três compostos foram revisados desde o ano passado, especialmente o C2, e as diferenças de performance entre eles são equidistantes. Isso pode fazer com que o Médio e o Macio sejam os preferidos para a corrida.

As forças exercidas sobre os pneus são de médias a altas devido às várias curvas rápidas, como a curva 3 e as duas últimas, ambas para a direita. O pneu sujeito ao maior estresse é o dianteiro esquerdo, já que a maioria das curvas são para a direita.

A Pirelli optou por fazer testes em Barcelo-Catalunha pela terceira vez, depois de setembro de 2024 e janeiro deste ano, focada no desenvolvimento dos pneus para a próxima temporada. O teste foi realizado na última terça-feira (3) e na quarta-feira (4), com a ajuda dos pilotos da Mercedes em ambos os dias, da Racing Bulls na terça-feira e da Red Bull na quarta-feira.

Há anos, uma estratégia de duas paradas tem sido praticamente obrigatória em Montmeló e a corrida do ano passado não foi exceção. Todos os pilotos (menos Alex Albon, que largou do pit lane com o pneu Médio) se alinharam no grid com o pneu Macio para o primeiro stint.

Doze pilotos utilizaram todos os três compostos disponíveis, deixando o Duro para o último stint, enquanto os três primeiros colocados, o vencedor Max Verstappen, Lando Norris e Lewis Hamilton, estavam com um segundo conjunto de Macios quando receberam a bandeira quadriculada.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 17°C e Máxima de 31°C. Tempo aberto, sem de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 18°C e Máxima 30°C. Céu aberto, ensolarado. Sem chances de precipitação.

Domingo:

Mínima de 18°C e Máxima de 32°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens. Não chove.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 161 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 158 pts

3 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 136 pts

4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 99 pts

5 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 79 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 63 pts

7 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 48 pts

8 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 42 pts

9 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 20 pts

10 – Isack Hadjar #6 (Visa Cash App RB) – 15 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e contará com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.