
Confira as principais informações sobre a corrida na cidade conhecida por promover a indústria automotiva.
A Fórmula Indy (IndyCar Series) retorna neste fim de semana (30 de maio a 1º de junho) para realizar o Grand Prix de Detroit, a sétima etapa da temporada que acontecerá no circuito de rua da cidade localizada no estado de Michigan, no centro-oeste dos Estados Unidos.
A tradicional prova do itinerário foi realizada pela primeira vez em 1989 e ocorreu de forma ininterrupta até 2001. Após uma ausência de cinco anos, a principal categoria de monopostos americana retornou em 2007 e 2008 e depois a partir de 2012.
Curiosamente, Detroit é conhecida como a ‘Cidade dos Motores’, por ser a metrópole mais focada na indústria automotiva da América do Norte, ao receber anualmente o Salão do Automóvel (North American International Auto Show) e sediar as fábricas da General Motors e da Ford.
Informações sobre o circuito
O Circuito urbano de Detroit possui 2,645 km de extensão, 9 curvas (6-E e 3-D), fluxo no sentido anti-horário e a corrida terá um total de 100 voltas. Vale destacar que o traçado na cidade industrial utiliza as avenidas Jefferson, Bates, Atwater, St. Antoine, Franklin e Rivard.
A pista temporária apresenta como principais características trechos de baixa, média e alta velocidade, uma única reta longa que antecede uma forte zona de frenagem, curvas em sua maioria de aproximadamente 90º e aclives e declives acentuados.
As seções que oferecem mais oportunidades de ultrapassagem são a longa reta oposta, com o aproveitamento do vácuo do carro à frente, e as duas pequenas retas, entre as curvas 7 e 8 e, logo depois, 9 e 1.
O principal desafio para os competidores é manter o carro intacto durante a corrida, pois, além da superfície do asfalto ser acidentado (o que gera maior desgaste dos pneus) o circuito é estreito e conta com uma superfície de asfalto acidentada. Assim, contatos são frequentes e é difícil para os pilotos se livrarem de engavetamentos.
Ocupantes do pódio em 2024

Na edição anterior do GP em Detroit, o hexacampeão Scott Dixon levou a melhor nas ruas da Cidade dos Motores, ao largar em quinto e aproveitar as diversas oportunidades que surgiram na disputa. Logo atrás do neozelandês, finalizaram Marcus Ericsson e Marcus Armstrong, que completaram o pódio.
O pole sitter na ocasião, Colton Herta (que garantiu a sua primeira P1 do grid de largada na temporada 2024), acabou na P19, ao perder várias posições na corrida, devido a um erro de pilotagem que o fez seguir reto para a área de escape da curva 5.
Notícia de última hora
Gerentes de competição da Andretti e PREMA suspensos
Por conta de irregularidades identificadas nos carros de Marcus Ericsson (Andretti #28), Kyle Kirkwood (Andretti #27) e Callum Ilott (PREMA Racing #90) após as 500 Milhas de Indianápolis no último domingo (25), no dia seguinte, a direção de prova suspendeu os gestores das equipes envolvidas da próxima etapa, em Detroit.
Além da decisão punitiva quanto à participação dos responsáveis pelas duas equipes no GP deste fim de semana, houve também uma multa de 100 mil dólares (aproximadamente 564 mil reais) aplicada em cada carro.
Quanto aos pilotos, os três caíram para as últimas posições da tabela de resultados da lendária etapa em Indiana. Ericsson, que finalizou em segundo, perdeu o pódio e despencou para 31º, enquanto Kirkwood caiu de P6 para 32º e Ilott perdeu a P12 de chegada para ficar com o último lugar (33º).
Diante das alterações, David Malukas e Pato O’Ward foram promovidos à P2 e P3, de forma respectiva, e o restante do top 10 final das 500 Milhas de Indianápolis foi formado por Felix Rosenqvist (Meyer Shank Racing #60), Santino Ferrucci (AJ Foyt #14), Christian Rasmussen (Ed Carpenter Racing #21), Christian Lundgaard (ARROW McLaren #7), Conor Daly (Juncos Hollinger Racing #76), Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan Racing #75) e o brasileiro Hélio Castroneves (Meyer Shank Racing #06).
O que esperar

A disputa em Detroit costuma ser intensa e repleta de incidentes, o que gera interrupções com bandeiras amarelas e Safety Car, como aconteceu no ano passado, quando chegou até a chover durante a competição.
Os favoritos à vitória na Cidade dos Motores são o último vencedor, Scott Dixon, e o atual tricampeão Álex Palou, que possuem um bom histórico em Michigan, ao erguerem o troféu de P1 e finalizarem entre os ocupantes do top 3 final em edições anteriores do Grand Prix.
Incrivelmente à frente na classificação de pilotos, Palou chega a Detroit com uma motivação bem elevada, principalmente depois de triunfar na recente 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, sua primeira vitória em um oval da carreira na Indy.
O espanhol da Chip Ganassi Racing conta com uma vantagem surpreendente de 112 pontos sobre o segundo colocado no campeonato Pato O’Ward e venceu cinco das seis etapas realizadas até o momento. Mesmo com onze GPs restantes no itinerário, Álex está cada vez mais perto de conquistar o seu quarto título na Fórmula Indy.
Top 10 do Campeonato de Pilotos
1 – Álex Palou #10 (Chip Ganassi Racing/Honda) – 306 pts
2 – Pato O’Ward #5 (ARROW McLaren/Chevrolet) – 194 pts
3 – Christian Lundgaard #7 (Arrow McLaren/Chevrolet) – 181 pts
4 – Felix Rosenqvist #60 (Meyer Shank Racing/Honda) – 165 pts
5 – Kyle Kirkwood #27 (Andretti/Honda) – 156 pts
6 – Scott Dixon #9 (Chip Ganassi Racing/Honda) – 153 pts
7 – Scott McLaughlin #3 (Penske/Chevrolet) – 145 pts
8 – Will Power #12 (Penske/Chevrolet) – 142 pts
9 – Colton Herta #26 (Andretti/Honda) – 120 pts
10 – David Malukas #4 (AJ Foyt Racing/Honda) – 110 pts
Campeonato de Fabricantes de Motores
1 – Honda (6 vitórias/4 poles) – 539 pts
2 – Chevrolet (0 vitórias/2 poles) – 437 pts
Transmissão
O Grand Prix de Detroit contará com transmissão ao vivo pela TV Cultura, ESPN e Disney+, neste domingo, a partir de 13h30, de acordo com o horário de Brasília.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo